Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conteúdo de gramática da prova do Enem

De Erico, publicado dia 19/07/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Tópicos de português que caem no Exame Nacional

Mais do que gramática, nas questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é necessário se aperfeiçoar em interpretação de texto.

A gramática não é abordada sozinha, sendo assim não basta saber o que é um pronome ou uma conjunção, o candidato também deve saber analisar a sua função no texto, assim como os efeitos de sentido dentro de cada fragmento.

O estudante ainda deve conhecer a linguagem culta e coloquial, por exemplo. Ao longo dos enunciados será possível perceber que a linguagem não é a mesma e depende do interlocutor, do contexto, do momento histórico, entre outros.

Portanto, para se dar bem na parte de gramática é importantíssimo que você não perca o foco do texto, mesmo quando a questão pende mais para o lado de análise de aspectos gramaticais.

Faça uma leitura crítica, associe os textos e não deixe de interpretar imagens. Como dito anteriormente, a gramática aparece de forma contextualizada.

Por outro lado, não é porque a estrutura gramatical não aparece crua que você deve focar apenas na interpretação de texto e esquecer de estudar as regras.

A gramática é bem extensa e para lhe ajudar na prova separamos alguns dos assuntos que mais caem no Enem. Mas, é sempre bom ir além e estudar até mesmo aqueles que não são cobrados e que podem sim fazer a diferença na hora da redação. Exemplo disso é o caso de concordância, pontuação, regras ortográficas, entre outros.

O que sempre cai na prova de gramática do Enem?

O Enem já tem mais de duas décadas de existência e após todo esse tempo é possível saber os conteúdos que sempre dão as caras na prova de gramática. Entre eles estão:

  • Sintaxe: faz parte das figuras de linguagem e normalmente aparecem em textos literários. Elas podem aparecer como: elipse (omissão de determinado termo que já foi citado), zeugma (um tipo de elipse que omite um termo que já foi mencionado) e pleonasmo (repetição de ideias com o intuito de dar ênfase a elas);
  • Classes gramaticais: categorias de palavras da língua portuguesa. Ao todo são dez, sendo elas: substantivo, verbo, advérbio, adjetivo, pronome, artigo, numeral, conjunção, preposição e interjeição;
  • Morfologia: análise das palavras em forma isolada. Elas são divididas em: substantivos (comuns, próprios, abstratos, concretos, entre outros), pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos e relativos) e numerais (ordinais, cardinais, fracionários, etc.);
  • Denotação e conotação: a palavra em seu sentido real é denominada denotação. Já a conotação é a palavra que tem o sentido alterado, por exemplo, a linguagem poética que transmite sentimentos e emoções;
  • Aposto e vocativo: o aposto é o termo que esclarece o sentido de um nome e pode aparecer normalmente separado por vírgula ou após dois pontos. Já o vocativo não pertence nem ao sujeito e nem ao predicado. Seria o receptor da mensagem.

Estudos e Planejamento! Por meio de provas comentadas de edições anteriores, é possível ter noção dos assuntos que mais caem no Exame!

Simulados online para estudar gramática

No seu plano de estudos para o Enem não esqueça de inserir a prática de exercícios que já caíram em outras edições. Para isso, é importante realizar simulados que produzam o modelo da prova para que você esteja preparado e acostumado com a forma em que as questões aparecem.

É importante ter em mente que o Enem tem um modelo único que é diferente de vestibulares, tanto pelo número de questões quanto pelo conteúdo cobrado. Por isso, é melhor se acostumar antes com o formato da prova do que tentar desvendar no dia do exame.

Pela internet é possível encontrar vários sites que podem lhe auxiliar nos estudos, sendo que, muitos deles, contam com simulados online do Enem, distribuídos por áreas do conhecimento.

Uma vez acessado o site, use e abuse das questões comentadas também, afinal, ao analisar os conteúdos aplicados em provas anteriores, seguramente você conseguirá:

  • Desenvolver a sua própria estratégia: com a prática é possível ter uma boa ideia de como você utilizar o seu tempo, sendo possível desenvolver uma estratégia depois de descobrir o seus pontos fracos e fortes. É possível que você esteja atento às questões, mas tenha problemas para administrar o tempo, ou saiba administrá-lo, mas não se atente aos enunciados, entre outras situações;
  • Lidar com a pressão do exame: pelo grande número de questões que deve ser resolvido em um tempo limitado é preciso preparo psicológico. Por isso, se familiarizar com a situação é importante para manter a calma no dia da prova. Afinal, conseguirá um melhor desempenho quem souber lidar melhor com a situação, e não apenas quem sabe mais. Saber mais, mas não estar acostumado com a situação pode não ser uma boa;
  • Funciona como uma bússola: ao praticar simulados é possível ter uma noção para qual rumo seguir. Você saberá o que deverá estudar mais e o que já foi assimilado. Além disso, você descobrirá em quais tipos de questões precisará de mais tempo e quais consegue resolver rapidamente.

Aulas particulares de gramática para o Enem

Prepare-se ainda mais! E para melhorar ainda mais seu plano de estudo, um professor particular é uma ótima opção!

Contratar aulas particulares para o Enem pode ser uma saída para os estudantes que não conseguem seguir um plano de estudos, se concentrar e encontrar motivação para estudar sozinho. Mesmo com um bom método de estudos você pode preferir ter o auxílio de professores ou de um cursinho em sua preparação para o Enem.

A questão é que a quantidade de conteúdo cobrado pelo exame exige muito dos candidatos. Ter aulas de gramática com professores ou não depende unicamente de você que deve analisar a sua capacidade de estudar sozinho ou se necessita de um auxílio – ou então, se de repente se dá melhor com grupos de estudo.

Entretanto, é bom ter em mente que se a sua escolha for por aulas para o Enem, não serão apresentadas fórmulas mágicas. O esforço para estudar será o mesmo e deverá vir de você que, de certa forma, precisará contar com o auxílio de professores para tirar dúvidas sobre os conteúdos e até mesmo sobre a própria prova.

Resumindo: dicas gerais do que estudar para o Enem

Com o passar dos anos, o Enem tomou uma grande proporção e atualmente a grande maioria dos estudantes buscam prestar a prova para ingressar em uma faculdade, já que o exame chega até mesmo a substituir o vestibular ou é necessário para participar de alguns programas do Governo para inserção no Ensino Superior.

Embora a língua portuguesa seja o nosso idioma nativo, é extremamente necessário estudar a fundo a gramática que conta com uma infinidade de detalhes complexos. Além disso, no dia a dia, acabamos ouvindo da forma errada – o que faz com que haja confusão na hora de colocar no papel.

Formas corretas! Muitas vezes, ouvimos de forma errada algumas frases, por isso, ler muito e compreender a gramática é essencial!

E não é só para a própria prova de gramática que é necessário aprender da forma correta as suas regras. Ela também pode ser necessária em questões de matemática quando é exigida interpretação de texto.

Assim, acompanhe algumas dicas que lhe ajudarão nos seus estudos de gramática:

  1. Utilize sempre um dicionário: embora o primeiro objetivo seja descobrir o significado da palavra, em um bom dicionário também é possível encontrar sinônimos, abreviaturas, classes gramaticais, separação de sílabas, entre outras regras gramaticais. Portanto, não descarte o seu dicionário durante os estudos e dê preferência para os atualizados com o novo acordo ortográfico;
  2. Leia: dentro ou fora do seu cronograma de preparação para o Exame Nacional, a leitura é um hábito que deve ser cultivado. Além de dar uma capacidade crítica, mesmo que você não esteja estudando a estrutura das palavras e frases, a rotina de leitura de textos de qualidade contribuem para que os seus olhos se acostumem e passe a compreender melhor a gramática. Sem contar que pode lhe ajudar, e muito, em interpretação de texto e na redação. Comece pelo que você mais goste, passe acompanhar notícias e não deixe de ler livros clássicos da literatura, reportagem e teses mais complexas;
  3. Desenvolva um cronograma de estudos: como a gramática é composta por uma série de assuntos, é importante que você monte um planejamento com os principais tópicos que devem cair no exame, como: concordância, verbos, figuras de linguagem, entre outros. Se você vai estudar sozinho, ter uma programação é imprescindível;
  4. Pratique: coloque os seus estudos em prática por meio de exercícios. Busque por provas de edições antigas do Enem. Com a prática você poderá testar os seus conhecimentos e fixar da maneira mais adequada o uso correto da gramática;
  5. Revise: depois de estudar uma quantidade imensa de assuntos, é sempre bom fazer uma revisão para o Enem para assimilar o que você estudou lá no início. Aproveite para ler mais a respeito, fazer exercícios para ter uma relação com cada um dos tópicos analisados.

Paciência e muita dedicação!

Planejar com tranquilidade! Para se dar bem na prova do Enem, é necessário também ter muita paciência na assimilação dos conteúdos!

Como você pôde acompanhar, a quantidade de assuntos de gramática que caem no Enem é grande. Porém, se você tiver um plano de estudos, mesmo que tenha optado pelas aulas particulares, com certeza você alcançará um bom resultado no Enem. Para isso, é sempre importante seguir este cronograma a risca.

O segredo é ter paciência, ir com calma, aprender, praticar muito e se acostumar com o ritmo exigido pelo exame. Com tudo isso, certeza que você terá condições de arrasar na prova de gramática do Enem e, de quebra, os aprendizados ainda lhe ajudarão em outras matérias.

Bons estudos e uma excelente prova!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar