Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra o idioma da Rússia em Belo Horizonte

De Fernanda, publicado dia 19/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Estude russo na capital mineira

Você sabe o que Belo Horizonte tem a oferecer? Com cerca de dois milhões de habitantes, a capital mineira conta com 181 escolas municipais e 90 escolas estaduais, além de universidades e escolas particulares. Um público amplo para o ensino desse idioma eslavo!

A população tem a reputação de ser particularmente acolhedora e amar a arte de viver bem: todas as predisposições que contam bastante na aprendizagem de um novo idioma.

Mas quantos mineiros podem se orgulhar de estarem entre os 280 milhões de falantes deste idioma eslavo?

Vamos dar uma olhada nas possibilidades que os russófilos de Belo Horizonte podem encontrar para aprender a falar russo!

A cultura russa em Belo Horizonte

Estudar russo em BH? Sim, é possível!

Para aprender um idioma não basta estudar gramática e pronúncia. É preciso conhecer os costumes, a cultura e a história da população! Uma boa opção para os estudantes mineiros que desejam descobrir a arte e a história da Rússia, é recorrer a instituições que promovam o intercâmbio cultural entre os dois países.

Veja aqui nossas dicas:

SESC MG

Vale a pena conferir a programação do SESC MG com frequência: as unidades oferecem diversas atividades e eventos em torno da cultura russa. Lá você pode encontrar: Mostra de animação Russa, Mostra tapetes contadores, concertos musicais de autores russos como a música de Tchaikovsky e encontros literários… As atividades em geral têm preço acessível ou podem até ter entrada livre.

Consulado Honorário da Rússia em Belo Horizonte

Instalado na capital mineira desde 2017, a instituição tem por objetivo desenvolver mais negócios e parcerias da Rússia com o estado de Minas Gerais, prestar assistência consular a cidadãos da Rússia e do Brasil, bem como promover o intercâmbio cultural entre as regiões de dois países.

Festa Russa

Em homenagem à Copa da Rússia, aconteceu na capital mineira a primeira festa Russa Po Russki. O evento foi realizado pela produtora Play Cultural. Além da participação do Embaixador da Rússia no Brasil Sr. Sergey Pogóssovitch Akopov, a festa contou com música, dança, gastronomia e artesanatos típicos do país.

Descubra o idioma da Rússia em Brasília

Escola particular de russo

A Language Trainers fornece formação personalizada em idiomas com base em aulas individuais ou em pequenos grupos, com o foco em pessoas que precisam de habilidades linguísticas para negócios, família e viagem. A escola é especializada em aulas para empresa.

Os professores possuem experiência no ensino de línguas estrangeiras, além de serem nativos ou com nível nativo da língua a ser ensinada, o que faz com que você tenha um contato mais próximo com a língua que deseja aprender. O material didático é fornecido pelo próprio professor.

Aprenda a língua da Rússia no Recife.

Aulas de russo pelos sites

Onde aprender russo? Hoje em dia os aplicativos educativos são um recurso recurso para acrescentar interatividade e diversão ao aprendizado de um idioma como o russo.

A cidade de Belo Horizonte ainda não possui cursos de russo em instituições de ensino superior e, como vimos, as opções de aulas em escolas particulares são ainda reduzidas. Mas saiba que existem muitas opções de sites, blogs e plataformas que oferecem cursos e aulas gratuitas de russo online. Uma boa opção para você, que deseja descobrir como aprender o russo sozinho!

Veja nossa seleção e escolha o site ideal para você:

Russian for Free

Esse site é todo em inglês, mas é muito rico em conteúdos para aqueles que querem estudar o russo. Dos níveis básico ao avançado, traz informações úteis como: vocabulário, textos diversos, gramática, verbos e expressões em forma de vídeos, cartoons e músicas, o que torna sua metodologia ainda mais interativa e divertida.

Um dos recursos gratuitos de língua russa online mais populares para alunos iniciantes e intermediários.

Aulas de Russo Grátis

O site é administrado pela professora nativa Olga e traz exercícios em vídeo que contemplam do alfabeto à expressões mais cotidianas e difíceis.

Busuu

O Busuu é uma das plataformas mais utilizadas por quem deseja aprender um novo idioma. O site oferece, ao todo, conteúdos para o aprendizado de 12 idiomas, sendo o russo um deles. Além de exercícios, vídeos e apresentações, um dos maiores diferenciais da plataforma é que ela pode ser utilizada nos smartphones, por meio dos sistemas Android e iOS. No plano básico, o gratuito, são propostos “mapas de apoio visual”, bem como correções por um falante nativo.

Internet Polyglot

Gratuito, o site também é disponível em português, e traz vários exercícios e jogos para que os estudantes possam assimilar o conteúdo de maneira lúdica e interativa. Além disso, para que os cursos possam ser realizados em qualquer lugar, é possível acessar o Internet Polyglot graças ao seu aplicativo.

Descubra onde falar russo em Porto Alegre.

Aprenda russo em BH pelo Youtube

De fato, enquanto alguns preferem os livros de idiomas, podcasts ou aulas particulares de russo, outros acreditam na eficácia da tecnologia e consomem vídeos do Youtube como se fosse coca-cola.

Mais divertidos, interativos e atualizados diariamente, esses vídeos do Youtube para aprender russo online são um novo método para aqueles que nunca encontraram o seu lugar na sala de aula das escolas de idiomas.

Com o advento do Youtubers, tutoriais e outros vídeos similares, os canais de aprendizado online sem professores presenciais surgiram e estão experimentando um verdadeiro sucesso linguístico.

Conheça nossas indicações:

Território de Idiomas

A professora Lidia tem o idioma eslavo como sua língua nativa. Por meio dos vídeos, ela ensina cumprimentos básicos e outras frases úteis para quem pretende aprender russo como autodidata. Se for do interesse do estudante, a docente também agenda horários e ministra aulas por Skype.

Aprenda Russo com Ekaterina

A nativa Ekaterina trabalha com ensino de língua russa há mais de 14 anos. No seu canal, você pode visualizar aulas sobre o alfabeto russo, frases úteis, curso russo para viagens, poesia, pronomes pessoais, entre outros temas. Há também entrevistas com personalidades e depoimentos de alunos sobre os cursos ministrados.

RussianForFree

Canal do YouTube da página de mesmo nome Russian For Free. Inteiramente em inglês, os materiais são em sua maioria sobre vocabulário básico e útil da língua russa. Indicado para alunos dos níveis iniciante e intermediário.

O site é muito rico em conteúdos para aqueles que querem estudar o russo. Dos níveis básico ao avançado, traz informações úteis como: vocabulário, textos diversos, gramática, verbos e expressões em forma de vídeos, cartoons e músicas, o que torna sua metodologia ainda mais interativa e divertida. Você também vai encontrar materiais diversificados no idioma russo: diálogos, exercícios de vocabulário e gramática, podcasts.

Conversational Russian

Também em inglês, este canal é administrado por dois professores de língua russa que explicam em seus numerosos vídeos regras da gramática russa, chamam a atenção dos alunos para algumas questões comunicativas, além publicarem textos de autoria própria. O canal é interessante para iniciantes, bem como para alunos de nível intermediário.

WikiTranslate Russo

Aqui, as regras da gramática russa são explicadas de forma acessível. Os cursos de língua russa são voltados para iniciantes em russo e ou com habilidades intermediárias.

Utilizam o método russo de ensino direto nos vídeos. Você aprenderá a língua russa com um pouco de prática e motivação em breve você dominará o básico.

Para promover o aprendizado da língua russa, cada nova aula de russo ajuda você a revisar o tópico da lição anterior. As lições estão ligadas ao site gratuito Wikitranslate de aprendizado de idiomas, para ajudá-lo a rever as novas palavras que você acabou de aprender.

Anastasía G

Inteiramente em espanhol, o canal da Anastasía traz muitas aulas de russo: gramática, conjugação, verbos, frases úteis, pronúncia, guias práticos de conversação e muito mais. Ela também dispõe de canais no Instagram e Facebook.

Encontre um professor de russo em São Paulo!

Onde aprender russo em BH? Uma boa dica para treinar o ouvido é assistir a filmes russos com legendas em russo ou em português!

Aulas com professores particulares

Para aprender a ler e escrever, mas também para aprimorar a expressão oral, o ideal é a metodologia de ensino sob medida.

O preço médio cobrado por um professor de russo no Superprof é cerca de 70 reais a hora aula.

Essas aulas particulares permitem que você tenha um professor só para você: ele vai acompanhá-lo em todo o seu processo de aprendizagem, desde a assimilação do alfabeto russo até pronúncia e conversação.

Além disso, no site é possível encontrar em poucos cliques o professor de russo adaptado às suas necessidades, mas também ao seu nível (iniciante, intermediário ou avançado). As aulas podem acontecer na casa do professor, do aluno ou às vezes até via webcam. Aproveite, mais de 90% dos professores oferecem gratuitamente a primeira hora de aula!

Contratar um professor particular também pode ser a solução para seus problemas: ele pode elaborar exercícios interativos, propor uma imersão cultural ou focar nas suas maiores dificuldades, além de ser um profissional especialista no ensino de idiomas!

As declinações são muitas vezes difíceis, e podem nos desmotivar; bem como um sistema grafológico longe do nosso alfabeto latino: no entanto, com um bom professor – que pode até ser nativo – você irá ultrapassar todas essas barreiras e o ensino de uma língua tão diferente pode se tornar um momento de diversão e descoberta.

Em poucos meses você já poderá estabelecer um diálogo e, quem sabe, planejar uma viagem inesquecível a São Petersburgo ou Moscou!

Você finalmente terá uma pronúncia russa de dar inveja!

Ou então, você pode pensar em prestar um TEOU, TBOU ou TRKI (TORFL) para certificar seu nível e – por que não? – considerar ensinar português na Ásia Central, em países europeus de língua russa.

A linguagem de Chekhov é exigente, mas a sua memorização vai contribuir para a aprendizagem de outras línguas como o romeno, sérvio ou até inglês para negócios, bem como qualquer outra língua estrangeira.

Como aprender a falar russo no Rio de Janeiro?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar