Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de árabe na capital gaúcha

De Glicia, publicado dia 26/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Onde aprender a língua arábica em Porto Alegre?

A cultura árabe e muçulmana são uma das mais antigas que se tem conhecimento. A civilização árabe – ou islâmica, como também é chamada – surgiu no Oriente Médio.

Apesar de não saber-se exatamente quando e onde a língua começou a ser usada, sabe-se que o árabe nasceu numa península desértica situada entre a Ásia e a África, no território que hoje é o Iêmen e a Arábia Saudita.

Até o século VI, os povos árabes viviam em tribos e não existia a idéia de Estado centralizado. No interior da península havia tribos nômades de beduínos, que viviam basicamente do pastoreio e do comércio.

Apesar de dispersos em um grande território, os árabes edificaram algumas cidades, entre as quais as mais importantes localizavam-se a oeste, na parte montanhosa da Península Arábica. Eram elas: Latribe, Taife e Meca. Todas elas localizadas na confluência das rotas das caravanas que iam para o Mar Vermelho.

A cidade de Meca era, sem dúvida, a de maior destaque, pois era o centro religioso onde todos os árabes se reuniam para orar, o que tornava seu comércio ainda mais intenso.

O primeiro livro escrito em árabe foi o Corão, livro sagrado para os muçulmanos e que reúne todas as pregações do profeta Maomé.

Se você tem vontade de aprender um pouco mais sobre a bela cultura árabe, fazer aulas do idioma é uma boa maneira de conhecer melhor não apenas a língua, mas também os costumes do povo árabe.

Neste artigo preparamos algumas dicas de onde fazer aulas de árabe na cidade de Porto Alegre. Leia até o final!

Escolas de idioma em Porto Alegre

Fizemos uma rápida pesquisa para encontrar escolas e estabelecimentos que ensinem árabe em POA. Constatamos que, não há uma grande variedade de escolas que ofereçam cursos do idioma árabe na cidade.

estabelecimentos de ensino de língua árabe Estude árabe em uma boa escola de idiomas.

Contudo, encontramos um estabelecimento que oferece aulas de árabe e parece contar com professores qualificados: You Dynamic Escola de Idiomas.

Veja a seguir a descrição do curso de árabe que encontramos no site da escola:

O curso de língua árabe desenvolvido pelo projeto “Árabe: língua e cultura” pretende apresentar à comunidade aspectos culturais e lingüísticos dos países de língua árabe, as influências encontradas no Brasil trazidas pelos imigrantes, habilitando o aluno a manter conversações básicas em árabe, assim como desenvolver a escrita básica, promovendo assim contatos interculturais e acadêmicos, como também intercâmbio estudantil promovido pelo Consulado da Síria.

O curso de cultura e caligrafia árabe pretende apresentar e discutir com a comunidade aspectos da civilização dos países de língua árabe a partir da perspectiva de um nativo árabe, analisando as influências encontradas no Brasil e no mundo, promovendo assim contatos interculturais e acadêmicos.

Justificativa

A inserção política, econômica e cultural do Oriente Médio é inegável. Para diálogos interculturais é imprescindível um conhecimento mais abrangente da cultura dos interlocutores. Além disso, conhecer a história de uma civilização antiga faz parte da formação geral e cultural. O projeto de língua árabe oferta o Curso Extensão Universitária de Língua Árabe que atende a interesses e necessidades da comunidade árabe na capital, obedecendo a uma demanda da mesma, já que não existe em Curitiba um curso similar. Além disso, o Centro de Línguas e Interculturalidade entende que é importante divulgar a cultura árabe e propiciar um melhor entendimento de todos os seus aspectos, especialmente quanto à língua.

Objetivos

Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua e cultura árabe. Reconhecer e valorizar essa cultura milenar que tem influências políticas, econômicas e culturais no mundo ocidental, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes árabes, ao lado das indígenas, européias, asiáticas, africanas.

Transmitir uma visão mais abrangente de uma realidade pouco transmitida ou permeada por preconceitos e/ou discriminações.
Mostrar a influência da cultura árabe nas civilizações ocidentais.
Analisar historicamente relações ocidentais e orientais.
Discutir relações interculturais.

Promover a aquisição de elementos necessários para o domínio dos fonemas árabes, partindo do alfabeto, da formação de sílabas e palavras até a formação de frases simples, visando à iniciação à leitura.

Metodologia

O método dos cursos desenvolvidos pelo projeto de árabe se baseia em exercícios de conversação conduzidos sobre os temas básicos da gramática do árabe padrão. Paralelamente estuda-se o sistema de escrita por intermédio de leituras e ditados. Além disso, há momentos de exposição teórica sobre a língua e sobre suas conexões com a cultura dos países de fala árabe. O professor ministrará o conteúdo principal e os alunos farão trabalhos de pesquisas de cunho etnográfico.

A escola oferece diferentes programas de estudos da língua árabe: Língua e Cultura (1, 2 e 3) e Cultura e Caligrafia Árabe (1, 2 e 3). Para maiores informações acesse o site: https://www.youdynamic.com.br/

Aulas particulares de árabe em Porto Alegre

Quando se estuda uma língua estrangeira, você não apenas aprende a falar outra língua, mas também a ver o mundo sob outra perspectiva, além de entender melhor a cultura e os costumes de outros povos.

aprenda árabe com professore particular Descubra todas as ofertas de aulas de árabe no site do Superprof!

Que você queira aprender árabe para descobrir uma cultura totalmente diferentes da sua ou para aproveitar uma oportunidade profissional necessitando o conhecimento do idioma, o que você precisa saber é que se trata de uma língua complicada, com um alfabeto e escrita completamente diferentes da nossa.

Como um professor particular pode te ajudar?

O estudo do árabe necessita paciência e dedicação. A língua, sua pronúncia, sua gramática e seu vocabulário são bastante complexos para um lusófono.

Uma das melhores soluções para aqueles que desejam aprender árabe rapidamente é recorrer aos serviços de um professor particular e às aulas de árabe em domicílio.

Esta opção apresenta inúmeras vantagens. Para começar, você terá aulas com um professor particular, que estará disponível para responder todas as suas dúvidas e para ajudá-lo a progredir.

Este professor colocará em prática um método de aprendizagem adaptado às suas necessidades e de acordo com seus objetivos. Para quem está começando a aprender uma língua nova, ter acesso a um método de ensino individualizado faz toda a diferença.

É importante notar que, as aulas de árabe são bastante procuradas hoje em dia, dessa forma você não terá dificuldades para encontrar um professor próximo de você.

Onde encontrar um bom professor de árabe?

Você deve estar se perguntando onde encontrar um bom professor particular de árabe, não é verdade? Não se desespere, nós vamos te explicar tudo.

Já ouviu falar do Superprof? É uma plataforma especializada em aulas particulares. Lá você encontra os melhores professores do Brasil em todas as disciplinas. Educadores apaixonados pelo que fazem, dispostos a transmitir todo o conhecimento que adquiriram durante anos de estudos e experiências profissionais.

Basta fazer seu cadastro como aluno e colocar o nome da sua cidade, no caso Brasília, no campo de busca. Em alguns segundos você terá acesso a todos os professores de árabe próximos de você! Muito fácil, não acha?

O Superprof oferece duas possibilidades para você fazer suas aulas: cursos de árabe presenciais, na sua casa ou no domicílio do professor; e as aulas de árabe online por webcam, que podem ser feitas em qualquer lugar, você só precisa ter uma boa conexão à internet.

Invenções árabes que mudaram o mundo

O árabe é uma língua de cultura rica, uma literatura fascinante e deixou um legado científico e matemático que contribuiu a dar notoriedade às antigas civilizações do Oriente Médio.

o que os árabes inventaram As babuches também são uma invenção dos árabes.

Desde o início dos tempos, a cultura muçulmana deu origem a algumas das maiores invenções conhecidas hoje em dia. Veja a seguir algumas invenções árabes que mudaram a história e que fazem parte do nosso dia a dia.

Universidade

Muita gente acredita que a primeira universidade foi criada na Europa, e muito provavelmente por um homem Mero engano! Na realidade, a primeira universidade do mundo antigo foi criada por uma mulher de origem árabe, Fátima al-Fihri, no ano de 859, na cidade de Fez, no Marrocos.

Mariam, sua irmã, construiu uma mesquita em terras vizinhas e, juntas, elas criaram a primeira Universidade e Mesquita Al Quaraouiyine. Mais de mil anos depois, esta universidade continua em funcionamento.

Álgebra

A palavra “álgebra” vem de um tratado persa intitulado Kitab al-Jabr wa-I-Mugabala, conhecido no ocidente como “O Livro da Restauração e do Balanceamento”.

O documento se baseia nos sistemas matemáticos grego e indiano para padronizar os números racionais, irracionais e as formas geométricas e é hoje, a forma mais usada para escrever os números no mundo ocidental.

Café

A famosa bebida, consumida e apreciada em todos os cantos do planeta, foi preparada pela primeira vez no Iêmen, no século IX. Os adeptos do sufismo a utilizavam para ficar acordados durante maratonas de orações e estudos religiosos.

Com o passar do tempo, o café foi se popularizando no mundo árabe e chegou ao Cairo. No final do século XII, já era consumido também na Turquia.

Na Arábia, a infusão do café recebeu o nome de kahwah ou cahue (ou ainda qah’wa, do original em árabe قهوة). Enquanto na língua turco-otomana era conhecido como kahve.

os árabes inventaram o café como o conhecemos hoje Uma das bebidas mais famosas do mundo foi criada pelos povos árabes.

Ótica

Você sabia que o fundador da ótica moderna é Ibn al-Haitham, que no ano 1.000 d.C. conseguiu demonstrar e provar que os olhos são capazes de ver objetos graças à luz refletidas por eles.

Ibn al-Haitham era contrário à teoria de Euclides e Ptolomeu, que afirmavam que era o olho  que projetava a luz sobre os objetos. Sua descoberta revolucionou a física e o estudo da ótica.

Hospitais

Os primeiros hospitais que mais se assemelhavam aos que conhecemos atualmente surgiram no Egito, no século IX.

O primeiro de todos foi o hospital Ahmad ibn Tulun, fundado no ano de 872 d.C. Além de possuir salas de espera destinadas aos pacientes, o hospital também já tinha toda a estrutura para receber estudantes de medicina.

Ficou convencido de que o árabe é uma boa escolha de língua estrangeira? Esperamos que nossas dicas te ajudem a achar as aulas de árabe ideais!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar