Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual diploma para dar aulas particulares da língua italiana?

De Carolina, publicado dia 19/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Quais estudos para ser professor de italiano em domicílio?

Devemos apresentar um perfil específico para darmos aulas particulares de italiano (como?) e encontrar alunos? Ter um ou mais diplomas, isso é importante?

Ou, inversamente, é possível ensinar sem formação profissional prévia para carreiras no ensino, línguas e italiano, especificamente?

Perguntas que você se faz quando sua ambição é se juntar em breve o mundo emocionante das aulas particulares, não é?

Superprof responde para você! Assim, você poderá dar aulas de italiano como deseja!

O incrível sucesso das aulas particulares

Complementando a renda, em tempo parcial ou em tempo integral, você quer se tornar um professor particular de italiano. Mais exatamente: professor de italiano em domicílio.

Uma decisão compreensível porque o pequeno mundo das aulas particulares não para de crescer.

A oferta de plataformas na internet para divulgar o trabalho de professores desse gênero está se multiplicando atualmente. Um grande exemplo é o site do Superprof. A quantidade de professores que coloca seus anúncios nesse espaço é cada vez maior! Já temos profissionais de todos os cantos do Brasil inscritos no Superprof! Mais e mais educadores querem embarcar nessa aventura de ensino tão peculiar!

Fale italiano e ensine a língua O país das botas tem muito a oferecer! Aprenda o seu idioma

Por exemplo, 1.711.821  professores particulares formam a comunidade do Superprof hoje. Esses dados só demonstram o grande sucesso das aulas particulares no Brasil e no mundo. Esse é um número considerável! Se tantos professores se inscreveram no site, é porque conseguem encontrar alunos através desse meio!

Se você não sabe como definir o preço das aulas particulares de italiano, não se preocupe. Veja aqui nossas dicas!

Não é de se estranhar que muitos alunos querem aprender italiano e o site tem vários professores da língua para ensiná-los da melhor maneira possível o idioma de Dante.

Mas quais são os diferentes perfis de professores italianos hoje? Quais são suas qualificações? Que tipo de formação eles seguiram?

1. O estudante em línguas estrangeiras

Sem desvalorizar o setor das aulas particulares, não podemos esquecer que muitos estudantes também utilizam esse meio para conseguir pagar suas despesas.

Muitas vezes, os alunos-professores estão na graduação quando eles decidem ensinar italiano para outros alunos. Na maioria das vezes, o objetivo é apenas ensinar o básico da língua ou dar reforços escolares.

Claro, os estudantes que dão aulas de italiano são estudantes de letras da opção italiano. Difícil ver, por exemplo, um aluno de engenharia que ensine a língua de Dante. A não ser que ele seja filho de italiano e seja bilíngue na língua…

É relativamente fácil encontrar professores desse perfil. Eles normalmente dão aulas para alunos do colégio ou ensino médio.

Eles são capazes de ensinar a base do idioma italiano como a gramática italiana (advérbio, alfabeto italiano, adjetivo, pronome, plural… mas também tudo relacionado à conjugação (verbo, tempos verbais), o vocabulário italiano (palavras, frase, expressões), a pronúncia, fala, escrita, audição…

O diploma universitário de uma faculdade de Letras em italiano também permite ao aluno de se debruçar sobre tudo relacionado à civilização e à cultura italiana. Como a música italiana, cozinha italiana, história da arte e até mesmo cinema italiano!

Enfim, um leque muito amplo para os estudantes de graduação em Letras (colégio, segundo grau) ou de formação profissional.

2. O professor bilíngue ítalo-brasileiro e autodidata

Voltando agora para uma categoria diferente de professor…

Esse último não é mais um aluno. Além disso, especificamente falando, não é necessariamente jovens. Pode ser professor de língua italiana de uma empresa e até mesmo sênior, por que não?

Seu perfil: bilíngue italiano e português.

Seu objetivo: fazer valer o seu grande conhecimento da língua de Dante improvisando como professor em domicílio. A disciplina interessa mais que qualquer coisa. Ela também representa uma renda adicional ou renda total se ele tiver outro emprego ou não.

Seja um educador da língua italiana O italiano pode abrir muitas portas, inclusive a da educação

Podemos falar aqui de autodidata, como você entendeu.

Esse tipo de professor de italiano se distingue pelo fato de não possuir um diploma em relação à educação ou à língua italiana.

Por outro lado, ele pode oferecer seus conhecimentos de um professor de italiano bilíngue para seus futuros alunos. Ele pode ter adquirido suas habilidades linguísticas durante uma grande viagem à Itália de vários meses ou anos (Pisa, Veneza, Roma, Toscana, Sardenha, etc.) ou através de um curso de italiano depois de fazer cursos de italiano na Itália, por exemplo.

O italiano não é, portanto, sua língua materna. Mas seu domínio é tal que agora ele pode ensinar a falar italiano com curiosidade no curso da linguagem.

Em cursos intensivos, várias vezes por semana, ou através de um programa mais simples, você pode aprender muito com o autodidata! Se ele não aprendeu a ter uma abordagem pedagógica e didática para o ensino, digamos que ele mesmo adquiriu um know-how nessa área! Ele com certeza saberá transmitir seus conhecimentos em italiano pelo fato de ele mesmo ter aprendido isso sozinho.

Por que não você?

3.  Aulas de italiano com um italiano

Esse perfil se parece muito com o que acabamos de descrever, exceto que o último é um italiano nativo.

E para dizer a verdade, com esse tipo de perfil, não há nenhuma necessidade de diploma ou treinamento para provar seu valor! Somente o seu domínio perfeito da língua italiana e das suas várias línguas (formal, informal, familiar, gíria, profissional, italiano empresarial, etc.) é suficiente para muitos pais.

Por outro lado, é quase indispensável dominar, em uma segunda etapa, a língua portuguesa também. Pois se muitos cursos de línguas (na escola de idiomas, escola ou aulas particulares) são 100% de língua estrangeira, obviamente é essencial para entender as questões dos alunos.

E acima de tudo, saber como responder e explicar o seu raciocínio em português.

E se esse tipo de perfil italiano nativo é muito procurado pelos pais, que às vezes preferem confiar nesse tipo de professor em vez de um professor brasileiro. Caso o italiano quiser, é relativamente fácil fazer uma formação para se profissionalizar depois.

Passeie pela Itália e descubra as suas belezas Seja professor da língua italiana e conheça as maravilhas do país

Vamos desenvolver essa parte um pouco mais embaixo, mas se um professor de italiano nativo se equiparar com um diploma de bacharel ou licenciatura em letras no Brasil, ele terá todo o arsenal necessário para agradar seus futuros alunos e seus pais (no caso das crianças e dos adolescentes).

4. Professor de italiano certificado

Vejamos o caso desses professores de italiano que já trabalham em escolas de idiomas, colégio, ensino médio ou universidade. Eles têm a opção de dar aulas particulares como um suplemento de seus salários ou, por que não, somente dar aulas particulares. Portanto, ele decide se empenhar na profissão de professor particular!

Eles são muito numerosos entre todos os professores que estão hoje no Superprof, por exemplo. Seja em italiano, mas também em outras línguas, em matemática, português, francês, tutoria, ciência, preparação para exames, vestibular, concurso, história, etc.

E eles têm todo o direito de fazer isso!

Mas qual formação profissional esses professores fizeram?

Falaremos primeiro dos professores com o diploma de licenciatura em Letras. Estamos falando de alguém que fez o curso de letras na faculdade com o intuito de dar aulas da língua italiana e portuguesa.

Já o bacharelado é indicado para as pessoas que querem trabalhar com tradução, edição de livros, jornais, empresas, etc.

Na maioria das faculdades de Letras, os alunos optam em aprender o português e o italiano. São raro os casos em que o aluno pode fazer só italiano.

O que devo fazer depois? Inicialmente, é bem possível ter somente o diploma de graduação para ser professor do idioma. A próxima etapa é encontrar alunos para as aulas particulares de italiano (como?)!

Mas se o professor quiser fazer uma especialização, ou seja, uma pós-graduação, ele pode fazer. Ainda será mais uma qualificação para o seu currículo e isso pode significar mais alunos para as aulas particulares!

Então, esses diplomas vão permitir que você tenha um perfeito conhecimento do idioma e, assim, permitir que você faça concursos e competições.

5. O professor de ensino superior

O que dizer sobre os professores universitários?

Paralelamente às aulas de italiano na faculdade, um professor pode ensinar em domicílio, sabia?

Obviamente, possuir esse status também possibilita tornar-se professor de italiano em casa. E, além disso, reivindicar um preço muito mais alto para as aulas de italiano.

Também permite ensinar no ensino médio e no ensino superior (universidade, faculdades, etc.)

Para se candidatar a uma vaga de professor universitário, o futuro professor deve pelo menos ter um mestrado na área, isso no caso da universidade ser particular.

Já para as universidades federais, o futuro professor deve fazer um doutorado, o que representa pelo menos mais 5, 6 anos de estudos além da graduação que demora 4 anos. Ou seja, 10 anos de estudos no total.

Para entrar em uma universidade pública, é necessário fazer concurso. Essa é uma competição difícil e cada vez mais estudantes se candidatam devido as poucas vagas oferecidas na área acadêmica.

Aprenda italiano in loco e ensine a língua As cidades italianas estão esperando por você e seus alunos

Por isso, esse nível é indicado somente para quem quer seguir carreira acadêmica, fazer pesquisas na área da literatura italiana, gramática, tradução.

Não é necessário fazer doutorado para dar excelentes aulas particulares de italiano em domicílio. Então, se quiser ter certeza de ter uma boa formação para tal, recomendamos fazer a graduação em Letras na língua de Dante Alighieri e uma especialização na área de educação ou italiano.

Então, caso já tiver essas formações, prepare suas lições da língua italiana em domicílio!

Mais que isso, somente se você quiser dar aulas e fazer pesquisas na universidade.

Saiba também como dar aulas em um curso italiano online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de1,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Evany Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Evany
Convidado
Evany

Ciao.
ola meu nome é Evany e ja tive uma experiência de 3 anos na Italia,morei em Cesena ,aprendir Italiano ,per strada,como se diz por lá,amo a lingua italiana,sou apaioxanada pela musicas de Vasco Rossi e Lucio Battisti.Amo la pasta e anche la pizza.Arrivederci.