Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ser professor particular de Matemática focado no Enem

De Erico, publicado dia 09/06/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Lecionando Exatas para quem vai prestar o Exame Nacional

O Enem vem rendendo vários comentários e expectativas no Brasil. Por conta disso, muitas pessoas já começaram a buscar formas de organizar planos de estudos eficientes, além de contratarem aulas particulares para que, deste modo, consigam assimilar melhor os conteúdos e, consequentemente, obterem excelentes resultados nas provas do Exame Nacional.

E, diante disso, se você quer se tornar um professor particular de Matemática focado no Enem ou aprimorar seus recursos para alcançar ainda mais alunos, a primeira grande lição como profissional é se inteirar sobre o que o edital pede.

Tendo em vista que a procura por aulas particulares para o Enem é grande, principalmente em disciplinas de Exatas, onde se encaixa a Matemática, é bacana saber que quem está em busca de um “tutor”, com certeza (e obviamente) essa pessoa tem por objetivo a maior nota possível para, assim, ingressar em universidades renomadas.

Por isso, para você se tornar uma referência como um professor particular para o Enem, é preciso tomar como primeira lição de casa o seguinte: saber “de cor e salteado” todo o conteúdo do edital para não colocar em seu plano de aulas, matérias que não vão agregar em nada o repertório do aluno.

Aproveite a oportunidade para exercitar um novo lado profissional, transmitir seu conhecimento, contribuir com o sonho do aluno e ainda ganhar uma renda extra com sua expertise.

Tenha certeza de que se as suas aulas forem efetivas e atingirem o objetivo do aluno que é conquistar o maior número de pontos na prova do Enem, em especial na sua disciplina, é fato que as indicações surgirão para você no próximo ano.

Mas, como preparar aulas com conteúdo focado no Enem? Vejamos quais as etapas a serem seguidas no tópico abaixo:

Como preparar aulas para o Enem

Preparando a matéria! Para que sua aula seja um sucesso, é preciso organizar os conteúdos, horários e entregas de exercícios do seu aluno.

Esta é uma das etapas mais importantes para o sucesso de suas aulas. Após conhecer todo o conteúdo programático do Enem, é hora de partir para a ação. Lembre-se que cada estudante é diferente de outro, uns têm mais facilidades com a matéria, outros já possuem mais dificuldade. Porém, o objetivo é sempre o mesmo: tirar a nota máxima em todas as disciplinas.

Primeiramente organize as aulas, os conteúdos e, principalmente, os horários e entregas de exercícios do seu aluno. Não é porque ele está em uma nova fase pós vida escolar que não precisa lhe entregar os resultados das atividades e provas.

Veja algumas dicas para iniciar a preparação das suas aulas:

  • Trace metas de estudo;
  • Defina bem os horários de estudo com a rotina diária de seu aluno;
  • Coloque horários rígidos para a leitura, pois é fundamental na hora de fazer a prova;
  • Estabeleça junto ao seu aluno os horários de lazer, descanso e atividades do dia a dia;
  • Cobre a entrega das atividades propostas;
  • Aplique provas e simulados e dê feedback para o seu aluno.

Aulas pela Internet

Programe as aulas de acordo com a disponibilidade do aluno e o ideal é que as aulas online não ultrapassem 20 minutos para não ficar maçante. Na internet as aulas têm que ser práticas, dinâmicas, com uma linguagem fácil e tom de voz sempre para cima, levando bom humor e alegria.

Aulas Presenciais

Se as aulas forem ministradas pessoalmente, programe um conteúdo com 45 minutos, bem explicativo, e dê exercícios de fixação, bem como complementares para serem feitos em casa. Nesta programação inclua aulas para aplicação de simulados, perguntas de provas anteriores comentadas e revisão de matéria próximo da data da prova.

Seja online ou presencial, procure definir uma metodologia que vá focar nos objetivos de seu aluno e monte um bom material didático a partir do conteúdo do edital do Enem e com as fórmulas que mais caem na prova de Matemática. Está preparado?

Quais as fórmulas que mais caem na prova de Matemática?

Músicas e brincadeiras para aprender melhor! Uma das formas do aluno assimilar melhor as regras é acompanhando as respostas comentadas dos problemas!

E agora que você já tem tudo organizado para preparar suas aulas, vamos falar sobre as fórmulas que mais caem no Enem. É muito importante que o professor particular ensine essas fórmulas de forma que elas sejam fixadas na mente do aluno, seja em forma de música, brincadeira, entre outros.

Na hora da prova, em que o aluno lê o problema, ele precisa saber detectar qual assunto da Matemática está tratando e, automaticamente, saber qual a fórmula aplicada para resolver a questão.

Veja quais são as principais fórmulas de Matemática que mais caem na prova do Enem:

  • Trigonometria: o famoso Teorema de Pitágoras, fórmulas fundamentais e leis dos senos e cossenos;
  • Geometria Plana: áreas, perímetros e plano cartesiano;
  • Geometria Espacial: volumes e áreas;
  • Probabilidade e Análise Combinatória;
  • Álgebra: função do 1º e 2º graus;
  • Progressão aritmética e geométrica;
  • Matemática Financeira: juros simples e composto;
  • Estatística: média, mediana e desvio padrão.

É muito conteúdo para ser estudado para o Enem. Além da explicação e resolução de problemas (comentando as respostas), prepare uma apostila com exercícios extras e questões de anos anteriores para o aluno treinar o conteúdo.

Essa é a forma mais eficaz de compreensão, colocar em prática o que acabou de aprender e saber quais as fórmulas corretas para aplicação do exercício.

Mescle perguntas de nível fácil, médio e avançado e, caso o desempenho esteja abaixo da expectativa, é legal conversar francamente com o aluno, com atenção e dedicação, mostrando os pontos cruciais que deve melhorar para garantir um bom resultado do Enem.

Se for o caso, você pode até oferecer algumas aulas extras para que o aluno entenda onde está errando. Seja sempre cortez, solícito e compreensivo com as palavras. Até pelo período de estudo intenso, a ansiedade pode dominar o aluno semans antes da prova.

Agora a parte mais importante: onde estão esse alunos?

Onde conseguir alunos para dar aulas?

A propaganda é a alma do negócio! Agora é o momento de deixar o professor de lado e vestir a camisa do empreendedorismo em busca de novos alunos e expansão dos negócios.

Com certeza, a internet é o principal canal para isso. Há sites especializados em ofertar professores particulares de todas as matérias com avaliação de perfil do profissional pelo usuários.

E para se tornar um professor particular de Matemática focado no Enem, é interessante verificarmos que vendendo seu peixe na web é de fato uma forma bem direcionada de conquistar alunos de outros lugares para fazer seu portfólio. Porém, dependendo do período do ano, esse número é escasso e é necessário buscar outras formas de divulgação das aulas.

Propaganda a todos! Saber divulgar as aulas na internet aumenta a chance de conseguir novos alunos!

Por isso, a sugestão seria criar um perfil profissional no Linkedin e em outras redes sociais como Facebook e Instagram. Tente separar uma verba para impulsionar os principais posts e programe anúncios de cadastramento para as suas aulas.

Assim que os contatos chegarem, imediatamente faça a ligação, pois quanto mais rápido for esse retorno, mais chances você terá de fechar com esse aluno.

Um bom relacionamento network também lhe auxiliará a conquistar alunos para aulas particulares de Matemática para o Enem. Resgate contatos profissionais antigos da mesma área de atuação, converse com conhecidos e faça parcerias em que o resultado seja também alavancar o seu negócio. As mesmas dicas também valem para aula presencial.

Após essa etapa, você pode desenvolver um curso preparatório de exatas com foco total no Enem. E como isso seria possível? Confira as dicas para uma organização geral logo abaixo!

Elaborar um curso preparatório de Exatas para o Enem

Seu plano de aulas foi um sucesso, você está com alunos com foco total em Matemática para o Enem, que tal ampliar essa metodologia de estudo para um curso preparatório de Exatas?

Matéria como Matemática, Física e Química são as mais procuradas pelos alunos para reforço de conteúdo, já que uma vez que você se equivocou na fórmula em uma resolução de problema, o erro na questão é certo.

Há a modalidade de vídeoaulas, em que os conteúdos são editados e inseridos em um canal de vídeo do próprio Google ou vender para alguma plataforma de estudo online. O mesmo se aplica para um curso preparatório baseado apenas em conteúdo, sem audiovisual, disponível para download na internet.

Desta forma, os estudos ficam mais organizados e o aluno tem a autonomia para definir seus horários de estudos, sem ter hora marcada e deslocamento para fazer o curso preparatório presencial. Esse tipo de curso, principalmente para Exatas, é extremamente importante para alavancar os estudos.

O Blog do Enem, em recente matéria publicada no início do ano, destaca a importância dos cursos preparatórios para o Enem e a relevância de fazê-los antes da data da prova. E isso pode ser conferido no artigo sobre como escolher o melhor curso para o Enem!

Foco total! É interessante seguir um modelo de aula para que haja lógica na preparação do conteúdo!

Em todas as matérias é legal seguir um padrão na hora de preparar o assunto para que tenha coerência na linha de raciocínio do aluno:

  • Organização dos conteúdos programáticos antes da data da prova;
  • Explicação do conteúdo com lista de exercícios para fixação do conteúdo;
  • Elaboração de material de apoio para que o aluno continue estudando e praticando exercícios em casa;
  • Inclusão de simulados durante o curso para que o aluno vivencie uma prova de exatas do Enem e mensure também o tempo usado para cada matéria;
  • Prepare uma aula com questões comentadas de nível avançado ou tópicos em que o aluno apresentou mais dificuldade no simulado;
  • Aula para revisão na semana que acontece o Enem.

Pronto! Seguindo essas dicas, com certeza suas aulas serão um sucesso. Bom trabalho e que venham novos alunos para uma nova preparação do Enem.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar