Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quer ter aulas para dominar o som dos violinos?

De Fernando, publicado dia 02/10/2018 Blog > Música > Violino > Como se tornar um violinista em um centro de estudos musicais?

Saber tocar violino requer muita disciplina: é um dos instrumentos mais difíceis de lidar, mas também um dos mais apreciados.

Esse clássico instrumento de cordas é feito com um corpo de madeira que varia de tamanho de acordo com o tamanho do braço do violinista, e encanta pessoas por todo o mundo com sua harmonia e graça musical.

Aprender o violino , tirar aulas de solfejo, dominar o uso do arco ou interpretar e improvisar, não pode ser feito sem aulas de violino, especialmente para crianças pequenas ou para pessoas que ainda não tenham experiências com instrumentos musicais.

Aqui estão algumas reflexões sobre a aprendizagem do violino e como começar a ter aulas desse belo instrumento em escolas de música.

Seu futuro pode ser no palco? Quer tocar nos maiores teatros do mundo? Comece com boas aulas de música!

Aulas de violino: por que aprender na escola de música?

Por que tentar a todo o custo para se juntar a uma escola de música para tocar instrumentos de corda – violoncelo, viola, violino, contrabaixo – quando existem tantas outras maneiras de encontrar um professor de violino?

O que os cursos de escola de música trazem para ampliar o aprendizado dos amantes da música?Podemos discutir principalmente a questão da frequência e acompanhamento personalizado dado por estudos musicais em escolas especializadas.

Um professor e tutor experiente pode realmente ensinar a posição correta para manter (ombros puxados para trás, mantendo o arco nas posições corretas, a respiração adequada, etc.), e o rigor necessário para a aprendizagem.

Seguir uma formação musical deste instrumento – o menor do quarteto – requer disciplina e um longo trabalho antes de pode tocar com precisão.

É por isso que às vezes é essencial passar por uma série de aulas para tocar violino e progredir.

Muito simplesmente porque alguns alunos precisam ser acompanhados, apoiados, guiados, ter um apoio sem o qual eles parariam sua prática instrumental.

Em essência, aprender música por conta própria, embora existam os meios para alcançá-la – cursos online, tutoriais em vídeo, aplicativos para smartphone – é muito difícil.

Na aula de música, você toca em intervalos regulares – toda quarta-feira das 14:00 às 15:30, por exemplo: uma rotina que faz parte do aprendizado e faz com que o aluno repita suas realizações semanalmente.

teoria musical é importante para o aluno Saber compreender uma partitura ajuda na aula

Quem teria a perseverança de tocar pelo menos duas horas uma vez por semana em casa sem um professor? Apostamos em uma parte bem mínima da população de violinistas.

Outro grande interesse em fazer parte de uma escola de violino é que a teoria musical é incorporada à prática de interpretar uma determinada peça musical.

Além disso, é a grande diferença com as aulas de música mais tradicionais: aprender teoria da música é muitas vezes visto como muito chato, especialmente no conservatório musical para aprender violino, já que esta é a base dos primeiros anos de estudo formal.

O denominador comum, no entanto, desses lugares de aprendizagem é que se evita, em qualquer tipo de curso, tomar maus hábitos e se certifica de colocar os dedos nas posições corretas.

Na escola de música, uma aula de uma hora pode ser dividida da seguinte forma:

  • Aprender as noções básicas de solfejo (ritmo, leitura das notas musicais em uma partitura, dissociar os sons, marcar o andamento, etc.) durante 20 minutos,
  • Trabalhar uma peça em um estilo particular de música (música clássica, violino jazz, música de câmara, violino cigano, klezmer, música moderna e world music, música tradicional) por 30 minutos,
  • Fazer algumas leituras de uma peça para trabalhar em casa depois do curso, tirar as dúvidas e ouvir alguns pontos importantes que devem ser percebidos no exercício, já nos últimos 10 minutos de aula.

Isso varia muito de professor para professor, escola e objetivos do aluno. O importante é sempre estar dedicado e pronto para se desenvolver.

Algumas pessoas  passam por professores rigorosos que podem parecer desencorajar os alunos pelo nível de exigência desde o primeiro dia, trazendo muitos exercícios e treinamentos em casa, o que pode inicialmente minimizar o prazer de tocar.

Mas isso é muito importante para alunos mais maduros – ou até para o processo de amadurecimentos deles – trazendo esse rigor também para o aprendizado, ajudando na leitura de partituras, improvisos e na facilidade de se organizar perante as dificuldades na música.

Pequenos violinistas podem ser bons músicos É possível aprender música desde cedo

Encontrando uma escola de música

“Eu não posso me colocar no violino porque na minha idade, é tarde demais e além disso, eu não tenho ouvido absoluto! “. Bem,  nunca é tarde demais para aprender a tocar violino!

Em qualquer idade, é possível se matricular em uma escola de música e começar a descobrir suas aptidões musicais.

Tipos de aulas disponíveis em escolas de música

Aqui temos algumas boas dicas para procurar o seu melhor estilo de aula e até mesmo para encontrar a sua escola perfeita:

  • Despertar Musical e Musicalização: nessas aulas coletivas para bebês e crianças, eles podem começar a conhecer os primeiros sons, ritmos e harmonias.
  • Aulas coletivas com outros instrumentos:  Essa é a hora em que você pode ampliar o seu aprendizado e pode tocar violino com outros instrumentistas para descobrir uma experiência coletiva e o prazer de tocar em grupo
  • Teoria musical: nesse tipo de curso, a escola tem como objetivo treinar os alunos, adicionando teoria da música, análise musical e a história da música às aulas de música. Podem existir módulos focados em instrumentos específicos, como o violino, saxofone, piano, entre outros, ou mais interdisciplinares e com mais temas abordados. A escolha depende do seu objetivo.
  • Aulas de violino em escolas de música: Aqui podemos ter acesso à prática para todos os níveis (nível iniciante, intermediário e avançado) e curso de muitos instrumentos musicais (violão, piano, violino, trompete, bateria, viola, violoncelo), sendo que as aulas podem acontecer para uma pessoa, duplas, trios ou em grupos maiores.
  • Treinamentos para certificações e processos seletivos: Com aulas mais dedicadas a uma prova em especial, é importante seguir um programa mais fechado e conquistar os requisitos para fazer a certificação desejada ou entrar em um importante conservatório musical.
  • Aulas profissionalizantes: Se o seu sonho é ser um violinista profissional, tornando-se um professor ou, até mesmo, sendo um grande artista internacional, é preciso procurar uma formação completa e com bases sólidas.

Que lugar melhor do que uma escola para aprender a tocar música e começar a teoria musical?

E onde encontrar professores particulares de violino para apoiar esse seu desejo de ganhar o mundo com a sua música?

É possível aprender violino vivendo fora das grandes cidades?

Existem centenas de outras escolas de música em todo o país. Eles são encontrados pesquisando no Google, por exemplo, a busca “escola de violino” e o nome da sua cidade.

Os bons fóruns musicais e grupos nas redes sociais também podem ajudar muito nessa procura. Lá poderão existir pessoas de todos os níveis e lugares, indicando professores particulares de violino, escolas de música e associações em que a musicalidade é o foco.

Procure sempre pesquisar bastante e conversar com outras pessoas sobre as aulas, métodos, momentos de aprender e objetivos.

Você sabe sobre aplicativos de violino para melhorar sua técnica?

Tocar um instrumento de corda é difícil? O violino é um instrumento muito reconhecido musicalmente

O que fazer em aulas de violino na escola de música?

As aulas de violino na escola também podem ser usadas para obter o melhor conselho profissional para comprar um violino: que tamanho do violino, que marca, que alcance e a que preço – como saber se ele é original ou uma cópia? Essas são boas perguntas para já serem feitas até mesmo antes do primeiro encontro, quando você ainda está se decidindo se o violino é para você ou não.

Nas aulas em grupo, é bom que você tenha colegas do mesmo nível de experiência e conhecimento que você, para que possa se sentir motivado a aprender e entender pontos que eles podem ter dificuldades e também colaborem para o seu aprendizado.

Durante a iniciação, também será trabalhada a postura, que é um dos elementos fundamentais se você quiser tocar bem.

Podemos imaginar que você queira tocar como um virtuoso à maneira de Niccolo Paganini, Stéphane Grappelli ou Florin Niculescu …

Mas antes disso, vamos nos certificar de colocar a barra de requisitos um pouco abaixo, aprendendo como alinhar seu instrumento ao seu nível: essa é a base!

As aulas na escola de música serão usadas para conhecer os pontos de referência do instrumentos, como onde colocar os dedos da mão para tocar os acordes e arpejos, a melodia no ritmo dos outros músicos e a harmonia entre os colegas e seus sons diferentes.

A teoria musical também será aprofundada para poder ler as notas quando se lê uma partitura. Tenha cuidado e prepare-se, provas, testes de avaliação e audições, por vezes serão solicitados pelos seus professores, isso é comum.

É por isso que é importante manter uma regularidade na aprendizagem, priorizando não repetir o curso uma vez por longas três horas em sequência, mas preferir repetições espaçadas de meia hora por dia, por exemplo.

Durante a aula presencial, o professor cuidará do dedilhado – como em aulas de piano ou de violão – com boa coordenação da esquerda e da mão direita, fazendo com que os movimentos sejam efetivos e harmoniosos.

Mas lembre-se de uma coisa: levará tempo, às vezes muito tempo, para fazer seu violino soar bem e ter um som bastante agradável para todos. Mas não desista! Esse aprendizado vem com o tempo e pode fazer a sua música ficar ainda mais proveitosa.

Você conhece alguma associação de música na sua região para aprender violino?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar