Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra como estudar a língua espanhola antes de viajar

De Fernanda, publicado dia 29/07/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Como aprender espanhol antes de sair de férias?

A contagem regressiva já começou, você só tem dois meses (ou quase isso) para se familiarizar com o espanhol!

Você quer dominar as noções básicas da língua de Luz Casal para desfrutar de uma estadia num país latino-americano, conversar com o povo local e pedir todas as informações práticas sem gaguejar?

Não entre em pânico. Sempre é tempo!

Com certeza é possível melhorar seu espanhol durante a viagem, mas também há um monte de maneiras de estudar espanhol antes de fazer suas malas das tão esperadas férias.

Como aprender espanhol antes de ir de férias em um país de língua espanhola? Como encomendar um prato em espanhol ou apenas pedir indicações para sobre a melhor praia da região? Você precisa dominar o básico antes de viajar!

Saiba que você precisa estar bem motivado para criar tanta disciplina no último minuto do segundo tempo!

Dicas para aprender a língua de Cervantes antes de viajar

Para aprender rapidamente espanhol antes de pousar nas praias da Costa Brava, da Costa del Sol ou de explorar a terra andaluza, comece criando bons hábitos desde já. Aqui estão algumas ideias para colocar em prática agora:

  • Troque a língua do sistema do seu smartphone para o espanhol (depois de alguns dias você vai estar familiarizado, eu prometo).
  • Traduza suas canções favoritas em espanhol. Veja pelo lado bom: você vai finalmente entender o que significavam aquelas palavras que sempre cantou com tanta paixão. Que tal começar por Obsesión de Aventura?
  • Escute rádios e noticiários espanhóis durante seu café da manhã.
  • Assista a vídeos do Youtube em espanhol com legendas em português. Videoclipes, humor, trailers, tutorias, desenhos animados, tudo é valido!
  • Reserve pelo menos 15 minutos por dia ao espanhol até embarcar. Ok, baladeiros de plantão, podem pular o domingo, 6 dia sobre 7 passam…

Treine seu assistindo televisão espanhola. Ligue a TV espanhola e curta um som latino! É bom para ir entrando no clima….

Essas dicas são perfeitas para seguir antes de viajar para uma das 5 cidades estudantis da Espanha para aprender espanhol!

Escolha apenas um livro para aprender espanhol

Se por acaso você está se preparando para uma viagem ao México nos próximos dois anos, você pode optar por um método de ensino de espanhol a longo prazo.

Mas se você as férias já são o seu próximo prazo, há uma boa chance de que você tenha de se preparar em apensas alguns meses. Devemos, portanto, escolher um método de ensino intensivo e eficiente, com foco em comunicação e expressão oral.

Se a pronúncia, o vocabulário útil e a conjugação são importantes, esqueça um pouco a escrita. A curto prazo, é preciso priorizar a comunicação e a transmissão de mensagens básicas.

Importante: não há necessidade de ocupar a cabeça com um vocabulário que você não vai usar. Algumas obras oferecem listas temáticas mais úteis, o que direciona os estudo e a memorização do conteúdo se torna muito mais fácil.

Procure, por exemplo, guias do tipo “Espanhol para Viagem”  na Livraria Cultura. Por menos de 30 reais, você tem acesso a frases úteis e a vocabulário e expressões de viagem (cerca de 5000!).

 Leitura de cabeceira 100% em espanhol. Os livros em espanhol irão ajudá-lo a dar uma turbinada no seu vocabulário básico.

Faça uma seleção dos seus livros favoritos em espanhol. Nós não vamos enganá-lo: não adianta escolher uns quinze! Cinco livros é um bom número para você conseguir ter tempo e dedicação para seus estudos antes de partir. Lógico, tudo em função da sua disponibilidade, claro.

Nossa dica é escolher primeiramente um livro que traga o básico, com exercícios de bônus de áudio (como o clássico Espanhol para Leigos com livro + CD).

Aprenda espanhol com aplicativos: moderno e prático

Os aplicativos educativos para celulares e tablets se tornaram essenciais para encarar a aprendizagem de uma língua estrangeira.

Eles estão disponíveis em qualquer lugar e a qualquer momento e o melhor de tudo: não ocupam espaço (ao contrário de um calhamaço pesado que atrapalha no ônibus e no metrô lotado em horário de pico…).

Com uma aplicativo para celular específico para aprender espanhol (onde?) antes das férias, você pode se distrair durante seu trajeto diário e ainda economizar tempo útil!

Usando este método de ensino, você tem várias vantagens:

  • Aprender e se divertir ao mesmo tempo;
  • Estudar uma língua sem restrição de tempo;
  • Ter um programa personalizado;
  • Aprender de um jeito intuitivo;
  • Ter acesso a cursos gratuitos de espanhol (Duolingo)
  • Por exemplo: o aplicativo gratuito Nemo espanhol permite gravar em áudio e assim corrige seus erros de pronúncia. Uma boa maneira de treinar seu ouvido antes de falar espanhol com os locais!

Esses aplicativos podem ser bem úteis em viagens curtas para Barcelona ou Madri para aprender espanhol, por exemplo, mas se você quiser passar mais tempo no seu local de destino, é melhor escolher aplicativos mais complexos.

Na versão paga, você pode optar por Mosa Lingua. Este aplicativo é bastante adequado e é quase como se você tivesse um professor particular dentro do seu bolso! A opção paga oferece 10 níveis de exercícios, muitas listas de vocabulário e testes para validar as suas competências.

Esse método de ensino lhe interessa? O Superprof aconselha fortemente que você aprenda o idioma do seu Ipad, tranquilamente, no transporte ou no banheiro, sem pressão e no seu próprio ritmo.

Concentre-se em recursos digitais para aprender espanhol

Você tem más recordações de cursinhos e tem pavor de pensar em voltar para a escola para aprender espanhol?

Para uma formação intensiva, dê prioridade aos estudos de expressão e compreensão oral com métodos interativos intuitivos. A menos que você queira ficar “totalmente desconectado” durante suas férias, os recursos digitais são bem úteis e práticos.

A sua grande vantagem é poder estudar espanhol por meio de diferentes metodologias inovadoras e intuitivas, disponíveis para todos os perfis de aluno:

  • Há centenas de sites gratuitos para aprender espanhol com exercícios e vários outros recursos. Exemplos: Espacios Publicos, BBC Languages, entre tantos outros.
  • Sites que oferecem vídeos em espanhol para todos os níveis (A1, A2, B1 ou B2), como Videoele.
  • Mergulhe na imprensa espanhola on-line (El Mundo, La Razon, El Pais, Cinco Días, etc.). Que tal ler todos os dias a primeira página de um grande jornal argentino ou espanhol? Um bom exercício que não leva mais do que vinte minutos

Você quer treinar seu espanhol sem gastar nenhum centavo? Aqui está uma boa dica para aprender espanhol gratuitamente na web.

Assista a filmes e séries na versão original

A linguagem falada nos filmes e nas séries em espanhol é o que ouvimos na vida do dia a dia. Já que o espanhol é uma língua viva, nada mais aconselhável do que assistir a dramas, romances, filmes independentes, filmes de ação, de humor e clássicos na sua língua-objeto de estudo.

Assistindo a um filme em espanhol, você pode aprender o ritmo das frases, ver situações da vida real, ouvir expressões idiomáticas e identificar como inseri-las em uma conversa, contextualizar termos e conceitos…

Cuidado: não se trata aqui de decorar frases e diálogos das suas séries preferidas. Para memorizar frases úteis, por favor, encontre um livro especializado nisso e coloque na sua mala!

Para se divertir, fica como dica o excelente “Por uns Dólares a Mais“, de Sergio Leone (1966), filmado em Almeria, Espanha. Agora se você é amante do cinema mudo, que tal encarar um Luis Buñuel com o clássico “O cão andaluz” (1928)? Ou ainda, que tal explorar o grande cinema argentino, cheio de pérolas como “Um conto chinês”, de Sebastián Borensztein (2011)? As opções são muitas. O importante é se divertir!

Encontre também as melhores aulas de espanhol no Superprof!

Um professor particular de espanhol: por que não?

A vantagem de contratar um professor particular de espanhol é que ele pode ajudá-lo a treinar sua expressão oral e corrigir seus erros na mesma hora.

Para aqueles que já têm noções de espanhol

Se você já estudou castelhano na escola, basta ativar a sua memória e revisar os conteúdos, com o estudo do vocabulário específico para as férias.

Você não vai levar muito tempo para relembrar a estrutura das frases e os termos mais utilizados, além das conjugações de verbos regulares e expressões idiomáticas mais frequentes.

Além disso, sua viagem já basta como grande motivação! Então, prepare seu espanhol para suas férias! Não vai ser como uma revisão para fazer uma prova ou prestar um concurso. Muito mais divertido do que isso 😉

Para aqueles que não falam um A em espanhol

Quer aprender frases úteis em espanhol para se preparar para as férias? Um professor pode ajudar a treinar a sua compreensão oral por meio de exercícios de pergunta e resposta de vida cotidiana, ou seja, em situações que você certamente irá vivenciar em sua viagem.

Se você quiser ir um pouco além do básico, vai ter de estudar inevitavelmente os verbos irregulares, os ditongos, a gramática (gustar e consort) e outras maravilhas da língua espanhola.

Este método de conversação também é válido com um amigo que fala espanhol, mas nem todos estão dispostos a praticar sem uma viagem à vista como recompensa!

Você quer saber como dominar o espanhol antes de ir de férias, seja em Ibiza, Málaga ou até em Caracas? Agora você tem todas as dicas para estudar de maneira rápida e eficiente, e finalmente aprender espanhol.

Claro, não se esqueça de colocar em sua malinha um guia clássico bilíngue português-espanhol, que pode salvar você de muitos sufocos. Ele também vai permitir que você melhore seu espanhol durante as férias.

Sim, antes de beber uma sangria admirando o mar azul ou virar um copo de Pisco no alto das montanhas peruanas, você ainda tem chão para percorrer! Boa sorte!

Não esqueça que as aulas de espanhol online também podem ser muito úteis para seu aprendizado!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar