Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O computador pode ensiná-lo a fazer contas

De Marcia, publicado dia 08/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Como revisar aritmética sem sair de casa?

Aritmética não se resume apenas a tabelas de multiplicação e conhecimentos em cálculos mentais e escritos. Trata-se também de um conjunto de dados para programação de computadores, que faz parte da ciência da computação. Sendo assim, aprendê-la significa estar apto a lidar melhor com o ambiente de programação web.

Mas, como realizar revisões aritméticas em seu computador? Basta entender um pouco do assunto e você perceberá que é muito mais simples do que imagina.

Por que aprender matemática no computador?

Antes de mais nada, você precisa compreender que a aritmética corresponde à ciência dos números. Além disso, podemos dizer que existem várias categorias:

  • Números decimais;
  • Números relativos;
  • Números primos;
  • Números inteiros;
  • Números complexos.

Mais que isso, esses números podem se tornar parte de operações matemáticas, desde as mais simples (adição, subtração, multiplicação e divisão) até as mais complexas, como equações, desigualdades e proporcionalidades.

Tais elementos são a base da compreensão da matemática, independentemente de estarmos falando em álgebra, aritmética, geometria ou trigonometria. Eles nos acompanham desde os primeiros anos escolares. Quem não se lembra das intermináveis folhas de exercícios para praticar o Teorema de Pitágoras e o Teorema de Thales, por exemplo?

Aprenda a contar de cabeça Estudar matemática envolve tanto aspectos mais simples, quanto outros mais complexos.

Ainda que a sua memória falhe um pouco quando o assunto é matemática, você pode, a qualquer tempo, realizar revisões estratégicas. Quando pensamos nisso, costumamos considerar duas alternativas: matricular-se em um curso convencional ou contratar um professor particular. Porém, existe um terceiro caminho que pode ser trilhado: aprender sozinho, a partir do seu computador.

E não estamos falando somente de processadores convencionais. Conteúdos importantes podem ser acessados também a partir de tablets e smartphones. Não é a toa que, nos últimos anos, temos visto uma infinidade de novos jogos e aplicativos sendo lançados, com um único objetivo: estudar matemática de maneira mais descontraída, não somente nos moldes convencionais.

E podemos dizer ainda que essas ferramentas apresentam algumas vantagens:

  • Aprendizado amplo e completo;
  • Podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer hora. Você pode estudar no metrô durante seu trajeto para o trabalho ou aproveitar aquela madrugada de insônia;
  • É possível estudar a seu ritmo, de acordo com o seu tempo de aprendizado;
  • Uma verdadeira biblioteca ao seu alcance, sem sair de casa. Normalmente, existem grandes bancos de exercícios e até mesmo plantões de dúvidas, em alguns casos, disponíveis para o aluno;
  • Materiais em diversos formatos: são áudios, vídeos, documentos escritos e programas de interação… tudo ao seu dispor.

Estude pelo caminho Lições online podem ser realizadas enquanto você espera o metrô.

Outra vantagem é que o aluno tem a opção de visualizar conteúdos já estudados e materiais de apoio. Dessa forma, estudar matemática deixa de ser uma tarefa tão árdua, a partir do momento que você pode estudar a seu tempo, sem sair de casa.

Embora existem diferentes níveis de dificuldades e dúvidas relacionadas à matemática, que variam de pessoa para pessoa, podemos dizer que, todos nós, hoje em dia, estamos acostumados a lidar com computadores.

Estude matemática pela mídia online

Aprender matemática é muito mais complexo que simplesmente decorar fórmulas, teoremas e tabelas. É preciso desenvolver um raciocínio que seja favorável à fixação dos conteúdos aprendidos. E isso envolve diversos recursos operacionais que ficam disponíveis para quem estuda online. O segredo é acessar jogos matemáticos, e dedicar-se aos exercícios de fixação propostos.

Na hora de escolher, prefira ferramentas que ofereçam a correção online das atividades realizadas: assim, você identifica seus erros e trabalha para transformá-los em acertos. Falando em jogos, você pode escolher entre diferentes tipos:

  • Jogos de lógica;
  • Jogos de cálculo;
  • Jogos que envolvem variadas operações matemáticas;
  • Jogos do dia a dia, como o sudoku.

Procurando nos locais certos, você poderá encontrar exercícios e atividades interativas para tornar seus estudos ainda mais efetivos. Além disso, as aulas de matemática ainda podem ser combinadas com aulas de informática. Os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados a diversos outros ramos:

  • Programação de computadores;
  • Programação orientada;
  • Linguagem da programação;
  • Codificação e criptografia online.

É claro que para cada segmento que você desejar aprofundar-se, existirão sites e ferramentas apropriadas. Basta fazer uma pesquisa detalhada e escolher os meios que mais lhe apetecem para estudar.

Ainda que você frequente uma escola ou faça aulas particulares, acessar exercícios online permite que você consiga mensurar o quanto absorveu da matéria administrada e onde ainda podem surgir dúvidas e questionamentos. E o melhor de tudo é que você pode baixar aplicativos e ter todo o conteúdo disponível 24 horas por dia, a partir da tela do seu celular.

Estudos em grupo Ir à uma escola é a solução encontrada por alguns que desejam aprender matemática.

E quanto mais você utilizar essas ferramentas para aprender, melhor será tanto o seu desempenho em matemático quanto a capacidade de lidar com questões relacionadas à informática.

Organize revisões em aritmética

De fato, podemos dizer que revisar matemática e aritmética não é tão complexo quanto aprender física e química, ou mesmo geografia e história. Por tratar-se de uma ciência exata, será necessário apenas traçar um plano de estudos e seguir com treinamentos ritmados e periódicos.

Algumas pessoas aderem a elas com objetivos específicos, como passar no vestibular, em concursos públicos ou mesmo em provas para obter certificados específicos relacionados à matéria. Na maior parte das vezes, dá certo!

Para isso, entretanto, uma boa dose de disciplina se faz necessária. Você precisa se programar para fazer as revisões e planejar um cronograma de estudos, comprometendo-se a seguí-lo.

  • Você pode começar praticando com figuras geométricas e suas características;
  • Você pode avançar nos exercícios, nível a nível, de modo a partir para a próxima etapa somente quando tiver certeza de que a anterior foi vencida;
  • Você pode trabalhar a sua memória visual e auditiva, a partir de ferramentas e opções de exercícios que focam mais em uma ou outra vertente;
  • Você pode contratar um professor online para ajudá-lo com as aulas e tirar suas dúvidas sobre o tema;
  • Você pode navegar no ambiente online, em busca de outros materiais e técnicas para tornar seu aprendizado ainda mais eficaz.

Que tal aprender para provas? A matemática específica, como preparação para concursos atrai muitos estudantes.

Superar as dificuldades em matemática ou mesmo revisar conhecimentos depende, em grande parte, da aplicação de técnicas adequadas. Fazer revisões periódicas e interagir com outros estudantes, ainda que em âmbito virtual, são excelentes caminhos de manter-se atualizado no tema.

Métodos para revisar matemática pelo computador

Nem todos nós temos uma predisposição para, em um primeiro momento, entender o que é uma raiz quadrada ou um logaritmo. Isso requer um aprendizado prévio dos números e de algumas ferramentas matemáticas que serão usadas para a resolução de tais problemas.

Se você quiser descobrir todos os segredos ou leis de divisibilidade, por exemplo, entenda que é possível encontrar meios online para isso. Entretanto, para obter sucesso, será necessário ser paciente e disposto. Ou melhor, será preciso manter-se motivado. E essa motivação deve partir de você mesmo: buscá-la somente em elementos externos pode trazer ainda mais dúvidas e frustrações.

Além de transmitir conhecimentos em números, um bom professor de matemática cuidará também da sua motivação. Os elementos que ajudam a compor o raciocínio lógico necessário para a resolução de problemas e o modelo de exercícios que costuma cair em exames também serão fornecidos por ele.

No ambiente online, é possível entender tudo isso sem precisar sequer tocar em um livro de matemática. É por isso que os estudos a partir da internet vem se tornando a cada mais comuns entre pessoas de todas as idades e classes sociais.

Através do seu computador, você poderá entender um pouco mais sobre a história da matemática, encontrar cursos de programação gratuitos e estudar e revisar mesmo aquelas partes da matemática consideradas mais maçantes. Os recursos online permitem tornar esse estudo um pouco mais leve e descontraído.

Existem softwares muito bem desenvolvidos que permitem não só fazer exercícios, como visualizar as fórmulas e figuras geométricas, de uma maneira que torne a sua memorização mais fácil e rápida. As representações gráficas, bem como as calculadoras online têm a vantagem de permitir que você estude de maneira rápida e eficiente.

Aliás, recursos similares já vêm sendo empregados até mesmo por professores do ensino convencional em suas salas de aula. Matérias consideradas difíceis como a matemática normalmente despertam maiores índices de distrações durante as aulas. Prender a atenção do aluno depende, quase que exclusivamente, do meio pelo qual a matéria é apresentada. Daí a eficácia dessas ferramentas que a tornam mais leve.

Se você fizer sua primeira aula de matemática online, certamente desejará prosseguir com os estudos por esse meio. Trata-se de uma forma apaixonante de aprender, capaz de fazer com que você até mesmo tome gosto pela matéria, que antes parecia tão difícil, beirava o impossível.

Chegar às Olimpíadas de Matemática do Ensino Médio ou tornar-se um expert em quebra-cabeças lógicos não são façanhas destinadas apenas a quem já nasce com uma capacidade de aprendizado genial. Elas também podem estar acessíveis a pessoas comuns, como eu e você, desde que haja uma motivação para dedicar-se aos estudos e a curiosidade de aprender a cada dia mais.

Por que não ligar o seu computador agora mesmo e começar a pesquisar por professores online e ferramentas que permitam um aprendizado por vias autodidáticas? Você certamente descobrirá habilidades que antes nem imaginava que tinha.

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar