Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais as principais técnicas para dominar o LinkedIn?

De Marcia, publicado dia 17/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Dicas de ouro para o bom uso do LinkedIn

“É fácil recrutar mil soldados, mas é difícil encontrar um general.” – provérbio chinês

As redes sociais profissionais são agora uma “febre” quando se trata de encontrar clientes, procurar emprego, acessar novas oportunidades ou apenas dar a conhecer a sua empresa. Esse tipo de ambiente, que se tornou indispensável , torna possível destacar serviços e simplesmente anunciar.

Daqueles que querem encontrar trabalho, alguns usam redes profissionais como o LinkedIn, que ajudam a criar uma rede de contatos, gerar atração para seu perfil ou depositar seu currículo on-line. Mas tudo isso implica em dominar seus conceitos básicos e adotar as melhores práticas.

Como usar o LinkedIn? Como criar um perfil profissional eficaz? Como usar redes sociais como esta para a carreira? Não entre em pânico, aqui estão todas essas respostas. Acompanhe!

As ferramentas básicas para usar o LinkedIn

“Não se preocupe em estar desempregado: preocupe-se em ser digno de um emprego.” – Confúcio

Inscrição

Você gostaria de se cadastrar no LinkedIn? Essa ideia é muito boa e permitirá que você realize muitos projetos. No entanto, é importante, em primeiro lugar, saber como se inscrever nesta plataforma profissional.

Informe sobre você Preencher o cadastro no LinkedIn demanda disponibilizar alguns dados.

Inscrever-se no LinkedIn é muito simples: você precisa de informações simples, básicas, como a maioria dos cadastros que você já preencheu na vida: nome completo, e-mail, senha… elementos necessários para a criação de qualquer conta na internet. Também é importante pensar na foto, que irá personalizar o seu perfil!

No momento do registro, você também será solicitado a vincular sua conta do LinkedIn à sua Conta do Google. Para esta pergunta, responda não, contanto que sua página não seja completa e relevante. A ideia é focar no profissional desde o começo!

Se este não for o caso, é a sua credibilidade e a imagem da sua marca que poderá se tornar tendenciosa ou até mesmo prejudicada. O mesmo vale para as etapas preliminares, adicionando contatos ao URL de seus sites, que costumam não despertar muito interesse, antes de se criar uma verdadeira identidade digital.

No entanto, a inscrição deve ser executada com cuidado, mas especialmente com precisão. Na verdade, mesmo além dessa informação, você precisa incluir o máximo de elementos extra para permitir que recrutadores, prospectos ou candidatos localizem seu perfil. Se você tiver certificados, cursos, competências adquiridas durante seu trabalho, coloque no seu perfil, a informação que você possui um curso de excel avançado, por exemplo, pode abrir muitas portas !

Um currículo completo contém suas experiências profissionais, o conteúdo de suas missões, os idiomas que você fala, enfim, tudo o que tornará seu perfil chamativo e potencialmente mais consultado. E sim, a reputação, também pode ser construída a partir de conteúdo relevante!

Operação global

Definitivamente, o LinkedIn é uma rede social como as outras, exceto por tratar-se de uma rede social profissional. Essa distinção não é desprovida de interesse e marca o uso concreto que faremos dessa plataforma, e o que chamaremos de “rede LinkedIn”.

Conhecimento de campo Uma das vantagens do LinkedIn é estar diretamente conectado ao mundo.

Os objetivos podem ser totalmente diferentes, mas todos podem ser alcançados se forem precisos e alinhados com o LinkedIn. Entre esses objetivos, você pode querer:

  • Encontrar um emprego;
  • Pesquisar novos contatos para um projeto pessoal;
  • Recrutar influenciadores para fazer marketing de conteúdo;
  • Recrutar novos talentos para a sua equipe;
  • Destacar-se no mundo das redes sociais;
  • Melhorar sua estratégia de conteúdo;
  • Promover o seu blog profissional;
  • E muito mais!

E sim, o LinkedIn é uma plataforma rica, muito rica em recursos, que permite a todos atingir seus objetivos e realizar qualquer um de seus projetos profissionais.

Necessita aprender a utilizar o Excel para melhorar seus conhecimentos e possibilidade de emprego ? Que tal um curso de excel online? Encontre as aulas ideais no seu tempo  !

Cancelar inscrição

No entanto, pode acontecer que o LinkedIn não corresponda às suas expectativas e à sua visão de trabalho ou simplesmente você não precise desse tipo de plataforma para evoluir profissionalmente. Neste caso, não há problemas, basta cancelar a inscrição.

Para isso, é muito simples e alguns passos são suficientes:

  1. Clique no ícone Você” no topo da sua página inicial do Linkedin;
  2. Selecione “Preferências e Privacidade” no menu superior;
  3. Na seção “Gerenciamento  de contas” da guia “Conta”, clique em “Editar” e em “Fechar a conta do Linkedin”;
  4. Escolha o motivo do fechamento e clique em “Avançar”;
  5. Digite a senha da sua conta e clique em “Fechar conta”.

E é isso, sua conta está fechada! Observe que seu perfil não estará mais visível para ninguém, assim como você não terá mais acesso aos seus contatos e às informações deles. Não hesite em baixar uma cópia dos seus dados antes, para não perder informações importantes.

Para fazer isso, basta acessar a seção “Privacidade” e,  no tópico “Como o LinkedIn usa seus dados”, clique em “Alterar”, seguido de “Fazer upload dos seus dados”. Feito! Adeus Linkedin!

Melhorar o seu perfil do LinkedIn

No LinkedIn, é essencial criar uma rede profissional, otimizar o contato com os outros e dominar a comunicação digital. Então você tem que fazer seu perfil ativo, e isso significa melhorá-lo. Porque estar cadastrado no LinkedIn implica em saber como usá-lo também!

Valorizado pelo teor Se estamos falando em perfil profissional, a aparência e a qualidade das informações conta muito.

Primeiramente, você tem que respeitar certas regras tácitas do bom usuário do LinkedIn. Por exemplo, seja responsivo! Uma pessoa que responde rapidamente às mensagens criará uma imagem de alguém engajado e interessado. Sinta-se à vontade para ativar as notificações e se manter informado sobre cada uma das mensagens que você recebe, cada um dos conteúdos publicados pelos seus contatos.

Você precisa se comunicar bem. Compartilhe artigos, escreva alguns conteúdos relevantes, parabenize as pessoas pela nova posição… são essas pequenas ações que farão com que seu perfil do LinkedIn esteja ativo e você aprenderá gradualmente a otimizar seus relacionamentos.

Tudo isso demanda um único cuidado: mostrar-se sem se tornar invasivo. Você pode gostar de algumas postagens, adicionar pessoas à sua rede, mas não realize nenhuma dessas atividades em massa. Porque sim, o risco de ser muito visível, pode potencialmente irritar sua rede!

No LinkedIn, como em todas as mídias sociais, a chave é saber como animar sua comunidade até um certo limite. Esteja ciente de que também é possível usar uma conta Premium que, mesmo que demande o pagamento de uma taxa, pode colocá-lo um passo à frente de outros candidatos ou empresas concorrentes.

Veja quem visitou o seu perfil, tenha acesso a informação adicional sobre as empresas, envie mais InMails… tudo isto é possível por uma conta Premium. Saiba também que você testar um dos formatos gratuitamente por um mês, apenas para medir os resultados concretos! Caso você tenha dificuldades em entender um pouco melhor sobre a rede você pode optar por um curso de informatica online, que vai desmitificar ainda mais tudo sobre o LinkedIn. (:

Destaque seu perfil do LinkedIn

Com mais de 400 milhões de usuários, o LinkedIn se estabeleceu como a rede social preferida por profissionais de todas as áreas. Encontrar clientes de maneira eficiente, administrar uma empresa, procurar trabalho… tudo isso é parcialmente possível graças à rede digital oferecida pela plataforma.

Uma vez que o seu perfil esteja sucinto, atualizado, claro e agradável, então você tem que impulsioná-lo, colocá-lo para frente. Mas usar o LinkedIn não é garantia automática de sucesso, e algumas pequenas dicas podem ser úteis, para você realmente se destacar em meio aos outros perfis.

A ideia principal, qualquer que seja sua finalidade no LinkedIn, é personalizar e melhorar sua página. Por exemplo, não hesite em adicionar uma foto de perfil básica – não muito casual e nem formal demais – à sua página e alterar o URL da página.

Assim, será mais fácil encontrar recrutadores ou candidatos potenciais. Aproveite as ferramentas de personalização: esta é a chave para o sucesso na rede!

Aparecer entre os concorrentes Conquistar uma posição de destaque no LinkedIn depende do seu perfil.

Também é importante otimizar seu perfil, para que ele seja colocado entre os principais resultados dos mecanismos de pesquisa. É quando as palavras-chave entram em jogo. Essas palavras-chave que você pode colocar na descrição do seu perfil, mas também nos artigos que você postar em seu blog, devem entrar nas hashtags paralelas para uma melhor classificação de conteúdo.

Dessa forma, você animará sua rede com conteúdo e se destacará dentre outras pessoas, com termos segmentados vinculados a suas pesquisas e recursos. Para aumentar o movimento em seu perfil, não hesite em pedir que outros usuários “recomendem” você em algumas de suas habilidades.

Um perfil em que as recomendações serão numerosas terá mais valor, mais credibilidade e, portanto, mais contatos potenciais. Você encontrará isso na seção “Habilidades” da sua página do LinkedIn. Sim, trata-se de uma forma de gestão de carreira.

Um pequeno truque, que normalmente não pensamos de forma instintiva, é transmitir seu próprio conteúdo em suas outras redes sociais. Por exemplo, um artigo publicado no LinkedIn pode interessar totalmente à sua comunidade no Twitter. Então, sua rede vai se estender naturalmente, simplesmente clicando em “share”. Simples, não é mesmo?

Uma identidade digital deve ser pensada, mas também estimulada, porque ter um conteúdo interessante é uma coisa, e torná-lo acessível à sua rede é outra bem diferente. É por isso que também se pode pensar nas “menções” que, graças ao símbolo “@”, permitem mostrar seu artigo ou seu novo post para outro usuário, de maneira bem segmentada. De nada adianta contar com conteúdos de extrema relevância se eles não chegarão ao alcance das pessoas certas, aquelas que podem, de fato, se interessar por ele.

Para ganhar credibilidade, para mostrar que somos capazes de tudo, para saber como tornar nossas produções inteligíveis e visíveis para os outros, é para tudo isso, e muito mais, que surgiu a primeira rede social voltada ao campo profissional: o LinkedIn! Uma plataforma acessível a todos, que pode ser ajustada de acordo com as necessidades e desejos de cada um.

Agora é com você: comece a criar o seu perfil e não hesite em pedir ajuda para otimizá-lo e impulsioná-lo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar