Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender russo online: podcasts!

De Fernanda, publicado dia 12/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Descubra como aprender a língua de Tolstoi com os podcasts

Quando falamos sobre a Rússia, em todo o mundo, imediatamente nos vêm os muitos estereótipos, como o Exército Vermelho, a beleza das mulheres, as temperaturas congelantes… No entanto, a Rússia é muito mais do que isso!

A língua russa, falada por mais de 260 milhões de pessoas no mundo, só chega ao pano de fundo da consciência coletiva muito embalada pelas imagens guerreiras e políticas da antiga URSS, da Praça Vermelha ou mesmo de Vladimir Putin.

No entanto, esta língua eslava viva – muitas vezes considerada difícil especialmente por causa de seu alfabeto – é a língua materna muitos países e entendida por moradores da Geórgia, da Armênia, dos países bálticos, da Ucrânia, do Uzbequistão e de Israel.

Acrescente a isso uma proximidade com outras línguas eslavas, como polonês, ucraniano, tcheco, búlgaro e sérvio: logo você vai perceber as vantagens de aprender o idioma!

Pois bem! Além das aulas tradicionais da língua, que tal descobrir o que os podcasts ou programas online podem fazer por você?

O podcast: aprendendo russo a baixo custo

Onde aprender russo? É possível ter aulas de russo pelo Skype.

Se esta língua viva não é a mais falada no mundo em termos de número de pessoas (o chinês, o inglês ou o espanhol estão muito à frente), o russo é, no entanto – de acordo com diferentes estudos – a sexta língua mais falada no mundo e a mais falada na Europa.

Para progredir na expressão oral, várias opções estão disponíveis para o aluno. O podcast é uma alternativa de baixo custo bem interessante para aqueles que pretendem mergulhar nas sonoridades russas, seja para uma viagem à Rússia, seja para descobrir sua cultura e sua população local.

Em poucos anos, o podcast se tornou um recurso bem popular para aprender uma nova língua, especialmente para as novas gerações.

Ao contrário dos livros didáticos e fitas que só eram ouvidos durante suas aulas de russo, o podcast está disponível em qualquer lugar, a qualquer hora e, em geral, é de graça.

Frequentemente disponível também offline no formato de áudio MP3, por exemplo – onde o programa pode ser baixado com antecedência -, você pode ouvi-lo durante seu tempo livre sem precisar de um acesso à internet, em seu smartphone ou tablet.

Há muitos vídeos russos para aprender o idioma!

Uma maneira prática de aprender russo

Onde aprender russo? O kolkhoz é uma cooperativa agrícola que podia ser encontrada na União Soviética. | É necessário ter noções básicas da língua para visitar a Rússia e a Bielorrússia.

Este recurso pedagógico prova ser muito útil para melhorar seu nível de russo.

Na verdade, por meio da escuta regular da língua russa, o cérebro se familiariza com as entonações, a pronúncia e a estrutura das sentenças. Então, graças a um processo natural, começamos a pensar, sonhar ou até mesmo falar em russo sem necessariamente ter feito um curso em uma escola de idiomas.

Sem hesitar, esta é uma das formas mais relevantes de aprender russo, sobretudo para aprimorar:

  • Sua compreensão oral.
  • Sua pronúncia, familiarizando seus ouvidos com os diferentes sotaques que compõem este grande país que é a Rússia, mas também com os sotaques dos países cujo russo é a língua oficial, como Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão.
  • Enriqueça seu vocabulário com novas palavras russas, expressões idiomáticas, até mesmo gírias e discurso familiar, regional e típico.
  • Revisão de seus cursos de russo on-line para dominar o idioma sem se sentir obrigado a estudar. Você vai assimilar ainda mais cultura linguística eslava mas também a história da Rússia e dos países da Europa Oriental.

Para quem gosta de recursos materiais, os livros de russo são perfeitos.

Nossa seleção de podcasts em russo

Master Russian

Esse site disponibiliza gratuitamente arquivos de áudio com palavras básicas em russo. Ideal para estudantes que estão começando a aprender o idioma.

Russian Podcast

Com presença no Facebook e no Youtube, e respectivamente com mais de 2.000 curtidas e vídeos elaborados para se divertir e aprender a língua eslava, esse “Russian Podcast” é um campeão na área.

Hospedadas em um site em inglês, são mais de 200 aulas de áudio para estudantes de nível intermediário que desejam aprofundar seu conhecimento da língua da antiga URSS.

Além disso, para melhorar a aprendizagem dos alunos, este podcast oferece o download da transcrição do áudio em formato PDF. Um benefício para aqueles que ainda têm dúvidas sobre a estrutura de uma frase, de uma palavra falada ou na ortografia de certas palavras.

Observe que os podcasts podem ser facilmente baixados com um simples clique do botão direito do mouse.

Muitos sites permitem que você aprenda russo.

Onde aprender russo? Assistir a filmes com legendas em russo ou português, dependendo do nível, é uma ótima maneira de progredir.

Russian Webcast

Atualizado duas vezes por mês às segundas ou terças-feiras, o Russian Webcast é para estudantes intermediários e avançados.

Ele oferece um resumo autêntico das notícias russas, coletadas em muitos sites russos, como Lenta.Ru, Vesti.Ru, Ytro.ru, sem mudar a linha editorial de cada um deles.

Tudo é proposto em formato de áudio com uma pronúncia lenta do russo, de maneira simplificada e formalizada para melhorar a experiência auditiva do aluno.

Com o objetivo de oferecer conteúdo digno de um curso de um professor em uma escola russa, mas também com o tom, a velocidade e o vocabulário que podem ser encontrados na mídia russa atual, este canal de podcast é uma verdadeira mina de ouro linguística.

Além disso, esses podcasts são acompanhados de informações pré-escuta, vocabulário de apoio e exercícios de escuta pós-programa para verificar o aprendizado das habilidades adquiridas.

A Taste of Russian

A Taste of Russian é um canal de podcast que tem mais de 36 episódios, para download gratuito em formato MP3 e com transcrições completas.

Com um novo episódio proposto a cada mês, este podcast é divertido, interessante e aborda diferentes temas para despertar a curiosidade dos alunos de níveis intermediários e avançados.

Concentrando-se em palavras e frases informais, além de gírias, este recurso é uma forma de aprender a língua russa com pessoas de língua materna ou nativa.

Ideal para preparar suas aulas de russo!

Uma boa dica é escolher um bom dicionário português-russo e traduzir os termos que você não conhece durante a escuta!

Onde estudar russo? Um novo mundo a ser explorado: ao ouvir os podcasts em russo, você vai descobrir uma nova cultura e um novo modo de pensar. Além de aprimorar o conhecimento que você possui do idioma, é claro!

Russo para Brasileiros

O site não está atualizado, mas você ainda pode ouvir os podcasts que foram postados há alguns anos. A vantagem é que os áudios são em português, o que costuma ser raro para o ensino do russo online. Os podcasts são mais bem aproveitados pelos alunos de nível iniciante.

RussianForFree

Além dos podcasts, esse site é muito rico em conteúdos para aqueles que querem estudar o russo. Dos níveis básico ao avançado, traz informações úteis como: vocabulário, textos diversos, gramática, verbos e expressões em forma de vídeos, cartoons e músicas, o que torna sua metodologia ainda mais interativa e divertida. Você também vai encontrar materiais diversificados no idioma russo: diálogos, exercícios de vocabulário e gramática.

Há ainda o canal do YouTube da página de mesmo nome. Inteiramente em inglês, os materiais são quase todos sobre vocabulário básico e útil da língua russa. Indicado para alunos dos níveis iniciante e intermediário.

Que tal fazer traduções online do russo para o português?

Russian everyday

Esse site de podcasts conta com mais de 300 episódios que trazem conteúdos diversificados do russo: noções de gramática, vocabulário e pronúncia. É indicado tanto para alunos iniciantes quanto para quem já apresente algum domínio do idioma.

Você encontra podcasts gravados por falantes nativos, diálogos, gramática, exercícios de vocabulário e muitos outros. Destaque especial para o projeto gráfico da página, que é agradável para leitura, e a facilidade para buscar informações. Além disso, o site está disponível em três idiomas: inglês, espanhol e francês!

Очень по-русски

Uma página para quem está interessado em linguagem coloquial e gírias da língua russa, concebido para alunos dos níveis intermediário e avançado. Apresenta uma extensa coleção de palavras e expressões coloquiais, gírias e jargões acompanhadas de explicação detalhada e podcasts gravados por falantes nativos com qualidade de som profissional. O site é único em seu gênero: não tem equivalentes na internet.

Russificate Blog

Esse blog de língua russa é voltado para alunos dos níveis intermediário e avançado, e foi criado por um professor de língua russa como língua estrangeira. Apresenta os materiais mais diversificados: diálogos que simulam situações do cotidiano com podcasts e exercícios, exercícios interativos de gramática e teoria gramatical, canções russas, testes lexicais, exercícios sobre etimologia da língua russa e muitos outros. O blog tem duas versões: uma mais antiga e a nova, de navegação muito mais simples.

Learn Russian with RBTH

Traz um conjunto de materiais curiosos sobre língua russa com podcasts e exercícios que introduzem o aluno em situações do cotidiano, como cultura e estudos regionais. Disponível em três idiomas: inglês, espanhol e francês. É ideal para alunos intermediários e avançados.

E você, já experimentou os aplicativos para smartphone para aprender o russo?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar