Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Etapas a seguir para falar francês fluente

De Camila, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Passo a passo para dominar o idioma da França

Você entende algumas coisas de francês, utiliza uma ou outra palavra de vez em quando, mas tem dificuldades para se expressar oralmente em um diálogo? Você sonha em dominar a língua francesa como um bilíngue?

Ser bilíngue significa ser super fluente em todos os aspectos do idioma. Ou seja, você é capaz de se comunicar perfeitamente, tanto oralmente quanto através da escrita. Você é igualmente capaz de entender tudo o que lhe é falado, assim como lê perfeitamente tudo o que aparece na sua frente. Uma pessoa com domínio total do francês consegue adaptar sua linguagem para diferentes situações como conversar com crianças, manter um diálogo informal com adultos ou discussões profissionais no ambiente de trabalho.

Se este ainda não é o seu caso, é porque você não é bilíngue. No entanto, nada te impede de se lançar na aventura do aprendizado e dominar o idioma de Molière. Para tal, é necessário aprofundar seus conhecimentos na língua e imergir na cultura francofônica para atingir o progresso desejado.

Existem muitas ferramentas disponíveis para o auxílio do aprendizado de línguas. Várias ferramentas podem te ajudar a se tornar bilíngue em francês.

Carreira profissional, universitária ou realização pessoal. Vários podem ser os objetivos para querer se tornar um expert no francês (e fale bem a língua!). Independente das suas intenções para o futuro, um boa dose de paciência agregada a uma motivação latente e recursos eficazes facilitarão o aprendizado.

Televisão, rádio, livros, podcasts, sites especializados… Inúmeras são as ferramentas à sua disposição para te auxiliar nesta jornada de aquisição de conhecimento. Graças a elas – e à sua dedicação – seus esforços serão, mais cedo ou mais tarde, recompensados.

Superprof te mostra quais são as opções que te darão uma mão nesta missão de se tornar bilíngue em francês.

1/ Ter boa motivação para aprender

Cada um tem seus próprios objetivos e ambições para atingir um nível elevado da língua francesa.

Independente da razão para querer se tornar bilíngue em francês, você precisa ter em mente que tal decisão precisa ser sinônimo de prazer. Ninguém quer passar por tal processo sofrendo. E nada melhor para um bom aprendizado do que fazê-lo se divertindo!

Para aprender francês rapidamente e de maneira eficiente, é essencial que o processo se passe de forma lúdica. Assim, os esforços passarão despercebido e o progresso gradual será certo.

A adoção de alguns hábitos regulares pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento do aprendizado:

Criar seu próprio guia de francês

Hábito maravilhoso durante o aprendizado de qualquer língua é possuir um caderninho dedicado a anotações. Nele você poderá escrever dúvidas, comentários pessoais, palavras com as quais você tem dificuldade e qualquer outro tipo de informação que pode contribuir para seu processo de aprendizado.

Este caderno servirá como um guia pessoal ou até mesmo um diário de estudos. Ele te ajudará a exercitar seu francês escrito e a enriquecer o vocabulário do dia-a-dia. O ideal é optar por um pequeno formato, pois, desta forma, ele poderá te acompanhar aonde quer que você for e estará sempre em mãos assim que uma dúvida aparecer.

Um caderno de anotações contribui para o aprendizado. Anotar as dúvidas é um ótimo hábito.

Pensar em francês

Para desenvolver rapidamente suas habilidades linguísticas em francês, não há dúvidas de que a melhor alternativa é praticar a língua todos os dias. Idealmente, tal prática seria mais eficaz se fosse possível de acontecer com nativos francofônicos. Caso isso seja tarefa difícil, já está de bom tamanho o fato de falar, seja com quem for.

Se você encontra dificuldades até mesmo em achar alguém com quem conversar no idioma de Molière – seja nativo ou não – não fique achando que tudo está perdido. Nada te impede de pensar em francês… o dia inteiro!

Anotações mentais, conversas consigo mesmo (quem nunca se pegou falando alto?!), diálogos com os animais de estimação. Começar a fazê-los em francês e transformá-los em um hábito quotidiano contribuirá para a criação de reflexos na língua da França, além de acostumar seu cérebro a pensar no idioma.

2/ Encontrar as ferramentas certas para o aprendizado

Inúmeros recursos estão disponíveis para auxiliar o aprendizado da língua francesa.

YouTube

Um bom exemplo disso são as videoaulas encontradas em diversos canais do YouTube.

As produções disponíveis online são extremamente úteis como exercício complementar às suas aulas. Existem ainda muitos alunos autodidatas que fazer uso dos vídeos (online para aprender francês) disponibilizados no site para aprender o idioma do zero.

Muitas das aulas são produzidas por verdadeiros professores de francês. Ponto positivo desta ferramenta é que você pode ter acesso à língua falada por nativos de diversos países, tendo contato com diferentes sotaques. Ótimo exercício para treinar a compreensão oral. Sem contar que, além de escutar, você ainda verá imagens que te ajudarão a assimilar o conteúdo apresentado.

Bibliotecas

Muitas vezes, assim que saímos da escola, nos esquecemos que as bibliotecas existem e que elas estão à nossa disposição! Este paraíso de livros é uma riqueza para descobrir e aprofundar conhecimentos em vários assuntos, inclusive na língua francesa.

Além de ter acesso à diversos tipos de publicações escritas, como jornais, revistas, livros didáticos e de literatura, você ainda pode acabar descobrindo as atividades especiais oferecidas por algumas bibliotecas.

Informe-se na da sua cidade e confira se existe uma programação dedicada à língua francesa. Algumas delas organizam, por exemplo, grupos de conversação no idioma, assim como turmas de discussão sobre livros em francês.

Aulas particulares

Frequentar aulas particulares te permitirá avançar rapidamente no aprendizado da língua. Ponto positivo das orientações individuais é o fato do conteúdo ser adaptado aos seus objetivos, assim como a metodologia ao seu perfil de aprendiz.

Aulas particulares podem te permitir avançar mais rapidamente. Um professor particular se dedicará exclusivamente a você durante as aulas.

O professor particular desenvolverá aulas que acompanham seu ritmo de desenvolvimento e assimilação da matéria. Sem contar que ele estará à sua disposição durante todo o tempo da aula  para qualquer dúvida que surja no meio do caminho.

Gramática, pronúncia, vocabulário, interpretação de textos. Seu tutor particular organizará seu calendário de aulas de acordo com o que você deseja aprender naquela semana ou naquele mês. Melhor ainda se você arrumar um professor nativo, pois sua referência de sotaque será a melhor possível!

Aulas em grupo

Fazer parte de um curso em grupo é também uma boa alternativa para melhorar ainda mais seu domínio no idioma e virar bilíngue.

Além da orientação passada pelo professor, você ainda terá vários outros colegas com quem conversar. No entanto, disciplina, dedicação e, principalmente, comparecimento às aulas são indispensáveis para ter sucesso no seu aprendizado.

Inúmeras escolas de línguas oferecem cursos em grupo para diferentes níveis de francês. Nosso grande e velho amigo Google pode te ajudar a encontrar um local adequado próximo à sua casa.

Aplicativos para tablet e smartphone

Outros dois bons aliados para o aprendizado de línguas são o celular e o tablet. Com um smartphone em mãos, você pode procurar nas lojas de apps por aplicativos que ensinam a língua francesa. Existem várias alternativas disponíveis, algumas pagas e outras gratuitas.

Duolingo é uma ótima opção caso você queira algo inteiramente grátis. Através deste aplicativo, você fará exercícios do idioma como se estivesse jogando um jogo no seu telefone. Cada bloco de respostas certas te permite alcançar uma nova fase da brincadeira. Gradualmente, você atinge novos níveis, o que simboliza que seu domínio na língua também melhora.

Babbel é outro app bem popular entre os amantes do aprendizado linguístico. A diferença principal entre ele e Duolingo é que Babbel só oferece os primeiros níveis gratuitamente. A partir do intermediário, uma assinatura do aplicativo é necessária.

O melhor dos aplicativos (para aprender francês) é que eles estão sempre ao alcance do estudante, já que é só ter acesso ao celular para praticar o francês.

Escutar rádios francesas

Além de acesso a aplicativos, a internet possibilita encontrar e escutar rádios francofônicas. Além de ficar informado(a) das atualidades internacionais, você ainda praticará e aprimorará sua compreensão oral. Sem contar que esta é uma boa maneira de conhecer um pouco mais da cultura francesa.

Confira algumas opções de estações que você pode procurar na web:

Além de notícias, você ainda terá acesso a propagandas, músicas, entrevistas e podcasts gratuitamente!

3/ Imersão na cultura francofônica

Uma super imersão na cultura ligada aos povos que falam francês é, sem dúvida, a melhor maneira de se tornar bilíngue. Existem várias alternativas para entrar de cabeça e passar grande parte do seu tempo em um universo francofônico.

Filmes e séries em versão original são ótimos para o aprendizado do francês. Assistir séries e filmes em francês: ótima tática para virar bilíngue.

Assistir filmes e séries francesas em versão original

Ao sentar na frente da televisão para assistir filmes (para aprender francês) ou séries, que tal optar por produções francofônicas? A melhor maneira de se familiarizar com a fala da língua é escutar, escutar e escutar ela ser falada.

Ao escolher produções francesas, desgustá-las em versão original te divertirá e ainda ajudará a se tornar bilíngue. Sendo assim, nada de dublagem em português. Caso precise de legenda, dê preferência para as em Closed Caption, ou seja, também em francês.

Passar um tempo em um país onde se fale francês

Caso você já tenha colocado em prática todos os conselhos (para aprender francês) acima e ainda assim não se considera bilíngue, então que tal começar a pensar em uma viagem à um país francofônico?

Passar um tempo em um local onde só a língua francesa é falada te permitirá fazer um intensivo super eficaz para o alcance dos seus objetivos. Você, sem dúvidas, voltará desta aventura dominando o francês como nunca!

Saiba também como encontrar um bom curso de francês online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar