Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender francês: para os pequenos e grandinhos

De Camila, publicado dia 18/09/2017 Blog > Idiomas > Francês > Lições do idioma da França para crianças e adolescentes

Você já parou para se perguntar “e se tivesse começado a fazer aulas de francês desde criança”?

Muitas pessoas que iniciam a jornada do aprendizado do idioma da França na vida adulta se indagam o mesmo quando deparadas às dificuldades de compreensão. A impressão que temos é que os jovens assimilam uma língua estrangeira muito mais rápido que os “mais vividos”.

Seja pelo fato do cérebro estar em constante desenvolvimento ou pela simples razão da maioria deles ser mais ousada na hora de praticar, fato é que adolescentes e, principalmente, crianças podem absorver a língua francesa de maneira eficaz, se tornando bilíngues antes mesmo de entrarem na vida adulta.

Você deseja que alguma criança do seu entorno comece a aprender francês (filho, sobrinho, neto, etc.), mas não sabe muito bem como proceder? Então confira esta matéria com algumas dicas de diferentes métodos, interfaces e opções de cursos. Eles vão, com certeza, te levar ao encontro da maneira mais adequada de iniciar o pequenino (ou grandinho) no aprendizado da língua francesa.

Aprender francês na infância

Aprender uma língua estrangeira pode abrir várias portas vida afora. Seja no âmbito profissional ou pessoal, falar um idioma como o francês pode ser a gota d’água que fará o “copo do sucesso” transbordar com ainda mais conquistas.

Conseguir o emprego dos sonhos, aumentar a autoconfiança, ser aceito na universidade francofônica que tanto admira ou ainda fazer novas amizades durante viagens à França ou ao Canadá. Estas são apenas algumas das oportunidades que o domínio da língua de Edith Piaf pode proporcionar. Ainda mais se a escolha do professor for bem feita.

Encontre os melhores professores de francês para iniciantes no Superprof!

O cérebro infantil

É cientificamente comprovado que crianças menores têm muito mais facilidade de aprender outro idioma se comparado às pessoas adultas. Uma criança de até 4 anos tem o funcionamento do cérebro parecido com o de um HD de computador.

6 anos é a idade ideal para colocar seu filho em uma aula de francês. O cérebro de uma criança começa a gravar informações a partir dos 6 anos.

Quando a criança nasce, o principal órgão do sistema nervoso central – nosso HD – está vazio. Conforme a criança vai crescendo, se desenvolvendo e aprendendo, gigabytes de informações são “baixados” com as mais diversas informações e experiências.

O site bigmae.com comparou o cérebro das crianças como uma biblioteca vazia que vai ganhando livros. Nesta analogia, eles explicam que antes dos 4 anos, estes livros (equivalentes aos gigabytes do nosso exemplo) se encontram em completa desordem dentro das “prateleiras do cérebro”.

Aprendizado aos 4 anos

A partir dos 4 anos, o hipocampo é formado e então os livros são arrumados nessas prateleiras. Antes da formação do hipocampo, a criança pode aprender o que quiser, desde outro idioma, até tabuada, letras do alfabeto. O problema é que ela não conseguirá se lembrar de tudo isso depois.

Aprendizado aos 6 anos

Depois dos 6 anos, com o hipocampo totalmente formado, a criança consegue organizar melhor as informações e todo o conhecimento que recebe, conseguindo lembrar de todo o aprendizado que recebe. É nessa fase que muitos especialistas dizem que as crianças devem começar a ter contato com um idioma estrangeiro.

A explicação dada pelo bigmae.com deixa claro quais são os benefícios de colocar um pequeno desde cedo em aulas de francês: o contato com o idioma fará com que a assimilação e o aprendizado da língua aconteçam rapidamente.

Alfabetização em várias línguas

A criança que faz aulas de francês desde cedo entrará em fase de alfabetização de dois idiomas ao mesmo tempo, pois o português também estará sendo assimilado.

Você acha muito?

Não se preocupe, pois o cérebro dos picurruchos é uma esponja e dá conta do recado.

O recomendado é que, além da língua materna, a criança tenha contato com outros dois idiomas e não mais que isso.

Quer saber mais sobre como se beneficiar com o aprendizado do francês? O Superprof te explica direitinho!

Benefícios para as crianças

“Aprender o francês também significa que a criança estará apta para entender e aprender os grandes pensadores e escritores franceses, como Victor Hugo ou Marcel Proust e dos poetas Charles Baudelaire ou Jacques Prévert. Ver as obras originais desses pensadores é algo sem preço na vida de uma criança.” – bigmae.com

Não é novidade para nenhum adulto que o francês é uma língua que está diretamente ligada à cultura e à história francofônica. Aprender um idioma não significa apenas ser alfabetizado nele, mas também ter contato com estes elementos relacionados à realidade e ao desenvolvimento da língua.

Aprender francês pode abrir muitas portas para os pequenos quando chegarem na vida adulta. São muitos os benefícios de se ensinar francês para crianças desde cedo.

Sendo assim, ao começarem a ter contato com o francês, as crianças também têm contato com uma outra cultura, sendo introduzidas a um mundo diferente, com pontos de vista particulares sobre diversos assuntos como moda, gastronomia, arquitetura, literatura, etc.

O estudo da língua francesa também abre caminho para que a criança ou o adolescente possam fazer intercâmbios culturais. Esta oportunidade os permite aprender de perto sobre a cultura francesa e ter contato com uma outra realidade que não a de seu país de origem. Tudo isso conta pontos para a vida profissional e experiência pessoal dos pequeninos e grandinhos.

Técnicas para ensinar novo idioma às crianças

Por ainda estarem em processo de formação, a pedagogia e metodologia aplicadas no ensino do francês para crianças não pode ser o mesmo que para os adultos.

Isso pode parecer óbvio para a maioria, mas sempre vale a pena ressaltar, pois algumas pessoas ainda se frustram quando um pequeno não entende alguma explicação que lhe foi passada como se ele fosse já crescido.

Vale lembrar que o valor para as aulas destinadas aos pequenos pode ser diferente dos adultos, pois os métodos são específicos.

O site MyTargetIdiomas.com.br enumera três técnicas fundamentais e eficientes para o aprendizado de um idioma estrangeiro por crianças, incluindo o francês:

  • Repetição;
  • Interatividade;
  • Naturalidade.

Repetição

Para que uma criança fixe novas informações, ela precisa que o conteúdo seja constantemente repetido. Conforme as novas palavras são gravadas, as crianças passam, com confiança, a reproduzi-las no dia a dia.

Nessa etapa do processo é essencial a utilização de muita criatividade. Dessa maneira, o ensino de um novo idioma não se torna monótono para a criança.

Profissionais capacitados estão aptos para esse processo, pois, com a experiência de atividades anteriores, eles já sabem quais exercícios aplicar para despertar a curiosidade dos pequenos.

Interatividade

As aulas para as crianças devem ser comunicativas e lúdicas, para que elas se envolvam.

Algumas ideias interessantes e diferentes de interação divertida são aulas de culinária e festas culturais. Dessa maneira, o aluno vivencia a cultura e quer, cada vez mais, experimentar o idioma aprendido.

Em escolas de idiomas, profissionais especializados estão preparados para o ensino com aulas interativas.

Por meio de jogos, apelos visuais, materiais atualizados, aulas práticas, multidisciplinaridade e dinâmicas em grupo, os pequenos aprendem na prática e têm a oportunidade de aplicar o idioma aprendido.

Além disso, os materiais que são usados são criados especialmente para cada idade, organizados de maneira que o aluno aprenda sempre algo novo e aplique o que já conhece.

Crianças precisam de métodos interativos para aprender francês. Jogos interativos auxiliam no aprendizado do francês.

Naturalidade

É importante que, tanto dentro de uma sala de aula como em casa, a criança seja ensinada e incentivada a falar em outro idioma de maneira natural, sempre dentro do seu ritmo.

Profissionais que atuam ensinando idiomas para crianças muito pequeninas precisam ser bem treinados e capacitados para compreender e ter a sensibilidade em observar como cada criança responde a diferentes metodologias e estímulos de ensino.

Cada pequenino tem seu tempo e absorve um mesmo conteúdo de forma particular e diferente da outra. Por mais que uma grade curricular comum seja imposta a todos, a maneira de chamar atenção e de conseguir bons resultados com cada criança deve ser adaptada.

A criança não pode se sentir pressionada, cobrada e, muito menos, excluída ou atrasada dentro de um grupo. Caso isso ocorra, ela perderá o interesse ou ainda iniciará um bloqueio involuntário com o idioma, o que dificultará o processo de aprendizado.

Escolas de língua

Aliança Francesa

Existem várias escolas de idiomas que oferecem cursos destinados a crianças e adolescentes. Nesta matéria, selecionamos a Aliança Francesa pelo fato dela, além de ser uma das mais renomadas instituições de ensino de francês como língua estrangeira no mundo, ela ainda pode ser encontrada em várias cidades do Brasil.

Os cursos para os pequenos e grandinhos são divididos em três metodologias distintas:

  • turmas para crianças entre 4 e 6 anos;
  • turmas para crianças e pré-adolescentes entre 7 e 11 anos;
  • turmas para adolescentes entre 12 e 16 anos.

Cada uma deles possui método e material didático adaptados para a fase do desenvolvimento pela qual o aluno se encontra.

Se a criança tomar gosto pela língua, ela pode, inclusive, continuar seguindo o aprendizado do francês durante sua vida acadêmica!

Download de aulas

Aprender Línguas

Aprender-Linguas.com é um site que oferece para download aulas de francês desenvolvidas para crianças. Chamado de “Meu primeiro Curso de Francês“, o conteúdo propõe introduzir a língua francesa de maneira divertida aos pimpolhos, fazendo com que eles aprendam as primeiras palavras no idioma brincando.

25 temas infantis diferentes apresentam situações cotidianas do mundo das crianças com imagens e áudio em Francês. De uma forma natural e eficiente, as crianças aprendem desde cedo as palavras, os sons e a intonação da língua, promovendo e estimulando o interesse no aprendizado. Com o jogo de associação e o dicionário de imagens, o nosso curso oferece um método alegre e divertido, ideal também para crianças que ainda não sabem ler.

O curso custa 16,90 euros e pode ser baixado imediatamente em seu computador após o pagamento efetuado .

Aulas online

Petralingua

Petralingua.com oferece curso de francês online desenvolvidos especialmente para o ensino do francês à crianças. Eles podem ser feitos diretamente online ou baixados no computador. Com conteúdo multimídia, o site tem crianças de 3 a 10 anos como público-alvo.

Além de francês, o endereço ainda oferece atividades de alemão, inglês, russo, chinês e espanhol.

Uma aula gratuita pode ser feita para testar o método. Para fazer o curso completo, um pagamento de 8,00 dólares americanos para um mês de inscrição precisa ser feito.

Aprender assistindo tv

TV5Monde

A famosa rede de televisão francofônica possui um site chamado “apprendre” (“aprender”). Através do www.apprendre.tv, o canal disponibiliza um dispositivo interativo que auxilia e reforça o aprendizado das aulas de francês. O objetivo da interface é o de o aluno conseguir aprender com completa autonomia.

Crianças podem praticar francês através de canais de televisão. O canal de televisão TV5Monde também possui interface digital para ensinar francês para crianças.

Uma coleção de vídeos e exercícios simples está ao alcance do jovem que se conecta. Com caráter lúdico, as atividades foram desenvolvidas para todos os níveis de domínio da língua e contam correções para os exercícios.

Aplicativos didáticos infantis

Fun French | Aprender Francês

Desenvolvido para crianças entre 3 e 10 anos, o aplicativo Fun French pode ser baixado em iPads e iPhones. Ele foi criado por profissionais do ensino do idioma para os pequenos e propõe um aprendizado através de jogos e atividades educacionais.

O download é grátis e conta com 2 aulas gratuitas e 14 jogos didáticos.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar