Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Onde estudar para dar aulas de chinês?

Blog > Idiomas > Chinês > Ser professor de mandarim demanda preparação

O chinês é um idioma complexo, mas que parece atrair a cada dia mais o interesse das pessoas.

Segundo pesquisa do site Ethnologue, a língua está entre as 10 mais faladas no mundo. Para você ter uma ideia, cerca de 1,2 bilhões de pessoas falam chinês. E você? Será que também se anima a dedicar seu tempo a conhecer novos fonemas e ideogramas?

Dificuldades da língua Aprender chinês inclui entender os ideogramas.

Trata-se do símbolo de uma cultura bem peculiar e promissora. Muitos jovens são atraídos pelo idioma pelo crescimento industrial e sucesso profissional que ela representa. Sendo assim, aprendê-la se torna um verdadeiro privilégio.

E com tanta demanda, tornar-se professor de chinês pode representar um status ainda maior. Mas você sabe por onde começar a estudar para inserir-se na profissão? Afinal, se aprender não é assim tão fácil, imagine ensinar?

Se mesmo assim, você tem vontade de tornar-se professor de mandarim, continue lendo abaixo. Apresentaremos a resposta para muitas das suas dúvidas relacionadas à profissão.

É necessário ter um diploma para ensinar chinês?

Ser professor particular de idiomas não impõe a necessidade de um diploma. Afinal, quantos professores de inglês, espanhol, francês ou outras línguas você conhece que formaram-se em cursos livres? Na maioria das vezes, esse fator não compromete a qualidade do seu trabalho.

Entretanto, algumas habilidades didáticas precisam ser desenvolvidas. Afinal, não basta dominar o idioma, é importante saber como passá-lo a outras pessoas.

No caso do mandarim, por se tratar de uma língua mais complexa, o ideal é aprendê-la e, somente depois, procurar por um curso de formação de professores.

Entretanto, a não exigência de um diploma universitário não deve ser entendida como uma porta aberta para que “qualquer um” entre nesse mercado. O que determina o seu sucesso profissional como professor de chinês é o seu bom desempenho no ofício. Os preços também precisam ser coerentes.

Além de conhecer bem os aspectos fonéticos da linguagem, você ainda precisará ter noções do plano de ensino do idioma praticado nas escolas. Os alunos precisam ser orientados da maneira correta, afinal, a carreira deles também pode estar em jogo em função da aprendizagem do mandarim.

É por isso que você precisa entender o quão grande é a sua responsabilidade quando você se propõe a ensiná-lo. Todo aluno espera que você:

  • Use a entonação correta;
  • Saiba explicar regras gramaticais;
  • Tenha um vocabulário amplo;
  • Capriche na caligrafia.

Talvez o ideal seja trabalhar em uma instituição para adquirir os “macetes” necessários antes de tornar-se professor particular.

Para ingressar em uma dessas escolas, você certamente passará por uma avaliação. Alguma formação é sempre exigida, mas o foco fica em seu real conhecimento funcional do idioma. Já para tornar-se professor particular, você não será avaliado, mas a responsabilidade assumida será muito maior.

Quando começar a estudar chinês?

Vocações e paixões normalmente aparecem durante a juventude. É por isso que muitas pessoas começam a aprender chinês muito cedo, quando ainda têm idade escolar.

Chinês nas escolas Nem todos têm a oportunidade de aprender chinês em idade escolar.

Entretanto, especialmente no sistema de ensino brasileiro, é difícil encontrarmos escolas que ofereçam aulas de chinês para alunos da educação básica. As aulas de idioma ministradas costumam ser o inglês e o espanhol, fazendo com que a solução para aprender mandarim desde cedo seja procurar por uma escola especializada.

Isso acontece porque o inglês ainda é considerado a língua mais importante para o mercado de trabalho brasileiro, e oferecê-lo a todos os estudantes continua a ser visto como uma forma de inserí-los no mercado de trabalho. Na prática, entretanto, há controvérsias.

Começar cedo a aprender uma língua estrangeira também ajuda o aluno a abrir sua mente a culturas diferentes da qual ele foi criado. Isso pode contribuir para uma formação mais cosmopolita a propensa a aceitar as diferenças.

Ainda assim, muitas vezes, o sonho de aprender mandarim acaba sendo adiado para a fase universitária, já que nem todas as famílias têm condições de pagar por cursos particulares.

Não importa à que época o aluno inseriu-se em uma escola da língua chinesa. Com dedicação, é possível dominar o idioma e ainda desvendar os mistérios dessa interessante cultura.

Devo desistir da língua chinesa então?

Diante de tantas dificuldades para estudar, muitas pessoas acabam pensando em desistir de tornar-se professor de chinês, para ensinar inglês, espanhol, ou qualquer outra língua mais “acessível”. Entretanto, antes de abrir mão do seu sonho, pense no seguinte: você conhece alguém que tenha terminado o Ensino Médio fluente em inglês, sem cursos complementares?

A realidade é que tornar-se professor de um idioma sempre exigirá estudos complementares, dedicação, pesquisa e investimentos. Sendo assim, qual a diferença entre optar pelo aparentemente mais “fácil” e correr atrás do que você realmente deseja para a sua vida profissional?

Financeiramente quase nenhuma, mas pode ter certeza que os impactos na sua satisfação e realização profissional são muito maiores do que você pode imaginar. É esse pensamento que deve motivá-lo todas as vezes que você sentir-se desanimado e impotente.

Entretanto, uma boa dose de paciência também será necessária. Um bom professor não se constrói de um dia para outro. Você levará um tempo até desenvolver habilidades didáticas e encontrar a nuance certa para suas aulas. Até aí, é importante praticar. Muitos começam a dar aulas para os níveis básicos antes mesmo de concluir os estudos e essa atitude funciona como uma forma de estágio em sua formação.

Além disso, aprender mandarim, hoje em dia, pode abrir diversas outras portas profissionais, além da área da educação. Existem empresas de origem chinesa que buscam por pessoas fluentes no idioma. Além disso, com o crescimento da China, que já exporta produtos para praticamente todo o mundo, o mercado internacional também busca pessoas que falem mandarim.

Por que não embarcar para a China?

Se um intercâmbio é enriquecedor para o seu currículo, por que não estudar chinês diretamente da fonte? Você já pensou em fazer um curso na China? Além de aprender a língua, trata-se de uma grande oportunidade de interação com falantes nativos e imersão na cultura local.

Vá para o Oriente Muitas pessoas embarcam para a China a trabalho e estudos.

Dessa forma, o cérebro tende a reter mais facilmente o conteúdo aprendido, já que você precisará utilizá-lo além dos muros da escola, para realizar as tarefas básicas do seu dia a dia.

Quando o assunto é embarcar para a China, existem diversas possibilidades. Algumas pessoas vão fazer um curso simples de idioma, outras realizam estágios em sedes de empresas com filiais no Brasil e há ainda aqueles que simplesmente embarcam em busca de uma oportunidade profissional.

Hoje em dia, o incentivo aos estudos no exterior aumentou, com a disponibilização de bolsas e oportunidades. Por que não aproveitar uma delas e começar a planejar a sua viagem para a China para uma temporada de trabalho e estudos?

Outra opção encontrada por jovens que desejam estudar no exterior é o sistema au pair. Eles trabalham em casas de família, cuidando de crianças por determinada carga horária, em troca de estadia e alimentação, o que certamente barateia em muito a viagem.

Pode ser também que você encontre uma oportunidade de ensinar português durante sua estadia. Lembre-se sempre que a vivência no exterior faz de você um professor muito mais preparado para transmitir conhecimentos linguísticos e culturais aos alunos.

Entender uma cultura muitas vezes demanda passar um tempo em contato direto com ela. E só é possível ensinar de maneira plena quando se conhece e sente exatamente o assunto de que se está falando.

O que acontece após o intercâmbio?

Todo estudante que parte em intercâmbio, ao final do período de estudos, se depara com dois caminhos: retornar ao país de origem ou tentar uma carreira definitiva no exterior. O que acontece é que nem sempre é tão fácil conseguir autorização para morar em determinadas regiões.

Entretanto, após uma temporada na China, você terá bagagem cultural e emocional suficiente para viver em qualquer outro país. Alguns simplesmente tomam gosto por viajar e passam anos vivendo, trabalhando e estudando em diferentes países. Entre esses, a possibilidade de retorno à terra natal costuma ser bem remota.

Quem não conhece alguém que deixou o Brasil com contrato de um ano no exterior e já está há décadas sem voltar para “casa”?

Mas, dentre os que embarcam, há também aqueles que priorizam a família e não abrem mão dos encantos do nosso país. Para esses, o mercado de trabalho pode se tornar muito mais receptivo após o retorno. Imagine que, em uma seleção para empresa chinesa, são escolhidos você e mais três concorrentes que nunca estiveram na China. A preferência certamente será sua.

Exercendo o chinês Trabalhar em empresas chinesas pode se tornar mais fácil após o intercâmbio.

O mesmo vale para quem deseja seguir com a sua vocação para tornar-se professor. Na hora de escolher o profissional, os alunos tendem a dar a preferência a aos mais experientes. Ainda que você esteja começando na profissão, o fato de ter vivido no exterior soa como um motivo a mais pelo qual você deve ser o escolhido.

Como se pode ver, independentemente de a sua vontade ser tornar-se professor no Brasil ou construir uma carreira internacional, viajar para estudos na China é um ótimo caminho para galgar degraus sólidos rumo às suas metas profissionais. Mas, antes de mais nada, é necessário conhecer o mandarim. Que tal começar agora mesmo a procurar por um curso?

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar