Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Faça aulas de física pela webcam

De Marcia, publicado dia 20/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Suas aulas de ciências não precisam ser presenciais

Muitos professores de física se sentem frustrados ao dar aulas em escolas convencionais por conta da desmotivação da maior parte dos alunos em relação à matéria.

Acontece que muitas pessoas a julgam de difícil entendimento e já vêm de casa com uma ideia de que não vão conseguir aprender. Há quem estude física, “somente o necessário para passar de ano” e não se lembre de mais nada do que aprendeu assim que termina o ano letivo.

É claro que a solução para esse problema tão recorrente não é simplesmente abandonar o ensino convencional da física. Quando se nota uma desmotivação, é importante se reinventar, buscar meios diferentes de mostrar à turma que a física é necessária para entender diversos fenômenos da nossa vida cotidiana e que estudá-la também pode ser divertido.

Entretanto, aliado a isso, muitos professores partem para o ensino particular de física. Eles oferecem suas aulas direcionadas ao que o aluno precisa. Dessa forma, têm acesso a um outro público: pessoas que realmente têm interesse em estudar a matéria e que desejam seguir carreira na física.

E há ainda aqueles que, mesmo mantendo suas turmas escolares, complementam a renda com alunos particulares.

Entretanto, o professor particular de física encontra diversos desafios em sua trajetória: conseguir alunos, aplicar métodos de ensino, alinhar agendas, usar a tecnologia a seu favor… e é sobre essas questões que vamos tratar nesse artigo.

Se você deseja se dedicar ao ensino particular de física, continue lendo e aproveite nossas dicas para dar uma reviravolta na sua carreira!

Como conseguir alunos?

Eis o verdadeiro desafio de todo professor particular: conseguir alunos. Muitas vezes, ficamos convencionados à máxima de que alunos particulares vêm e vão. Você pode ter 20 nesse mês e 5 no próximo. E se isso já acontece com quem ensina inglês ou dá aulas de reforço de matemática, imagine o que acontece com o professor de física. Estaria ele fadado a uma carreira incerta e vulnerável?

Tornar-se visível na internet permite que alunos de qualquer lugar encontrem você.

Embora o mercado de aulas particulares seja sim, um pouco variável, não há motivos para acreditar que o seu destino é perder (ou não conseguir) alunos. A forma pela qual você anuncia suas aulas e a primeira impressão determinam quem chega até você, mas é o serviço entregue que influenciará em quantos permanecerão com você.

Para isso, você precisa de foco. Muitas vezes, um professor bem sucedido é aquele que chega aos alunos certos, àqueles que serão compatíveis com o seu perfil e que apreciarão sua metodologia.

A conquista de novos alunos também envolve contornar alguns obstáculos do dia a dia das pessoas na vida moderna, especialmente a disponibilidade de horários. É por essa razão que muitos oferecem suas aulas pela webcam.

Quais as vantagens de ensinar física pela webcam?

Ensinar física a partir de uma câmera, sem sair da sua casa, traz muitas vantagens a você e seus alunos. Se você ainda não emprega essa ferramenta, pode acreditar que está perdendo alunos e oportunidades. Quer ver as vantagens de ensinar pela webcam?

A webcam vence a distância

Pode ser que um aluno deixe de contratar você para suas aulas de física porque mora longe da sua casa. Os custos com transporte e o tempo de deslocamento podem se tornar um empecilho, ainda que perfis de vocês sejam bem compatíveis.

Sendo assim, uma grande vantagem da webcam é que ela vence distâncias. Quando você disponibiliza a opção de aulas online, alunos de longe (até mesmo de outros Estados) podem escolher estudar com você. Isso coloca o coloca em contato com um público muito mais amplo.

É possível otimizar o tempo do aluno e do professor

Imagine a seguinte situação: você tem uma janela na agenda às quartas-ferias às 18h. Porém, o seu aspirante a novo aluno sai do trabalho às 17:30 e só conseguiria chegar à sua casa (ou seu escritório) às 19h. Mas acontece que às 19:30h você já tem um outro aluno que vem com você há algum tempo.

Então você pensa em se deslocar até a casa do aluno. Mas… lembra do aluno das 19:30h? Então, você não conseguiria chegar a tempo para atendê-lo…

Então, você dispensa esse novo aluno porque não vai conseguir atendê-lo e pensa que não fez algo tão mau, afinal você já tem um aluno “garantido” no horário seguinte.

Entretanto, três semanas depois desse ocorrido, o aluno das 19:30h anuncia que deixará suas aulas porque fará uma viagem a trabalho, na qual passará alguns meses no exterior. Ele se sente, de certa forma, frustrado porque adora suas aulas e estava se preparando para um concurso que ocorreria no próximo ano. Então, você entra em contato com o aluno que dispensou para avisar que surgiu uma janela em sua agenda e que será possível atendê-lo.

Mas à essa hora, ele já conseguiu um professor de física em seu prédio e é ele que o está ajudando a se preparar para entrar na tão sonhada faculdade em uma área relacionada à matéria.

Pronto! Você perdeu dois alunos de uma só vez!!!

Agora imagine que você dá suas aulas de física pela webcam. Um novo aluno entra em contato com você e diz que tem o horário das 18h às quartas-feiras livre, já que sai do trabalho às 17:30h e mora há apenas 3 quarteirões da empresa. Você checa sua agenda e vê que será possível oferecer uma hora de aula, já que o próximo aluno só começa às 19:30h (via webcam também!).

Vocês fecham as aulas e começam na semana seguinte. Ele gosta tanto das suas aulas que até cogita mantê-las depois que conseguir entrar na faculdade, como uma forma de reforço.

Três semanas mais tarde, o aluno das 19:30h anuncia que precisará passar alguns meses no exterior a trabalho. Mas ele ainda sonha com um concurso e quer continuar se preparando. Você checa as informações sobre o uso da internet no país para o qual ele vai e conclui que seria possível continuar ministrando aulas via webcam para ele.

Pronto! Você ganhou dois alunos em menos de um mês!

Precisamos falar mais alguma coisa sobre a diferença de perspectivas?

Aluno relaxado aprende melhor

Convenhamos que a física não é uma matéria fácil. Muitas vezes, o aluno chega correndo do trabalho para as suas aulas. Ele já está cansado e preocupado com o trajeto que fará para voltar para casa.

Aquele adolescente que precisa de reforço escolar em física também chega tarde da escola e seria bem cansativo e arriscado ter que andar pela cidade ao escurecer.

Um aluno preocupado com o trânsito após a aula não terá um bom desempenho.

Com a webcam, esses alunos podem estudar sem sair de casa, o que significa que eles estarão em seu ambiente, vestindo roupas confortáveis, e sem a preocupação com o trânsito ou a exposição na volta para casa. Assim, sentem-se tranquilos e relaxados, o que proporciona melhor concentração e aproveitamento.

E você também apresenta melhor desempenho ao ministrar suas aulas sem essas preocupações. Tudo se torna mais leve.

Ferramentas tecnológicas são necessárias?

Quando você dá aulas pela webcam, é preciso caprichar na tecnologia para que a qualidade do seu trabalho não seja prejudicada. Alguns itens se fazem necessários para um bom desempenho nas aulas online.

Para dar aulas pela webcam, é importante dispor de boas ferramentas.

  • Webcam – Uma câmera de qualidade é essencial. Pense que você precisará mostrar imagens de livro ou se apresentar ao seu aluno, e a imagem precisa ser de boa qualidade;
  • Conexão com a internet – Uma conexão que trava a todo momento prejudica a fluidez da sua aula. Portanto, é importante contar com um bom pacote de internet;
  • Microfone – Além de ver você, o aluno precisa ouvir bem o que for dito. Assim, um microfone ou headphone de qualidade é fundamental para as suas aulas;
  • Computador – De nada adianta ter um microfone, câmera e internet se o seu computador não for compatível com toda essa tecnologia.

Com essas ferramentas em mãos, será possível oferecer aulas de alto padrão para seus alunos particulares.

Que programas posso usar para dar aulas pela webcam?

Além do hardware, você precisará contar com o software certo para ministrar suas aulas online. A escolha de um programa compatível com o seu sistema é importante para que tudo funcione da forma esperada.

Existem plataformas que oferecem espaços específicos para desempenhar esse tipo de trabalho. Mas isso não significa que você precisa necessariamente aderir a uma delas.

Alguns professores utilizam programas de conversa convencionais. Você pode utilizar Skype ou Hangouts, por exemplo. Há ainda quem defenda que até chamadas de whatsapp tornam possível o desenvolvimento da aula, mas há controvérsias.

Escolher bem o programa usado nas aulas também influencia na qualidade das mesmas.

Tenha em mente que o ponto principal é escolher um programa que não trave durante a conversa e que apresente o mínimo possível de delays em suas falas. Um bom programa de conversa aliado a uma conexão efetiva com a internet certamente são a combinação perfeita para ter sucesso em suas aulas.

Lembre-se de que uma aula online não é como um vídeo que você pode editar e cortar as partes que não deram certo. Trata-se de um “programa ao vivo”, no qual você precisará se apresentar com roupas condizentes com a ocasião e contar com todo o aparato necessário para uma transmissão de qualidade.

E você, quer começar a dar aulas de física online? Então faça seu cadastro na plataforma Superprof e comece a conquistar seus primeiros alunos.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar