É bastante comum que os estudantes tenham dificuldade em aprender a materia quimica, afinal essa disciplina possui muitas teorias e fórmulas, o que acaba assustando muitos alunos. A realidade é que é possível aprender os conteúdos de química através de aulas particulares, com profissionais especialistas no assunto.

Há várias formas de encontrar professores de química em Porto Alegre, pois nessa região, existem diversos cursos de química que podem ajudar os alunos a aprenderem mais sobre essa disciplina. Se você mora na região da capital do Rio Grande do Sul e deseja ter aulas particulares de ciências, continue acompanhando o artigo, pois separamos diversas dicas de como encontrar professores de química em POA.

Formulas quimicas: o medo de muitos alunos !

fórmula de química
Por mais que muitos alunos tenham medo nas fórmulas químicas, é necessário entender que elas foram desenvolvidas para que os estudantes tenham uma melhor compreensão acerca dos elementos químicos!

As fórmulas de química representam o tipo e o número de átomos que fazem parte de uma molécula, assim as fórmulas facilitam a representação da composição dos elementos químicos. Por isso, existem inúmeras fórmulas químicas que podem variar conforme o tipo de átomos e de ligações químicas. Pelo fato de ser uma representação de elementos, as fórmulas geram medo nos estudantes de química. Porém, não é preciso ter medo, afinal esse conteúdo é bastante simples e fácil! Veja a seguir as principais fórmulas de química:

Água

A fórmula da água é esta: H2O. Essa indica que a água é formada por dois átomos de hidrogênio, juntamente com um de oxigênio (com duas ligações simples). Essa é uma das fórmulas mais conhecidas do mundo da química!

Metanal

A fórmula do metanal é esta: CH2O. Essa indica que o metanal é formado por um carbono, dois hidrogênios e um oxigênio (com duas ligações simples e uma dupla). Esse composto é muito usado nos produtos químicos!

Amoníaco

A fórmula do amoníaco é esta: NH3. Essa indica que o amoníaco é formado por um nitrogênio e três hidrogênios (com três ligações simples). Esse composto é muito usado nos produtos químicos, assim como o metanal.

Vale lembrar que existem quatro tipos de fórmulas. A fórmula mínima consiste na simplificação da fórmula molecular, mostrando apenas os átomos e as suas quantidades. Já a fórmula eletrônica é mais complexa, mostrando também a quantidade de elétrons de cada átomo. A fórmula estrutural indica a representação gráfica dos compostos. Por fim, a fórmula porcentual consiste na porcentagem da massa dos elementos que fazem parte dos compostos químicos.

Para decorar as principais fórmulas de quimica no enem, uma boa opção é resolver questões. Lembre-se: saber as fórmulas químicas mais populares é muito importante para obter uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio. Portanto, faça cálculos acerca dos elementos químicos e procure decorar as fórmulas mais conhecidas, como a da água, por exemplo!

Como ser um bom aluno em química: 5 dicas !

estudante de química
Existem excelentes dicas para se tornar um expert na matéria de química! As principais são: não desanimar nunca, resolver questões e ter foco e disciplina!

Seria muito pretensioso determinar uma fórmula mágica para as pessoas estudarem, afinal cada aluno possui as suas particularidades, principalmente no que diz respeito à sua formação cognitiva e personalidade. Porém, há algumas dicas que podem potencializar os estudos dos alunos, de forma a diminuir as suas dificuldades de aprendizado, principalmente em relação a matérias, como matemática, química e física. Veja a seguir as principais dicas para estudar química:

Não estude de forma passiva!

Muitos alunos estudam de forma passiva, ou seja, não fazem resumos dos conteúdos estudados, não realizam boas leituras dos livros e cadernos e não resolvem questões de química. A realidade é que, ao estudar, o aluno precisa querer aprender a materia quimica. Os conteúdos que são estudados de forma passiva não rendem bons resultados e não são eficientes.

Desse modo, os alunos precisam querer buscar conhecimento, fazendo com que nenhum conteúdo passe de forma despercebida. Em um primeiro instante, esse método de estudo pode parecer cansativo, mas posteriormente é possível ser bastante recompensado com os resultados obtidos através de um grande esforço.

Se concentre na hora de estudar!

Para estudar materia quimica, é fundamental estar em um ambiente tranquilo, longe de qualquer barulho que possa afetar a qualidade dos estudos. Portanto, fique longe das distrações, como o rádio, a TV e o smartphone, por exemplo. Ao querer utilizar o celular, você deve sempre imaginar que em algum momento, após os estudos, irá utilizá-lo. Porém, é necessário estudar o conteúdo primeiro, para depois se divertir. Respeite e obedeça as horas de estudos, pois no futuro, todo o esforço será recompensado!

Tenha disciplina no momento dos estudos!

Na hora de estudar, se dedique inteiramente aos seus estudos. Caso você esteja "fingindo" que está estudando, saiba que isso é uma grande perda de tempo e pode gerar grandes frustrações no futuro (principalmente quando o aluno não consegue a aprovação na escola ou no vestibular). Para isso, é fundamental estabelecer horário para os estudos na sua rotina, de forma que você tenha um bom desempenho na hora de estudar. Não esqueça: a disciplina é fundamental para obter bons resultados nos estudos!

Faça resumos durante os estudos!

Você sabia que os resumos - como esquemas, mnemônicos, tabelas, gráficos e desenhos - podem ajudar o aluno a aprender a matéria mais facilmente, e não esquecê-la posteriormente? Isso ocorre porque esses esquemas podem ajudar o aluno a lembrar a matéria devido aos desenhos, sem que seja necessário estudar o conteúdo novamente. Esses recursos de fácil visualização facilitam a vida do aluno na hora de revisar a matéria. Portanto, aposte nos resumos na hora de estudar!

Faça exercícios e resolva questões sobre a matéria!

A resolução de exercícios ajuda a fixar a materia quimica. Por isso, é fundamental fazer uma seleção de exercícios (separando as questões que condizem com o conteúdo que você está estudando) para depois resolvê-los. Com muitas repetições e resolução de questões é possível compreender a matéria de forma mais aprofundada, sem esquecê-la posteriormente.

Não desanime na hora dos estudos!

Se você tiver dificuldade em alguma matéria, não desanime no momento de estudar. O ideal é que você tenha muito foco e determinação, realizando bastante esforço para aprender os conteúdos. Isso porque o sucesso é obtido após a realização de muitos trabalhos. Portanto, dê o primeiro passo rumo a uma jornada de muito sucesso! Ah, e não desanime nunca, pois a recompensa de conquistas é muito maior no final!
Faça uma aula de quimica organica!

Quais os melhores endereços para as aulas de química em Porto Alegre ?

curso de química em Porto Alegre
Os alunos podem aprender química fazendo diferentes cursos na região de Porto Alegre. Isso porque há muitos profissionais capacitados na área de química nessa região.

É possível aprender química em diferentes cursos de quimica em Porto Alegre. Nessa cidade, o estudante pode aprender sobre química realizando aulas particulares com professor de quimica ou fazendo cursos para aprofundar os conhecimentos nessa matéria. Os principais cursos da capital do Rio Grande do Sul são estes:

  • Rafael Soares;
  • Química Pierre;
  • Aula de quimica Porto Alegre Norte.

Existem também outros excelentes cursos para ter aulas de quimica na região de Porto Alegre. Isso porque a capital do RS possui diversos profissionais de quimica conceituados, que podem ensinar a matéria e sanar todas as dúvidas dos estudantes. Esses especialistas em química podem ensinar sobre quimica organica introdução, quimica 1 ano e tudo sobre a transformação da matéria, por exemplo.

Há também diversos outros endereços que você pode buscar para ter aulas de quimica com professores particulares. Basta fazer uma pesquisa e definir os melhores profissionais que podem te ajudar para diminuir a sua dificuldade em relação à materia quimica. Depois é só se beneficiar com todas as vantagens de fazer aulas de quimica.

Como encontrar professores particulares de química em Porto Alegre ?

professor particular de química
É possível encontrar um professor particular de química realizando pesquisas na internet e através de recomendações de estudantes que já fizeram aulas particulares de química.

Você pode encontrar professores de química através da internet, realizando pesquisas em mecanismos de busca, ou conversando com pessoas que já fizeram aula de quimica particular. Através de recomendações de professores de química, você pode encontrar um bom profissional para te ajudar a aprender mais sobre essa matéria.

Também é possível aprender química com aulas particulares à distância, realizando inscrições em plataformas que oferecem esse tipo de conteúdo em videoaulas. Essa é a melhor opção para quem deseja aprender química, sem precisar sair de casa. Conhecendo mais sobre as propriedades da materia quimica e fazendo experimentos quimicos, você conseguirá obter uma boa pontuação na prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Ao encontrar os professores de química na cidade de Porto Alegre, você também pode fazer aulas-testes, que funcionam como um método para definir o professor que possui a melhor metodologia de ensino. Assim é possível encontrar o melhor profissional de química de forma fácil! Depois é só contratar o professor e iniciar as aulas de quimica para conhecer esse universo tão maravilhoso e vasto! Posteriormente, você poderá também colher bons frutos através da aprovação no vestibular.

Precisando de um professor de Química ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.