Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ter aulas particulares online: leia nosso guia

De Glicia, publicado dia 10/05/2018 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Como encontrar cursos e formações na internet?

Uma das maiores preocupações de pais e alunos é o sucesso escolar. Tirar boas notas, ter um bom desempenho e conseguir entrar em uma universidade prestigiosa é o sonho da maioria dos jovens que levam os estudos a sério.

Além disso, muitos estudantes e adultos também buscam aprimorar seus conhecimentos em disciplinas específicas através de cursos e aulas complementares. Graças à internet, muitos pessoas têm hoje em dia a oportunidade de estudar diferentes línguas estrangeiras, de aprender a tocar um instrumento musical ou mesmo de fazer uma faculdade à distância.

A tecnologia provocou uma verdadeira revolução na maneira de adquirir novos conhecimentos. Econômicas, práticas e eficazes, as aulas por videoconferência são hoje um dos principais impulsionadores da educação individual. Apresentando aspectos positivos tanto para os professores como para os alunos, os cursos online fazem uso de todas as ferramentas e recursos oferecidos pela internet.

Entretanto, esta prática ainda é desconhecida por alguns alunos, que não sabem como encontrar o professor ideal sem sair de casa! Continue lendo este artigo e descubra como achar o professor particular ideal em alguns passos simples.

E se você ainda está com dúvidas sobre o ensino à distância, descubra como as aulas online podem ajudá-lo!

Como encontrar um professor particular online?

Na era da Internet, os estudantes não precisam mais recorrer às escolas de aulas particulares para encontrar professores e cursos de qualidade. Em apenas alguns cliques é possível escolher um professor adaptado às suas necessidades.

na era da internet tudo se tornou possível A tecnologia mudou completamente nossa forma de consumir e vender serviços.

Entretanto, antes de começar a procurar um professor, é necessário primeiro estabelecer quais são seus objetivos e quais competências você desejar desenvolver ou aprimorar.

Por exemplo, se você deseja melhorar seus conhecimentos em matemática e alcançar um nível avançado, a melhor opção, neste caso, é escolher cursos individuais, pois desta forma o professor poderá propor aulas que de fato respondam à suas necessidades.

As aulas em grupo são excelentes para quem não quer – ou não pode – pagar muito, pois este tipo de aula costuma ser mais barata. Porém, elas são mais indicadas para quem busca apenas aprimorar os conhecimentos em uma matéria ou disciplina específicas.

Existem diferentes tipos de plataformas e sites onde é possível ter aulas online. De acordo com seus objetivos e necessidades, você pode escolher entre:

  • Videoaulas gratuitas: se trata de aulas gratuitas em diferentes disciplinas e matérias e que são disponibilizadas por plataformas de compartilhamento de videos como Youtube, Dailymotion ou por sites especializados em educação;
  • Sites e plataformas de aulas particulares: existem inúmeras plataformas que disponibilizam anúncios de aulas particulares por webcam. Um dos mais conhecidos é o  Superprof;
  • Sites de universidades: algumas universidades oferecem aulas gratuitas em diferentes disciplinas. É o caso da Fundação Getúlio Vargas, que foi a primeira instituição a ser membro do OEC (Open Education Consortium) um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

No Superprof a educação à distância é muito facilitada! Para saber se um professor professor aceita cursos por webcam, basta dar uma olhada no seu perfil, na esquerda da tela. Normalmente os professores que aceitam dar aulas online sinalizam esta opção. Uma vez que você encontrar o seu professor ideal, basta entrar em contato com ele e estabelecer os horários e dias das aulas.

Saiba quais são as disciplinas compatíveis com o ensino à distância.

Saiba que as aulas online são abertas a todos os tipos de público, pouco importa a idade ou nível de conhecimentos do aluno.

Quem pode fazer aulas particulares através da internet?

  • Alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior;
  • Jovens e adultos que desejam aprender uma disciplina específica ou aprimorarem as competências em alguma área do conhecimento, independente da idade;
  • Pessoas que desejam prestar um concurso público e precisam de um acompanhamento pedagógico para se prepararem para as provas, etc.

Outro ponto muito positivo de escolher seu professor através de uma plataforma online, é que você terá acesso aos melhores preços do mercado. Como os custos de uma aula por webcam são mais baixos do que os custos de uma aula presencial, os professores costumam propor tarifas horárias bem mais baratas.

Descubra quais são as principais vantagens de ter aulas por webcam!

Qual é o material necessário para ter aulas online?

Para garantir que suas aulas serão otimizadas e eficazes, é necessário ter o equipamento adequado. Uma má comunicação pode fazer com que a aula fique mais longa do que o necessário, pois as falhas e interferências no material de audio e som podem impedir o aluno de entender o que o professor está tentando explicar. Uma perda de tempo considerável tanto para ambos!

equipamento necessário para aulas por videoconferência O computador é o equipamento mais importante para as aulas online.

Mas, se você acha que precisará gastar uma fortuna em materiais e equipamentos caros, não se preocupe! O principal suporte para se ter aulas online é o computador, e a maioria das pessoas tem um em casa hoje em dia. Logo, muito provavelmente você não precisará desembolsar nenhuma centavo para adquirir um novo.

No entanto, é necessário investir num bom material de audio. Aqui estão 3 conselhos importantes se você pretende começar a ter aulas por webcam:

  1. Compre uma câmera de qualidade. Hoje em dia é possível encontrar excelentes equipamentos de audio e video por um preço relativamente acessível;
  2. Se você já tem uma câmera digital de boa qualidade, você pode usa-la para ter suas aulas. Basta comprar um cabo adaptado para poder conectá-la ao seu computador;
  3. Invista em um microfone externo. Apesar de algumas pessoas acharem que este é um equipamento desnecessário, na verdade se trata de um equipamento indispensável para quem faz cursos online. O microfone do computador ou da câmera não é de boa qualidade geralmente, o que dificulta a boa comunicação.

Outro aspecto importante a ser considerado para garantir aulas de qualidade é a conexão à internet, pois isso evitará problemas de cortes e outros inconvenientes que podem vir a atrapalhar o bom desempenho das  aulas. Para verificar a qualidade da sua conexão à Internet é muito simples! Há inúmeras ferramentas online e gratuitas que te permitem calcular a velocidade da sua conexão. O ideal é ter uma recepção de no mínimo 40 Mo/segundo.

Por fim, mas não menos importante, escolha um lugar calmo para estudar. Evite os cybercafés ou locais muito cheios, pois isto pode desviar sua atenção e impedi-lo de se concentrar no conteúdo das aulas.

Quais softwares ou aplicativos são necessários para ter aulas online?

Se você deseja começar a ter aulas particulares por webcam, é indispensável ter alguns programas e aplicativos instalados no seu computador. Estes programas servirão como um canal de comunicação entre você e seu professor, e serão úteis para compartilhar documentos e exercícios.

programas adaptados às aulas por webcam Alguns aplicativos como Skype, podem ser utilizados no computador e no smartphone.

De forma geral, você precisará de um programa de comunicação por videoconferência e de um site ou aplicativo no qual seja possível compartilhar documentos.

Seguem abaixo os softwares mais utilizados:

  • Skype: líder no mercado de programas dedicados a bate-papo online e video conferência, muitos professores usam o Skype para dar suas aulas. Um dos aspectos interessantes deste software é a possibilidade de criar uma videoconferência em grupo, o que nem sempre é possível com outros programas;
  • Google Talk: semelhante ao Skype, este software permite fazer bate-papo de video e audio. Pode ser usado diretamente através da sua conta Gmail, ou você pode baixá-lo no seu computador;
  • Dropbox. Apesar de não ser voltado para aulas online, o programa é muito útil para compartilhar documentos de forma rápida e segura.

Evidentemente, a escolha das ferramentas de trabalho vai depender dos programas usados pelo seu professor. Para aulas de língua estrangeira, por exemplo, os mais adaptados são os softwares com boa qualidade de audio. Já para as aulas de geometria, um programa que ofereça uma ferramenta de desenho é o mais indicado. Em todo caso, um bom professor saberá definir quais serão as ferramentas mais apropriadas.

Se você ficou interessado, veja os melhores sites para ter aulas online.

A importância de escolher um ambiente de estudos adequado

A escolha de um ambiente otimizado e adequado para os estudos é primordial, principalmente no caso dos cursos online. Para ouvir bem o professor e conseguir se concentrar no conteúdo da aula, é melhor evitar lugares cheios e barulhentos. Ter aulas por webcam pode  ser um pouco difícil no começo, tanto para o aluno quanto para o professor. Interagir com alguém que está do outro lado de uma câmera pode ser um pouco desconfortável para algumas pessoas.

Junta-se a isto o fato de que assimilar certos conceitos pode ser um pouco difícil em uma aula por webcam. O professor terá que encontrar uma metodologia que  permita ensinar de forma clara todos os aspectos importantes da disciplina, mas cabe ao aluno se dedicar às aulas para que haja um real progresso.

ter tudo à mão na hora da aula evita perder tempo Organize seu espaço de estudos e aumente a qualidade do seu tempo de aula.

O melhor ambiente para fazer um curso online é, sem dúvidas, em casa. Seja no seu quarto ou em um cômodo onde você possa ficar tranquilo, o ideal é organizar o ambiente antes, de forma a otimizar seu rendimento durante a aula.

Deixe à mão todo o material necessário para a aula, como por exemplo caneta e papel para anotar dúvidas e tópicos importantes. No seu computador, deixe aberto todos os programas que serão utilizados, assim como documentos importantes: exercícios, imagens ou textos a serem trabalhados durante a aula.

Ao trabalhar em um ambiente favorável aos estudos e com a ajuda de um bom professor particular, os alunos poderão progredir cada vez mais na matéria estudada sem sair de casa. Se o aluno for disciplinado e seguir a estratégia de estudos adequada, os resultados virão em poucos meses, ou mesmo semanas. Tudo depende do tipo de aulas que você busca.

Aulas de reforço, por exemplo, podem dar excelentes resultados e o aluno sentirá rapidamente uma melhora considerável no desempenho escolar. Já no caso de cursos mais específicos, como aprender uma língua ou tocar um instrumento, os resultados vão depender do nível inicial do aluno e da frequência das aulas.

Em todos os casos, os benefícios proporcionados pelas aulas particulares online são sempre muitos e graças à internet, hoje em dia é possível aprender disciplinas que jamais teríamos a possibilidade de estudar há alguns anos atrás.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar