Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda português língua estrangeira na capital gaúcha

De Fernanda, publicado dia 28/08/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Onde aprender Português para Estrangeiros em Porto Alegre?

Com uma população de quase 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre, apesar de ser a capital do estado mais meridional do país, hoje é certamente centro de movimentos culturais e artísticos importantes.

Ponto acolhedor de imigrantes de diversas localidades, POA é reconhecida pelos diferentes títulos recebidos e que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir.

Caso você tenha interesse em aprender português em Porto Alegre, saiba que aqui você tem todas as suas chances! A capital gaúcha recebe muitos estudantes que desejam falar e compreender o português.

Por isso, descubra neste artigo todas as dicas e conselhos sobre como começar suas aulas de PLE em POA!

Instituições de Ensino Superior

Uma boa opção para estrangeiros que desejam aprender o português, mas também para brasileiros que desejam se tornar professores de PLE, são os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Você encontra modalidades diversificadas: desde cursos livres, de extensão, a distância, graduação, licenciatura e pós-graduação. Muitas universidades inclusive possuem programas específicos gratuitos para estudantes estrangeiros.

Onde aprender Português para Estrangeiros em São Paulo? Faça uma visita e descubra qual curso se adapta às suas expectativas!

Universidade Federal do Rio Grande do Sul  – UFRGS

Tendo iniciado suas atividades em 1994, com apenas cinco alunos, hoje o Programa Português para Estrangeiros da UFRGS recebe de 250 e 300 alunos por semestre, de mais de 45 países, com diferentes idades e com propósitos diversos, como aperfeiçoar a língua portuguesa, desenvolver pesquisa e estudos universitários no Brasil, fazer negócios com firmas brasileiras, entre outros. A maioria dos alunos faz parte de convênios entre a UFRGS e outras universidades.

O programa tem como objetivo prover e discutir o ensino e a pesquisa do Português como língua estrangeira, tendo em vista os seguintes objetivos específicos:

  • Oferecer cursos presenciais e a distância de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Elaborar materiais didáticos de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Aplicar o exame Celpe-Bras;
  • Oferecer cursos de formação de professores de PLA, em níveis de extensão, graduação e pós-graduação;
  • Promover intercâmbio com universidades brasileiras e estrangeiras que atuam na área de PLA;
  • Desenvolver pesquisa na área de ensino e aprendizagem de PLA;
  • Contribuir para a internacionalização da UFRGS.

Os cursos estão divididos em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado. No nível Básico os alunos desenvolvem as habilidades básicas de leitura, escrita e conversação. Este nível é composto por três etapas:

  • Básico I (iniciantes em português),
  • Básico II (estudo de estruturas básicas do português em conversação, leitura e produção textual) e
  • Básico para falantes de espanhol (curso direcionado para alunos falantes de espanhol).

O nível Intermediário corresponde ao estudo de estruturas complexas do português. Também é dividido em três etapas:

  • Intermediário I (estudo de estruturas complexas do português em conversação, leitura e produção textual),
  • Intermediário II (estudo de estruturas complexas do português em conversação, leitura e produção textual como também discussões acerca dos sentidos e diferentes usos linguísticos, o que atribui mais complexidade à etapa Intermediário II)
  • Intermediário para falantes de espanhol (curso direcionado para alunos falantes de espanhol)

O nível Avançado é o último nível oferecido pelo Programa Português para Estrangeiros da UFRGS. No nível Avançado, o aluno realiza o estudo de estruturas complexas do português em debates, leitura de textos de jornal e textos acadêmicos, como também a produção textual se concentra em usos de marcadores de opinião e diferentes sentidos das estruturas do português em discussões sobre temas da cultura e da sociedade brasileira.

Também é oferecido aos alunos da Graduação em Letras e profissionais já graduados em Letras e Ciências Humanas em geral o curso Seminário de Formação de Professores de Português como Língua Adicional (PLA).

Onde aprender português para estrangeiros em São Paulo?

O Instituto Camões

O Instituto Camões é uma das principais entidades públicas no mundo que defendem e promovem o ensino da língua portuguesa, bem como a divulgação da cultura e civilização portuguesas, além de muitas outras iniciativas. A instituição assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países, quer através da sua rede de leitorados e protocolos de docência – em cooperação com 357 instituições de ensino superior e organizações – quer através dos cursos ministrados na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em coordenação com diversos Ministérios de Educação estrangeiros e com agentes locais com responsabilidades educativas, bem como com as diásporas de língua portuguesa.

O Instituto oferece uma gama ampla de formações presenciais na área da língua portuguesa, no entanto ainda não há nenhuma unidade no Brasil que disponibilize esses serviços.

Por outro lado, o Instituto Camões disponibiliza uma oferta na área de ensino a distância em diferentes áreas do saber, com recurso à utilização de uma plataforma tecnológica em contexto web, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa em qualquer parte do mundo.

Cursos Gerais de Português

Os cursos de Português Gerais de Português podem ser realizados em três modalidades distintas, com níveis de tutoria diferenciados:

  • Auto-aprendizagem

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Autoaprendizagem permitem o desenvolvimento das competências de compreensão oral e escrita, assente na interação com os conteúdos autocorretivos dos cursos, sem intervenção ao nível de tutoria. Nesta modalidade é possível ao formando aceder a todos os conteúdos do curso, ao seu próprio ritmo, durante 12 semanas.

  • Básico

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Básico permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 6 interações de 30 minutos com tutor (via skype), em pequeno grupo (máximo de 3 alunos), ao longo das 12 semanas de duração do curso, assim como avaliação formativa de 6 produções escritas.

  • Premium

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Premium permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 12 interações de 30 minutos com tutor (via skype), realizadas de forma individualizada (semanalmente, ao longo das 12 semanas de duração do curso), assim como avaliação formativa de 12 produções escritas. Esta modalidade destina-se a formandos que pretendem uma experiência aprofundada e um acompanhamento personalizado da sua aprendizagem.

Português para Fins Específicos

Os cursos de Português, Língua de Trabalho dirigem-se a pessoas que pretendem desenvolver a competências comunicativas na sua área profissional. Estes cursos têm uma metodologia baseada em tarefas/simulação de situações concretas, apresentando documentos e atividades dos campos profissionais específicos, de modo a confrontar os alunos com as práticas linguísticas próprias de cada área.

  • Português de negócios;
  • Português Jurídico;
  • Português para Jornalismo;
  • Português para Hotelaria e Turismo;

E que tal estudar português para estrangeiros em Brasília?

Cursos de especialização

O Camões, I.P. disponibiliza, em parceria com universidades portuguesas e estrangeiras, cursos de especialização, creditados com ECTS (European Credits Transfer System), nas áreas da cultura portuguesa, tradução e cooperação para o desenvolvimento. Estes cursos são dirigidos principalmente a licenciados ou licenciandos das respetivas áreas, residentes em Portugal ou no estrangeiro, Pressupõem um domínio avançado da língua portuguesa.

  • Cultura e história;
  • Tradução;
  • Cooperação e desenvolvimento;

Onde aprender PLE no Rio? O Instituto Camões oferece formações a distância de qualidade.

Formação contínua de professores

A oferta de cursos de formação contínua de professores assenta em dois fatores essenciais:

  • Creditação: Os cursos são creditados pelo Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC), a quem compete, nos termos do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, proceder à acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores e acompanhar o processo de avaliação do sistema de formação contínua.
  • Qualidade: Para desenvolver estes cursos, o Camões, I.P. recorre a parcerias com instituições de ensino superior e a especialistas, investigadores de excelência das áreas específicas.

Atualmente são disponibilizados cursos nas seguintes áreas:

  • da didática;

Cursos que se dedicam à reflexão e formas de atuação para o desenvolvimento de competências comunicativas específicas: Leitura, Escrita…

  • da linguística.

A rubrica “Linguística” integra, por ora, um curso que apresenta áreas designadas “críticas” do sistema linguístico na aprendizagem da língua.

Descubra onde aprender português para estrangeiros no Recife.

O Celpe-Bras

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira.

O Celpe-Bras é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em Postos Aplicadores, instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

Saiba quais instituições lecionam PLE em Belo Horizonte.

Viva Brasil

A Viva Brasil é uma escola voltada especificamente para o ensino de Português para estrangeiros. Tem como objetivo oferecer ao aluno recursos linguísticos e culturais necessários para a sua vivência no Brasil.

Os cursos visam auxiliar o aluno a adquirir competência comunicativa, não somente por meio do estudo gramatical, mas também da criação de situações de comunicação reais em diversas circunstâncias da vida, as quais são indispensáveis à interação social.

Com aulas personalizadas, o aluno pode estabelecer o tempo de duração de suas aulas e a sua carga horária, de acordo com seus propósitos e sua disponibilidade. Sem datas fixas para início dos cursos regulares, atende na escola, na empresa ou em casa.

Confira as opções de cursos existentes:

  • Cursos para níveis Básico, Intermediário e Avançado
  • Técnicas de Escrita
  • Leitura e Estudo do Texto
  • Técnicas de Conversação
  • Cultura do Brasil
  • Literatura Brasileira
  • Português Corporativo
  • Português para falantes de espanhol
  • Português para crianças e Português para adolescentes
  • Preparatório para o Celpe-Bras
  • Além de oficinas temáticas como música, gramática, escrita, conversação etc.

Bem Brasil

Desde 2009, oferece um Programa de Imersão à Língua Portuguesa e à Cultura Brasileira, preparando os seus alunos para interagir em diferentes situações da vida cotidiana, acadêmica e coorporativa.

Além do Programa de Imersão, a Escola também oferece cursos de Português Básico, Intermediário e Avançado, Português para Falantes de Espanhol, Português para Japoneses, Chineses e Coreanos, Português para Crianças, Português para Expatriados, Português para Negócios e o curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras.

Ainda promove aulas temáticas (Cultura Brasileira, História e Arte, Brasil em Foco, Brasil na Atualidade, Brasil na Literatura, Cinema e Música), cursos online e uma série de ações de auxílio a estudantes estrangeiros (mordia, visto etc.)

Faça aulas particulares de PLE em Porto Alegre

Onde aprender português em POA? Para aprender o português fluente, é preciso começar a fazer aulas! Por que não chamar um professor particular?

Se você quer aprender português no seu próprio ritmo, em um ambiente calmo e descontraído e sem gastar muito dinheiro, faça aulas particulares!

Elas permitem que você estude o idioma com um professor competente e atencioso. É uma boa solução para aprender rapidamente.

Se você deseja atualizar seus conhecimentos, se preparar para um exame, melhorar seus resultados acadêmicos ou experimentar uma nova metodologia, as aulas particulares são uma solução ideal para você.

Estudar individualmente com um professor que está dedicado exclusivamente à sua aprendizagem é uma boa maneira para progredir rapidamente.

Contratar um professor particular também pode ser a solução para seus problemas: ele pode elaborar exercícios interativos, propor uma imersão cultural ou focar nas suas maiores dificuldades, além de ser um profissional especialista na aprendizagem de idiomas!

Mas onde encontrar?

Muitas plataformas na internet oferecem o serviço de conexão entre professores e alunos de português língua estrangeira. Você tem a oportunidade de fazer aulas em Porto Alegre ou em outros lugares.

Na plataforma do Superprof, qualquer que seja o seu nível escolar ou perfil, saiba que existem mais de 90 professores disponíveis em Porto Alegre para ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. O valor médio de uma hora de aulas de PLE é 54 reais, mas é possível encontrar professores por menos de 40 reais por hora.

Além disso, no site é possível encontrar em poucos cliques o professor de português adaptado às suas necessidades, mas também ao seu nível (iniciante, intermediário ou avançado). As aulas podem acontecer na casa do professor, do aluno ou às vezes até via webcam. Aproveite, mais de 90% dos professores oferecem gratuitamente a primeira hora de aula!

Quer estudar português língua estrangeira no Rio de Janeiro?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar