Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de árabe na capital paulista

De Glicia, publicado dia 12/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Onde aprender a língua arábica em São Paulo?

Morar em uma cidade grande como São Paulo tem suas vantagens. A primeira delas é que você pode estudar qualquer língua com muita facilidade, pois as opções de aulas e cursos são muitas.

Isso é válido também para o árabe, língua que, apesar de difícil, conquista muitos adeptos. Estudar a língua do profeta Maomé te permite entrar em contato não apenas com um idioma totalmente diferente do nosso, mas com todo um universo cultural e linguístico.

Nos dias atuais, são denominados “árabes” os países nos quais a população fala o idioma árabe, totalizando 22 países que tem essa língua como idioma oficial, desde o oceano atlântico e norte da África, até a parte oriental do Mar Mediterrâneo e Golfo Árabe.

Muitos estudiosos, pesquisadores, filólogos e linguistas tentaram determinar quem foram os primeiros falantes da língua árabe, entretanto não consentem em determinar o tempo e lugar exato de origem do idioma ou os primeiros a falar a língua.

Eles concordam, entretanto, que se trata de uma das antigas “línguas mães”, como o Aramaico e Cananeu, e alguns acreditam que “arabizados” foram os primeiros a falarem árabe e denominarem o idioma de língua árabe.

Havia quem considerasse o árabe como sendo a língua falada no paraíso ou a “língua de Adão”, que remonta ao princípio da criação do mundo segundo a cosmogonia judaico-cristã . Outros já afirmam que Ismael, filho de Abraão, do qual descendem todos os árabes, foi quem primeiro falou árabe quando tinha 14 anos de idade.

Lendas e crenças religiosas à parte, a todas estas suposições faltam documentações históricas e provas concretas. Assim, não passam de afirmações hipotéticas.

Se você deseja conhecer melhor a história da língua árabe e falar fluentemente o idioma, na capital paulista você encontrará inúmeras opções de aulas de árabe.

Ficou interessado? Então continue lendo nosso artigo e veja todas as nossas dicas.

Aulas particulares de árabe em São Paulo

Estudar uma língua estrangeira é uma experiência enriquecedora, seja do ponto de vista intelectual quanto do pessoal.

aprender a escrita árabe Com um professor particular você aprenderá árabe muito mais rápido!

Como o árabe não é uma das línguas mais procuradas, algumas pessoas acabam despertando a curiosidade para o idioma por razões específicas:

  • Vontade de entender melhor o funcionamento de outras línguas, seja por pura curiosidade ou no âmbito de uma pesquisa ou estudo acadêmico;
  • Desejo de aprender uma nova língua e descobrir uma cultura diferente;
  • Uma oportunidade profissional necessitando o conhecimento da língua árabe;
  • Um desafio pessoal em aprender uma língua com fonética e escrita totalmente diferentes do português;

Pouco importa, na realidade, os motivos que te levaram a querer aprender árabe. O que você precisa saber é que se trata de uma língua complicada, com um alfabeto e escrita completamente diferentes da nossa.

O estudo do árabe necessita paciência e dedicação. A língua, sua pronúncia, sua gramática e seu vocabulário são bastante complexos para um lusófono.

Uma das melhores soluções para aqueles que desejam aprender árabe rapidamente em São Paulo é recorrer aos serviços de um professor particular e às aulas de árabe em domicílio.

Essa opção apresenta inúmeras vantagens. Para começar, você terá aulas com um professor particular, que estará disponível para responder todas as suas dúvidas e para ajudá-lo a progredir.

Esse professor colocará em prática um método de aprendizagem adaptado às suas necessidades e de acordo com seus objetivos. Para quem está começando a aprender uma língua nova, ter acesso a um método de ensino individualizado faz toda a diferença.

É importante notar que, as aulas de árabe são bastante procuradas hoje em dia, dessa forma você não terá dificuldades para encontrar um professor próximo de você em SP.

Você deve estar se perguntando onde encontrar um bom professor particular de árabe, não é verdade? Não se desespere, nós vamos te explicar tudo.

A plataforma Superprof tem os melhores professores particulares do Brasil. Além disso, a inscrição no site é rápida e segura, sem nenhuma burocracia.

Basta fazer seu cadastro como aluno e colocar o nome da sua cidade, no caso São Paulo, no campo de busca. Em alguns segundos você terá acesso a todos os professores de árabe próximos de você! Muito fácil, não acha?

Encontre hoje mesmo o professor ideal que irá te ensinar o idioma do Corão.

Estude árabe na Universidade de São Paulo (USP)

Todos os anos, a Universidade de São Paulo recebe cerca de 20 alunos para a graduação em árabe. Oferecendo também mestrado e doutorado na área, a instituição é referência em pesquisa e o conhecimento sobre o tema.

imersão cultural e linguística no árabe Aprender a língua árabe te permitirá também conhecer a cultura arábica.

O Departamento de Letras Orientais (DLO) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP abriga um dos espaços acadêmicos mais respeitados em estudos árabes do Brasil. O árabe é tema de curso na graduação – bacharelado e bacharelado com licenciatura – e da pós-graduação, no mestrado e no doutorado.

No site do Instituto da Cultura Árabe encontramos as seguintes informações sobre o curso oferecido na USP:

Atualmente, a cada ano, 20 novos estudantes são recebidos para a graduação.  Enquanto eles entram no mundo da língua, da literatura, da filosofia e da história árabe, outros já formados se dedicam a pesquisar um universo similar, mas mais avançado, na pós-graduação. Atualmente são cerca de 30 alunos no mestrado e doutorado. 

Quem se aventura pela graduação em árabe pode se dedicar ao árabe e ao português, terminando o curso com dupla habilitação, ou apenas ao árabe. O primeiro ano do curso de Letras é básico, igual para todos os que ingressam pelo vestibular, mas ao final dele o aluno precisa escolher a língua que estudará. O acesso se dá segundo as notas.

O curso não ensina apenas o idioma, mas também literatura, história e filosofia. O estudo da língua é aprofundado. Os alunos aprendem o árabe padrão (chamado no passado de clássico) e são apresentados a dois grandes grupos dialetais, o chamy (da região do Levante) e o egípcio.

Dentre as disciplinas ensinadas estão:

  • Introdução aos estudos clássicos
  • Estudos de língua portuguesa
  • Elementos de linguística
  • Estudos literários
  • Cultura árabe
  • Língua árabe
  • Árabe dialetal
  • Compreensão e produção textual em árabe
  • Literatura árabe
  • História do pensamento árabe
  • Poesia árabe
  • Prosa árabe

Como podemos perceber, a grade curricular da graduação em árabe na USP é muito completa e permite ao aluno adquirir um conhecimento aprofundado da língua e da cultura árabes. Para mais informações acesse o site do departamento de línguas orientais da universidade: http://www.letrasorientais.fflch.usp.br/arabe

Aprenda árabe em uma escola de idiomas

Como você já deve saber, em São Paulo há muitas escolas de idiomas e com a crescente demanda por aulas de árabe, muitas delas oferecem aulas do idioma.

escrita, alfabeto árabe Estudar árabe em São paulo é possível graças às escolas de idiomas.

Separamos duas escolas onde você pode aprender a língua do profeta Maomé. Veja a seguir!

Instituto Abraço Cultural São Paulo

O estabelecimento traz uma proposta muito bacana e inovadora: oferece aulas de língua e cultura árabe com professores refugiados. Além disso, o estabelecimento possui sede também em outras cidades, como o Rio de Janeiro. Veja a descrição que encontramos no site:

Um projeto pioneiro, que tem refugiados como professores de cursos de idiomas e cultura. Os principais objetivos são promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil. Ao mesmo tempo, possibilitamos aos alunos o aprendizado de idiomas, a quebra de barreiras e a vivência de aspectos culturais de outros países. Nascemos em São Paulo em 2015 e chegamos ao Rio de Janeiro em 2016.

Capacitamos refugiados/as para dar aulas de idiomas e cultura. Muito mais que gerar renda, queremos promover a troca de experiências, a valorização pessoal e a quebra de barreiras culturais.

O Abraço Cultural utiliza um método inovador de ensino em idiomas e material didático próprio. Nossa ideia é aprender através da cultura do professor. Queremos que o aluno se aproxime de diversas culturas e aprenda uma língua de uma forma mais completa. 

Que tal aprender árabe escutando uma contadora de histórias? Ou espanhol, com um grupo de música tradicional cubana? Que tal aprender francês enquanto aprende também um pouco mais da riqueza do continente africano? É isso que queremos proporcionar. No Abraço Cultural, o aluno terá aulas regulares focadas no idioma duas vezes por semana. E periodicamente, todos os alunos são convidados para um workshop de tradições, que pode envolver culinária, dança, literatura, cinema, curiosidades, política e história de um país tema da semana. Com o Abraço Cultural você poderá aprender Árabe, Espanhol, Francês e Inglês.

Iniciativa incrível, não acha? Para maiores informações consulte o site http://www.abracocultural.com.br/

Centro da Língua Árabe

vestimenta típica mulheres árabes, costumes culturais Quando você aprende uma língua estrangeira, acaba conhecendo também os costumes daquele povo.

Escola dedicada ao ensino da língua e da cultura árabe. vejamos a descrição do site:

Centro da Língua Árabe é o primeiro centro no Brasil a ensinar a língua e a cultura árabe de forma moderna, usando metodologias profissionais.

Nossa missão é fazer com que pessoas interessadas pela língua e cultura árabe consigam alcançar, com sucesso, seus objetivos.
Nossos serviços incluem:

Cursos regulares e intensivos

  • Aulas particulares
  • Aulas online
  • Tradução do português para o árabe e inglês
  • Oficinas de cultura árabe 

E muito mais com professores árabes nativos que possuem treinamento profissional. Este centro foi fundado por dois refugiados sírios no Brasil : Professor de árabe Mohamad Alsaheb e Professor de inglês Wessam Alkourdi.

Para obter mais informações entre em contato pelo site https://centroarabe.negocio.site

Essas foram nossas dicas para você que mora em SP e deseja aprender árabe. Esperamos que você goste e que essas dicas te ajudem a encontrar as aulas de árabe perfeitas!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar