Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conselhos para aprender a escrever bem

De Camila, publicado dia 29/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Redação > Como fazer uma boa produção de texto?

“Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando.”
Pablo Picasso, pintor

A frase acima, mesmo tendo sido apresentada por um pintor – o famoso cubista Pablo Picasso -, pode ser absolutamente empregada no processo de produção de texto.

Muitas pessoas pensam que é preciso estar completamente inspirado para começar a escrever um bom texto. Quem escreve muito sabe que a inspiração, na maioria das vezes, chega quando estamos aquecidos, já escrevendo por horas a fio.

O que queremos dizer com isso? 

Queremos dizer que para aprender a escrever bem, é preciso escrever. Como disse Thomas Edison, outra figura famosa,

“Talento é 1% inspiração e 99% transpiração”!

Não adianta nada querer aprender a escrever se você não está disposto a tentar colocar no papel – ou na tela do computador – toda a teoria lida. Afinal de contas, só conseguimos assimilar bem as informações em nosso cérebro quando as colocamos em prática, não é mesmo?

Então se você veio parar nesta matéria atrás de dicas e conselhos sobre como se tornar um bom redator, não se preocupe, pois você vai encontrá-los. Temos certeza que as informações abaixo irão te ajudar muito na hora de fazer aquela tão esperada prova do enem, da universidade, ou ainda na hora de escrever aquele relatório para o seu chefe ou aquela dissertação de fim de curso. No entanto, você só conseguirá ficar bom na produção de texto se colocar a mão na massa.

Você aceita o desafio? Então boa leitura e mãos à obra!

Confira ainda o nosso super guia sobre como produzir o texto perfeito!

Quantos tipos de redação existem?

Antes de começar a escrever, é preciso saber qual tipo de texto você precisa produzir.

São muitas as maneiras de expressar uma ideia ou opinião através de um texto. A forma como você escolhe apresentar suas palavras caracteriza o tipo da sua redação. Existem três tipos principais de redação:

  • Descritiva;
  • Narrativa;
  • Dissertativa.

Esta última é a mais cobrada em provas e ela ainda pode aparecer em duas formas diferentes:

Abaixo apresentamos as principais características de definem cada um desses tipos de texto.

Para escrever bem é preciso prática e estudo.

Fazer uma boa redação é super fácil.

Texto Descritivo

O texto descritivo é aquele que, de forma detalhada, descreve algo ou alguém. Ao lê-lo, o leitor precisa ser capaz de conseguir imaginar o que é descrito.

A descrição pode ser feita de duas maneiras:

  • Descrição objetiva: foco em aspectos físicos e formais.
  • Descrição subjetiva: foco em aspectos emocionais e psicológicos.

Um bom texto descritivo contém uma harmonia entre objetividade e a subjetividade. Tal equilíbrio permite que o leitor perceba e imagine o objeto ou o ser sob vários ângulos e perspectivas.

Texto Narrativo

A redação narrativa é produzida quando você deseja narrar uma história. Ele consiste em uma sequência de ações que podem ser tanto reais quanto imaginárias. O narrador é a voz do texto responsável por contar essa história composta por determinada sequência de eventos.

Texto Dissertativo

Segundo a definição do dicionário Michaelis, uma redação dissertativa é caracterizada por fazer apresentação por escrito sobre algum tema de forma organizada e completa. Tal apresentação pode ser feita tanto de maneira expositiva quanto de maneira argumentativa.

Dissertação-expositiva

texto dissertativo-expositivo é escrito com o intuito de informar e esclarecer o leitor. Tal objetivo é atingido através da exposição de um determinado assunto ou tema. Nesse tipo de redação dissertativa, você não precisa tentar convencer o leitor, pois o objetivo dele é o de apenas expor conhecimentosideias e pontos de vista.

A redação dissertativa-argumentativa é a mais cobrada em provas de vestibula, concurso e enem.

Dissertação-argumentativa

texto dissertativo-argumentativo ao contrário do expositivo, tem por finalidade convencer, o leitor. Isso significa que você precisa persuadir quem está lendo de que sua tese é válidaatravés da apresentação uma argumentação clara e objetiva, fundamentada em fatos verídicos e dados concretos, sempre relacionados a um determinado assunto.

Tudo sobre como escrever uma boa redação.

Como estudar sozinho de forma eficaz?

Quando desejamos aprender algo, nós estudamos sobre o assunto e depois praticamos o que aprendemos para fixar o conteúdo não é mesmo? Fomos educados dessa maneira desde os primórdios da educação infantil e continuamos aplicando essa mesma metodologia em vários aspectos da nossa vida, mesmo em fase adulta.

Sendo assim, com a produção de texto não poderia ser diferente: é preciso estudar e praticar constantemente se você pretende melhorar suas habilidades redacionais.

Analisar outros textos

Se você está estudando para fazer uma redação do enem ou precisa praticar sua escrita para redigir um documento importante para um cliente, então que tal começar analisando textos similares que foram produzidos anteriormente?

Ao consultar esses textos, fique atento a determinados aspectos caraterísticos que se repetem, tais como:

  • Estrutura utilizada;
  • Conectivos empregados;
  • Argumentos usados;
  • Expressões recorrentes;
  • Etc.

Depois de consultar alguns exemplares, você perceberá que essas redações possuem um padrão que as torna muito parecidas. Ao identificar esse padrão, você ficará mais confortável na hora de utilizá-lo para escrever o seu próprio texto.

Criar uma estrutura para a sua redação

Antes de começar a escrever o seu texto, utilize o padrão identificado para criar uma estrutura própria para a sua redação. Isso quer dizer que, a partir de modelos bem-sucedidos que foram analisados, você tem a oportunidade de redigir uma versão ainda mais aprimorada.

Estudar cada parte da redação

Toda redação, seja ela dissertativa, narrativa ou descritiva, é composta sempre de três partes imprescindíveis:

  1. Introdução;
  2. Desenvolvimento;
  3. Conclusão.

Cada uma delas possui características específicas que precisam ser empregadas. Sendo assim, vale a pena estudar como estruturá-las individualmente e, quando você estiver confiante, praticar colocando-as em um só texto.

Não adianta ficar lendo sobre como escrever bem se você não praticar o que aprendeu.

Consultar materiais específicos na internet

Antigamente, o dicionário e as enciclopédias eram também chamados de “o pai dos burros”. Hoje em dia, se tal termo ainda fosse utilizado, temos certeza que ele seria designado para nos referirmos à internet! Afinal de contas, é à ela que recorremos sempre que temos uma dúvida, não é mesmo?

Sendo assim, por que não consultá-la na hora de estudar, praticar e desenvolver suas habilidades na escrita?

São muitos os sites e canais no youtube dedicados a explicar e dar dicas sobre os vários tipos de produção de texto. Temos certeza que, através deles, você encontrará uma que atenda às suas expectativas e necessidades.

Dicas sobre como estruturar um texto.

Quais os melhores livros sobre redação?

Muitos livros sobre redação podem ser encontrados tanto online quanto nas livrarias e bibliotecas. Antes de consultá-los, é preciso saber qual a finalidade do seu texto para, em seguida, identificar o tipo de redação a ser estudada.

Selecionamos algumas sugestões baseadas em três tipos de situações específicas: redação para concursos, redação para o enem e redação de maneira geral.

Redação para concursos

  • Técnicas de redação para concursos“, de Lilian Furtado e Vinícius Carvalho Pereira;
  • Português na Prática“, de Sandra Helena Terciotti;
  • Método de aprovação 5.0“, de Gerson Aragão.

Redação para o Enem

  • Redação infalível“, de Débora Aladim;
  • Superdicas para escrever uma redação nota 1.000 no Enem“, de Reinaldo Polito e Rachel Polito;
  • “Como escrever para o Enem”, de Arlete Salvador;
  • Redação excelente para Enem e vestibulares“, de Andrea Amaral;
  • Redação e atualidades para o Enem“, de Manoel Neves e Marcelo Batista.

Produção de texto em geral

  • Raciocínio Lógico” de Nonato de Andrade;
  • Nunca desista dos seus sonhos“, de Augusto Cury;
  • A arte da guerra“, de Sun Tzu;
  • Como escrever um conto“, de Gabriel García Marquez;
  • A arte de escrever bem“, de Dad Squarisi e Arlete Salvador;
  • Escrever melhor“, de Dad Squarisi e Arlete Salvador.

Existem vários bons livros sobre vários tipos de diferentes de redação.

Como encontra o professor ideal de redação?

Mesmo depois de todas essas dicas você ainda não se sente seguro em estudar e praticar suas habilidades em produção de texto sozinho? Ou você até mesmo tentou, mas não consegue se motivar o suficiente para ter disciplina em seguir um roteiro de atividades frequente?

Então que tal recorrer a um professor de redação?

Onde encontrar o professor de redação dos seus sonhos?

Aqui no Superprof, é claro!

No nosso site, além de encontrar várias matérias com dicas sobre redação e como escrever melhor, você ainda tem acesso a uma plataforma que te coloca em contato com uma enorme comunidade de professores particulares!

Encontrar um que se adeque ao que você procura é muito simples: basta acessar a página inicial do superprof.com.br e preencher os campos de busca. Ao escrever “redação”, o nome da sua cidade nas áreas assinaladas, e apertar “enter”, uma lista completa com os profissionais especializados no assunto que se encontram perto de você aparecerá na sua tela!

Como escolher o professor ideal?

Com a lista em mãos, basta analisar o perfil dos professores que te interessam. Gostou de algum deles? Então entre em contato direto com o educador sem precisar sair do site. Através de um sistema de mensagem direta você pode enviar perguntas ao profissional antes de decidir se deseja contratá-lo ou não.

A boa notícia é que alguns deles oferecem ainda uma primeira sessão gratuita. Ou seja, uma ótima oportunidade para você analisar na prática se determinado professor de redação é realmente adequado para o que você procura ou não.

Depois de tantos conselhos, ficamos na espera sobre o sua experiência escrevendo um redação de sucesso!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar