Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar
1

Formações para os profissionais da educação física que desejam se tornar personal trainer

De Joseane, publicado em 25/03/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Diplomas que agregam valor a profissão de coach esportivo

Praticar esporte não é um luxo mas sim uma necessidade para a saúde física e também para a saúde emocional do homem moderno. No entanto, somente na última década a prática de atividades esportivas tem se tornado parte da rotina de uma grande maioria.

Os benefícios?

Além de um corpo escultural (sonho de muitos, inclusive quero), praticar esporte também ajuda a manter o bom funcionamento dessa máquina multi-utilitária chamada corpo humano! Mas os benefícios advindos da prática esportiva não param por ai não…Fazer esporte também contribui para uma vida estável do ponto de vista emocional. É possível amenizar os efeitos causados pelo estresse do dia a dia como ansiedade, depressão, pânico, graças a uma prática regular de esporte. Juntamente com uma alimentação equilibrada, claro.

Desse feito, uma maior conscientização ganha lugar e muita gente que antes via o esporte como um pequeno luxo para poucos, hoje reconhece os benefícios e adere a essa prática.

Antes tarde do que nunca, não é mesmo? Felizmente cada vez mais pessoas têm dedicado uma parte do seu dia para a realização de atividades físicas e esportivas. E com o aumento da procura por atividades esportivas variadas assim como por resultados concretos, uma nova profissão ganha espaço entre os já existentes profissionais da área de educação física: Estamos falando da profissão de personal trainer e coach esportivo.

Se você é um profissional da área de esportes e deseja saber como evoluir na profissão de coach ou, se você é um aluno em busca de um personal trainer e quer saber se o seu é qualificado, continue lendo e conheça as formações que contribuem para agregar valor a um treinador esportivo privado.

Estudos e formação de um coach

Embora nenhuma formação específica seja requerida para se tornar coach esportivo, é altamente recomendado que aqueles que desejam atuar nessa área conheçam, além das técnicas de coach, o funcionamento do corpo em sua totalidade.

Motivação é a palavra chave para o coach esportivo Quanto mais conhecimento mais credibilidade você terá enquanto coach esportivo

Nós da superprof acreditamentos que o saber e o conhecimento são fontes inesgotáveis e quanto mais preparo você tiver, um melhor profissional você será. Com isso, é recomendado que os futuros coaches esportivos possuam formação na área de esporte, como faculdade de educação física por exemplo.

A maior parte das universidades públicas e privadas no Brasil oferecem a formação de bacharel e também licenciatura em Educação física. A formação tem duração de 3 a 4 anos e abre um leque de oportunidades para aqueles que querem fazer do esporte a sua área de atuação.

O corpo humano possui inúmeras fragilidades e um bom profissional esportivo deve conhecer todas elas em minúcias. Um profissional de educação física conhece além a anatomia do corpo humano em sua totalidade, além disso ele estuda o desenvolvimento motor do corpo, sua cinesiologia, além é claro de todas as metodologias ligadas ao esporte e como cada esporte favorece o corpo.

Todo esse conhecimento forma um profissional polivalente na área do esporte, podendo atuar em salas de ginástica e academia como treinador esportivo, personal trainer, coach esportivo (com formação suplementar em coaching), entre outros.

A formação em coaching foca principalmente no aspecto psicológico do ser humano. Bem resumidamente, o coach ajuda o seu aluno/coachee a encontrar a solução em si mesmo, utilizando técnicas de organização, planejamento, ensinando-o a fazer bom uso da sua inteligencia emocional e racional.

Geralmente aqueles que querem se tornar coach obtém formação nos centros de coaching, cujos profissionais são geralmente da área da psicologia e relacional.

Coach especializado em preparamento físico

Para se tornar um coach esportivo, além do recomendado conhecimento técnico na área do esporte é preciso ter algumas características pessoais e humanas em evidência:

Positivismo e vontade que o outro vença são as chaves para o sucesso profissional do coach

Ser positivo

Um coach deve manter-se positivo o tempo todo. Ele deve acreditar e fazer o aluno acreditar em seu potencial. Ele sabe que existe sempre uma saída e que o positivismo por si só já é um motor de resultados.

Apoiar o desenvolvimento dos outros

O coach esportivo quer ver o seu coachee crescer! E quando eu falo crescer não me refiro somente ao aspecto físico não! O coach esportivo atua sobretudo no mental e emocional do seu aluno. O aluno deve ser capaz de se auto-perceber e planejar mudanças em todos os aspectos de sua vida, uma vez acompanhado por um bom coach.

Respeitar a diversidade

Um coach esportivo deve ser capaz de entender, aceitar e ser sensível às diferenças individuais. Tratar todas as pessoas igualmente mas respeitando as limitações de cada um.

Ser íntegro

Um coach esportivo deve ser íntegro em seu relacionamento com o outro. Possuir um senso de ética nas palavras e ações do dia a dia. Ser honesto e conhecer os seus próprios limites para não se lançar em um terreno desconhecido colocando em risco a saúde do seu cliente.

Essas qualidades ligadas ao conhecimento teórico e prático fazem do profissional coach esportivo um master no desenvolvimento humano.

Agora se o seu objetivo for se tornar um coach em preparamento físico, saiba que você terá que “ralar” bastante. Primeiramente fazendo um trabalho em si próprio para alcançar um corpo e preparo físico que funcione como cartão de visitas para os seus futuros clientes. Isso significa que você terá que focar não somente em conhecimento teórico mas também em habilidades práticas que te ajudarão a melhor conhecer as maneiras como o corpo reage quando exercitado.

Seja um fera da musculação! Estágios e trabalho prático em academias podem te dar o material de estudo necessário para que você comece a entender como funciona o corpo humano durante a prática esportiva.

Conhecer todos os recursos disponíveis para um treino otimizado ajuda o profissional esportivo a ser mais eficiente e obter melhores resultados na sua profissão.

Formação em nutrição e dieta esportiva

Muita calma nessa hora! O coach esportivo certamente não é um nutricionista à parte inteira, mas ele pode, em certas oportunidades, dar alguns conselhos aos seus alunos. Para tanto é preciso possuir certo conhecimento, evitando mais uma vez a pegadinha de querer navegar em mares desconhecidos.

Uma boa alimentação e prática regular de esporte para uma vida plena e feliz Comer de maneira equilibrada e saudável é a chave para o corpo perfeito

 

Não é segredo que uma boa alimentação é a base para um corpo saudável. Se alimentar bem é fundamental para manter um bom condicionamento físico, (uma boa silhueta, diga-se de passagem),  especialmente para aqueles que querem se tornar um esportista de alto nível. Não adianta malhar 8h por dia e possuir uma alimentação irregular e de má qualidade.

O segredo está no que você ingere. Um corpo são reage melhor aos estímulos causados pela prática da atividade esportiva, consequentemente, você terá melhores e em menor tempo mantendo uma dieta equilibrada.

Onde entra o coach nisso?

Um coach não poderá de maneira alguma substituir o profissional da área de nutrição, mas, obtendo uma formação adequada ele poderá acompanhar de perto o seu aluno nesse aspecto. Dar dicas, orientar, sugerir que se consuma certos alimentos e elimine outros durante um processo e treino específicos.

Algumas formação menos ou mais longas nessas áreas estão disponíveis para profissionais da educação física e coaches que pretendem melhorar a sua performance e se especializar ainda mais em sua profissão.

Conhecimento de marketing e recursos humanos ligados ao esporte

Agora que você já obteve a formação correta e experiência pessoal no esporte, chegou a hora de trabalhar de forma direta na sua carreira. Mas, como conseguir os seus primeiros clientes? O que você precisa para chegar lá?

Invista em formação e conheciemnto e obtenha o retorno desejado Chegou a hora de colher o que você plantou…

Meu amigo, você será o seu maior canal de marketing! Se você seguiu o roteiro como deveria, usou parte do seu tempo livre para malhar esse corpão! A essa altura você já está atraindo todos os olhares e muitas pessoas já estão perguntando o segredo do seu sucesso! Pois bem, não perca a oportunidade para divulgar o seu trabalho e o seu conhecimento no campo do esporte. Certamente grande parte dos seus clientes chegarão até você através desse “método”.

O boca-a-boca será seu aliado master no começo da sua carreira e, para te lançar de uma vez por todas no mercado, utilize a nossa plataforma e fique conectado com alunos interessados em acompanhamento com personal trainer.

Faça prova de conhecimento em relações humanas e sociais e não deixe escapar nenhuma oportunidade. Como coach esportivo, você deverá exercer o seu lado relacional de forma muito extenuada e positiva. Você vai lidar com pessoas, várias, muitas, diversas, distintas e essa diversidade não lhe será incômoda pois você se preparou todo esse tempo para isso!

Mantenha o positivismo, use a internet a seu favor, use as horas de treino na academia a seu favor, não perca nenhuma oportunidade para divulgar o seu trabalho. O seu sucesso só depende de você!

Seja o coach esportivo ou personal trainer que você sempre quis ser! Invista em aprendizado e obtenha sucesso enquanto profissional do esporte.

A recompensa será satisfatória!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar