Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aula de português língua estrangeira na capital pernambucana

De Joseane, publicado dia 25/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Onde aprender português para estrangeiro em Recife

Recife, capital do estado de Pernambuco, cidade litorânea do Nordeste brasileiro, é uma cidade que se destaca em inúmeros aspectos. Conhecida por sua influência holandesa, hoje é um dos mais desenvolvidos centros urbanos do país.

Fundada em 1537, Recife foi a primeira capital do Brasil. Ela representa hoje a quinta maior aglomeração urbana do país, com 3,7 milhões de habitantes. A cidade também é o principal centro econômico e turístico da região Nordeste. Metrópole cultural e artística, rica em arquitetura, cultura e história, Recife atrai visitantes do Brasil e até do mundo inteiro.

Essa cidade de belas praias e paisagens é reconhecida por reunir estudantes, intelectuais, pintores, artesãos, músicos em pleno litoral nordestino. Instalada entre ilhas, penínsulas e manguezais, a capital pernambucana tem cultura e história de sobra, não à toa muitos estrangeiros escolhem Recife como lar e se instalam na cidade.

E, para facilitar o acolhimento do público estrangeiro, instituições públicas e privadas de ensino em Recife começaram a dispor de aulas de português para estrangeiro. Afinal de contas, dominar a língua é o primeiro critério de integração em uma nova cultura. Todo estrangeiro que deseja se instalar a curto ou longo prazo na cidade dos manguezais pode aprender a falar português em uma das escolas de línguas da capital.

Nesse artigo, o Superprof dá dicas para facilitar o aprendizado do português para os estrangeiros que vivem ou desejam viver em Recife, uma das capitais mais badaladas e cultural do país.

Por que você deve aprender português

Se você é estrangeiro residente ou que deseja residir no Brasil, aprender português se faz mais do que necessário para facilitar a sua integração no país. No entanto, o aprendizado do português pode lhe ser útil não só dentro do Brasil mas no mundo, já que a língua portuguesa é difundida mundo a fora, falada em pelo menos quatro continentes.

Países que falam portugues como língua oficial Aprenda português e viaje mais tranquilo pela África lusófona

Onde aprender português para estrangeiro no Rio de Janeiro? Veja aqui.

Poucas pessoas sabem, mas a língua portuguesa é o um dos idioma mais falado do mundo, esta é, por si só, uma razão e tanto para que você se dedique ao aprendizado do português. Quer mais razões para se dedicar com tudo ao estudo do português para estrangeiro? Confira:

  • Aprenda a falar português para compartilhar sua vida com um brasileiro ou brasileira
  • Aprenda a falar português para viver no Brasil
  •  Aprenda português para compreender mais sobre o cinema nacional brasileiro
  • Aprenda a falar português para encontrar um emprego no Brasil
  • Aprenda a falar português porque é uma das línguas mais faladas no mundo
  • Aprenda português para estudar nas melhores universidades do Brasil
  •  Aprenda português para melhor compreender outras línguas latinas!

Viu só? Aprender português possui inúmeras vantagens! Já pensou viajar pelo Brasil, por Portugal, pela África lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe) sem se preocupar coma  barreira do idioma? E a lista não para por aí, você também vai poder gastar o seu português na Oceania, no Timor-Leste mais precisamente.

Além desses países, o português também é falado em Macau (Região Especial Administrativa da China), em Goa, Damão e Diu (na Índia), Malaca (na Malásia) e no norte do Uruguai, onde é ensinado de maneira obrigatória nas escolas. Hoje, o português é o 4º idioma mais falado no mundo, atrás apenas do mandarim, do inglês e do espanhol.

Clique aqui e veja como aprender portugues em São Paulo!

Onde aprender português em Recife?

A melhor forma de aprender português certamente é praticando a língua. Em Recife essa tarefa será muito fácil, já que o povo nordestino é bastante acolhedor e provavelmente você não terá dificuldades para fazer boas amizades, mesmo se ainda tem a barreira da língua.

portugues para estrangeiro em recife E se você aprendesse português ouvindo a música pernambucana?

Aulas de PLE em Brasília, saiba mais.

Na praia, nas ruas, nas praças, no transporte público… não lhe faltarão oportunidades para praticar o português. Basta deixar a vergonha de lado e se deixar levar pelo jeito falante dos recifenses.

No entanto, se você quer aprender português desde a base, de forma a conhecer as regras de gramaticas que regem a linda e ter uma escrita impecável, a melhor opção é realmente frequentar um curso de português para estrangeiro. Em Recife, você pode ter aulas de português língua estrangeira em renomadas instituições públicas e privadas, além de poder ter aula particular de português para estrangeiro.

A seguir, uma breve seleção dos melhores locais para se aprender português para estrangeiro em Recife:

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Aprender português em uma instituição pública de ensino tem as suas vantagens. Aqui você encontra modalidades diversificadas de ensino: desde cursos livres, de extensão, a distância, graduação, licenciatura e pós-graduação. Estando na universidade pública você vai compreender como funciona o sistema de ensino brasileiro, experiência útil caso você deseje obter um diploma no Brasil.

As aulas de PLE da UFPE são ofertadas pelo Núcleo de Línguas (NucLi), que opera o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O campus universitário de Recife propõe aos alunos aulas gratuitas de português língua estrangeira. Para poder se inscrever é necessário ser aluno ou funcionário da universidade. Os interessados devem acessar a plataforma IsF e entrar na área de “aulas presenciais”. O candidato deverá solicitar o acesso no próprio portal e cadastrar uma senha. O curso aborda a familiarização com o exame Celpe-Bras, sobre o qual falaremos abaixo!

O Instituto Camões de Recife

O Instituto Camões, entidade pública, é referência no ensino e difusão da língua e da cultura portuguesas no mundo, além de muitas outras iniciativas.

Aprender português a distância Estude PLE a distãncia pelo Instituto Camões

A instituição assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países, seja através da sua rede de leitorados e protocolos de docência – em cooperação com 357 instituições de ensino superior e organizações – seja através dos cursos ministrados na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em coordenação com diversos Ministérios de Educação estrangeiros e com agentes locais com responsabilidades educativas, bem como com as diásporas de língua portuguesa.

Para os estrangeiros interessados em estudar português assim como aprender mais sobre a cultura portuguesa e sua expansão no mundo, o Instituto Camões é o lugar certo. A entidade oferece uma vasta opção de cursos de português para estrangeiro visando a comunicação oral e escrita do idioma.

O estrangeiro pode optar pela modalidade de autoaprendizagem que permite o desenvolvimento das competências de compreensão oral e escrita, assente na interação com os conteúdos autocorretivos dos cursos, sem intervenção ao nível de tutoria. Nesta modalidade é possível ao formando aceder a todos os conteúdos do curso, ao seu próprio ritmo, durante 12 semanas.

Há ainda a possibilidade de aprender português visando o mundo do trabalho, essa modalidade dirige-se a pessoas que pretendem desenvolver a competências comunicativas na sua área profissional, dentre as quais:

  • Português de negócios;
  • Português Jurídico;
  • Português para Jornalismo;
  • Português para Hotelaria e Turismo;

Além desses, outras opções de curso são oferecidas pelo Instituto, para maiores informações consulte o site web da entidade!

Confira nossas dicas para aprender português para estrangeiro em Belo Horizonte.

Certificado de proficiência em língua portuguesa

O CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) é um certificado de competência em português para estrangeiros estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Estude no Brasil, aprenda português Teste de proficiência em português para ser contratado por uma empresa brasileira

Este certificado é o TOEFL da língua portuguesa, por assim dizer e é exigido no Brasil para o processo de admissão de estudantes estrangeiros nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação de universidades e outros estabelecimentos de ensino superior.

O exame tem uma Parte Escrita, que avalia a compreensão oral e escrita, e a produção escrita em língua portuguesa; e uma Parte Oral, que avalia o desempenho na compreensão e produções orais em língua portuguesa.

A proficiência na língua é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas (Parte Escrita) e em uma interação face a face (Parte Oral) que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita e/ou oral. Isso inclui práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.

Conheça as instituições que oferecem aulas de português para estrangeiros em Porto Alegre.

Aula particular de português língua estrangeira em Recife

Quer aprender português para estrangeiro sem sair de casa? A aula particular é certamente o que você precisa. Aprenda português no seu ritmo, com um professor cem por cento dedicado aos seus objetivos.

Precisa praticar a sua escrita para obter o certificado de proficiência de português? Um professor particular pode te ajudar! Aprenda português para estrangeiro em Recife, em Olinda e em várias cidades pernambucanas, aulas presenciais ou online, cursos feito sob medida para que você atinja o seu objetivo acadêmico ou profissional.

A aula particular de portugues para estrangeiro custa em média 40 reais, e você pode encontrar o seu professor aqui mesmo na plataforma Superprof, referência na difusão de aulas particulares no Brasil e no mundo.

De viagem marcada para Salvador? Veja onde aprender português para estrangeiro na capítal da Bahia.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar