“A geografia serve para desvendar máscaras sociais”
Ruy Moreira

Famoso geógrafo e autor de vários livros sobre o assunto, Ruy Moreira escreveu "Pensar e Ser Geografia" em 1978 no qual explica a citação acima.

Segundo a Revista Eletrônica Ateliê Geográfico, a partir de uma crítica ao posicionamento dos geógrafos frente à realidade, o autor apresenta na publicação de 78, as discussões ao redor do conceito de espaço com a intenção de ver se ele foi sempre o chão desse saber. Moreira ainda questiona: "como se explica [o espaço] não ter sido notado, dotado do mínimo rigor teórico e epistemológico e usado como instrumento de conhecimento e transformação das sociedades?"

Achou muito complicado para um iniciante em estudos em geografia? Então que tal se lançar em uma formação nesta matéria tão fascinante que vai muito além da interpretação de mapas?

Você mora na capital pernambucana e está interessado em melhorar suas notas na matéria dada na escola ou pretende até mesmo fazer um curso superior dessa disciplina, mas não sabe por onde começar? Então confira nossas dicas para quem deseja estudar geografia em Recife e ficar fera no assunto!

Por que estudar geografia ?

Ainda está na dúvida se deve se dedicar ao estudo da geografia, seja no Ensino Médio ou no Ensino Superior? Então confira abaixo alguns motivos para aprender essa disciplina tão fascinante.

Entender sistemas físicos

A geografia é importante para nos ajudar a entender os sistemas físicos básicos que afetam nossa vida cotidiana, como, por exemplo:

  • relações entre terra e sol,
  • ciclos da água,
  • vento,
  • correntes oceânicas.
Geografia Terra e sol
Existe um conceito de geografia que nos ensina a entender sistemas físicos que afetam nossas vidas, como a relação entre a Terra e o sol.

Saber se localizar

Ela também nos auxilia na compreensão da localização de lugares, assim como das características físicas e culturais dos mesmos. Desta maneira, ela nos permite funcionar com mais eficácia em nosso mundo, que é cada vez mais interdependente.

Compreender o desenvolvimento das sociedades

Estudar geografia também é importante para a compreensão da história e do desenvolvimento das sociedades ao redor do mundo. Entender a geografia dos tempos passados ​​e como a geografia desempenhou papéis importantes na evolução das pessoas, suas ideias, lugares e ambientes pode ser essencial e simplesmente apaixonante!

Não se tornar um "analfabeto geográfico"

A expressão analfabetismo geográfico foi criada na segunda metade do século XX nos Estados Unidos para traduzir a ignorância geral da população daquele país diante dos conhecimentos propostos pela Geografia.

Isso significa que os analfabetos geográficos não desenvolvem a capacidade de formar um mapa mental de sua comunidade, província ou território, país e mundo, impedindo-os de entender onde se encontram determinados lugares e eventos.

Perceber as mudanças na Terra

A geografia é a disciplina que ajuda a explicar como os processos dos sistemas humanos e físicos organizaram e às vezes mudaram a superfície da Terra.

Assimilar a organização da nossa sociedade

Nós vivemos em sociedade. Muitas vezes a sua organização espacial pode parecer desordenada, como uma dispersão aleatória de pessoas e lugares. Ao estudar geografia, aprendemos a compreender a organização espacial social existente.

Geografia e a estrutura da sociedade
Uma faculdade de geografia forma seus alunos para compreender melhor a estrutura da nossa sociedade.

Distinguir as distribuições espaciais

Graças ao estudo da geografia adquirimos a possibilidade de reconhecer distribuições espaciais em todas as escalas - local e mundial - a fim de compreender a conectividade complexa entre pessoas e lugares.

Ter a capacidade de utilizar argumentos sensatos em discussões importantes

Ser capaz de fazer julgamentos sensatos sobre questões que envolvem as relações entre o ambiente físico e a sociedade é de extrema importância quando desejamos defender um ponto de vista de maneira coerente e irrefutável durante uma discussão, seja ela na escola, no trabalho ou na vida quotidiana.

Para admirar e cuidar do planeta

Quanto mais conhecimento sobre a geografia possuímos, mais apreciamos a Terra como a pátria da humanidade. A disciplina também nos fornece informações importantes na hora da tomada de decisões de gestão sábias sobre como os recursos do planeta devem ser usados.

Para viver melhor neste mundo

Através da geografia conseguimos entender melhor e maneira mais ampla a interdependência global. E isso contribui para que nos tornemos cidadãos globais ainda melhores e mais conscientes.

Aulas particulares de geografia em Recife

Um curso particular de geografia é algo que pode realmente ajudar o seu filho, ou mesmo você, caso esteja procurando reforço para aula de geografia 1 ano ensino fundamental, aula geografia 1 ano ensino medio, aula geografia 2 ano fundamental, etc...

Sendo assim, você já parou para pensar nas verdadeiras vantagens deste tipo de serviço? A contratação de um professor particular para ajudar o aprendiz a compreender melhor a geografia do Brasil, o mapa político da Europa ou até mesmo para ajudar na preparação para uma prova de geografia Enem é uma decisão importante que exige comprometimento.

Se você está neste momento, então fique calmo, pois o Superprof está aqui para explicar todo o processo com mais detalhes.

O aluno - seja você ou seu filho - atrasado nas atividades de geografia, não consegue avançar em um trabalho de geografia específico ou mesmo não entende muito bem o que é geografia, e está levando notas ruins para casa? Então talvez ele não esteja lidando com a carga de deveres de casa ou esteja perdendo o interesse na escola.

Professor particular de geografia
Um professor particular de geografia pode ajudar o aluno a entender melhor, por exemplo, as regiões geoeconômicas do Brasil.

Esses são sinais de que o estudante pode se beneficiar com um pouco de ajuda extra. No entanto, também é importante entender que mesmo que o aprendiz não apresente nenhum desses sinais, quase todos eles podem se beneficiar das aulas particulares com um professor de geografia em Recife cadastrado no Superprof.

Aqui estão 5 benefícios potenciais de aulas particulares:

Trabalho no ritmo do aluno

Um dos maiores benefícios de ter um professor particular é que ele trabalhará no ritmo certo para o aluno. Muitas vezes, os planos de aula que acontecem na escola são sensíveis ao tempo e se movem rapidamente. Um professor particular pode ensinar a lição um pouco mais devagar e o aluno será capaz de fazer quantas perguntas precisar sem estar em um ambiente de alta pressão.

Atenção pessoal

Muitas classes consistem de 25 a 30 alunos, ou mesmo mais, o que pode tornar difícil para os professores fornecerem atenção individualizada o tempo todo. Isso geralmente faz com que os alunos se sintam negligenciados, especialmente se precisarem de ajuda extra.

Ter um professor particular é como ter um professor que não precisa se preocupar com todas as outras crianças da classe. Eles estarão disponíveis para responder a perguntas a qualquer momento e passar pelos tópicos quantas vezes forem necessárias para que seu filho compreenda totalmente a matéria. Além disso, os professores particulares também conhecerão o estilo de aprendizagem individual do seu filho e modificarão os métodos de ensino com base nisso.

Ensino além do plano de aula

Na sala de aula, as crianças muitas vezes são ensinadas apenas o que está incluído no plano de aula. Um grande benefício das aulas particulares é que não há planos de aula e o professor será capaz de ensinar qualquer coisa que ajude seu filho a entender melhor o currículo. Por exemplo, isso pode incluir habilidades de estudo, gerenciamento de tempo, organização e priorização.

Curso de geografia na UFPE

Você mora em alguma cidade de Pernambuco, gosta tanto da sua aula de geografia 1 ano Ensino Medio que já pensa em fazer o ENEM para ingressar em um curso superior da disciplina? Então saiba que a UFPE oferece essa oportunidade para quem mora ou está disposto a morar em Recife.

Existem dois tipos de curso de geografia na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife: o Bacharelado e a Licenciatura, o último podendo ser feito tanto de maneira presencial quanto à distância (EAD).

Licenciatura em Geografia

Segundo o site oficial da Universidade Federal de Pernambuco, o Curso de Graduação - Licenciatura em Geografia se propõe a "colocar no mercado de trabalho, profissionais para atuar no ensino fundamental e médio, com conhecimentos geográfico necessários e capazes de pesquisar e dominar as dimensões política, social, econômica, cultural, psicológica no processo ensino-aprendizagem em consonância com realidade atual."

A concepção do curso é guiada pela especificidade da experiência acumulada na UFPE, que garante na formação do profissional educador - geógrafo, um componente vinculado à investigação científica.

Licenciatura em Geografia Presencial

A estrutura geral da Licenciatura em Geografia da UFPE é a seguinte:

Disciplinas do Ciclo Geral
  • Introdução à Geografia,
  • Introdução à Filosofia,
  • Introdução à Educação,
  • Introdução à Geomorfologia,
  • Estrutura do Trabalho Científico.
Disciplinas do Cilho Profissional
  • Geomorfologia Estrutural,
  • Introdução a Climatologia,
  • Geografia da População,
  • Elementos de Geologia e Petrografia,
  • Estrutura e Funcionamento do Ensino 3,
  • Seminário Interdisciplinar,
  • Classificações Climáticas,
  • Hidrogeografia,
  • Geografia Econômica,
  • Prática de Ensino de Geografia 1,
  • Geografia dos Continentes,
  • Leitura de Cartas Geográficas,
  • Psicologia da Educação 6,
  • Didática 1,
  • Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia,
  • Geografia Agrária,
  • Fundamentos de Pedologia e Edafologia,
  • Psicologia da Educação 7,
  • Geografia Urbana,
  • Biogeografia,
  • Geografia Regional do Brasil,
  • Metodologia do Ensino de Geografia Humana,
  • Geografia Regional do Nordeste,
  • Vivência Escolar,
  • Metodologia do Ensino de Geografia Física,
  • Prática de Ensino de Geografia 2.
Mapa mundi com cadeiras
É através das aulas de geografia que aprendemos a entender o mapa mundi continentes e oceanos.
Disciplinas Eletivas
  • Geografia de Pernambuco,
  • Antropologia Cultural,
  • Atividades Científicas e de Extensão,
  • Ecologia,
  • Dinâmicas de Educação Ambiental,
  • Informática Aplicada ao Ensino de Geografia,
  • Geografia Política,
  • Projeto de Extensão 1,
  • Projeto de Iniciação à Docência 1,
  • Projeto de Iniciação Científica e Formação Econômica e Territorial do Brasil entre outras.

O número total de vagas por semestre é de 80 alunos, que são divididos em dois turnos.

Carga horária plena da Licenciatura em Geografia é de 2.550 horas.

Carga horária obrigatória em disciplinas eletivas é de 570 horas em disciplinas escolhidas de acordo com as necessidades de aprofundamento em temas nas áreas de:

  • Ciências Exatas,
  • Ciências Humanas e Sociais,
  • Ciências Biológicas,
  • Filosofia e/ou de outras áreas (desde que atendam aos interesses do professor de Geografia).

A duração mínima do curso para conseguir um diploma é de 6 semestres; a  máxima, de 14 semestres.

Licenciatura em Geografia EAD

A UFPE define seu Ensino à Distância de Licenciatura em Geografia como sendo um curso que "tem como objetivo colocar no mercado de trabalho profissional docente para atuar no ensino fundamental e médio, com conhecimento geográfico necessário e capaz de pesquisar e dominar as dimensões política, social, econômica, cultural e psicológica no processo de ensino – aprendizagem em consonância com a realidade atual. Portanto, o seu perfil deve ser de um educador capaz de aplicar o conhecimento geográfico à realidade vivenciada pelo aluno"

A formação está vinculada ao Departamento de Ciências Geográficas, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas- CFCH/UFPE.

Os pólos de oferta do EAD Licenciatura Geografia são:

  • Pesqueira,
  • Salgueiro,
  • Surubim,
  • Tabira (todos em Pernambuco).

A carga horária dessa modalidade de formação de 3020 horas, sendo a duração mínima do curso de 08 semestres, e máxima de 14 semestres.

Bacharelado em Geografia

O Curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco foi criado em 04 de dezembro de 1950. Segundo o site da instituição de ensino superior, ele "tem como objetivo colocar no mercado de trabalho profissionais para atuar como técnicos - pesquisadores e consultores - com conhecimento geográfico necessário para desenvolver trabalhos em equipes e individuais que contemplem o planejamento e a gestão geo-ambiental de territórios, capazes de dominar as dimensões política, social, econômica, cultural dos espaços e suas relações e mutações, em consonância com a realidade atual. A concepção do curso é guiada pela especificidade da experiência acumulada na UFPE, que garante na formação do profissional Bacharel em Geografia um componente vinculado à investigação científica".

A estrutura geral deste Bacharelado em Geografia é a seguinte:

Disciplinas do Ciclo Geral

  • Fundamentos de Sociologia,
  • Português Instrumental,
  • Economia 1,
  • Introdução à Ciência Geográfica,
  • Introdução a Geografia Econômica do Mundo.

Disciplinas do Ciclo Profissional

  • Geomorfologia Estrutural,
  • Climatologia Geral,
  • Geografia da População,
  • Elementos de Geologia e Petrografia,
  • Classificações Climáticas,
  • Hidrogeografia,
  • Geografia Econômica do Mundo Atual,
  • Geografia Física dos Continentes,
  • Leitura de Cartas Geográficas,
  • Geomorfologia Climática,
  • Cartografia,
  • Climatologia Zonal,
  • Geografia dos Serviços,
  • Geografia da Indústria,
  • Geografia Agrária do Mundo Tropical,
  • Pesquisa Geográfica 1,
  • Geografia Agrária,
  • Estrutura e Comunicação do Trabalho Científico,
  • Pedologia,
  • Geomorfologia Dinâmica,
  • Biogeografia Geral,
  • Biogeografia Zonal,
  • Geografia Regional do Brasil,
  • Pesquisa Geográfica 2,
  • Fundamentos de Planejamento Regional,
  • Cartografia Temática,
  • Orientação de Monografia (Geografia Humana ou Regional) ou Orientação de Monografia (Geografia Física).

Disciplinas Eletivas

  • Métodos Quantitativos e Estatísticos em Geografia, Técnicas de Fotogrametria, Técnicas de Regionalização, Estudos Integrados do Meio Ambiente, Organização Interna do Espaço Urbano, Geomorfologia Litorânea, Sensoriamento Remoto, Teorias de Desenvolvimento e Ecologia, Planejamento Regional, Educação Ambiental, Foto-Interpretação, Gestão Geo-Ambiental, História do Pensamento Geográfico, Computação Aplicada à Geografia, Geografia Política, História Eonômica Geral 1, Estágio de Vivencia e Estágio Supervisionado entre outros de livre escolha.

O número de vagas total por semestre é 100 alunos, divididos em dois turnos.

A carga horária plena do curso é de 2.370 horas e a carga horária em disciplinas eletivas é de 300 horas em disciplinas escolhidas

A duração mínima para se cursar o bacharelado é de 6 semestres, e a máxima é de 14 semestres.

Precisando de um professor de Geografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.