Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Escola, associação, conservatório ou computador: onde é melhor aprender piano?

De Marcia, publicado dia 08/03/2019 Blog > Música > Piano > Que canal poderá fazer de você um verdadeiro pianista?

“Ele estava tocando piano na posição vertical, talvez isso seja um mero detalhe para você, mas para ele significa muito. Isso significa que ele estava livre, feliz por estar ali.” Michel Berger

Você já se sentiu afetado pelo estresse? Certamente cerca de 8 a cada 10 pessoas que você conhece já se queixaram alguma vez de algo do gênero.

Parece que a música suaviza esses sentimentos. O piano também tem o poder de acalmar e libertardas tensões do dia a dia.

Seja para ouvir ou tocar, o piano é um dos instrumentos musicais mais melódicos. Mas, para começara aprendê-lo, é preciso perseverança, regularidade e velocidade.

Você sabe onde fazer aulas de piano para aprender a tocar e fazer disso um hobby ou até mesmo uma profissão?

Aprenda a tocar piano em uma associação

Começara aprender piano em uma associação é uma boa maneira de progredir enquanto desfruta de uma atmosfera agradável e inclusiva.

As associações oferecem aulas de piano de qualidade com um método, por vezes, diferente da pedagogia clássica, mais focada em ouvido, ritmo e descoberta do instrumento além da aprendizagem da teoria musical.

Uma outra diferença importante também é que ela é aberta a todos.

Piano para todos Uma associação é mais inclusiva, aberta a todos os públicos.

Normalmente, não há audição ou entrevista para frequentar um curso em uma associação. Não há nível específico para começar as aulas de piano.

Você vai entender que as duas principais vantagens da associação são o ambiente descontraído e a abertura para todos.

O professor de piano não terá necessariamente as mesmas qualificações que o da escola de música ou conservatório, mas o monitoramento regular será igualmente efetivo.

Antes de se inscrever, aconselho você a fazer uma aula de teste para conhecer a pedagogia do professor e a quantidade de alunos por classe, e assim escolher com consciência.

De fato, o acompanhamento será mais importante se as aulas forem limitadas em termos de quantidade de alunos.

A outra vantagem da associação é o preço dos cursos!

Eles certamente serão mais acessíveis do que o das escolas particulares. O conservatório também não é muito caro, mas a seleção na entrada é difícil e alguns adultos iniciantes podem não conseguir entrar.

O principal problema da associação talvez seja o limite que você pode alcançar em algum momento de seu aprendizado.

Preste atenção ao seu progresso e se você está entediado com o curso, não hesite em mudar para continuar a progredir e não regredir.

Precisando de um bom curso de teclado?

O papel da escola de piano para dominar o instrumento

Antes de dominar a Turkish March, de Mozart, o Concerto No. 2, de Chopin ou Für Elise, de Beethoven,você precisa de um certo domínio dos fundamentos do piano.

Para trabalhar com dedilhado, arpejo ou improvisação, você precisa estar familiarizado coma coordenação das mãos, que é a chave para aprender a tocar diferentes canções.

Métodos convencionais de piano Há quem prefira estudar piano em uma escola de música convencional.

A escola de música também ajudará você a evitar alguns vícios, comuns para quem está começando. Tornar-se um Bach não é para qualquer um.

Na escola pública, a seleção é difícil. O método de ensino é tradicional: você tem que aprender teoria musical, para só depois praticar.

O professor de música da escola tem um diploma e muita experiência para acompanhar melhor os pianistas aprendizes. Aprender a ler notas para decifrar uma partitura, acontece da mesma forma que no conservatório de música.

Por outro lado, em uma escola particular, será possível seguir uma pedagogia diferente. As escolas particulares estão abertas a todos e não praticam a seleção na entrada. Seu objetivo é, acima de tudo, democratizar a aprendizagem do piano para que ela se torne acessível a todos.

Existe o método Yamaha, o método Martenot, o método Suzuki … todos eles destacam a escuta e criatividadee dos alunos para que eles sejam mestres de sua aprendizagem.

Confira aqui aulas de teclado para iniciantes!

As escolas públicas são mais acessíveis financeiramente do que as escolas particulares. Elas recebem subsídios, o que lhes permite oferecer tarifas diferenciadas. Escolas particulares, por outro lado, são livres para definir seus preços!

Tanto em escolas públicas quanto nas particulares, a prioridade é dada às crianças, mas algumas também oferecem cursos para adultos iniciantes. Você só precisa pesquisar e estar disposto a aceitar possíveis recusas.

Como estudar piano no conservatório

Hoje não devemos falar sobre o conservatório, mas sim os conservatórios.

De fato, se há o Conservatório Nacional, muito renomado e de difícil ingresso, existe uma infinidade de outros regionais, estaduais e até municipais ou intercomunitários.

Dentro de um conservatório, a iniciação musical ocorre em três eixos: aulas teóricas, prática instrumental e prática coletiva.

Desde o início de seu aprendizado, o aluno aprende a soltar os dedos, decifrar notas musicais e improvisar, mas também a gerenciar seu estresse, ao se apresentar para um público mais ou menos importante.

A formação no conservatório é um pouco longa. A entrada pode começar aos 6-7 anos, quando a criança aprende a ler e a escrever.

A partir de então, o aluno passa por 3 ciclos. Ele é avaliado continuamente e, em seguida, por um júri interno no final de cada ciclo para determinar sua capacidade de acompanhar o curso do próximo ciclo.

Mas alguns conservatórios oferecem cursos adaptados para adultos, que são mais uma prática coletiva para um propósito puramente recreativo. Nenhum exame é sancionado e o prazer de tocar é apresentado.

Confira: aula de teclado no Superprof!

Tocando em um conservatório O conservatório, embora considerado metódico, tem a fama de formar ótimos profissionais.

Ao contrário de muitas escolas, não é necessário esperar até o final do ano letivo para se inscrever no conservatório.  Além disso, o  Conservatório não é caro e talvez esse seja um dos motivos do seu sucesso e seletividade na entrada. A relação preço X qualidade é imbatível, se comparada às escolas convencionais, dependendo da sua localização e do quociente familiar.

Entretanto, o conservatório é frequentemente criticado por seu ensino muito metódico, considerado até mesmo limitante ou proibitivo na música.

Por trás da excelência do treinamento podem se esconder alunos entediados durante as aulas, e que preferem aprender piano e acordes de piano de uma forma mais lúdica, se é que ainda é possível resgatar sua paixão pela música.

O conservatório não é para todos: é importante conhecê-lo antes de se inscrever ou matricular seus filhos.

É possível aprender piano sozinho

Alguns vão criticar a sua escolha enquanto outros lhe dirão para ir em frente! Eu não estou aqui para julgar, porque se você quer aprender sozinho, certamente tem suas razões e sua motivação deve ser ótima.

O piano clássico é considerado um instrumento difícil, da mesma forma que o violino, o clarinete ou o saxofone. Mas afinal, qual instrumento não é complicado de dominar? Nós deveríamos dizer que música é difícil!

Há algumas coisas a observar quando se inicia os estudos do piano sozinho:

  • Escolha bem o método – Não acredite em receitas milagrosas. Vá a uma loja de música se aconselhar e acompanhe o método escolhido com um livreto de teoria musical e um livro simples de partituras;
  • Preste atenção aos dedilhados – Quando você começa, é comum ter maus hábitos, especialmente no que diz respeito aos dedilhados. Eles correspondem aos números que representam os dedos que serão colocados em cada tecla durante a canção;
  • Não dispense o metrônomo – Muitas vezes pensamos que o trabalho do ritmo é reservado para o piano de jazz ou até para o baixo e a bateria, mas não é assim que acontece. Desde o começo, você tem que saber contar e  trabalhar nas batidas para aprender a tocar corretamente;
  • Seja organizado – Como um autodidata, você não terá apenas que aprender o piano, mas também preparar a sua aula e estar atento aos seus erros para que possa corrigí-los. É preciso ter organização e determinação para desempenhar todas essas tarefas;
  • Posicione bem os braços e os punhos – Não hesite em se filmar para verificar sua postura e evitar dores nas costas ou nos braços.

Curso de piano pela internet Se você for um autodidata, talvez seja possível estudar sozinho pelo seu computador.

No entanto, mesmo com toda a sua boa vontade, haverá certamente um momento em que você sentirá que está estagnado e não saberá o que fazer para progredir e em qual direção seguir. Neste ponto, pode ser interessante fazer algumas aulas de piano para reencontrar a motivação.

O professor de piano irá ajudar muito no seu progresso de nível e dar-lhe-á novos exercícios práticos para continuar a progredir enquanto corrige a sua postura ou alguns elementos que ainda passam despercebidos para você.

Finalmente, em qualquer caso, anime-se! Procure aprender a tocar músicas que você gosta, verificando sempre se o nível não é muito alto para você que está começando.

Definições de “aprender piano”

Debussy, Liszt, Satie, Schubert… Conhecer os diferentes pianistas que fizeram história na música é necessário para aperfeiçoar a sua cultura musical, mas também será muito importante dedicar tempo ao vocabulário musical.

O que é um harmônico?

O harmônico é o som resultante da ressonância natural de um corpo sonoro. Em um instrumento de cordas, é o som obtido de uma nota diferente da dada pela corda que não é tocada.

O que é ragtime?

É um gênero musical norte-americano considerado precursor do jazz. Falamos dele aqui pois trata-se de um termo diretamente associado ao piano.

E você? Já escolheu o melhor canal para começar a estudar piano? Esperamos que essa tarefa tenha se tornado mais fácil, após conhecer as particularidades de cada um.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar