Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de árabe na capital do Brasil

De Glicia, publicado dia 26/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Onde aprender a língua arábica em Brasília?

Você tem vontade de conhecer melhor a língua e a cultura árabes? Que tal começar aprendendo um pouco da história dessa língua fascinante?

O árabe é uma língua semita, e faz parte do mesmo grupo linguístico que o hebreu, o cananeu,  o siríaco, o aramaico, e várias línguas da Etiópia, como o amárico e o Tigrinya. Árabe e hebraico são as únicas línguas semíticas que são usadas ainda hoje, tanto em suas formas escritas e faladas.

Não se sabe ao certo quando e onde a língua começou a ser usada. Entretanto, sabe-se que a língua árabe nasceu no território que hoje é o Iêmen e a Arábia Saudita.

Muitos estudiosos, pesquisadores, filólogos e linguistas tentaram determinar quem foram os primeiros falantes da língua árabe, entretanto não consentem em determinar o tempo e lugar exato de origem do idioma ou os primeiros a falar a língua.

como conhecer a história e origens do idioma árabe O árabe é uma língua semita, assim como o hebraico e o aramaico.

Havia quem considerasse o árabe como sendo a língua falada no paraíso ou a “língua de Adão”, que remonta ao princípio da criação do mundo segundo a cosmogonia judaico-cristã . Outros já afirmam que Ismael, filho de Abraão, do qual descendem todos os árabes, foi quem primeiro falou árabe quando tinha 14 anos de idade.

Lendas e crenças religiosas à parte,  faltam documentações históricas que possam comprovar todas estas suposições. Assim sendo, não passam de hipóteses.

Se você deseja falar fluentemente o idioma árabe, neste artigo nós trouxemos muitas dicas para começar a estudar a língua do profeta Maomé.

E não deixe de conferir nosso guia para aprender árabe nas grandes capitais brasileiras!

Por que você deveria aprender árabe?

A demanda por pessoas que falam árabe tem crescido, e esse é apenas um  dos motivos pelos quais você deveria considerar aprender esta língua tão fascinante.

O árabe é uma das cinco línguas mais faladas no mundo e é o idioma nativo de mais de 280 milhões de pessoas.

Com todas as mudanças políticas que aconteceram na África e no Oriente Médio, o árabe tornou-se uma língua de grande importância e visibilidade, especialmente nas trocas e acordos diplomáticos e econômicos. Os governos europeu e americano precisam de falantes árabes e o salários são muito atrativos para quem deseja trabalhar na área política e/ou diplomática.

Se você não tem interesse em trabalhar para o governo, não se preocupe! Há muitas outras possibilidades para os falantes de árabe, principalmente na área dos negócios. Devido ao rápido desenvolvimento dos países do Golfo, como os Emirados Árabes Unidos, as empresas do mundo todo estão investindo por lá.

Assim, falar árabe vai te colocar um passo à frente no mercado de trabalho. Além, é claro, de proporcionar inúmeras oportunidades de viagens de negócios no exterior.

os benefícios de estudar o idioma árabe Aprender árabe tem muitas vantagens.

Além disso, o árabe, por ser uma língua complexa, com escrita e pronúncia muito diferentes do português, ajuda a aumentar sua capacidade de concentração, melhora a memória e também a dicção. Quer mais razões para estudar árabe?

  • O árabe é a língua materna de mais de 280 milhões de pessoas no planeta,
  • O árabe não é necessariamente uma língua difícil de aprender,
  • O árabe é uma língua de cultura rica, uma literatura fascinante e deixou um legado científico e matemático que contribuiu a dar notoriedade às antigas civilizações do Oriente Médio,
  • É a segunda língua aprendida pelos muçulmanos em todo o mundo porque é a linguagem litúrgica do Islã,
  • É a principal língua dos países do Oriente Médio, Maghreb e do Golfo,
  • A língua árabe é uma porta aberta para a cultura árabe e islâmica.

Mora em SP? Descubra os melhores lugares para estudar árabe em São Paulo.

Estude árabe na Universidade de Brasília (UnB)

A Universidade de Brasília oferece cursos de idioma através da UnB Idiomas, projeto de extensão universitária destinado ao ensino de línguas estrangeiras para alunos e funcionários, assim como para pessoas que não possuem nenhum vínculo com a universidade. O estabelecimento oferece aulas dos seguintes idiomas:

  • Alemão
  • Árabe
  • Coreano
  • Espanhol
  • Esperanto
  • Francês
  • Grego Moderno
  • Inglês
  • Italiano
  • Japonês
  • Mandarim
  • Russo

Veja a seguir a apresentação da instituição:

Desde junho de 2008, as atividades anteriormente desenvolvidas pela então Escola de Línguas da Universidade de Brasília passaram a integrar as ações de gestão administrativa e acadêmica do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), unidade do Instituto de Letras (IL) da UnB. Sob a égide de uma nova gestão, foi aprovado pelos órgãos colegiados do LET, do IL e do Decanato de Extensão (DEX) a criação do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (UnB Idiomas), assegurando uma nova concepção acadêmica para as atividades anteriormente desenvolvidas pela Escola de Línguas. O estabelecimento das normas de funcionamento e da estrutura do Programa está oficialmente regulamentado pelo seu Regimento Geral, também motivo de aprovação dos órgãos colegiados acima mencionados.

Atualmente, o UnB Idiomas oferta quatorze cursos, a saber: Alemão, Árabe, Coreano, Espanhol, Esperanto, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Russo e Turco.

Desde sua criação em 2009, o Programa atendeu um total de 50.293 alunos, sendo 26.178 pertencentes à comunidade universitária e 24.115 à comunidade do DF. O índice de satisfação do aluno com os cursos ofertados pelo Programa é de 90,0%, mensurado por meio de avaliação institucional.

Com o desafio de atender a uma demanda de 15.000 alunos anualmente, o UnB Idiomas entende ter formalizado um novo modelo para a gestão das atividades de extensão, desde o contexto do ensino de línguas estrangeiras no âmbito da Universidade de Brasília.

O UnB Idiomas opera como um grande fortalecedor dos instrumentos de financiamento para a viabilização plena das atividades de ensino, pesquisa e produção científica. O órgão resgatou a responsabilidade da universidade pública de contribuir e realizar projetos que beneficiem sua comunidade universitária e que possam aproximá-la do público externo, criando novas demandas, novos cursos e novos processos de desenvolvimento da educação.

Veja as escolas de árabe no Rio de Janeiro!

aulas de árabe em uma universidade Aprenda árabe na universidade e aprofunde seus conhecimentos sobre o idioma do profeta Maomé.

Sobre o curso de árabe oferecido na UnB Idiomas:

Organização sequencial do curso:

O curso de Árabe está organizado em 09 módulos/níveis assim distribuídos:

  • Básico 1, 2 e 3
  • Intermediário 1, 2 e 3
  • Avançado 1, 2 e 3

Carga horária: 45 horas/aula por nível

Material didático:

Apostilas – adquirir com o professor

Onde estudar:

Campus Universitário Darcy Ribeiro
ICC Ala Sul – sala CSS 72 (subsolo)
Cep: 70.910-900
Asa Norte – DF
Telefones: (61) 3107-7223 – (61) 3107-7224

Teste de nivelamento:

O teste de nivelamento é procedimento obrigatório para todos que desejam ingressar no UnB Idiomas a partir do nível Básico 2. O objetivo é tornar o grupo o mais homogêneo possível no que se refere ao conhecimento do idioma, facilitando, assim, melhor aproveitamento do conteúdo ministrado. Para solicitar o seu teste de nivelamento, acesse o nosso Portal do Aluno e escolha a sua área de interesse.

Para obter maiores informações sobre preços e inscrições, acesse o site http://www.unbidiomas.unb.br/

Que tal estudar a língua do Corão em Belo Horizonte.

Aulas particulares de árabe em Brasília

Como você já deve ter ouvido milhares de vezes, estudar uma língua estrangeira é uma experiência muito enriquecedora, seja do ponto de vista intelectual quanto do ponto de vista pessoal.

aulas de árabe em domícilio No Superprof você estuda árabe com os melhores professores.

Você não apenas aprende a falar outra língua, mas também a ver o mundo sob outra perspectiva, além de entender melhor a cultura e os costumes de outros povos.

Melhores lugares para aprender árabe em Recife, veja aqui!

Como o árabe não é uma das línguas mais procuradas, é normal que algumas pessoas despertem o interesse e a curiosidade para o idioma por razões bem específicas:

  • Vontade de compreender a linguística e a gramática de outras línguas, seja por pura curiosidade ou no âmbito de uma pesquisa ou estudo acadêmico;
  • Desejo de aprender um novo idioma e descobrir uma cultura totalmente diferentes da sua;
  • Uma oportunidade profissional necessitando o conhecimento da língua árabe;
  • Um desafio pessoal em aprender uma língua com fonética e escrita totalmente diferentes do português;
  • Entre outras razões.

Na realidade, pouco importa os motivos que te levaram a querer aprender árabe. O que você precisa saber é que se trata de uma língua complicada, com um alfabeto e escrita completamente diferentes da nossa.

Como um professor particular pode te ajudar?

O estudo do árabe necessita paciência e dedicação. A língua, sua pronúncia, sua gramática e seu vocabulário são bastante complexos para um lusófono.

Uma das melhores soluções para aqueles que desejam aprender árabe rapidamente é recorrer aos serviços de um professor particular e às aulas de árabe em domicílio.

Esta opção apresenta inúmeras vantagens. Para começar, você terá aulas com um professor particular, que estará disponível para responder todas as suas dúvidas e para ajudá-lo a progredir.

Este professor colocará em prática um método de aprendizagem adaptado às suas necessidades e de acordo com seus objetivos. Para quem está começando a aprender uma língua nova, ter acesso a um método de ensino individualizado faz toda a diferença.

É importante notar que, as aulas de árabe são bastante procuradas hoje em dia, dessa forma você não terá dificuldades para encontrar um professor próximo de você em Brasília.

Se você é de POA, encontre aqui como estudar árabe em Porto Alegre.

Onde encontrar um bom professor de árabe?

Você deve estar se perguntando onde encontrar um bom professor particular de árabe, não é verdade? Não se desespere, nós vamos te explicar tudo.

Já ouviu falar do Superprof? É uma plataforma especializada em aulas particulares. Lá você encontra os melhores professores do Brasil em todas as disciplinas. Educadores apaixonados pelo que fazem, dispostos a transmitir todo o conhecimento que adquiriram durante anos de estudos e experiências profissionais.

Basta fazer seu cadastro como aluno e colocar o nome da sua cidade, no caso Brasília, no campo de busca. Em alguns segundos você terá acesso a todos os professores de árabe próximos de você! Muito fácil, não acha?

O Superprof oferece duas possibilidades para você fazer suas aulas: cursos de árabe presenciais, na sua casa ou no domicílio do professor; e as aulas de árabe online por webcam, que podem ser feitas em qualquer lugar, você só precisa ter uma boa conexão à internet.

Encontre hoje mesmo o professor ideal que irá te ensinar o idioma do Corão.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar