A saúde da nossa voz é resultado de muitos fatores como boa alimentação, cuidado com o tom adequado para falar, ingestão de grande quantidade de água, prática de esporte, etc. Contudo, em alguns momentos a voz pode se alterar ou se cansar devido a alterações naturais ou não.

O cigarro é um dos grandes vilões para quem deseja ter uma voz melodiosa, ele é uma das razões mais comuns para a perda de voz, assim como consumo de bebidas alcoólicas. Esses e outros fatores podem causar fadiga das pregas vocais, impedindo as vibrações adequadas das cordas vocais. A reeducação vocal é sempre indicada para devolver a boa saúde da voz.

Quer saber como?

No artigo de hoje, contamos tudo sobre as técnicas para reeducar a sua voz !

Fadiga e perda de voz: quais são as possíveis causas ?

Durante a vida de um indivíduo, as cordas vocais são submetidas a diferentes transformações que podem causar alterações e desgaste delas. Essas transformações podem ser alterações naturais ou não.

Entre as causas mais recorrentes dos distúrbios da voz estão:

  • Excesso de trabalho do aparelho fonador , como falar alto, pigarrear ou gritar;
  • Inflamação viral ou bacteriana da mucosa laríngea;
  • Fatores de risco como tabagismo e alcoolismo;
  • Fatores externos como poluição urbana, ar condicionado, fumaça, etc.

As causas para modificação ou perda da voz são praticamente resultado de múltiplos fatores. E o cigarro é quase sempre um fator de risco!

Com vontade de fazer aulas de canto?

Confira quais são os principais distúrbios da voz.
O tabagismo é um dos grandes agentes responsáveis pela rouquidão e perda da voz!

Sabe por quê?

A nicotina diminui a elasticidade das cordas vocais, conferindo uma certa rouquidão na voz das pessoas. É muito comum cantores que fumam ter a famosa "voz cavernosa".

Quando a respiração fica ruim, a voz também pode sofrer alteração, por exemplo, nos casos de distúrbios inflamatórios como asma, inflamações das vias nasais, inflamação da laringe, bronquite, etc. Nesses casos, o esporte pode ajudá-lo na liberação do aparelho respiratório, melhorando a qualidade da sua voz. 

Procurando por aulas de canto online?

Você pode liberar a sua voz com aulas de canto para iniciante, os professores de canto são profissionais qualificados a ensiná-lo a gerenciar sua voz através de uma ampla técnica vocal !

A técnica do canudo para esticar as cordais vocais

Fazer um repouso vocal de pelo menos dois dias é uma das dicas essenciais para quem está com as cordais vocais cansadas devido a algum tipo de desgaste. Contudo, essa dica não se aplica a cantores ou professores de canto que precisam usar a voz regularmente. Esses profissionais recorrem a algumas técnicas para preservar a voz.

A água e a maçã são os maiores aliados para quem deseja ter uma voz saudável !

Existem muitos truques para preservar a saúde das suas cordas vocais como a ingestão de quase 3 litros de água por dia para hidratar as cordas vocais, comer maçã, evitar bebidas alcoólicas, tratamentos homeopáticos. Assim como evitar comidas que irritam a garganta, por exemplo, chocolate.

Mantenha a qualidade da sua voz bebendo muita água.
Já bebeu água hoje?

Juntamente, com as dicas acima, existe uma técnica antiga que pode ser usada para aumentar a extensão da sua voz. Ela envolve pegar um canudo de pequeno diâmetro e soprar emitindo um som em "U" contínuo que seja confortável para sua voz. A técnica do canudo é como se tivesse massageando a sua laringe, relaxando em toda a região do trato vocal.

Você também pode pegar uma garrafa, com um pouco acima da metade de água, colocar o mesmo canudo dentro e você vai soprar em "U"emitindo um som. Perceba que a sua laringe vai fazer um movimento de relaxamento.

Descubra quando ser atendido por um médico da voz para cantar melhor !

Exercícios para reforçar suas cordas vocais

Percebeu que a sua voz não está tão harmoniosa como antes? Calma! Confira essas duas dicas para devolver a sua bela voz:

Exercício do V - Técnica inventada na Dinamarca - é uma técnica de terapia de voz para minimizar a força de oposição das cordas vocais, com a finalidade de reforçar a sua vibração.

Vamos lá!

Diga em voz alta a fricativa "V", e mantenha o som com a mesma energia por alguns instantes. Você sentirá vibrações entre os dentes. Vá deslizando o seu alcance de voz, mantendo em um volume médio mais fácil de praticar.

Atenção para o  momento da expiração, o trabalho muscular deve ocorrer no nível do cinto abdominal. Lembre-se de liberar a tensão muscular durante a inspiração!

Exercício do M - é um técnica de reabilitação da voz desenvolvida em 2000, intitulado Terapia por voz ressonante. A técnica consiste em pronunciar alguns sons. Comece com a letra "M", enquanto tenta sentir as vibrações ao redor do nariz. A seguir, diga a letra "i" e segure a nota por alguns instantes, percebendo as vibrações sentidas atrás dos dentes da mandíbula superior. Por último, diga "ou" e sinta as vibrações nos lábios.

Em ambos os exercícios é importante encontrar um tom confortável para realizar os exercícios, concentre-se na sensação das vibrações produzidas, deslizando as notas de cima para baixo. Assim, você poderá identificar a extensão da sua voz.

Conheça nossas melhores dicas para continuar cantando !

Exercícios de ginástica de voz para encontrar sua voz

Nem todos os exercícios de reabilitação vocal serão adequados a qualquer perfil ou distúrbios da voz. Selecionamos aqui algumas atividades que podem ser facilmente praticadas no seu cotidiano, todos com a finalidade de fortalecer os órgãos responsáveis pela voz. Confira:

Para treinar a respiração

Deite-se de costas, inspire suavemente pelo nariz ao mesmo tempo em que movimenta o sua barriga para fora, e conte até dois. Em seguida, expire com o lábios entreabertos, contando até quatro, nesse momento, você sentirá o sua barriga movimentando para dentro. Ao sentir que está obtendo progresso no exercício, você pode aumentar o grau de dificuldade do exercício, colocando um pouco de peso sobre a barriga. Assim poderá fortalecer o diafragma.

Para soltar a língua e a voz

Como se estivesse imitando barulho de um telefone, vibre a língua fazendo o som "trrrrrrr". Repita esse som por quatro vezes. A grande vantagem desse exercício é que além de trabalhar a língua, ele ajuda a minimizar o pigarro da garganta.

Para soltar os lábios

Exercício 1 - Aperte seus lábios para dentro com a boca cerrada. Aperte-os com a mesma energia por aproximadamente cinco segundos.

Exercício 2 - Vibre intensamente seus lábios por aproximadamente 60 segundos. Descanse por alguns instantes e repita o exercício.

Para relaxamento da sua voz

Para melhorar sua dicção, articule bem o maxilar e pronuncie: mua - mué - mue - mui - muó - muo - muu. Fique um tempo em silêncio, depois repita o procedimento por um pouco mais de três vezes.

Faça uma aula de canto online!

Saiba como relaxar a sua voz!
Com seus dedos apoiados no nariz, tente vibrar a boca e o nariz emitindo o som de uma abelha "hummmmmmm".

Por aproximadamente 60 segundos, faça o exercício emitindo o som da abelha. Na sequência, fique uns 30 segundos em silêncio e repita o exercício mais cinco vezes. Veja como sua voz estará relaxada!

Para respiração e dicção

Acompanhe passo a passo estes exercícios de domínio da respiração e dicção:

1) Expire contanto em voz alta: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 , 8, 9, 10 ... até 30.

2) Inspire e expire lentamente dizendo as seguintes consoantes oclusivas : P B T D G Q

Se a voz ficar presa na garganta

Faça a ginástica facial a seguir: Diga " kiou-ixe", exagerando ao máximo que puder na articulação "Kiou" com os lábios bem arredondados. Fale o "nix" em um sorriso perfeitamente amplo. Você pode repetir esse exercício pelo menos 30 vezes antes de soltar a voz.

Se você acredita que a sua voz não é suficiente

Faça a leitura de um texto em voz alta, adicione um pouco mais de dificuldade removendo as consoantes. Depois releia o mesmo texto frisando nas consoante. Perceba o quanto sua voz ganhará intensidade!

Se a sua voz é muito suave

Com as duas mãos no umbigo, pense em um evento que te deixa com raiva. A seguir, leia um texto pressionando as mãos na barriga, não se esqueça de frisar bem a leitura das consoantes abrindo a boca de maneira mais ampla. Aproveite para expressar todas as emoções encontradas: tristeza, raiva, alegria ...

Agora faça um teste, cante melodias simples para constatar todos os benefícios !

Consulte um profissional para reabilitação da sua voz

Entenda quais são os riscos para sua voz no artigo: Ser atendido por um médico da voz para cantar melhor !

Chegou até aqui e percebeu que mesmo realizando todas as técnicas, ainda assim não está pronto para realizar boas vocalizações ? ou chegou até aqui porque está sentindo muito incômodo ao cantar ? Pode ser que alguma disfunção esteja o impedindo de cantar de maneira adequada. Nesse caso, pode ser necessário considerar uma consulta com um especialista.

O otorrinolaringologista é uma especialidade médica responsável pelo tratamento de doenças do ouvido, nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.

Por prevenção, esse médico pode considerar a possibilidade de realizar exames mais completos como, por exemplo, uma laringoscopia para verificar o estado da saúde das suas cordas vocais. Graças a esse exame de imagem, o especialista pode identificar doenças da cavidade oral, hipofaringe, orofaringe, da laringe e, em especial, das pregas vocais. Desta maneira, ele consegue ver detalhadamente a cavidade em busca de lesões funcionais ou orgânicas.

Em casos mais graves como a perda total da voz, certamente, com o diagnóstico profissional adequado será possível oferecer soluções de reabilitação, medicamentos ou, em último caso, cirurgia. Dentro da otorrinolaringologia existe a foniatria, uma área de atuação da medicina responsável pelo diagnóstico dos distúrbios da fala.

Pode acontecer do otorrino recomendar que o paciente faça algumas sessões de terapia da fala com o fonoaudiólogo. O fonoaudiólogo é profissional que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana. Tanto ele quanto o otorrino são os profissionais mais capacitados para cuidar da saúde da sua voz.

O otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo são os profissionais habilitados para tratar os males da voz !

E quais são os maiores problemas da voz ?

Com a ajuda de um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, você pode praticar exercícios de vocalização, assim solucionar alguns dos problemas da voz mais comuns como:

  • Voz muito baixa;
  • Voz instável;
  • Voz com perda de registro;
  • Fadiga vocal;
  • Falta de flexibilidade da voz;
  • Ruídos;
  • Além das dificuldade pós-operatórios, cistos, pólipos, nódulos, tireoidectomia ...
Em casos mais graves de perda de voz é melhor procurar ajudar médica.
Graças a medicina preventiva, pode-se chegar ao tratamento menos invasivo, evitando assim doenças graves como nódulos, pólipos, lesão da glote, afonia ...

Pode ser que o seu caso seja resolvido com algumas sessões fonoaudiológicas, mas também pode ser um caso mais delicado. Portanto, não se esqueça: a qualquer sinal de desconforto para cantar, procure ajuda profissional.

Então, preparado para soltar a sua preciosa voz ?

Precisando de um professor de Canto ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Ana

Graduada em Português-Literaturas pela UFRJ. Redatora apaixonada e curiosa por natureza. Moça de sorriso aberto. Adora ler, refletir e escrever sobre diferentes assuntos. Professora que acredita que a educação é e sempre será o bem mais precioso de um indivíduo.