Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Usar o YouTube para aprender o idioma da França

De Camila, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Aprender a língua francesa com canais educativos na internet

Seja qual for o seu nível de francês, se você está com os olhinhos grudados nesta matéria, então seu objetivo é claro: aprender e aprimorar ainda mais suas habilidades na língua de Molière. Para tal, existem inúmeras ferramentas e recursos disponíveis no mercado. Mas para que gastar dinheiro se você pode optar por materiais totalmente gratuitos que estão espalhados por toda a internet?

Ficou curioso(a) para saber onde encontrar tal “Graal” do idioma? Então prepare-se, pois ele está mais perto do que imagina. Basta acessar o tão conhecido YouTube para encontrar quase uma infinidade de vídeos com aulas, demonstrações, filmes, séries, músicas e vários outros audiovisuais que podem te auxiliar – e muito! – no aprendizado da língua.

Criado em 2005, a plataforma de vídeos foi adquirida pela gigante Google logo em 2006, tamanho seu sucesso. Dentro dela, uma quantidade enorme de produções são postadas todos os dias. Dentre elas, várias que se dedicam ao ensino do francês.

Quer saber como fazer bom uso desta ferramenta para turbinar seus estudos no idioma? O YouTube apresenta, sem dúvidas, um enorme leque de recursos, permitindo os interessados na língua francesa (aprender rápido) em:

  • Encontrar aulas e exercícios gratuitos;
  • Aprender através de tutoriais elaborados por francofônicos nativos;
  • Assimilar gramática e vocabulário de forma divertida.

Para saber mais, não desgrude os olhos desta matéria porque te mostramos várias maneiras de operar o site a seu favor.

Videoaulas

Dois tipos de aprendizes buscam por aulas de francês no YouTube: os autodidatas e os que se dedicam a atividades extraclasse.

Se você é autodidata, então deve ter em mente que está embarcando em uma tarefa não tão simples assim. Ao mesmo tempo, ela é super possível se você tiver a disciplina e a força de vontade necessárias.

YouTube utilizado para aprender francês é uma boa ideia. Com as smartTVs, podemos assistir vídeos em francês até mesmo na televisão.

Se lançar nesta aventura pode ser difícil, pois, ao assistir aos vídeos, você não terá um professor à sua disposição para poder fazer perguntas caso não entenda algo. Muitos dos autores dos materiais audiovisuais são tutores de língua francesa e possuem métodos claros de ensino. No entanto, é normal que dúvidas sobre determinados assuntos apareçam ao longo do aprendizado.

A melhor maneira de fazer uso do vídeos do YouTube é utilizando-os como material complementar extraclasse. Seguir aulas regulares com um professor presente e disponível para consulta é a melhor maneira para aprender bem as bases do idioma. Os vídeos são ótimos para fixação e revisão das matérias estudadas. Criar o hábito de assistí-los irá, com certeza, contribuir para o sucesso do seu avanço rápido na fluência do francês.

Opções para todos os níveis

Assim que você começar a buscar por conteúdo especializado no YouTube, perceberá que existem muitos vídeos ligados ao assunto. Outra boa notícia é que é possível encontrar opções para todos os níveis de domínio da língua: desde os mais iniciantes até aqueles já bem avançados.

A ferramenta de busca existente dentro do site (aquele retângulo com o desenho de uma lupa ao lado) é muito eficiente. Basta escrever “apprendre français“(“aprender francês”… em francês!) lá dentro que uma enorme lista de aulas aparecerá.

Não se preocupe quanto ao seu nível, pois existem alternativas – e muitas! – para todos eles. Com tantas possibilidades de escolha, basta analisar aquela que melhor se encaixa ao seu perfil, seu gosto e seus objetivos. Após um breve clique, sua videoaula estará no ponto para ser “degustada”.

Começar do zero

Você é um super iniciante, não fala nadica de nada de francês e quer começar seu aprendizado da estaca zero utilizando os vídeos no YouTube?

Vídeos para todos os níveis estão disponíveis no YouTube O YouTube também tem opções para aqueles que querem começar do zero.

Vários canais destinados aos principiantes podem ser encontrados no site de material audiovisual. Através desses exemplares, você terá o primeiro contato com as bases do idioma da França. Aos poucos, se for disciplinado(a) e assistir aos vídeos regularmente, você vai adquirir novos conhecimentos e habilidades linguísticas, evoluindo gradualmente seu nível de domínio do francês (falado). Dependendo do seu tempo diário, vídeos com duração de apenas alguns minutos ou mais de horas podem ser escolhidos.

Vocabulário e temáticas específicas

A busca por material de aprendizado pode ser feita de diversas maneiras, sempre dependendo do seu foco de estudo. A escolha de temáticas específicas pode ser interessante para variar o foco das aulas e enriquecer o conteúdo assimilado.

Você pode optar por estudar gramática pura em um dia, cores no outro, depois vestuário, em seguida frases úteis para viagem e assim por diante. Todos esses são conhecimentos essenciais para que, um dia, você se torne bilíngue no idioma.

Francês falado por nativos

Além dos benefícios citados acima, o YouTube ainda te proporciona a oportunidade de treinar seu ouvido escutando o francês pronunciado por nativos do idioma. As pronúncias e explicações ainda são acompanhadas de imagens que facilitam a compreensão e memorização do que é apresentado. Método ótimo para reter facilmente todas as informações passadas!

Organizar e aprender de maneira eficaz

A organização do seu tempo de trabalho é essencial para atingir seus objetivos ao acessar os vídeos do site. É muito fácil perder-se em meio aos conteúdos apresentados e perder o fio da meada do seu cronograma.

Dica prática e eficiente é a criação de uma agenda ou calendário de matérias. Neles você pode marcar quantos e quais vídeos assistiu naquele dia. Estabeleça objetivos diários, semanais e mensais, e tente mantê-los com o auxílio da sua agenda. Por exemplo:

  • temáticas para o mês;
  • assuntos sobre as temáticas mensais a serem tratados por semana;
  • quantidade de vídeos assistidos por dia.

    Uma agenda ou um calendário te ajudam a organizar seu aprendizado do francês. Planejar suas aulas via YouTube é essencial para não se perder.

Aprender a língua francesa através do YouTube exige paciência e devoção, pois é um método longo de assimilação de conteúdo. Não adianta se lançar nesta aventura ansioso(a) para virar bilíngue do dia para a noite, pois isso não vai acontecer.

Outro conselho importante para (estudar francês) que você não desanime é trabalhar sempre um pouquinho por vez, com uma frequência grande. Caso você queira trabalhar apenas uma vez por semana e assistir 3 ou 4 horas de aula sem interrupção, o método se tornará extremamente cansativo e você acabará perdendo a motivação.

Escolher os vídeos certos para seu nível

O YouTube não é apenas uma plataforma interessante para se assistir videoaulas de francês. Ela é igualmente muito útil caso você queira colocar à prova seu domínio da língua. No site, você encontra opções de material para diferentes níveis, tendo a oportunidade de escolher aquele que seja mais adequado para a fase de aprendizado na qual você está. Desta forma, assimilar as informações captadas será muito mais leve!

Animações em francês: ideal para assimilar o básico

Para os iniciantes na aventura do aprendizado do idioma de Molière, existe ainda um material igualmente disponível no YouTube que pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas: assistir desenhos animados em francês (aprender a língua através das mídias digitais).

Através do mesmo método utilizado para a busca das videoaulas, basta digitar “dessin-animé français” para encontrar várias opções.

Sabemos que as produções são destinadas para o público infantil. No entanto, como elas têm sempre o cunho educativo e possuem uma linguagem simples, por que não utilizá-las para ajudar na assimilação de um vocabulário básico da língua? Você poderá se surpreender ao perceber que o método pode acabar sendo bem divertido!

Estudar através de músicas

Você gostou da metodologia dos desenhos animados e agora quer conhecer outras alternativas lúdicas para aprender francês? Que tal se jogar no mundo musical?

O YouTube está repleto de videoclipes de canções francesas, sejam elas antigas ou recentes, legendadas ou não. O momento ideal para começar essa nova investigação da língua é quando você já estiver compreendendo bem o que é falado nos desenhos infantis; isto é sinal de que seu nível está aumentando.

O próximo passo para aprender francês, então, é conhecer os intérpretes francofônicos. Preparamos algumas sugestões:

  • Edith Piaf (clássico!)
  • Lara Fabian
  • Stromae
  • Charles Aznavour
  • Serge Gainsbourg
  • Renaud
  • Zaz
  • Coeur de Pirate
  • Francis Cabrel
  • Ben l’Oncle Soul

Ponto positivo de se aprender com músicas é que, quando gostamos de alguma, acabamos escutando-a um zilhão de vezes. E o refrão sempre fica agarrado na cabeça. Ótima maneira para trabalhar a memória e aprender novas palavras!

Aprender com música pode ser mais divertido. Assistir a videoclipes também é uma opção para treinar a língua francesa.

Assistir filmes e séries

Depois do exercício musical, chegou a hora aumentar o nível de dificuldade dos vídeos. Isso quer dizer que você já pode tentar assistir séries – e até mesmo filmes! – em francês para aprender a língua. Algumas versões podem ser encontradas com legendas Closed Caption, ou seja, no idioma da França.

Não se desespere se não entender tudo o que os personagens falam, pois isso é totalmente normal. Seu objetivo não é compreender 100% do que é dito, mas sim conseguir acompanhar a história e ser capaz de contá-la a alguém que nunca a tenha visto.

Como o aprendizado acontece gradualmente, o melhor é começar com séries, pois os episódios duram menos tempo que os filmes. Dê preferência para produções com temáticas simples, como comédias românticas ou roteiros destinados à toda família. Se você começar por um thriller super cheio de intrigas, pode ser que não entenda o que acontece nem mesmo em português!

Lembre-se que, quanto mais leve você pegar no início do aprendizado, mais eficiente será sua memorização e mais motivado(a) você ficará para aprender ainda mais. Nosso cérebro assimila informações aos poucos e por isso não podemos sobrecarregá-lo de uma só vez e nem jogar um monte de conteúdos super complicados sem antes fixar o básico.

Saiba também como encontrar aulas de francês online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar