Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Revise seus conhecimentos em computação fora das aulas

De Fernanda, publicado dia 19/12/2017 Blog > Artes e Lazer > Informática > Como estudar informática em casa?

“A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração.” – Thomas Edison

Você finalmente tomou a decisão certa de fazer suas semanais aulas de informática. Isso é ótimo! Mas é possível fazer ainda melhor…

Para poder assimilar permanentemente o conhecimento aprendido sobre, por exemplo:

  • Pacotes de escritório (Office, Open Office, excel avançado ou iniciante, PowerPoint, caixas de e-mail, …)
  • Programação,
  • Engenharia de software
  • Segurança informática,
  • Criptografia…

A melhor solução é PRA-TI-CAR!

Para otimizar o aproveitamento de suas aulas particulares de informática, o Superprof aconselha você a acessar vídeos especializados em linguagem informática, conversar com especialistas em computação ou assistir a filmes e séries como Big Bang Theory!

O Superprof traz nesse artigo todas as dicas para você otimizar seu trabalho pessoal entre duas aulas de informática!

Revise suas aulas de computador assistindo vídeos no YouTube

Se você é daqueles que anotam tudo num caderno na hora de revisar suas aulas, a melhor solução  é abrir seu computador e descobrir as centenas de vídeos, tutoriais e outros resumos de cursos com temas variados como curso de excel online, curso de powerpoint, etc.

Nada melhor do que a biblioteca virtual do YouTube!

Os programadores vão gostar do « Lecture Programming Methodology »” publicado no canal do Google pela famosa Universidade de Stanford da Califórnia: vários cursos de 50 minutos estão disponíveis.

Por que não se inscrever nos canais de vídeo mais populares para receber notificações de vídeo diretamente por e-mail? O YouTube está cheio de vídeos com aulas de computação de todos os níveis: de iniciantes até programação complexa!

Ou quem sabe assistir ao CS50 Lecture with Mark Zuckenberg, o criador do Facebook, que fala sobre os aplicativos de programação de computadores relacionados às funcionalidades das redes sociais mais famosas!

Se você gosta de ciências da computação, tecnologia e personalidades raramente vistas em entrevistas de TV, uma boa dica é acompanhar as publicações do canal TED do YouTube. As videoconferências TED (Technology, Entertainment and Design) são uma série de vídeos organizados internacionalmente pela The Sapling Foundation, organização sem fins lucrativos.

Não há necessidade de muito material de informática para isso.

É a oportunidade perfeita para descobrir artistas, grandes cientistas, políticos ou empresários “visionários” como Bill Clinton, Elon Musk ou ainda Tim Berners-Lee, inventor da Web!

Atenção, esses dois últimos vídeos estão em inglês, mas, como você também precisa treinar seus conhecimentos na língua, nada mais prático: aprender inglês e TI ao mesmo tempo, não é mesmo?

Devore livros de informática!

Existem centenas de livros de computação em português, mas também a maioria na língua de Shakespeare; afinal, o inglês é considerado como a língua oficial da tecnologia.

Aqui estão alguns dos temas frequentemente encontrados em livros de computação:

  • Office: domine o editor de texto, a planilha e a apresentação do Powerpoint,
  • Informática para concursos públicos
  • Segurança na informática
  • Aprenda programação (Java, Python, C, Visual Basic, …)
  • Aprenda gerenciamento de computadores, dicas de curso de informatica
  • Compreenda a estrutura dos computadores,
  • Navegue na Internet e se proteja (curso de segurança do computador),
  • Tecnologia da informação, …

Aqui estão algumas sugestões de livros e materiais didáticos, bem classificados, que você pode encontrar em diversas livrarias e sites na web:

  • The Computer: The Essentials for Dummies de Dan Gookin

Esta série de livros negros e amarelos para leigos é bem conhecida pelo público em geral. Como o próprio nome sugere, é uma introdução completa aos computadores. Seja totalmente desinibido, este livro lhe dará todas as respostas para perguntas que você nunca ousou perguntar como:

  • Conectar e ligar um computador,
  • Usar um teclado de computador e um mouse,
  • Conectar-se à Internet,
  • Usar o Windows,
  • Configurar sua caixa de correio.
  • Dominar um software de edição de texto, …

 

  • Descomplicando a Informática para Concursos – 5ª edição 2015

É um dos livros de referência para quem está se preparando para concurso. O autor, Reynaldo Telles, é analista de sistema e consultor de Tecnologia da Informação, com ampla experiência teórica e prática na área. Revisa editais e provas de concursos recentes para apresentar um conteúdo teórico de fácil entendimento e voltado exclusivamente para concursos. Além da carga teórica, há resolução de questões de provas e exercícios que auxiliam o candidato na hora de estudar.

  • Python Programming : Your Step by Step Guide to Easily Learn Python in 7 Days d’iCodeAcademy

Programação em Python.

  • The Second Machine Age : Work, Progress and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies d’Erik Brynjolfsson et Andrew McAfee

Com quase 600 comentários na Amazon EUA e uma avaliação geral de 4,5 /5,  este livro fala sobre tecnologia digital e como isso transforma nossa vida pessoal e profissional.

  • Cracking the coding interview : 189 Programming Questions de Gayle Laakmann McDowel

Best-seller no campo da segurança informática e da criptografia, este livro contém 189 questões de programação feitas durante entrevistas reais com engenheiros da computação. O autor explica como decodificar as questões, usar as ferramentas certas da ciência da computação graças à sua experiência de engenheiro de softwares e recrutador de “cérebros” na computação de ponta.

Não hesite em perguntar ao seu professor ou para seus amigos na sua rede social se eles podem lhe indicar ou emprestar livros de computação e informática. Você também pode encontrar muitas obras de programação e livros introdutórios em bibliotecas e mediatecas.

Criar a sua biblioteca pessoal de informática pode custar caro, mas é uma excelente maneira de estudar e revisar seus conhecimentos básicos. Aliás, você sabe quanto custa uma aula particular de informática?

Mergulhe na “cultura geek” para progredir nas aulas de computação

Onde aprender computação? Nada mais divertido do que estudar informática e tecnologia com suas séries prediletas.

Para se tornar um especialista em computação, é preciso viver, pensar e se alimentar de computadores… Ok, estamos exagerando um pouco, mas “se tornar um pouquinho geek” pode contribuir para que você entenda a cabeça de um cientista da computação. Assim você vai se sentir mais à vontade fora das suas aulas de informática!

A série que melhor representa esse mundo da ciência é The Big Bang Theory.

Leonard (Johnny Galecki) e Sheldon (Jim Parsons) são dois brilhantes físicos que dividem o mesmo apartamento. Suas vidas se complicam quando uma belíssima jovem, porém pouco inteligente, Penny (Kaley Cuoco, “8 Simple Rules”, “Charmed”), se muda para o apartamento do lado. A chegada de Penny perturba um pouco Sheldon, já que ele prefere passar as noites jogando Klingori Boggle com seus amigos e colegas de trabalho e também cientistas, Wolowitz e Koothrappali. Contudo, Leonard vê em Penny a possibilidade de aprender a interagir com as mulheres e sente que ela é um novo mundo cheio de possibilidades, e quem sabe, do amor. Sheldon acha que isso é um sonho que nunca se realizará, porém, talvez nesta comédia estas mentes brilhantes possam aprender algumas coisas com uma jovem que trabalha em um restaurante.

Mas você sabe o que significa o termo geek? Segundo a Wikipedia, geek é um anglicismo e uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries.

Embora frequentemente considerado como um pejorativo, o termo é usado pelos jovens sem malícia e como uma fonte de orgulho. Seu significado evoluiu para “alguém que está interessado em um assunto (normalmente intelectual ou complexo) para sua própria causa”.

Embora não seja consenso, geeks são frequentemente apontados como um dos tipos de nerd. Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que compreende”.

Falando em cultura geek, você sabia que:

  • 66% dos jovens com menos de 20 anos acreditam que o termo geek é um elogio,
  • 43% dos entrevistados consideram que os geeks são muito inteligentes,
  • 31% dos geeks são mais propensos a ter sucesso em seu trabalho.

Faça exercícios de programação com regularidade

Se sua formação em informática é voltada para programação e linguagens como Java, Visual Basic, C ++, Python ou MySQL (sistema de gerenciamento de banco de dados), nada melhor do que fazer exercícios de programação em casa e por conta própria, para não se esquecer do que aprendeu nas aulas! Assim como os músicos, que precisam passar horas se dedicando ao seu instrumento para alcançar níveis profissionais!

Muitas listas de exercícios de programação podem ser encontradas na Internet. Selecionamos duas indicações:

Uma riqueza de informações sobre o mundo da computação profissional!

Lembre-se também de pedir ao seu professor de computação para lhe passar alguns exercícios. A vantagem é que você pode facilmente trocar informações por e-mail ou Skype, fora do horário das aulas de informática.

Onde achar um professor de computação. Por que não aprender Java ou Python para dar aquela turbinada no seu currículo?

Converse com profissionais de TI

Ao conversar com especialistas de TI, você pode obter uma visão geral melhor do mundo digital e aprender sobre oportunidades de carreira nesta indústria dinâmica.

Se você ainda não encontrou seu professor particular, isso pode ser uma boa maneira!

Isso poderia até lhe dar ideias de formações e carreiras a seguir:

  • Ciências da computação
  • Técnico de TI,
  • Gerente de departamento de TI
  • Especialista em programação ,
  • Administrador de Sistemas
  • Coordenador de Help Desk
  • Engenheiro de telecomunicações
  • Consultor em infraestrutura
  • DBA Pleno
  • Programador Oracle
  • Programador Java
  • Programador .NET
  • Técnico em Segurança Eletrônica

Com o desenvolvimento de smartphones e aplicativos, o big data está no cerne de todas as preocupações do setor industrial do século XXI. Especialistas em extração, análise e visualização de dados são, portanto, cada vez mais procurados e valorizados no mercado.

Saiba como encontrar um bom curso de excel ou então um curso de informatica online aqui no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
orlando almeida santos Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
orlando almeida santos
Convidado
orlando almeida santos

desejo aprender informatica estudando em casa