Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Características de um bom professor de mandarim

De Carolina, publicado dia 26/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Quais qualidades ter para dar aulas de chinês?

Você planeja se tornar um professor chinês?

Seja como professor do ensino médio, professor particular ou treinador profissional, algumas qualidades são essenciais!

A língua chinesa abre múltiplas perspectivas: a primeira língua falada no mundo, também se tornou a linguagem dos negócios. O ensino de chinês no Brasil conhece um boom sem precedentes nos últimos 15 anos.

Tornar-se professor chinês não pode ser improvisado.

O próprio Confúcio disse:

“O trabalhador que quer fazer bem o seu trabalho deve começar por afiar bem os seus instrumentos.”

Vamos para uma visão completa dos conhecimentos, habilidades e know-how necessários para se tornar um bom professor de chinês.

Tornar-se professor de chinês é conhecer a paisagem linguística da China!

É simples dizer “quero aprender a falar chinês”, mas, na realidade, a língua chinesa abrange uma diversidade impressionante. Como futuro professor, é imperativo conhecer a história da língua e seus derivados…

Aprender a cultura é aprender também o mandarim As tradições são muito importantes na China

  • Não há idioma chinês, mas 81 idiomas e dialetos registrados na China,
  • Muitas línguas na China levam os nomes das pessoas que as falam,
  • A língua oficial da República Popular da China é o mandarin padrão, mas há outra forma de mandarim, o mandarim tradicional,
  • O Wu é falada por 77 milhões de falantes e está, portanto, na frente do cantonês, e seus 71 milhões de falantes,
  • As línguas chinesas não são faladas apenas na China. O mandarim padrão é também o idioma oficial de Taiwan e Singapura. Cantonês é falado em Macau e o Wu em Xangai,
  • O mandarim era originalmente a língua do norte e nordeste do país. Hoje é a língua chinesa com mais falantes no mundo, com impressionantes 850 milhões.

Um conjunto de conhecimentos para assimilar durante a sua carreira escolar como professor de chinês, por exemplo!

A ideia aqui não é dar uma palestra sobre a língua chinesa em toda a sua diversidade, mas sim destacar a complexidade da paisagem linguística na China.

Logicamente, ao se tornar um professor de chinês, você terá que se aprofundar nesses temas para entender a evolução da língua, as semelhanças e diferenças entre as diversas línguas chinesas.

Saber ensinar a história da China e sua influência na Ásia

A civilização chinesa é uma das mais antigas do mundo, você sabia?

O Exército de Terracota fazia a guarda no Mausoléu do Imperador Qin, outra história para contar aos seus alunos na aula de chinês!

A história direta da China remonta a mais de 4 mil anos. As dinastias se sucederam durante séculos, colocando em prática uma continuidade no sistema administrativo, costumes e tradições. Entre a expansão da dinastia Cin e as invasões, especialmente os mongóis, a China tem uma história rica.

Mesmo quando os mongóis assumiram o poder, os costumes, leis, tradições, religiões e crenças não foram alterados.

A cultura chinesa é fortemente ancorada. Marcada por muitas filosofias, das quais todos já ouvimos falar (Confucionismo, Taoismo, Budismo…), a China também é caracterizada por valores compartilhados, totalmente diferentes das culturas ocidentais.

Para entender o idioma mandarim e dar cursos de chines, mas também sobre a China atualmente, sua população, seu modo de vida, sua organização… É essencial descobrir o que faz a identidade chinesa. Após séculos de dinastias, a China vem se abrindo para o mundo há algumas décadas, particularmente através da globalização.

Se a China começa a integrar alguns aspectos da cultura ocidental, permanece uma sociedade profundamente marcada pela sua herança e, em particular, Confúcio.

Claro, a China não é apenas sobre esses poucos exemplos. É muito mais complexa que isso, mas é também isso que o estudo da história das civilizações serve: para entender melhor a cultura moderna, que em última análise é o seu legado. Como futuro professor, você não vai escapar!

Conheça os principais traços da cultura da China A arquitetura chinesa também tem sua sabedoria

E isso, você será capaz de estudá-lo sozinho, em uma disciplina de História Chinesa ou durante seus estudos (é preciso ter diploma para ser professor de chinês?) em geral.

Uma formação profissional completa, portanto, para o futuro professor de chinês que você é!

Conhecer a China: ter viajado, trabalhado ou estudado no local

Seus cursos de civilização chinesa mergulharão você no coração dos grandes imperadores da China, mas tudo isso permanece apenas teórico. Isso não pode permanecer teórico. Como professor de chinês, você deve ter visto tudo isso.

Livros e livros didáticos não são suficientes para ensinar a língua chinesa, mandarim e cultura chinesa a estudantes de aulas particulares!

Conhecer um país exige mergulhar totalmente nele.

Então, isso quer dizer viajar para a China, trabalhar na China, estudar na China! Essa é a melhor maneira de aprender e construir uma experiência pessoal, em contato com as pessoas.

Descubra a cultura e história chinesa através de viagens. Saia das rotas turísticas para mergulhar no coração da China!

Não podemos dizer que conhecemos um país porque passamos 15 dias, fizemos um tour, descobrimos algumas curiosidades do patrimônio e algumas refeições locais. Neste caso, você terá visto apenas uma faceta da China e, novamente, tão redutiva.

E se você tiver a oportunidade de estudar ou trabalhar na China? Uma experiência que lhe trará um conhecimento muito mais profundo da China e dos chineses. Seus colegas ou amigos estudantes locais lhe apresentarão a China.

Conheça os caracteres chineses para transmitir aos alunos

Você pode começar a ensinar sem ser totalmente bilíngue. Esse é o caso de estudantes que dão aulas particulares para estudantes universitários, por exemplo. Porque sim, existem todos os tipos de perfis de professores de língua chinesa!

Saiba também sobre a culinária chinesa A comida também pode ser uma das razões para aprender chinês

No entanto, se você pretende se tornar um professor de chinês e fazer disso sua carreira profissional, você terá que conhecer um número impressionante de caracteres chineses.

Para se ter uma ideia, devemos saber entre 400 e 800 para saber o básico de chinês. Mas existem várias dezenas de milhares entre as quais muitos variantes do mesmo caractere.

Diga a si mesmo que, ao se tornar um professor de chinês, sempre há material para aprender novos caracteres chineses.

Os caracteres chineses estão divididos em várias categorias principais:

  • Os ideogramas, que representam uma ideia,
  • Os pictogramas, que representam um objeto,
  • Os ideofonogramas, que representam simultaneamente som e significado.

A escrita chinesa evoluiu muito ao longo dos séculos. A palavra sinograma é usada para designar caracteres chineses simplificados, usados ​​para escrever em mandarim (língua oficial chinesa), mas também em cantonês ou em Singapura. Outros países usam sinogramas tradicionais. Esse é o caso de Macau, Hong Kong ou Taiwan.

Para falar fluentemente chinês, estima-se que seja necessário saber entre 3 mil e 5 mil caracteres, mas também suas combinações. De fato, a grande maioria dos caracteres chineses é composta de vários caracteres.

Portanto, a escrita chinesa é um aprendizado difícil! São necessárias 56 linhas para traçar Biang, um exemplo de sinograma.

Alguns caracteres são particularmente complicados. É claro que para ter um conhecimento profundo da escrita chinesa, leva muito tempo e dedicação!

Ter qualidades para ensinar

Ser bilíngue é um bom ponto de partida para ensinar chinês mandarim, mas não é a única habilidade útil. Você também precisa trabalhar em suas habilidades e seu know-how.

Pedagogia

Por onde começar para introduzir um iniciante a uma nova língua?

Como explicar claramente as coisas que se tornaram óbvias para você ao longo do tempo?

Habilidades pedagógicas estão no centro da abordagem do professor, que deve encontrar um método adequado para transmitir o seu conhecimento de acordo com o seu público (crianças, adultos, iniciantes ou não…). Quando você quer ensinar uma língua estrangeira, é importante familiarizar-se com métodos de ensino eficazes baseados em:

  • Vários meios de comunicação,
  • Abordagens complementares,
  • Envolvimento do aluno,
  • A alternância entre a aprendizagem oral e escrita.

Ensinar mandarim não é para qualquer um Quer aprender as sutilezas da cultura chinesa?

A formação (é possível ser professor de chinês sem?) em profissões de ensino é muito útil para começar. Depois disso, os professores também podem desenvolver seu próprio método de ensino com base em sua experiência, caráter, mas também nas necessidades de seus alunos.

Ser professor de língua chinesa também significa ser paciente. Para ser paciente e calmo, lembre-se da tranquilidade de uma paisagem chinesa.

A paixão

É bom ter o material didático e o conhecimento, mas o curso de idiomas pode desapontar os alunos. A força de um professor é interessar os alunos e fazê-los querer saber mais. Portanto, despertar sua curiosidade e seu interesse é quase uma arte!

Sem ir tão longe a ponto de falar sobre vocação, para conseguir isso, é essencial ser apaixonado e envolvido.

O desejo de compartilhar e transmitir, mas também o estado de espírito do professor de chinês (como escolher o seu?), faz a diferença. O ensino também cria um vínculo de confiança com seus alunos e desenvolve uma cumplicidade construtiva.

Paciência

Finalmente, o último ingrediente secreto para a alquimia para trabalhar com suas aulas de mandarim: Paciência (sim, com P maiúsculo). Você precisará de uma boa dose. Mantenha a calma (e sorria) em todas as circunstâncias. Ensinar é também explicar, reescrever, repetir, re-explicar… De novo e de novo!

Se você tem um caráter impulsivo, é ultra-dinâmico e gosta de progredir rapidamente, você precisará dar um passo atrás e adaptar-se ao ritmo e às possibilidades dos alunos. Seja inspirado pela sabedoria dos grandes filósofos chineses!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar