Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

China: qual o dialeto mais importante para se aprender?

De Fernanda, publicado dia 18/09/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Qual dialeto chinês é o melhor para estudar?

Todo mundo fala nisso: aprender mandarim hoje pode abrir as portas para um futuro econômico brilhante.

Enquanto o Japão e a Alemanha não conseguiram impor sua língua como referência em nossas escolas ocidentais, o chinês invade cada vez mais as salas de aula, transmitindo sua cultura milenar graças ao apelo econômico e sua força financeira.

Por mais difícil que seja, a língua de Confúcio sempre atrai estrangeiros sedentos por conhecimento de caracteres e tons chineses. No entanto, nas terras de Kung-fu, do Templo Shaolin e de Yin e Yang, dezenas de dialetos compõem o mapa linguístico chinês.

Então, vamos descobrir qual idioma é o mais relevante a ser usado para conhecer a China moderna, seja durante uma viagem em imersão ou quem sabe para se mudar para lá …?

A aprendizagem essencial do mandarim

A padronização da linguagem é reconhecida pelas autoridades estatais como um meio necessário para o sucesso da China. O mandarim é a língua do comércio por excelência. Ela é uma das mais valorizadas no mundo dos negócios.

Como a primeira língua falada no mundo, com 20% da população mundial, é difícil ignorar o mandarim padrão ao aprender uma língua chinesa …

Você pode estar se perguntando: quais são os idiomas falados pelos chineses?

Hoje, estima-se que mais de 30 milhões de estudantes estejam aprendendo mandarim. Alguns estudos chegam a dizer que dentro de algumas décadas o chinês será a língua mais ensinada do mundo.

É no atual contexto econômico que os Institutos Confúcio viram as suas salas de aula encherem ao redor do mundo.

No Brasil, o efeito é o mesmo, e não se surpreenda ao ver a democratização dos estudos de chinês na sua cidade.

A economia da República Popular da China é a segunda maior do mundo (PIB Nominal), superada somente pelos Estados Unidos. É também a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos no mundo, com a média do crescimento do PIB em torno de 10% por ano. A renda per capita da China tem crescido cerca de 8% ao ano em média nos últimos 30 anos e mais 15 em média aos 25 anos de exportação, que reduziu drasticamente a pobreza no país.

De um status de língua original, distante, difícil, ao idioma preferido dos empresários internacionais, o chinês mandarim está cada vez mais sendo impulsionado por uma economia crescente.

Descubra, por exemplo, a influência dos chineses na Ásia …

Cantonês em oposição ao mandarim?

Cantonês, sendo apenas uma língua oral, está associado a caracteres chineses tradicionais. O cantonês é o segundo idioma mais falado pelos chineses. É encontrado em canções folclóricas e grandes produções de Hong Kong.

Como em todas as histórias, há o líder e seu companheiro, aquele que fica um pouco nas sombras, menos popular. Batman e Robin, Walker Texas Rangers e Trivette e, em menor grau, Asterix e Obelix.

Na terra de Confúcio, desde o advento do mandarim padrão como língua oficial do país em 1956, o cantonês é relegado a um papel de segunda língua sem muito interesse para muitos chineses e estrangeiros.

No entanto, a língua cantonesa é um dos muitos elementos de uma cultura rica que se estende por uma região que ultrapassa a província de Cantão. Diferente do estereótipo clichê que pode evocar a palavra “cantonês” para os ocidentais, o poder cultural do cantonês encontra-se na sétima arte, na música ou na gastronomia.

Ok, isso tudo é muito bom, mas qual é o interesse real se de aprender cantonês?

Dominado e até mesmo esmagado pela aura do mandarim, o cantonês tem uma evolução discreta nos países onde é praticado.

No entanto, a sua história, a força da sua cultura que se espalha facilmente no estrangeiro e o poder econômico das regiões em que ainda é empregado – como Guangdong, Hong Kong, Macau e as muitas comunidades chinesas ultramarinas – fazem dele um dialeto particularmente atraente (para não dizer sexy).

Uma língua de linguistas

Para os amantes de línguas e dialetos, aprender cantonês é como saborear a mesma boa refeição mas com uma receita totalmente diferente.

A onipresença do mandarim oficial (e do curso de mandarim) apaga um pouco o lado original da aprendizagem desta língua, que não é o caso do cantonês, menos popular e menos acessível. Além disso, ele possui 8 tons e muitas semelhanças com vietnamita, e é uma maneira de dar mais um primeiro passo em direção a esse país da Baía de Halong.

Saiba tudo sobre os tons chineses também!

Uma língua de historiadores

Sem desmerecer a história do mandarim, a presença do cantonês na linha do tempo do mundo e da China também não pode ser ignorada.

Guangzhou ou Cantão, a terceira maior cidade da China, permaneceu por vários séculos longe da política dos vários regimes que a governavam. O que traz à região uma autenticidade preservada a ser descoberta.

É apelidada de “cidade de 5 carneiros”, em referência a uma lenda chinesa que fala de 5 cabras que desceram do céu, trazendo consigo imortais. Podemos nos aventurar a dizer que Cantão é de fato uma cidade imortal que, apesar dos séculos de dominação, permanece lendária.

Uma língua de cinéfilos

Popular nos níveis regional, nacional e internacional, o cinema de Hong Kong destaca a particularidade da língua cantonesa. Encontramos todas as suas características com seus próprios sons, seus usos particulares, o uso de partículas reforçando sua vivacidade …

O domínio da leitura do mandarim é aqui apenas ilustrativo, uma vez que as legendas padrão chinesas que acompanham os filmes traduzem pouco ou mal a língua cantonesa falada pelos personagens. O cantonês traz realidade para os diálogos e a compreensão do filme.

Uma língua para aspirantes à expatriação

Linda, moderna e histórica, Hong Kong é – como Xangai – uma cidade que atrai migrantes de todo o mundo. Embora ocidentalizada (a cidade ficou sob a tutela inglesa por muitos anos), conseguiu manter sua essência chinesa. E quando falamos de chinês em Hong Kong … na verdade significa cantonês.

Adotado por Hong Kong como língua oficial, o cantonês ainda é relevante. É, portanto, uma vantagem, não negligenciável, aproximar-se da população local e descobrir Hong Kong sob outro ângulo, mas também, por que não, desenvolver relações econômicas benéficas para o resto de sua carreira empreendedora.

Aprenda xangainês

A cidade de Xangai tem muitas universidades de prestígio em parceria com instituições brasileiras. Antigamente, Xangai era uma vila agrícola antes de se transformar em um porto durante a dinastia Qing.

Centro da economia global, sede do segundo maior arranha-céu do mundo – a Torre de Xangai -, a cidade mais populosa da China é conhecida no mundo inteiro e em todos os idiomas.

Obviamente, como centro econômico e financeiro da Ásia, pode-se imaginar que em Xangai fala-se o mandarim e o inglês para prospectar e “fechar negócios”.

Esta evidência, que não pode ser negada, deve ainda ser colocada em perspectiva. De fato, o mandarim padrão não é a língua materna dessa cidade que possui 20 milhões de habitantes. Na realidade, é o dialeto xangainês.

Assim, embora o mandarim seja ensinado nas escolas da República Popular da China a partir dos 6 anos de idade para todas as crianças, o dialeto local permanece como uma língua viva e é praticado nas conversas populares cotidianas dessa cidade com tantos arranha-céus.

Nós sabemos … De que adianta aprender um “dialeto” local em vez de aprender o mandarim padrão?

Bem, nós temos a certeza de que toda a população que vive em Xangai fala mandarim. Além disso, Xangai é uma das cidades asiáticas que abriga a maioria dos migrantes que, até provarem o contrário, desconhecem o dialeto da população local.

No entanto, se você é um estudante de intercâmbio universitário na China, um jovem profissional tentando fazer seu negócio florescer, ou um simples turista em uma viagem a Xangai, lembre-se que se comunicar com os locais é uma vantagem considerável.

Os tradicionais de Xangai preferem ficar entre eles, longe de outros chineses e perpetuar o uso de seu dialeto.

Assim, socializar em Xangai com os membros da população local e não se limitar a frequentar as áreas mais turísticas significa, obviamente, aprender a língua local.

Pertencendo ao grupo linguístico “Wu”, o segundo maior grupo linguístico da China, pode-se perceber claramente o interesse econômico e financeiro de dominar esse dialeto.

Por fim, saiba que o idioma xangainês é, de alguma forma, modelado no mandarim e só varia no uso dos tons. Portanto, um bom conhecimento do mandarim facilita o aprendizado deste dialeto e, assim, evita qualquer conflito de idioma.

Outros dialetos chineses

Como falar chinês? Da cultura gastronômica à história antiga: antes da dinastia Han, isto é, cerca de 206 aC, o idioma praticado era o chineses arcaico ou antigo. Segundo os historiadores, o chinês arcaico estava mais próximo do tibetano do que dos dialetos chineses contemporâneos.

Recusado categoricamente por linguistas, o termo “dialeto” para línguas como Min (línguas de Fujian e Taiwan), Xiang (em Hunan) ou Manchu, levanta o debate particularmente no fato de legitimar o mandarim como língua oficial na China.

Longe da língua Putonghua ou Hanyu (língua do Hans) falada em Pequim, a China está cheia de “línguas locais” que a compõem e enriquecem.

Sua história milenar, ilustrada pela sucessão de dinastias, pode ser valorizada por meio da aprendizagem ou simplesmente do estudo de dialetos que sobreviveram à passagem do tempo e à padronização da linguagem.

A maioria das regiões tem sua própria língua local ainda usada por minorias étnicas hoje em dia!

Para privilegiar o aprendizado de uma dessas “línguas locais”, existem muitos estudiosos e especialistas em línguas, antropologia ou na história das línguas chinesas e que vêem nesses dialetos a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos ou fazer avançar pesquisa acadêmica.

Descubra também o que é pinyin!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar