Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos e aulas particulares na Cidade Maravilhosa

De Glicia, publicado dia 30/04/2019 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Onde encontrar aulas personalizadas no Rio de Janeiro?

Rio de Janeiro, ou simplesmente Rio para os íntimos, é a capital do estado de mesmo nome, e o cartão postal do brasil! Segunda maior cidade do país perdendo apenas para São Paulo, o Rio de Janeiro é um destes lugares onde cultura e história se misturam com a paisagem urbana e com as belezas naturais.

No que diz respeito à educação, o estado é o terceiro do País em número de matrículas no ensino superior, com mais de 521 mil alunos. Perde apenas para São Paulo e Minas Gerais, segundo o censo do Ministério da Educação (MEC).

aprenda qualquer disciplina com aulas personalizadas no Rio Que tal aprender música com professor particular na cidade maravilhosa?

O estado concentra 140 instituições de ensino superior. Deste total, apenas 10 são públicas. O destaque vai para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é a maior e mais antiga do Brasil. Entre as faculdades privadas com sede no estado, há instituições com mais de 150 mil alunos.

Com tantas universidades, o Rio é um destino muito procurado por estudantes brasileiros e estrangeiros e oferece também uma grande oferta de aulas e cursos particulares em diferentes disciplinas. Continue lendo nosso artigo e descubra onde encontrar aulas particulares no Rio de Janeiro.

Saiba tudo sobre aulas particulares nas principais metrópoles brasileiras.

Encontre suas aulas particulares pelo Superprof

Para quem busca  praticidade  na hora de escolher as aulas particulares, o Superprof oferece uma infinidade de opções. Se você ainda não conhece a plataforma, vale a pena dar uma conferida. Se trata de um site totalmente voltado para as aulas particulares, que conecta alunos e professores em diferentes cidades do Brasil.

Além de conectá-lo com os melhores professores do país, o Superprof oferece um processo de inscrição muito simples e lhe permite achar o professor ideal em poucas horas. Após preencher seus dados pessoais e finalizar a cadastro no site, será necessário permitir uma pré-autorização de pagamento por cartão bancário ou PayPal.

A taxa de inscrição custa 39,00R$ e permite ao aluno entrar em contato com quantos professores ele desejar num período de 30 dias. Caso um professor aceite o pedido de aula, o valor será debitado, caso contrário, o Superprof não debita nada!

Não deixe de ler também nosso artigo sobre aulas particulares em BH.

facilidade e praticidade aulas particulares pela internet Encontres suas aulas particulares no Rio de Janeiro em apenas alguns cliques.

Plataformas como o Superprof mudaram completamente a forma como nós consumimos e nos comunicamos com outras pessoas. Se hoje em dia bastam alguns cliques para se conectar com professores em qualquer lugar do mundo, antigamente as pessoas precisavam distribuir seus anúncios de prestação de serviços em comércios de bairros, associações, escolas e universidades.

Confira aqui aulas online!

Graças à internet, hoje em dia é muito mais fácil nos conectarmos com diferentes pessoas ao redor do mundo. As plataformas de aulas online proporcionam uma experiência muito mais agradável ao consumidor, pois facilita o processo de busca por um professor particular e oferece uma grande variedade de cursos à domicílio ou à distância.

Aqui estão algumas das disciplinas que você encontra no site Superprof e que são bastante procuradas:

  • português
  • matemática
  • ciências
  • biologia
  • química
  • física
  • inglês
  • espanhol
  • geografia
  • história
  • música
  • canto

Além destas disciplinas mais convencionais, também é possível fazer aulas de dança, yoga, culinária, informática, desenho e muitas outras.

No Superprof você encontrará todos os tipos de perfis, desde professores com muitos anos de experiência, até estudantes universitários que buscam transmitir seus conhecimentos através de aulas particulares em todas as disciplinas.

Veja como fazer aulas particulares em Brasília.

Ferramentas online e aplicativos para estudar sozinho

Seja no Rio ou em outras cidades brasileiras, existem inúmeras possibilidades de fazer aulas e se formar pela internet. Alguns sites, por exemplo, oferecem aulas de reforço do ensino fundamental ao médio por preços acessíveis ou mesmo gratuitamente.

As diversas ferramentas online  são ótimas aliadas para aperfeiçoar conhecimentos e aprender novos conteúdos. Diferentes sites e plataformas oferecem textos, exercícios em várias disciplinas, fichas de revisão, videoaulas completas sobre variados assuntos, aulas de língua, de música, etc.

tecnologia como ferramenta para melhorar a educação Use a tecnologia a seu favor e descubra um universo de conhecimentos.

Saiba mais sobre as aulas particulares na capital paulista.

A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza gratuitamente aulas online de disciplinas de graduação e pós-graduação. Se ser aprovado e tornar-se aluno regular da USP é uma tarefa árdua que exige horas de estudo, comprometimento e muita dedicação, ter acesso a uma parte do conteúdo ensinado na universidade exige apenas acesso à internet.

Canal USP é um canal da universidade no Youtube, que disponibiliza o conteúdo de diversas disciplinas de graduação e pós-graduação. São 27 disciplinas, totalizando mais de 1000 vídeos explicativos com o conteúdo de cada uma das aulas. Alguns dos cursos totalizam até 90 vídeos. Dentre as disciplinas ensinadas há:

  • Cursos de matemática financeira e introdução às finanças
  • Teoria geral do direito penal
  • Temas e práticas em relações internacionais
  • Astronomia
  • Oceanografia
  • Cálculo
  • Ciência política
  • Etc.

O canal já conta com mais de 12 mil inscritos, mas diferentemente das aulas presenciais, não há limite de vagas e você pode acessar o conteúdo dos cursos morando no Rio ou em qualquer outro lugar do Brasil.

Para aqueles que desejam aprender uma nova língua, existem diferentes aplicativos para smartphone que permitem estudar inglês, espanhol, italiano, alemão, japonês, entre outras línguas estrangeiras.

Os dois aplicativos mais famosos são Babbel e Duolingo. As principais caraterísticas e diferenças entre eles são:

  • Bebbel: se trata de um aplicativo  gratuito para iOS e Android que permite aos usuários aprender um novo idioma de forma intuitiva. Com o programa, é possível baixar aulas em diversos níveis de conhecimento em uma língua estrangeira e treinar a pronúncia das palavras usando o reconhecimento de voz inteligente do serviço. Mesmo tendo foco em conteúdos pagos, a ferramenta permite baixar, de forma limitada, cursos para que o usuário escolha se quer assinar um dos planos disponíveis;
  • Duolingo: é um dos aplicativos mais utilizados no mundo para aprender um novo idioma. Se trata de um app gratuito – com algumas compras in-app – para iOS, Android e Windows Phone. Os usuários costumam gostar do Duolingo pela sua interface intuitiva e pela facilidade no aprendizado. Além disso ele utiliza uma metodologia lúdica, que mescla o ensino com elementos de jogos virtuais.

Em vez de ficar horas jogando Clash of Clans ou Candy Crush, por que não aproveitar um pouco do seu tempo livre para aprender um novo idioma?

Conheça quais são as melhores formas de encontrar aulas particulares na capital pernambucana.

Outras formas de aprender com a ajuda da Internet

Que você more no Rio de Janeiro ou outra cidade brasileira, é possível ter aulas online de diferentes disciplinas. Apesar da infinidade de ferramentas e materiais pedagógicos disponíveis na Internet que permitem ao aluno estudar por conta própria, para progredir e ver resultados o mais indicado é procurar os sites e plataformas especializados.

Diferentes universidades brasileiras oferecem cursos online gratuitos, abertos a todos. Se você gostaria de ampliar seus conhecimentos com professores de algumas das melhores universidades do Brasil, esta é uma excelente oportunidade para quem não tem a chance de estudar em instituições conceituadas. Confira a lista de algumas das universidade que oferecem a opção de cursos ou profesor online:

  • USP (Universidade de São Paulo): a USP oferece seus cursos e aulas online em 2 plataformas diferente, Univesp tv e e-Aulas;
  • UNB (Universidade de Brasília): a UNB disponibiliza gratuitamente cursos de graduação à distância através do portal Veduca;
  • Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): para ter acesso às aulas basta escolher uma das 5 plataformas a seguir para acessar o conteúdo dos cursos e aulas da Unicamp: Univesp tvocw Unicampggte Unicampe-unicamp e Câmera Web;
  • FGV (Fundação Getulio Vargas): os cursos gratuitos estão disponíveis no site da FGV Online;
  • Unesp (Universidade Estadual Paulista): a universidade oferece mais de 70 cursos online gratuitos, disponibilizados através do portal Unesp Aberta;
  • UFF (Universidade Federal Fluminense): para acessar as aulas gratuitamente visite o site Videoaulas UFF.

estudar por meio de cursos online Aproveite as possibilidades que a internet te ofereça para adquirir muito conhecimento!

Com a internet e as novas tecnologias, um universo de conhecimento está disponível e ao alcance de todos, basta querer aprender! Existe uma infinidade de aplicativos educativos que podem ajudá-lo a melhorar seus conhecimentos em matemática, física, gramáticas, ou a aprender uma nova disciplina como uma língua estrangeira ou uma linguagem de programação, por exemplo.

E por falar em programação, com o desenvolvimento e expansão da internet e da tecnologia, cada vez mais crianças e jovens têm se interessado por este assunto. Em alguns países da Europa, aprender a criar programas e algoritmos já faz parte da grade curricular. Além disso, todas as áreas profissionais ligadas ao uso da tecnologia são as que mais empregam hoje em dia.

Usando apenas seu smartphone você pode aprender diferentes linguagens de programação de forma simples e lúdica, através de aplicativos como Code academy ou Learn Java. Mesmo que você não saiba nada sobre o assunto, com estas ferramentas é possível adquirir uma boa base em ciência computacional.

Então, não perca mais tempo. Ao invés de usar suas horas vagas procrastinado nas redes sociais, você pode usá-las para aprender uma infinidade de coisas novas com a ajuda da tecnologia.

Aulas particulares por webcam no Rio de Janeiro

Alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior – e até mesmo adultos que buscam se aprofundar em uma determinada área –  não precisam mais se preocupar, pois graças à educação à distância, encontrar um bom professor se tornou uma tarefa muito mais fácil e rápida, seja no Rio de Janeiro ou outra cidade desse Brasilzão!

Para ter aulas de praticamente todas as disciplinas, com professores qualificados, basta ter uma boa conexão internet. Para quem busca um professor de uma matéria ou disciplina muito específica, esta é uma das maiores vantagens das aulas particulares online, pois a oferta de cursos pode variar de uma cidade para outra. Sabemos que certas disciplinas são mais difíceis de serem encontradas em algumas cidades, porém com o crescimento do ensino à distância, mais pessoas passaram a ter acesso às aulas e cursos nas áreas  desejadas.

Para os pais de alunos que buscam aulas de reforço, por exemplo, o quesito mais importante na hora de escolher o professor é a qualificação acadêmica deste. No entanto, aqueles que moram em cidades muito pequenas no interior do Brasil podem encontrar muita dificuldade em achar este perfil de professor.

As aulas particulares à distância oferecem esta possibilidade! De fato, em apenas alguns cliques os pais podem recorrer aos serviços de um professor diplomado e qualificado, mesmo que este more em outro estado.

Através das aulas particulares, qualquer pessoa que deseje se instruir, aprimorar seus conhecimentos ou se preparar para uma prova importante, pode entrar em contato com os melhores professores em qualquer cidade do Brasil.

Escolas especializadas em cursos e aulas particulares no Rio

Há muitas escolas e institutos no Rio de Janeiro que oferecem aulas particulares e cursos em diferentes disciplinas, seja para se preparar para um vestibular, Enem, aulas de reforço, aulas de idioma, etc. Estes estabelecimentos podem ajudar os estudantes com dificuldades a aperfeiçoarem seus conhecimentos e obterem uma melhora visível nos resultados em sala de aula ou a entrarem em uma universidade pública.

O Instituto Solução, por exemplo, oferece atendimento individual e personalizado para alunos do ensino fundamental e médio, além de contar também com cursos preparatórios para concursos e vestibulares. Além do mais, os estudantes encontram um ambiente adequado aos estudos, onde eles podem fazer suas tarefas escolares com o acompanhamento de profissionais da área da educação qualificados.

aulas particulares de idiomas no Rio Aprender uma língua estrangeira com professor à domicílio é muito mais fácil!

Se o que você procura são aulas de língua estrangeira, o Instituto Brasileiro de Línguas oferece cursos em diferentes idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e japonês. A escola utiliza uma metodologia própria baseada em técnicas neurolinguísticas que mantém como foco principal a comunicação. As aulas são voltadas para diferentes faixas etárias e são montadas de acordo com o perfil e necessidades do aluno.

Para aqueles que buscam ainda mais praticidade e conforto, a escola Advance Languages oferece serviço de aulas de inglês à domicílio. Com sede na cidade do Rio de Janeiro e há mais de 10 anos no mercado, a Advance Languages é uma empresa especializada na gestão de aulas particulares de inglês com benefícios que vão muito além daqueles oferecidos por cursos regulares.

Todos os professores são altamente qualificados, possuem um amplo conhecimento do idioma e se comunicam com grau de fluência nativa. Todos eles possuem certificação específica para conduzir aulas particulares de inglês de forma dinâmica e eficaz.

A metodologia usada é a chamada comunicativa, que  prioriza e incentiva as competências comunicativas do aluno. Além do material didático de alto nível, os conteúdos das aulas particulares podem ser sempre alinhados com a vivência e com o dia-a-dia do aluno, oferecendo desta forma um ensino totalmente personalizado e adaptado às necessidades reais do estudante.

Com o amplo compartilhamento de conteúdos e informações na Internet, o papel do professor evoluiu. Hoje em dia, muito mais que passar o conhecimento, o papel do professor é fazer com que os alunos tenham interesse pelos assuntos estudados através de aulas dinâmicas e motivacionais. Outra grande desafio é conseguir ensinar crianças e jovens a terem autonomia e independência nos estudos.

Com um professor particular esta tarefa se torna mais fácil, pois ele é capaz de acompanhar cada um dos seus alunos de forma individualizada, permitindo assim que eles progridam nas matérias estudadas e vejam resultados rápidos, seja no aprendizado de línguas, música, matemática, etc.

Esperamos que nosso artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que você encontre as aulas que deseja no Rio de Janeiro.

E que tal conhecer também as opções de aulas particulares em Porto Alegre?

Projetos educacionais no Rio de Janeiro

Apesar das muitas opções de aulas de reforço encontradas na cidade maravilhosa, para muitas famílias carentes ou com dificuldades financeiras, este serviço custa caro. Diante deste problema, as famílias que não podem pagar pelas aulas particulares podem recorrer às associações. Na maioria dos casos, estes estabelecimentos contam com a ajuda de professores voluntários, o que proporciona a oportunidade de oferecer aulas de reforço de qualidade e gratuitas para quem não pode ter acesso às aulas pagas.

Há também diferentes projetos na área da educação no Rio de Janeiro, que visam melhorar a estrutura do ensino e garantir acesso à uma educação de qualidade para jovens da rede pública.

Em 2013 a Secretaria de Municipal de Educação do Rio lançou o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) na Rocinha. Idealizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e realizado em parceria com empresas, fundações e institutos sociais, o GENTE é um novo conceito de escola, que se apropria integralmente de novas tecnologias educacionais e coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, e surge como o protótipo das escolas do futuro da Rede Municipal.

Segundo as informações disponíveis no site da Unesco, projetos como o GENTE visam revolucionar o modelo de ensino convencional:

O GENTE tem como base os avanços alcançados com os Ginásios Experimentais, que já se transformaram em escolas de referência para adolescentes, tanto em desempenho acadêmico quanto em atividades interessantes para os alunos. O Ginásio também é uma das 156 escolas de Ensino Fundamental que integram o programa de Turno Único, que prevê a implantação do turno de sete ou oito horas em todas as unidades escolares da Prefeitura até 2020, e faz parte do programa Escolas do Amanhã, destinado a 155 unidades situadas em áreas conflagradas ou recém-pacificadas da cidade. 
 
– Este Ginásio agrega algo que me agrada muito: a possibilidade de individualizar o processo educacional, mas sem perder a dimensão do coletivo. Cada aluno pode construir seu itinerário formativo em diálogo constante com seu professor tutor – declarou a secretária de Educação, Claudia Costin.
 
A proposta é mudar o conteúdo, o método e a gestão: não haverá turmas, anos ou salas de aula. Tablets e smartphones farão parte do material escolar dos alunos e docentes. O conteúdo, as habilidades e as competências serão desenvolvidos nas aulas digitais da Educopédia, plataforma que inclui material de suporte para professores, como sequencias didáticas com jogos digitais, vídeos e testes. As provas serão aplicadas por meio do sistema avaliativo Máquina de Testes, com correção automática e resultados imediatos.

Apesar de não se tratar de um projeto centrado em aulas de reforço especificamente, hoje sabemos que grande parte da defasagem no aprendizado de crianças e adolescentes vem da ineficiência do modelo educacional vigente. Dessa forma, propor novas formas de ensino, é contribuir para a melhora do desempenho escolar como um todo.

E se você é um professor particular e deseja ter uma formação para melhorar sua metodologia de ensino, o GINEAD (Instituto Nacional de Ensino à Distância) oferece cursos online gratuitos para quem deseja ingressar na carreira de professor de reforço escolar.

Confira a descrição que encontramos no site do GINEAD e entenda como funciona o curso e se ele tem algum tipo de certificação:

Os cursos online oferecidos pelo Instituto são denominados cursos livres de atualização e qualificação, diferente de cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes que necessitam de reconhecimento e qualificação.

Cursos Livres, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Através destas leis estamos legalmente amparados para executar os cursos com os quais trabalhamos e eles têm validade legal em todo o território brasileiro. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade, em casos de análise.

Destacamos que os Certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância NÃO são válidos como um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Resumindo: O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.

Esperamos que este artigo te ajude a encontrar as aulas de reforço ideal e, se você é um professor, esperamos que ele possa esclarecer algumas dúvidas sobre o reforço escolar!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar