Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

De qual tipo de ajuda acadêmica seu filho precisa?

De Joseane, publicado em 12/01/2018 Blog > Reforço escolar > Diferentes formatos do reforço escolar

Ter aulas de tutoria escolar é uma excelente escolha. Todos concordamos, com isso!

No entanto, diante da variedade de serviços a nossa disposição , fica  um pouco difícil fazer uma escolha com precisão.

Devido a variedade de ofertas presentes no mercado, a sensação é de estar na frente de uma parede para escalar e não saber por onde começar.

Mas não se preocupe, com o método correto e as informações certas, mesmo a maior das montanhas se torna uma pequena colina, relativamente fácil de escalar, não é verdade?

Metáforas à parte, para encontrar o curso de tutoria adaptado a sua necessidade, vamos conhecer, primeiramente, ​​sobre os diferentes formatos desse tipo de serviço!

Marcela

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

A aula de reforço escolar para ajudar com o dever de casa

Algumas vezes a ajuda com a lição de casa é oferecida na própria escola, através de programas como o Mais Educação. 

Outras vezes, a ajuda vem através de um anúncio de tutoria afixado nas escolas. Geralmente, esse tipo de tutoria está disponível após a escola e é facilitado por um professor da própria escola.

Professor legalzão fazendo um pouco mais do que a sua obrigação!

Obter ajuda para realizar a lição de casa é perfeita para garantir que seu filho faça bem seus exercícios, além de criar uma rotina de estudo que pode ser muito produtiva.

Para os pais que precisam trabalhar até mais tarde, matricular a criança nesse tipo de serviço pode ser uma ótima solução. Além disso, uma vez em casa, você e seu filho podem revisar o que já foi feito, ou simplesmente relaxar em família, o que também contribui para melhorias no âmbito escolar.

Dito isto, tenha cuidado para não confiar inteiramente nessa solução. Primeiramente por que ela não está disponível em todas as escolas. Segundo por que mesmo no melhor dos mundos, a ajuda com o dever de casa não abrange todas as problemáticas enfrentadas pelo seu filho que o impedem de ter um melhor rendimento.

Também é importante garantir que seu filho saiba como trabalhar de forma independente. Se ele não fizer isso ainda criança, ele terá dificuldade para fazê-lo quando adulto. Uma das suas responsabilidades enquanto pai e mãe é criar um ambiente de trabalho eficiente que permita ao aluno estudar tranquilamente em casa sem ser incomodado.

Seguir um acompanhamento de ajuda com o dever de casa pode ajudar o aluno a recuperar o atraso e evitar certos problemas na escola primária. Tendo um forte preparo de base, permitirá ao estudante de evoluir na sua vida acadêmica com a bagagem necessária para obter sucesso!

Tutoria com um professor particular

Um dos tipos mais recorrentes de aula de reforço é o acompanhamento com um tutor ou professor a domicílio.

Ao nosso ver, esse tipo de acompanhamento, apoio escolar com professor particular para as classe iniciais do primário pode ser dispensado. Exceto em casos extremos de aluno que já apresentam dificuldades escolar nesse estágio.

No início do primário, a criança ainda é muito dispersa e a lição de casa não apresenta grandes dificuldades para que a intervenção de um professor particular seja efetiva. A menos que você prefira prevenir, não há necessidade de se preocupar com reforço escolar no primário.

Embora dispensável, o reforço escolar no primário pode prevenir dificuldades fulturas

A partir do 5º ano verifique com mais assiduidade o rendimento escolar do seu filho. Se você verificar que os resultados dele começam a cair, reaja sem demora e solicite ajuda ao professores escolar que te ajudará, em um primeiro momento, a traçar um plano de estudo. Se necessário, você pode considerar um professor particular.

Obviamente, isso também se aplica ao ensino médio pois, assim que o aluno entra nessa fase final, devido a pressão, a dificuldade aumenta, deixando muitos estudantes desestabilizados.

Como resultado, o nível de rendimento costuma diminuir e nesse momento os pais não devem exitar! E devem procurar um professor particular qualificado para recolocar o aluno nos eixos!.

Realmente é colégio e no ensino médio que as coisas começam a se complicar. O conteúdo se multiplica e o tempo de trabalho pessoal aumenta, muitos alunos são rapidamente desencorajados por essa mudança.  Alguns abandonam e perdem a confiança em sua capacidade. Se este for o caso com seu filho ou filha, fale com ele ou ela.

Na verdade, é tão importante que a criança participe conscientemente do seu próprio percurso acadêmico quanto os pais e professores.

Aula de reforço escolar em grupo

Sim, esta é uma excelente ideia!

Conhecida em algumas regiões do Brasil como aula de BANCA, o reforço escolar em grupo pode ser uma ótima escolha, principalmente por se tratar de um recurso mais econômico!

É um método que pode ser encontrado na iniciativa privada, com classes específicas para esse feito. Mas, também, é possível frequentar uma das classes de banca. Geralmente quem oferece essas classes é um professor recém formado ou em formação, em seu próprio domicílio ou em local específico. Por se tratar de um local neutro, nem a escola e nem a sua própria casa, o aluno costuma a ficar mais concentrado no ambiente da banca.
As aulas são em pequenos grupos e com alunos da mesma série e idades aproximadas. Fique de olho em anúncios espalhados pelo seu bairro e também na internet.

A aula de banca pode ser uma excelente ideia para alunos do ensino fundamental

 

A aula de tutoria em grupo é útil para ajudar com a lição de casa e, também, para revisar e melhorar  a compreensão do conteúdo: esses pequenos grupos é interessante sobretudo pois cria uma rotina de estudo habitual, e a criança não se sente deslocada já que está na companhia de outros.
Esse tipo de acompanhamento apresenta melhorias significativas no boletim do aluno, respondendo diretamente a pergunta: “Por que tomar aulas apoio escolar? “

Em comparação com a aula com professor particular no domicílio do aluno, as aulas em grupo são mais baratas. Além disso, várias classes grupais são organizadas ao longo do ano para todos os níveis, sendo possível trabalhar quase todo o conteúdo escolar.

Você encontrará com facilidade tutoria em matemática, português, em línguas estrangeiras, entre outros.

Uma vez mais inclua o seu filho nesse processo. Veja se ele está interessado em ter aulas com outras crianças no ambiente da banca, ou se ele prefere um professor só pra ele. Porque o mais importante é envolvê-lo nesta aprendizagem. Para aprender, o aluno precisa, sobretudo, de motivação.

Para sermos mais precisos: este tipo de tutoria funciona melhor com estudantes independentes que desejam melhorar.

Uma criança que não possui motivação para estudar ou que não possui os métodos corretos terá problemas para ganhar a autoconfiança necessária para superar suas dificuldades acadêmicas.

Aula de reforço pela internet?

É isso mesmo!

Embora seja um método pouco difundido no Brasil, a aula de reforço escolar pela internet existe e funciona!

No portal do MEC encontramos informações sobre a aula de reforço online e gratuita!

Vamos terminar a nossa análise sobre os diferentes formatos de tutoria pelo tipo mais peculiar: a aula de tutorial online!

Com a explosão da Internet, muitas organizações e sites criaram soluções para oferecer aulas particulares sem que o aluno precise sair de sua casa.

 Vamos rever as diferentes soluções, gratuitas e pagas…

Aulas de reforço online e gratuitas

Como soluções gratuitas, podemos encontrar o professor que atende seus alunos, depois de sua aula de matemática, sua aula de história, geografia, seu curso de espanhol ou sua aula de física. Na verdade, muitos professores do ensino fundamental e do ensino médio trabalham horas extras, muitas vezes da sua casa,  para ajudar seus alunos. A Internet é, portanto, uma excelente ferramenta para um diálogo rápido e fácil com seu professor.

Então, se você tem dúvidas sobre um assunto , em vez de ficar bloqueado, contacte o seu professor legalzão para obter ajuda. Essa relação é ideal para um processo de ensino-aprendizagem efetivo.

Além disso, o MEC criou o Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latino americana de Portais Educacionais – RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI e outros. O site tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos, como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional, além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais.

Super interessante! Dê uma olhada.

Além disso, existe na internet muitos grupos de estudo e dicas de aprendizagem, além de fóruns, vídeos ou cursos online gratuitos.

Em relação a lições e aulas na internet, considere-o como uma forma de suporte complementar, em vez de um método de trabalho definitivo.

Procurar informações e classificar os sites relevantes às vezes pode levar tempo mas, certamente, é a escolha correta a fazer. Afinal de contas, encontramos de tudo na internet.

A internet oferece muito mais do que facebook! Você pode estudar gratuitamente

Aulas pagas de reforço escolar pela internet

Para os alunos do ensino médio e das classes preparatória para ao vestibular, uma forma de tutoria suplementar faz sucesso: a aula online!

Proposto sob a forma de acompanhamento escolar, este tipo de serviço oferece diferentes fórmulas que vão desde a oferta de recursos online até aulas particulares preparatórias para provas e exames. Geralmente proposta com o auxílio de uma webcam, o aluno interage com o professor como se estivesse na vida real.

O benefício da aula pela internet é que o aluno, que frequenta a escola e classes preparatórias, pode ter uma maior flexibilidade de horários. A partir daí, podemos ver que a oferta é particularmente rica.

Assim, esta solução pode ser interessante para revisar um assunto específico, através de exercícios interativos, antes de um exame por exemplo. Por outro, esse tipo de recurso exige um certo rigor e autonomia. É um fato: a internet pode tirar o foco muito rapidamente!

Agora que você já conhece todas as diferentes formas de reforço escolar, só resta se jogar!

Descubra, finalmente, a partir de quando começar o acompanhamento escolar.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar