Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de língua portuguesa nas grandes capitais brasileiras

De Glicia, publicado dia 17/01/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Encontre o professor de português ideal

Para algumas pessoas, a idéia de aprender ou simplesmente querer melhorar o nível em língua portuguesa pode parecer algo descabido. Porque estudar uma língua que, teoricamente, você já sabe?

A resposta para esta pergunta, apesar de muito óbvia para alguns, pode surpreender outros: o fato de ser brasileiro não significa saber tudo sobre a língua portuguesa!

Apesar de sabermos naturalmente nos expressar em português por se tratar da nossa língua materna, saber as regras de gramática, ortografia e conjugação não é um conhecimento inato. Dessa maneira, fazer aulas de português, mesmo que você seja um falante nativo, te ajudará a se expressar corretamente, de forma oral ou escrita. Além disso, te permitirá descobrir, ou redescobrir, a cultura brasileira, assim como a literatura e outras expressões artísticas do nosso país.

O nível de português dos brasileiros vem piorando nos últimos anos. Uma grande porcentagem de jovens escolarizados são analfabetos funcionais, não sabem ler e interpretar textos simples, e têm um nível de escrita muito baixo. Aulas de reforço, ou mesmo aula de portugues língua estrangeira podem ser uma boa opção para aperfeiçoar seus conhecimentos e preencher lacunas deixadas no aprendizado.

Com um bom professor de português você poderá melhorar significativamente, independente do seu nível inicial. Melhorar a expressão escrita ou oral e adquirir um vocabulário mais amplo é possível com treino e muitos exercícios.

amor pela língua portuguesa Preservar nossa língua é contribuir para preservar nossa identidade.

O domínio da norma culta da língua portuguesa é indispensável para nosso sucesso tanto acadêmico, como profissional. Além disto, saber falar e escrever sem erros, é uma grande vantagem também nas comunicações da vida cotidiana. Dominar o uso correto do português é importante para:

  • Saber se expressar de forma oral e escrita;
  • Conhecer as regras gramaticais;
  • Saber conjugar corretamente todos os verbos;
  • Conhecer as variações linguísticas;
  • Entender o funcionamento da sintaxe;
  • Entender o funcionamento da semântica e da pragmática;

Todos esses conhecimentos te darão uma vantagem considerável no mercado de trabalho, além de ser uma competência indispensável para diversas carreiras. Devemos também salientar que hoje em dia a grande maioria dos setores – mesmo aqueles que geralmente não necessitam que seus funcionários tenham conhecimentos aprofundados em todos os aspectos da língua – exigem, no mínimo, o uso correto do português.

Para os estrangeiros, o domínio do idioma também é exigido em diversas situações. Se você é um estudante estrangeiro, saiba que o português é pré-requisito tanto para ingressar em um curso de graduação ou pós-graduação, quanto para conseguir um estágio ou emprego no Brasil.

Nas grandes cidades há diversas opções de aulas de português, adaptadas a todos os tipos de perfil. Neste artigo trazemos para você algumas opções em diferentes capitais brasileiras.

Onde aprender português em São Paulo?

Existe, hoje em dia, tantas possibilidades para aprender o português em São Paulo, que seria quase impossível listar todas aqui. Separamos então algumas idéias que podem te ajudar a escolher o método mais adequado.

Em São Paulo há um grande número de escolas privadas que oferecem cursos de português língua estrangeira. Os preços podem variar muito de uma escola para outra, por isso é importante que você pesquise e se informe antes de fazer sua inscrição. Não hesite em consultar o programa, os métodos de ensino e a pedagogia utilizada pela escola. Informe-se também se você terá direito a um certificado no final do curso.

Se você está a procura de opções mais baratas para aprender o idioma de Camões, o ideal são as aulas a domicílio.

Aulas particulares são perfeitas para quem busca um ensino de língua portuguesa personalizado, pois o professor poderá adaptar as aulas de acordo com as necessidades do aluno. Além do mais, esta é a escolha ideal para quem é tímido e não gosta de falar em público. Mesmo se o nosso conselho neste caso é que você tente vencer a timidez, pois a comunicação é um aspecto crucial do aprendizado de uma língua, as aulas particulares podem te ajudar no começo, até que você se sinta mais seguro e confiante.

Por fim, as universidade como a USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, oferecem cursos de imersão linguística que podem te ajudar a entrar em contato com o idioma e com a cultura brasileira. Os cursos de literatura brasileira são outra alternativa para aqueles que querem se aprofundar na língua e cultura brasileiras. Você pode se informar sobre esses cursos em sua universidade.

Onde estudar português no Rio de Janeiro?

O Rio não possui apenas belíssimas paisagens naturais e uma vida cultural e artística fervilhante, que fazem da cidade um destino dos sonhos para muito estudantes. A cidade tem também uma grande oferta de cursos de língua portuguesa, além de várias universidades renomadas.

Conheça os melhores cursos de português no Rio!

Se você é um falante nativo e precisa de aulas de reforço em português, ou se você é um estudante estrangeiro que deseja aprender o idioma de Camões e obter o CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), você certamente encontrará as aulas perfeitas, que atendam às suas necessidades e aos objetivos que você definiu.

A Caminhos Language Centre é uma das maiores e mais conhecidas escolas especializadas no ensino do português língua estrangeira. A escola oferece cursos de português de alta qualidade em um ambiente descontraído e amigável, ideal para os estudantes estrangeiros se integrarem. Ao fazer sua matrícula, você pode escolher por aulas tradicionais em grupo ou por aulas individuais personalizadas. Além das aulas de língua, o centro também oferece inúmeras atividades culturais e artísticas para proporcionar uma experiência autêntica e completa ao aluno.

Há ainda as plataformas online especializadas em aulas particulares, onde você pode encontrar o professor ideal sem sair do sofá. Uma delas é o site Profes, onde você encontra aulas particulares sobre todos os assuntos, inclusive aulas de português. Além do mais, a plataforma oferece uma metodologia personalizada para orientar o aluno e sanar as dúvidas mais frequentes em todas as matérias.

Aprender português no Rio. O Rio de Janeiro é um destino dos sonhos para os estudantes estrangeiros.

Te aconselhamos também a visitar nosso portal, o Superprof, que coloca alunos e professores diretamente em contato. Na nossa plataforma você encontrará todos os tipos de perfis e com certeza um deles responderá às suas necessidades de aulas. O Superprof verifica as competências e as experiências de todos os professores, o que permite estabelecer uma relação de confiança.

Assim como em São Paulo, no Rio de Janeiro as universidades também oferecem cursos intensivos. Você pode aprender e se aprofundar em diversos aspectos da língua e literatura brasileiras. Se você é aluno da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), há a possibilidade de se inscrever em uma disciplina opcional do curso de Letras, por exemplo. Algumas disciplinas que podem te interessar: Literatura Brasileira, Português Língua Estrangeira Conversação, Português Língua Estrangeira Compreensão Escrita, Sociolinguística, Teoria Literária e Filologia Românica.

Onde encontrar aulas de português em Belo Horizonte?

Você mora em Belo Horizonte e decidiu fazer aulas para melhorar seu português? Belo Horizonte é uma grande metrópole e é a maior cidade do estado de Minas Gerais. Em se tratando de opções para estudar português e literatura brasileira,  a cidade oferece inúmeras possibilidades. Portanto, você encontrará com certeza as aulas mais adequadas ao seu perfil.

Em Belo Horizonte existem agências e institutos especializados em aulas particulares. Um deles é o Instituto Dialogare. Para ter acesso aos serviços oferecidos, basta entrar em contato com o instituto e agendar uma avaliação de perfil de aprendizagem. Esta avaliação é gratuita e visa traçar o perfil do aluno, a fim de propor aulas adaptadas e personalizadas.

Outra opção para encontrar aulas de português em BH são as plataformas online, que colocam alunos e professores particulares em contato. Graças a elas, hoje em dia é muito fácil encontrar aulas de português, independente da sua localização geográfica. As mais conhecidas são o site Profes, e o Superprof, claro!

No Superprof o processo de inscrição é bem simples: após preencher seus dados pessoais e finalizar a inscrição é necessário conceder uma pré-autorização de pagamento por cartão bancário ou PayPal. Esta taxa, chamada “passe aluno”, custa 39R$ e te permite entrar em contato com quantos professores desejar num período de 30 dias. Caso um professor aceite seu pedido de aula, o valor será debitado da sua conta, caso contrário, o Superprof não debita o valor.

E por último, mas não menos importante, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) também oferece cursos de língua portuguesa para os estudantes estrangeiros, além dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras. Com certeza você encontrará o curso mais adaptado aos seus objetivos em Belo Horizonte.

Saiba quais são as melhores opções para estudar português em BH!

Onde encontrar aulas de português em Porto Alegre?

É possível encontrar aulas de português m Porto Alegre para todos os tipos de perfis de aluno: crianças, adultos, alunos do ensino médio, estudantes estrangeiros, etc.

A cidade conta com muitas escolas de idioma onde você pode estudar o português. Há também algumas escolas especializadas unicamente no ensino de língua portuguesa. Este é o caso da Viva Brasil, escola de português para estrangeiros.

O grande diferencial desta escola é o fato dela oferecer aulas totalmente personalizadas. O aluno pode estabelecer o tempo de duração das aulas e sua carga horária, de acordo com seus objetivos e sua disponibilidade. Diferentemente de outras escolas, na Viva Brasil não há datas fixas para o início dos cursos e o aluno que decide quando pretende começar. O aluno também pode escolher onde quer receber as aulas, na escola ou a domicílio.

Há muitas escolas de idioma por todo o Brasil. Escolas de língua especializadas no ensino do português proporcionam um ambiente ideal para que o aluno progrida no aprendizado.

Todos os professores são graduados em Letras e têm experiência no ensino do português para estrangeiros. A abordagem da escola visa preparar o aluno para situações reais de comunicação, para que ele possa aplicar o que aprendeu em diversas circunstâncias da vida.

Além do mais, se você pretende aperfeiçoar seus conhecimentos através do estudo dos aspectos linguísticos e culturais da língua portuguesa, há a possibilidade de se inscrever nas diferentes oficinas oferecidas pela escola:

  • Música brasileira;
  • Cultura do Brasil;
  • Gramática;
  • Escrita;
  • Conversação.

Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Porto Alegre é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas e cursos de língua portuguesa. Esta é talvez a maneira mais fácil e mais barata de aprender o português, pois não apenas você pode encontrar o professor ideal, como também o que ofereça um preço mais acessível. Outra forma barata de estudar português em Porto Alegre é na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Fundada em 1934 e com sede em Porto Alegre, a universidade é uma instituição centenária, conhecida nacional e internacionalmente. No departamento de Letras você encontrará cursos especialmente voltados para o ensino do português para estrangeiros, que te permitirão ter uma experiência de contato completa com a língua.

Onde estudar português em Recife?

Se você vive em Recife, você terá a oportunidade de melhorar seu nível em língua portuguesa, além de aproveitar a localização e o clima privilegiados desta cidade incrível. Recife é uma metrópole cheia de luz, moderna e dinâmica, onde a cultura e a história estão presentes em cada canto da cidade.

A cidade é a quinta maior aglomeração urbana do país, e conta com 3,7 milhões de habitantes. Há uma boa oferta de aulas de português para todos os perfis em Recife, como os anúncios de aulas particulares, por exemplo. Hoje em dia há cada vez menos anúncios nos classificados ou mesmo nos comércios de bairro. No entanto, ainda encontram-se alguns nas universidades, nos quadros destinados a este fim.

Aprenda português com um professor particular. Se inscreva no Superprof e encontre seu professor ideal em apenas alguns clics.

No entanto, a forma mais rápida e prática de achar um professor particular é pela Internet. Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Recife é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas e cursos de língua portuguesa. Existe hoje em dia uma infinidade de sites onde os professores podem se cadastrar e oferecer seus serviços. Pouco importa onde você mora, basta indicar sua zona geográfica e em menos de 5 minutos você tem acesso a todos os professores de português próximos de você.

E não podemos esquecer também das universidades, como a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), que como as demais universidades do país, oferece uma estrutura e ambiente ideais para os alunos estrangeiros, permitindo uma integração rápida e o contato constante com a língua.

Veja nossas dicas de onde estudar português em Recife.

Onde aprender português em Brasília?

Você mora em Brasília e decidiu fazer aulas para melhorar seu português? Se você é falante nativo, muito provavelmente você já domina  muitos aspectos da língua. No entanto, fazer algumas aulas poderá te ajudar a aperfeiçoar seus conhecimentos e a conhecer melhor esta língua rica e cheia de nuances que é o nosso português.

Brasília é uma das cidades mais populosas do país e tem uma grande oferta de cursos de língua portuguesa, além de diversas universidades, sendo a UnB (Universidade de Brasília) a mais conhecida.

A maioria das universidades brasileiras oferecem aulas de português nas faculdades e departamentos de Letras, inclusive cursos específicos de expressão escrita, oratória, gramática, fonética, etc. A UnB tem muitas opções para quem deseja se aprofundar em língua portuguesa e se profissionalizar na área: bacharelado em português e respectiva literatura, licenciatura em português e respectiva literatura, bacharelado em tradução, licenciatura em português do Brasil segunda língua, etc.

A universidade também oferece cursos especialmente voltados para o ensino do português para estrangeiros, que te permitirão ter uma experiência de contato completa com a língua de Camões.

No mais, as plataformas de anúncios online são outra opção interessante para encontrar aulas de português em Brasília. Estes sites colocam alunos e professores diretamente em contato em poucos minutos. Se você busca uma plataforma segura, saiba que o Superprof só publica anúncios de professores qualificados.

Se você deseja melhorar sua expressão escrita ou oral, aperfeiçoar seus conhecimentos em gramática ou conhecer melhor a literatura brasileira, com certeza você encontrará o professor perfeito no Seperprof.

Leia nosso artigo e descubra os melhores cursos de português no Distrito Federal.

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar