Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Prepare-se para a produção de texto, um dos temas mais importantes do Exame

De Ligia, publicado dia 31/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > A redação do ENEM: como fazer?

Uma das habilidades mais importantes a se dominar no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, é a redação, que conta muito na nota final e assim é muito temida pelos alunos que farão a prova. Na realidade, este não é um assunto tão difícil quanto parece, pois com certo foco, dedicação e, principalmente, planejamento, é possível fazer um texto de alta qualidade e conseguir uma ótima nota na avaliação.

O primeiro passo para uma boa execução de texto na prova de redação é, na verdade, algo que deve ser evitado: entrar em desespero. Somente por falar na matéria, ao lembrar que ela é uma das mais decisivas do ENEM, o candidato já começa a ter desconfortos psicológicos e acaba se enrolando com algo sem mesmo ter começado, perdendo muito no resultado final.

A redação é um dos assuntos de maior importância no exame, pois quase todas as universidades desconsideram os alunos que zeraram a prova ou tiveram um resultado final abaixo do esperado.

Por isso, deve-se ter muita calma ao lidar com tal tema, pensando sempre que o desfecho será positivo se o padrão de estudos for seguido fielmente, e se ele for feito de uma maneira adequada, o estudo para a redação será algo tranquilo e trará ao estudante um ótimo final.

Uma boa redação ajuda muito na sua nota do Exame!

Como é a redação para vestibular

Mais do que saber as disciplinas das provas objetivas, é necessário ter um bom conhecimento de assuntos da atualidade para construir uma boa redação durante a avaliação. E o domínio básico da estrutura da prova também é algo muito importante e o primeiro conhecimento a aprender são as competências avaliadas. Essa é a base para os corretores analisarem o texto dos alunos.

Divididas em 5 partes distintas, são avaliados diferentes critérios da redação:

  • a norma culta da língua: cuidado com erros de português, ortografia e gramática, evite expressões muito informais, gírias e estrangeirismos desnecessários;
  • compreensão da proposta:hora de avaliar a leitura do candidato para saber se ele consegue fazer exatamente o que foi pedido – uma dissertação argumentativa sobre o tema solicitado;
  • coerência: escolha bem os argumentos e sua veracidade, como as ideias são apresentadas de maneira fluida e como você consegue manter a linha de pensamento desde a introdução até a conclusão de maneira natural;
  • conhecimento dos mecanismos linguísticos: como você consegue manter os princípios do texto dissertativo-argumentativo e capacidade de convencer o leitor;
  • elaboração da proposta de solução para o problema apresentado: tenha uma boa maneira de solucionar o caso apresentado e alinhar todos os seus argumentos com uma ideia que pode ser concretizada por agentes e meios específicos da sociedade.

Cada uma das competências vale 200 pontos na nota final, totalizando os 1000 pontos máximos. É extremamente importante que o candidato as conheça bem para conseguir um bom domínio na hora do teste. Isso é importante antes de começar o texto na prática.

Nas etapas iniciais, não comece a escrever a redação sem ter pensado em como fazer tal tarefa. Muitos candidatos se desesperam, pelo grande quantidade de linhas a serem escritas, e pensam que faltará tempo, mas isso é só um pensamento movido por  emoções.

Primeiramente, o estudante deve fazer uma leitura cuidadosa da prova, passando várias vezes pela proposta, uma etapa essencial para evitar a fuga do tema e compreensão da proposta. Um erro muito comum cometido pelos estudantes é ignorar os textos de apoio, essenciais para uma boa performance na avaliação. Lendo esses pequenos textos, o aluno terá mais ideias de como fazer a redação caso não domine perfeitamente o assunto e também receberá uma ajuda para melhorar seus argumentos, caso já tenha conhecimento sobre o tema.

Peça ajuda aos professores de português para melhorar sua redação

Como fazer um projeto de redação

Após saber os detalhes completos da avaliação, o candidato pode passar para o passo seguinte: a elaboração das ideias principais do texto e a criação de sua tese. Esse é outro momento bastante crucial da redação, pois é nele que o aluno praticamente cria as bases da sua dissertação, então é preciso concentração. Um erro aqui pode arruinar o restante do texto!

Nessa hora, o estudante precisa reunir todas as suas ideias principais na folha de rascunho e escolher sua abordagem para defender o seu ponto de vista. É bom que o candidato selecione um direcionamento que já domine para ser mais simples, depois é só organizar tudo na mente e expor a tese da melhor maneira possível. O tema já está presente no enunciado e você deve seguir exatamente o que está sendo pedido, lembre-se bem disso: fuga ao tema pode ser sinônimo de nota zero! Mas você pode escolher qual será a linha de argumentos ou como vai abordar a temática, portanto, atenção e dedicação nessa fase é essencial.

Tendo concluído com sucesso essa etapa, o estudante deve continuar sua jornada na redação do ENEM começando a torná-la em uma realidade e escrevendo uma base. No primeiro momento, obviamente o aluno precisa escrever o texto na folha de rascunho para evitar qualquer prejuízo ao texto pronto. Mesmo nessa etapa, já é importante não deixar a preocupação com a gramática de lado. O essencial nessa parte é focar mais no conteúdo, mas a atenção aos detalhes não pode ser desconsiderada. Os argumentos precisam estar organizados da forma que o estudante julgue ser a melhor possível, devem fazer sentido e estarem ligados entre si.

A organização da dissertação é algo primordial, valorizando a redação e impede possivelmente más interpretações por parte dos corretores.  Isso pode potencializar a escolha dos seus argumentos e a maneita como você escreve.

Mantenha a atenção aos noticiários e conheça bem o que pode ser abordado

O estilo de texto para o ENEM

Após tudo estar em ordem, o aluno não pode se esquecer da ordem básica de uma redação dissertativa-argumentativa, o estilo de texo exigido para o ENEM. Um texto argumentativo é um ensaio cujo objetivo é apresentar evidências para apoiar uma ideia. Preste atenção ao tema solicitado, avalie qual a ordem que deseja seguir, como será possível falar sobre aquele tema de maneira direta e baseada em fatos, evite dar opiniões e juízo de valor para conseguir cativar a leitura.

Primeiramente, elaborar um bom parágrafo de introdução, com a tese exposta sem divagações desnecessárias para mostrar da melhor forma a linha de raciocínio. É bom já começar direcionando os argumentos para convencer quem lê o texto. Organizar as ideias em, no mínimo, 3 períodos, é uma boa maneira de começar, prestando sempre atenção para não escrever demais e usar muito espaço. Isso já significa uma introdução bem construída e sem comprometer a escritura do restante da redação.

Após a apresentação do tema, o candidato deve elaborar o seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, em que deverão ser apresentados os primeiros pontos principais da tese do escritor. Agora o aluno pode passar para o parágrafo para desenvolver suas ideias, no qual deve expor a segunda parte de seus argumentos, exatamente da mesma maneira como foi feito no primeiro.

No parágrafo de conclusão, terminando finalmente a sua redação, o aluno deve retomar brevemente as ideias expostas anteriormente e escrever a proposta de solução, o principal conteúdo deste último parágrafo. Para garantir eficiência, ela precisa surgir a partir das visões já levantadas no restante do texto.

Assim, o candidato finaliza a sua redação de uma maneira bem simples e eficaz, buscando a sua nota excelente e seguindo bem o fluxo de ideias desenvolvido. Uma conclusão bem feita fornece fechamento e direciona corretamente os principais pontos do seu ensaio a uma última reflexão. No caso do ENEM, não se esqueça de propor uma solução para o caso que seja completamente compatível com o andamento da redação.

Proponha uma solução interessante na conclusão da prova

Os temas mais comuns de redação no ENEM

Não é possível dizer exatamente qual será o tema da redação do ENEM a cada ano, mas certamente será algo de grande impacto na sociedade e que possibilite diferentes maneiras de argumentar sobre. No geral, são temas mais focados em Brasil e já abordados na mídia durante o ano.

Portanto, já temos a garantia de se tratar de algo atual. É essencial estar de olho nas notícias durante a sua preparação e tentar compreender o que isso pode significar no nosso país, já que essa é uma das fases mais relevantes da prova. A redação é uma oportunidade de expressar sua opinião e dizer o que você acredita sobre uma questão social ou situação atual, mas isso não é obrigatório – você pode falar sobre algo que não é necessariamente parte da sua realidade, mas conseguir uma boa nota por seguir a estrutura necessária.

É por isso que você precisa se certificar de que usou as palavras certas para expressar seu ponto de vista definido. Outro ponto importante é manter uma linha bem construída e argumentos válidos e que não ferem os direitos humanos ou desrespeitos à qualquer vida. Preconceitos, incitação à violência ou outras ofensas a certos públicos não devem fazer parte da sua redação, independente do tema do ano.

Use palavras simples e relevantes para explicar o que você quer dizer com isso não confundirá o examinador. Assim você pode ter mais sucesso na prova do ENEM e alcançar a sua nota esperada!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar