Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual o caminho para dar aulas do idioma da Alemanha?

De Camila, publicado dia 30/10/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Cursos que preparam para se tornar professor de alemão

O alemão é a segunda língua mais utilizada em assuntos científicos ao redor do globo. Sem contar que a população germanófona é a maior da Europa!

Um das principais potências mundiais, a Alemanha é o maior exportador industrial do planeta. Ou seja, falar a língua de Goethe pode ser uma grande vantagem para aqueles que desejam dar um “up” na carreira dentro de uma grande empresa.

No Brasil, quem quer aprender o idioma de Albert Einstein precisa frequentar uma escola de línguas ou recorrer a um professor particular.

Você fala alemão fluentemente, quer explorar o nicho e começar a dar aulas?

Você é apaixonado pelo idioma dos irmãos Grimm e sonha em se tornar professor de alemão para difundir a cultura germânica, passar sua paixão adiante e ser um profissional da área?

“O professor é empoderado a desenhar teorias sobre a prática pedagógica que emergem da própria prática. Trata-se de uma abordagem que dá primazia ao contexto e na qual o professor é encorajado a desenvolver e criar práticas pedagógicas alinhadas ao contexto da sala de aula e ao seu conhecimento sobre métodos, abordagens, teoria de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de línguas estrangeiras. O professor torna-se um estrategista que toma decisões na medida em que observa e pensa criticamente sobre a própria prática, a língua emergente do aprendiz e o contexto, identifica problemas e dificuldades, interesses e necessidades e gerencia o rumo do que se e vive em sala de aula.”

O trecho acima foi extraído do do livro “Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis“, organizado por Magali Moura, Tânia Gastão Saliés, Roberta Sol Stanke e Ebal Bolacio.

A primeira fase evoca que o professor é aquele que tem o poder de criar teorias de ensino baseado em suas próprias experiências como educador.

Seja qual for o seu objetivo ao começar a dar aulas, seja você bilíngue ou  não, jovem ou adulto, Superprof te mostra alguns caminhos a seguir para se lançar na carreira de professor de alemão como língua estrangeira.

Licenciatura em Letras com habilitação em alemão

Você quer se tornar professor de alemão e seguir estudos universitários que te capacitem a exercer tal função? A melhor escolha é, então, se inscrever em um curso de Letras com licenciatura em língua alemã.

O licenciado em Letras estuda disciplinas de áreas pedagógicas e realiza estágio de docência. A finalidade do curso de licenciatura em Letras é formar pessoal habilitado a lecionar língua e literatura em todos os níveis de ensino.

O curso superior que forma professores de alemão éo de Letras. O curso de licenciatura em Letras com habilitação em alemão forma professores do idioma.

Além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais, o licenciado em Letras estuda para ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, no qual a pesquisa e a extensão, além do ensino, devem estar articulados.

A licenciatura em Letras foi uma das preocupações do Ministério da Educação durante vários anos. Em 1996, a obrigatoriedade de currículos mínimos ligados a esta formação foram excluídos, dando lugar à aplicação de diretrizes curriculares. Tais diretrizes foram elaboradas seguindo os pontos apresentados abaixo:

Princípios

  • Incentivar uma sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento, permitindo variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa;
  • Estimular práticas de estudo independente, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
  • Encorajar o aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referiram à experiência profissional julgada relevante para a área de formação considerada;
  • Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão, as quais poderão ser incluídas como parte da carga horária;
  • Incluir orientações para a condução de avaliações periódicas que utilizem instrumentos variados e sirvam para informar a docentes e a discentes acerca do desenvolvimento das atividades didáticas.

Objetivos e Metas

  • Otimizar a estruturação modular dos cursos com vistas a permitir um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados, bem como, a ampliação da diversidade da organização de cursos, integrando a oferta de cursos seqüenciais;
  • Contemplar orientações para as atividades de estágio e demais atividades que integrem o saber acadêmico à prática profissional, incentivando o reconhecimento de habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar;
  • Contribuir para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico do ensino de graduação, norteando os instrumentos de avaliação.

Ao terminar o curso de licenciatura em Letras com especialização em alemão, o diplomado possui todas as ferramentas e conhecimentos necessários para se tornar um professor do idioma, seja em uma escola de línguas ou enquanto tutor particular.

O curso de Letras tem duração mínima de 4 anos e pode ser feito em uma universidade ou instituição de ensino superior.

Aperfeiçoamento no Goethe-Institut

O Goethe-Institut é referência mundial no ensino do alemão como língua estrangeira. No Brasil, ele também é conhecido como Instituto Goethe e está presente nas principais cidades do país.

Com o nome escolhido em homenagem ao poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe, a instituição sem fins lucrativos tem por objetivo divulgar pelo mundo, em especial nos países não-falantes do idioma da Alemanha, a língua e a cultura alemã.

Já pensou em partir à Alemanha para fazer uma formação de professor da língua? Existem formações para professores tanto no Brasil quanto na Alemanha.

Sua principal atividade é voltada para o ensino do alemão como segundo idioma. O segundo objetivo do instituto é fortalecer as relações culturais internacionais da Alemanha.

Fundado em 1951 como sucessor da Deutschen Akademie (fundada em 1925), o Goethe-Institut teve como propósito primário o ensino da língua alemã a professores estrangeiros. Somente em 1953 foram implementados os cursos para estudantes.

Preservando seu propósito fundador, o instituto conta atualmente com diversos cursos de aperfeiçoamento para quem domina o idioma da Alemanha e pretende melhorar suas habilidades pedagógicas de ensino da língua.

No Brasil

DLA

Desde 1988, o Goethe-Institut São Paulo realizava o Curso de Formação de Professores de Alemão (DLA), para professores de toda a América do Sul.

O curso consistia na preparação teórica e prática do ensino de alemão como língua estrangeira para adultos. O conteúdo do curso correspondia ao currículo central do Goethe-Institut e levava à Qualificação Básica Padronizada de Professores de Alemão como Língua Estrangeira nos Goethe-Institut nos níveis A1 a B1.

Nos últimos 25 anos, aproximadamente 180 professores da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela adquiriram essa qualificação.

DLL

Nesta base, o Goethe-Institut trabalhou durante os últimos anos no desenvolvimento de um novo programa para formação e aperfeiçoamento de professores de alemão como língua estrangeira, o DLL – Deutsch Lehren Lernen, o qual é oferecido desde fevereiro de 2015, pelos Institutos Goethe no Brasil e na América do Sul.

A meta do novo programa é a reciclagem dos conhecimentos adquiridos durante a formação, o aprofundamento dos conhecimentos didático-pedagógicos e a ampliação das competências de ensino.

No Brasil, os cursos DLL são oferecidos nos institutos de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador.

Goethe é uma das personalidades alemãs mais conhecidas no mundo inteiro. O nome do Instituto Goethe foi escolhido em homenagem ao famoso escritor alemão.

Na Alemanha

Professores podem partir à Alemanha para fazerem cursos de formação e aperfeiçoamento através do Instituto Goethe. O investimento profissional pode ser subvencionado através de bolsas do próprio instituto ou pelos professores enquanto particulares.

Bolsas de estudos: pré-requisitos

O GoetheInstitut oferece Bolsas de Estudo a professores de alemão como língua estrangeira do Brasil para diversos cursos de aperfeiçoamento na Alemanha.

Confira os requisitos que os candidatos devem possuir para serem aptos a fazerem um pedido:

  1. Ser professor de alemão como língua estrangeira ou professor de cursos de aperfeiçoamento para professores de alemão no Brasil;
  2. Ter conhecimentos muito bons ou pelo menos bons de alemão, ou seja, ser capaz de participar sem problemas de conversas e debates em alemão;
  3. Não ter sido contemplado com uma bolsa da República Federal da Alemanha nos últimos quatro anos;
  4. Continuar trabalhando como professor de alemão ou em um curso de aperfeiçoamento de professores de alemão nos próximos anos;
  5. Disponibilizar-se a transmitir os conhecimentos adquiridos no seminário a colegas no seu país de origem, após o retorno do curso na Alemanha;
  6. Disponibilizar-se a participar de um seminário de contato posterior do Goethe-Institut São Paulo após a conclusão do curso;
  7. Participar regularmente de cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Goethe-Institut, pela Associação de professores de alemão e/ou pela escola onde trabalha;
  8. Fazer parte do grupo-alvo da respectiva oferta;
  9. Estar disposto a participar do seminário completo, inclusive da programação cultural complementar;
  10. Ser membro ativo da Associação de professores de alemão.

Já imaginou viajar para a Alemanha para fazer uma formação para professor da língua? Aperfeiçoar as competências pedagógicas de ensino do alemão na própria Alemanha deve ser o sonho de todo professor do idioma!

Você conhece os recursos disponíveis na web que podem te ajudar na missão de se tornar um professor de alemão ativo?

Particulares

Os professores podem arcar eles mesmos com as despesas de viagem, de estadia e com os custos do seminário caso não consigam ou não tem interesse em se candidatar a uma bolsa.

Os requisitos para a inscrição, mesmo enquanto particular, são praticamente os mesmos demandados na inscrição da bolsa, pois o professor precisa ter bom domínio do idioma e já ser um profissional da área, mesmo que iniciante.

Encontre um bom curso de alemão online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar