Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para o seu intercâmbio linguístico na Itália

De Joseane, publicado dia 19/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Aprenda a língua italiana

Você acabou de tomar a decisão de aprender italiano e de viajar para a Itália como intercambista? Nós te damos os parabéns! Realmente a Itália é um país incrível e a língua italiana é, sem dúvida, uma das mais belas línguas estrangeiras.

Realmente nós brasileiros somos susceptíveis quando o assunto é Itália. A imigração italiana no Brasil nos expôs e certamente nos aproximou ainda mais da cultura italiana. O brasileiro, de forma geral, possui um carinho particular pela Itália, pela comida italiana, pela língua, pela música. Tema de novela em canal aberto no Brasil, a Itália impressiona e atrai muitos brasileiros que decidem imigrar para a Itália seja para aprender a língua, seja para cursar uma universidade ou para viver de vez no país.

Seja o que for, não podemos negar que a terra das gondolas, do Coliseu e do parmesão é sim um país fascinante. Aprender italiano na Itália seria uma decisão mais do que sábia!

Mais do que exaltar os pontos positivos de fazer um intercâmbio na Itália ou de aprender italiano, esse artigo pretende ajudar aqueles que estão planejando viajar para Itália para estudar. Afinal de contas, estudar na Itália requer alguma preparação para que tudo corra bem quando estiver lá.

Nível de conhecimento em italiano, papelada, vida no local, custo para estudar na Itália, como não viver só de macarrão e pizza haha…Enfim, todas as i informações necessárias para você preparar melhor a sua estadia linguística na terra do papa.

Teste de nível de italiano para fazer intercâmbio

Uma coisa importante, para não dizer primordial, antes de iniciar qualquer processo para estudar na Itália é se questionar sobre o seu nível de conhecimento em italiano.

Como aprender italiano Além de pizza, o que mais você sabe falar em italiano?

Estudar na Itália requer o domínio ou pelo menos o conhecimento intermediário de italiano, por isso da importância em fazer um teste para descobrir o seu nível de linguagem. Se você está decidido a estudar na Itália, muito provavelmente você já conhece um pouco de italiano, ou pelo menos você se sente atraído pela língua italiana. Quando se deseja estudar em um determinado país, é imprescindível que se aprenda a língua local.

Ainda que seja possível fazer um curso ministrado em outra língua que a língua local do país, ainda assim é importante conhecer o idioma local para que você possa se integrar mais facilmente a sua nossa vida e a cultura do nosso país.

Por exemplo, muitas universidades mundo a fora oferecem cursos ministrados em inglês, ainda que este não seja o idioma nacional. No entanto a vida de um estudante em intercâmbio não se resume a universidade não é mesmo? Assim, fica evidente que para facilitar a vida cotidiana, para fazer amigos, e para se adaptar mais facilmente no novo contexto, dominar a língua local é muito importante.

Antes de partir para a Itália, os estudantes estrangeiros devem conhecer suas habilidades em italiano. Para tanto, muitas universidades italianas organizam testes de idiomas para estudantes internacionais.

No Brasil, algumas instituições educativas e culturais também estão autorizados a ministrar o teste assim como fornecer curso de preparação para que os candidatos realizem as provas com mais facilidade. Diferentes métodos que farão com que os seus estudos no exterior sejam mais simples.

Se você quiser testar seu nível de língua diretamente na Itália, é possível seguir cursos de idiomas ministrados na Universidade com direito a certificado.

Saiba como ir para a Itália através do programa de mobilidade acadêmica Erasmus.

Como fazer para testar o seu nível em italiano?

Fazer um teste de italiano é necessário se você deseja fazer um intercâmbio na Itália ou mesmo trabalhar na Itália. Para se inscrever nesses exames, é necessário procurar os institutos que assinaram um acordo com as universidades e pagar um valor de inscrição, que fica em torno de 100 euros.

Universidades italianas Qual seu nível de conhecimento na língua de Dante?

Conheça alguns dos principais testes de italiano:

O CILS

Certificazione di Italiano come Lingua Straniera, da Universidade de Siena, o CILS pretende avaliar a capacidade de uma pessoa não nativa falar e escrever italiano. Esse certificado serve principalmente para aqueles que desejam estudar na Itália ou trabalhar em uma empresa italiana. Desde 1993, cerca de 100 mil pessoas passaram o C.I.L.S na Itália ou em outros lugares do mundo.

Aprenda italiano com curso de italiano online!

Como outros testes de nível de língua, como o TOIEC em inglês, o C.I.L.S enumera seus níveis de acordo com o seu domínio do idioma, variando de A1 para um iniciante e C2 para alguém com muito mais experiência em italiano. São seis níveis no total. Cada um dos seis níveis incluídos no C.I.L.S tem sua própria referência, seus próprios requisitos e permanece autônomo em comparação com os outros cinco.

O CELI

Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, o CELI é muito reconhecido no mundo profissional. Emitido pela Universidade de Perugia, é um trunfo considerável para entrar nas principais escolas e universidades italianas. Muitas empresas e marcas italianas reconhecem o CELI como um recurso necessário para o desenvolvimento de bons relacionamentos comerciais.

Outros testes de italiano reconhecidos

  • PLIDA – Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri, pela Sociedade Dante Alighieri, fruto de convênio com o Ministério das Relações Exteriores da Itália
  • CIC – Certificato dell’italiano comercial, pela Università per Stranieri di Perugia.
  • IT – Certificato di italiano come Lingua Straniera, pela Universidade dos Estudos Roma Ter

Os diferentes níveis de certificação estão em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Veja aqui como funciona a burocracia para viajar para a Itália.

Obter um diploma de nível superior na Itália

Que tal fazer uma aula de italiano?

Quem não gostaria de ter um diploma de nível superior emitido por uma universidade européia? Todo mundo sabe que o mundo do trabalho não perdoa e que a peneira é bastante fina quando se trata de seleção para ocupar uma boa posição em uma empresa renomada.

Estudar em universidade italiana Seja o orgulho da mamãe, obtenha um diploma na Itália!

Falar línguas estrangeiras, ter experiência internacional, saber se adaptar a novas culturas…tudo isso conta na hora de conquistar o emprego dos sonhos. Um diploma de uma universidade italiana certamente fará toda a diferença quando da sua entrevista de emprego. Mas obter um diploma de uma universidade italiana requer esforço, claro, dedicação mas sobretudo muita informação!

Se você está pensando em ir estudar na Itália, você precisa saber o que te espera do lado de lá. Estudar no exterior também significa saber onde você vai pisar de forma a minimizar o risco de decepção. Portanto, é importante aprender sobre como funciona o ensino superior na Itália, incluindo a aplicação para obtenção de uma bolsa de estudo na Itália, a vida estudantil ou as taxas de inscrição para as universidades italianas.

O ensino superior italiano se divide basicamente em três categorias:

  • As universidades
  • As escolas superiores de Artes e Música
  • A escola técnica

Para melhor preparar a sua estadia no exterior, saiba que as universidades italianas possuem cada uma o seu sistema próprio de recrutamento, é necessário consultar o site da universidade para conhecer todo o processo. O começo do ano letivo é frequentemente entre setembro e novembro.

O sistema universitário italiano é dividido em 58 universidades públicas, 17 universidades privadas e 2 universidades para estrangeiros (Siena e Perugia).

Normalmente a admissão em grande parte das universidades italianas se dá através da avaliação do dossiê acadêmico e profissional do estudante, considerando, ainda, as suas motivações pessoais com relação ao curso escolhido. Entre as peças que compõem o dossiê deve constar certamente o resultado de um dos testes de proficiência em língua italiana.

Veja como escolher o seu curso em uma universidade italiana.

Possibilidades para estudar na Itália

Muita acha acha que estudar na Itália só é possível para aqueles que tem muito dinheiro. Ledo engano. Claro, estudar na Itália assim como em qualquer país estrangeiro requer sim um investimento financeiro, porém, essa possibilidade existe para todos e cada um pode viver esta experiência à sua maneira. Nada que um pouco de informação e muita organização não dê conta!

Se mudar para a Itália Passar aperto como estudante na Itália, quem se importa?

O fato é que às vezes a ideia de ir estudar na Itália nos embala tanto que esquecemos que teremos que nos locomover, comer, ir no médico, se vestir, encontrar onde morar e nos adaptar à vida italiana local. Seja qual for a cidade que escolhemos estudar, as chances são de que o modo de vida não seja igual ao nosso aqui no Brasil.

No entanto, quando se está bem informado tudo é possível. Veja como organizar a sua vida de estudante na Itália, a começar por encontrar uma moradia enquanto estudante na Itália:

  • Cidades universitárias (case dello studente), reservadas para estudantes bolsitas,vagas limitadas.
  • Alojamento públicos (collegi universitari), oferecem pensão completa, além de muitos serviços adicionais, como biblioteca, atividades esportivas, etc. No entanto, você deve ter um excelente dossiê para poder aplicar.
  • República- dividir apartamento com um ou alguns colegas de classe é uma ótima maneira de se integrar. O valor do aluguel se torna acessível e você ainda faz vários amigos!

Não hesite em contactar a sua universidade para obter informação sobre as possibilidades de alojamento estudantil. Geralmente todas as universidades possuem os endereços completos dos locais de acolhem estudantes estrangeiros na Itália.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar