Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estude português para estrangeiros como autodidata

De Fernanda, publicado dia 08/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Formação complementar de PLE

Ensinar português como língua estrangeira é o sonho de muitos professores que desejam transmitir sua paixão pela cultura brasileira a estudantes estrangeiros.

Considerando estrangeiros vindos do mundo todo, a migração no Brasil é a terceira maior da América do Sul. O relatório World Migration Report, publicado em 2018 pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) revelou que, entre 2010 e 2015, a população de migrantes que vive no Brasil cresceu 20%. São 713 mil estrangeiros residindo no país, dos quais 207 mil vêm de outros Estados sul-americanos.

Mais um motivo para lecionar a língua e cultura brasileira: contribuir para a inclusão social de milhares de pessoas!

Quer se tornar um professor particular de PLE ou trabalhar em uma associação social?

Quer muito ensinar o português mas não tem a disponibilidade para fazer uma graduação ou uma formação presencial de longa duração? 

Neste artigo, nós vamos dar sugestões e recursos para você complementar a sua formação de professor e poder estudar como autodidata!

Ensine PLE com livros e manuais

Onde estudar PLE? Um bom livro didático de PLE coloca o aluno em situações reais de aprendizagem da língua.

Claro, nossa primeira sugestão de recursos e estudos para garantir uma formação sólida no ensino do PLE  ainda é a mais clássica!

Muitos livros de PLE estão disponíveis no mercado. Se você está procurando uma lista exaustiva dos diferentes livros dedicados à aprendizagem do português como língua estrangeira, uma das opções é consultar as universidades, no departamento de letras ou centro de idiomas.

Em primeiro lugar, é importante notar que não há um livro que seja melhor do que todos os outros. Um dos vários métodos será escolhido, o que melhor corresponde a um público específico.

Um bom método é, de fato, aquele que permite o progresso em português, estimulando o prazer de aprender.

Aqui, recorrermos às sugestões da Rede Brasil Cultural, ministrada pelo Ministério das Relações Exteriores, que disponibiliza materiais didáticos para o ensino de Português como Língua Estrangeira. No site, professor e aluno encontram materiais de apoio para tornar a experiência de aprendizagem mais rica e eficaz.

O material didático tem como utilizador principal o professor de língua portuguesa. Esses materiais pedagógicos de reconhecida qualidade poderão viabilizar o estudo do português em locais onde há pouca oferta de métodos de ensino do idioma. Seguem alguns deles abaixo:

  • ANTUNES, C. Língua Portuguesa e Didática – Col. Como Bem Ensinar. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.
  • CELLI, R. Português do Brasil Para Estrangeiros. São Paulo: Pontes Editores, 2002.
  • LIMA, E. Avenida Brasil. Rio de Janeiro, Editora E.P.U., 1992.
  • LIMA, E; IUNES, S. Falar… Ler… Escrever… Português Um Curso Para Estrangeiros. Livro de Exercícios. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2012.
  • MARCHANT, M. Português Para Estrangeiros. Porto Alegre: Editora AGE, 1994.
  • MARQUES, A. Ensino De Língua Portuguesa. Reflexão e Ação. São Paulo: Editora EDUC, 2008.
  • PEREIRA, M.; VALENTE, A. Língua Portuguesa: Descrição e Ensino. São Paulo: Editora Parábola Editorial, 2011.
  • PIACENTINI, M. Não Tropece na Língua. Lições e Curiosidades do Português Brasileiro. Curitiba: Editora Bonijuris, 2012.
  • SCHUMACHER, C. Uma gramática intuitiva: Liberte-se das regras e tome posse da língua que você fala. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013.
  • SILVEIRA, R. Uma Pronúncia do Português Brasileiro. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

Estude PLE graças aos cursos a distância

Existem muitas instituições especializadas ou de ensino superior que propõem cursos, recursos, materiais e programas variados no ensino do português como língua estrangeira. O melhor de tudo isso? Você pode acessar tudo online!

Onde estudar PLE online? Forme-se como um professor autodidata: complemente seus estudos de PLE graças aos cursos online!

Confira nossas dicas:

USP

Os alunos de instituições estrangeiras em intercâmbio de graduação e alunos estrangeiros de pós-graduação da Universidade podem se inscrever no Curso on-line de Português para Estrangeiros – nível básico A1.

O curso é resultado da parceria com a Universia Brasil e foi desenvolvido por professores licenciados pela USP. O aluno pode acessar as aulas conforme sua disponibilidade de tempo e ritmo de aprendizagem. O curso é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, aguardando o acesso do aluno, que determina o ritmo de estudo.

São dez módulos de seis horas de duração cada um, com dez testes de avaliação e uma avaliação final. Há 2 mil vagas e cinco turmas disponíveis. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Mundus.

E você, conhece o exame de proficiência brasileiro Celpe-Bras?

Instituto Camões

O Instituto Camões é uma das principais entidades públicas no mundo que defendem e promovem o ensino da língua portuguesa, bem como a divulgação da cultura e civilização portuguesas, além de muitas outras iniciativas. A instituição assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países, quer através da sua rede de leitorados e protocolos de docência – em cooperação com 357 instituições de ensino superior e organizações – quer através dos cursos ministrados na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em coordenação com diversos Ministérios de Educação estrangeiros e com agentes locais com responsabilidades educativas, bem como com as diásporas de língua portuguesa.

O Instituto disponibiliza uma ampla oferta na área de ensino a distância em diferentes áreas do saber, por meio de uma plataforma tecnológica em contexto web, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa em qualquer parte do mundo. Os cursos são pagos.

Conheça as ofertas disponíveis online:

Formação contínua de professores

A oferta de cursos de formação contínua de professores assenta em dois fatores essenciais:

  • Creditação: Os cursos são creditados pelo Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC), a quem compete, nos termos do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, proceder à acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores e acompanhar o processo de avaliação do sistema de formação contínua.
  • Qualidade: Para desenvolver estes cursos, o Camões, I.P. recorre a parcerias com instituições de ensino superior e a especialistas, investigadores de excelência das áreas específicas.

Atualmente são disponibilizados cursos nas seguintes áreas:

  • da didática: cursos que se dedicam à reflexão e formas de atuação para o desenvolvimento de competências comunicativas específicas: Leitura, Escrita…
  • da linguística: integra, por ora, um curso que apresenta áreas designadas “críticas” do sistema linguístico na aprendizagem da língua.

No site há ainda o Centro Virtual, uma seção que disponibiliza um conjunto de recursos didáticos para os professores de Língua Portuguesa.

Cursos Gerais de Português

Os cursos Gerais de Português podem ser realizados em três modalidades distintas, com níveis de tutoria diferenciados:

  • Autoaprendizagem: os cursos de Português Língua Estrangeira / Autoaprendizagempermitem o desenvolvimento das competências de compreensão oral e escrita, assente na interação com os conteúdos autocorretivos dos cursos, sem intervenção ao nível de tutoria. Nesta modalidade é possível ao formando aceder a todos os conteúdos do curso, ao seu próprio ritmo, durante 12 semanas.
  • Básico: os cursos de Português Língua Estrangeira / Básico permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 6 interações de 30 minutos com tutor (via skype), em pequeno grupo (máximo de 3 alunos), ao longo das 12 semanas de duração do curso, assim como avaliação formativa de 6 produções escritas.
  • Premium: os cursos de Português Língua Estrangeira / Premium permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 12 interações de 30 minutos com tutor (via skype), realizadas de forma individualizada (semanalmente, ao longo das 12 semanas de duração do curso), assim como avaliação formativa de 12 produções escritas. Esta modalidade destina-se a formandos que pretendem uma experiência aprofundada e um acompanhamento personalizado da sua aprendizagem.

Onde estudar para ser professor de PLE? Alternar recursos impressos e online é uma boa metodologia de estudos.

Português para Fins Específicos

Os cursos de Português, Língua de Trabalho dirigem-se a pessoas que pretendem desenvolver a competências comunicativas na sua área profissional. Estes cursos têm uma metodologia baseada em tarefas/simulação de situações concretas, apresentando documentos e atividades dos campos profissionais específicos, de modo a confrontar os alunos com as práticas linguísticas próprias de cada área.

Cursos de especialização

Em parceria com universidades portuguesas e estrangeiras, cursos de especialização, creditados com ECTS (European Credits Transfer System), nas áreas da cultura portuguesa, tradução e cooperação para o desenvolvimento.

  • Cultura e história;
  • Tradução;
  • Cooperação e desenvolvimento;

Instituto de Língua e Cultura Brasileira

O Instituto foi fundado em 2014 não apenas como um curso dedicado ao ensino do Português como Língua Estrangeira, mas para ser um centro de pesquisa e inovação no ensino de idiomas. Aliando a pesquisa acadêmica, novas tecnologias e técnicas de ensino, e a vasta experiência de ensino de idiomas, a equipe do ILC Brasil oferece hoje a melhor experiência para quem deseja aprender português no Brasil e no mundo.

Além de um programa completo, você tem aulas com professores nativos e com experiência em aulas de idiomas a distância. Diferente de aulas particulares comuns, nas aulas em grupo online você tem a chance de aprender e praticar o idioma em um ambiente virtual que não deixa nada a dever a uma sala de aula tradicional.

O Instituto oferece os seguintes cursos:

  • Curso Grátis – Português Básico para Viagens
  • Cursos Regulares Online
  • Aulas Particulares Online
  • Celpe-Bras – Curso Preparatório Online
  • Simulado Celpe-Bras Online
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar