Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estude o idioma de Camões no Distrito Federal

De Glicia, publicado dia 17/01/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Onde estudar língua portuguesa em Brasília

Você mora em Brasília e decidiu fazer aulas para melhorar seu português? Se você é falante nativo, muito provavelmente você já domina  muitos aspectos da língua. No entanto, fazer algumas aulas poderá te ajudar a aperfeiçoar seus conhecimentos e a conhecer melhor esta língua rica e cheia de nuances que é o nosso português.

Brasília é uma das cidades mais populosas do país. A cidade foi especialmente projetada para ser a capital brasileira, sob as ordens do então presidente, Juscelino Kubitschek.

Inaugurada em 1960, o projeto de construção da nova capital do Brasil  foi dirigido pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Verdadeira obra-prima da arquitetura moderna, Brasília foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987. O arquiteto e urbanista Lúcio Costa é o autor do plano piloto que deu à cidade a forma de um avião.

Os bairros residenciais da cidade foram projetados para serem funcionais e contam com vários shopping centers, escolas e parques. No entanto, Brasília é uma cidade pensada para automóveis, mesmo se outras formas de locomoção existem, como uma rede de ônibus e algumas linhas de metrô.

Os principais prédios foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer: a catedral Nossa Senhora Aparecida de Brasília, o Congresso Nacional, o Ministério das Relações Exteriores, o Supremo Tribunal e o Palácio da Alvorada.  Em torno da majestosa Praça dos Três Poderes estão os edifícios dos poderes judiciário, legislativo e executivo.

Além dos aspectos arquitetônicos, Brasília tem uma grande oferta de cursos de língua portuguesa e diversas universidades, sendo a UnB (Universidade de Brasília) a mais conhecida.  Neste artigo damos algumas dicas para quem quer estudar português no Distrito Federal. Leia até o final e saiba como encontrar as aulas ideais para você.

Saiba também onde estudar português nas grandes capitais brasileiras.

Porque estudar português?

O domínio da norma culta da língua portuguesa é indispensável para nosso sucesso tanto acadêmico, como profissional. Além disto, saber falar e escrever sem erros, é uma grande vantagem também nas comunicações da vida cotidiana.

Estudar português pode te ajudar a encontrar um emprego no exterior. Língua oficial de 10 países, o português tem sido cada vez mais procurado por estudantes estrangeiros e profissionais de vários setores.

Aprender português não apenas enriquece seus conhecimentos do ponto de vista cultural e intelectual, mas também abre inúmeras possibilidades profissionais e te permite conhecer a história  de um país multicultural como o Brasil.

Nova potência econômica emergente, o Brasil com seus 192 milhões de habitantes é um dos líderes em parcerias internacionais. A procura pelo aprendizado da língua portuguesa tem aumentado a cada dia por parte de profissionais e estudantes que querem expandir suas carreiras no exterior. Além disso, estudar e aperfeiçoar a ortografia, a gramática, o vocabulário e as conjugações verbais, mesmo que você seja falante nativo, também significa descobrir uma parte importante da sua própria cultura.

Seja qual for sua idade, sua profissão ou área de estudos, desenvolver suas competências e conhecimentos em português será um aprendizado importante para o resto da sua vida. Não importa se você cursa uma formação na área de exatas ou humanas, saber falar e escrever corretamente em português é indispensável.

Você gostaria de ter um bom emprego? Você busca seguir uma carreira na área de pesquisas acadêmicas ou gostaria de se tornar professor universitário?

Dominar o uso correto do português (saber se expressar de forma oral e escrita, conhecer as regras gramaticais, saber conjugar corretamente todos os verbos, conhecer as variações linguísticas, entender o funcionamento da pragmática, etc.) te dará uma vantagem considerável no mercado de trabalho nacional e internacional, além de ser uma competência indispensável para diversas carreiras. Devemos também salientar que hoje em dia a grande maioria dos setores  exigem de seus funcionários o uso correto do português. Se você é estrangeiro, saiba que falar português é indispensável para conseguir um emprego no Brasil.

Conheça as melhores opções de aulas de português em Recife!

Cada vez mais as empresas buscam por candidatos que dominem bem o português. Dominar o uso correto do português pode ser uma vantagem considerável no mercado de trabalho.

Além de todos os aspectos profissionais, conhecer bem o português também te permite conhecer melhor a cultura brasileira. A língua portuguesa, em particular o português do Brasil, é uma língua cheia de nuances e recursos linguísticos que só podem ser compreendidos por um falante nativo ou por um estrangeiro fluente no idioma.

Saber falar bem português te permitirá ter acesso às riquíssimas obras da literatura portuguesa e brasileira, assim como às canções da música popular brasileira, que possuem um estilo muito próximo do estilo literário no que diz respeito à construção narrativa das letras.

Conseguimos te convencer da importância de dominar o uso correto da língua portuguesa? Então continue lendo e descubra onde estudar o idioma de Camões em Brasília.

Encontre também aulas de português em Porto Alegre.

Anúncios de aulas particulares em Brasília

Hoje em dia há cada vez menos anúncios nos classificados ou mesmo nos comércios de bairro. No entanto, ainda encontram-se alguns nas universidades, nos quadros destinados a este fim que costumam ficar na entrada ou nos corredores, próximos às salas de aula. Você também pode encontrar anúncios ou panfletos em centros educativos ou culturais. Alguns professores ainda usam este tipo de recurso para propor seus serviços.

No entanto, a forma mais rápida e prática de achar um professor particular é pela Internet. Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Brasília é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas e cursos de língua portuguesa. Existe hoje em dia uma infinidade de sites onde os professores podem se cadastrar e oferecer seus serviços. Pouco importa onde você mora, basta indicar sua zona geográfica e em apenas um clique você tem acesso a todos os professores de português próximos de você.

Um dos inconvenientes deste método é que dificilmente podemos verificar as competências e a experiência dos professores. Para resolver este problema, nossa sugestão é que você entre em contato com o professor e marque uma “entrevista”. Afinal, você vai pagar por este serviço! É normal que você queira conhecer o professor antes, saber quais são suas competências, formação acadêmica, experiência, etc. A maioria dos professores oferecem uma primeira aula gratuita, para que o aluno conheça a metodologia e decida se é aquilo mesmo que ele busca. Mas caso não esteja especificado no anúncio, não hesite em perguntar se há esta possibilidade.

Há também muitas opções de aulas de português em Belo Horizonte.

Os anúncios ainda são a forma mais prática de achar um professor de português. Além da Internet, é possível encontrar anúncios de aulas na universidade ou em centros culturais.

Mas, se o que você busca é uma plataforma segura, onde você possa encontrar um professor qualificado o quanto antes, o Superprof é ideal para você. Um dos diferenciais do Superprof em relação aos outros sites, é que apenas os anúncios de professores qualificados são publicados.

O site coloca alunos e professores diretamente em contato. Nesta plataforma você encontrará todos os tipos de perfis, desde professores com muitos anos de experiência, até estudantes universitários que buscam transmitir seus conhecimentos através de aulas particulares em todas as disciplinas.

Ficou interessado? Quer saber como se inscrever?

É muito simples: após preencher seus dados pessoais e finalizar a inscrição é necessário conceder uma pré-autorização de pagamento por cartão bancário ou PayPal. Esta taxa, chamada “passe aluno”, custa 39R$ e te permite entrar em contato com quantos professores desejar num período de 30 dias. Caso um professor aceite seu pedido de aula, o valor será debitado da sua conta, caso contrário, o Superprof não debita o valor.

Se você deseja melhorar sua expressão escrita ou oral, aperfeiçoar seus conhecimentos em gramática ou conhecer melhor a literatura brasileira, com certeza você encontrará o professor perfeito no Seperprof.

É possível também fazer aulas de português no Rio de Janeiro.

Aulas de língua portuguesa na universidade

A maioria das universidades brasileiras oferecem aulas de português nas faculdades e departamentos de Letras, inclusive cursos específicos de expressão escrita, oratória, gramática, fonética, etc. A UnB (Universidade de Brasília) tem muitas opções para quem deseja se aprofundar em língua portuguesa e se profissionalizar na área.

Algumas das formações oferecidas pela universidade:

  • Bacharelado em Língua portuguesa e respectiva literatura;
  • Licenciatura em Língua portuguesa e respectiva literatura;
  • Bacharelado em tradução inglês-português;
  • Bacharelado em tradução francês-português;
  • Bacharelado em tradução espanhol-português;
  • Licenciatura em português do Brasil segunda língua;
  • Licenciatura em língua de sinais brasileira segunda língua;

O bacharelado em Letras forma profissionais capacitados a trabalharem em diversas áreas do conhecimento, nas quais o domínio da norma culta, assim como habilidades em expressão escrita e oral são exigidos. Já a licenciatura, destina-se principalmente ao ensino de língua e literatura. Estas duas formações possibilitam também ao estudante ingressar no programa de pós-graduação e seguir carreira na área de pesquisas acadêmicas.

Há muitas universidades e uma infinidade de cursos de português em São Paulo também!

O meio universitário é ideal para aprender português. As universidades oferecem diversas possibilidades para quem deseja estudar português.

A UnB também oferece cursos especialmente voltados para o ensino do português para estrangeiros, que te permitirão ter uma experiência de contato completa com a língua de Camões.

Estas são nossas dicas e conselhos sobre lugares onde você pode aprender o português no Distrito Federal. Entretanto, lembre-se também que você pode se inscrever em uma associação ou centro cultural. Este tipo de instituição costuma oferecer muitas atividades na área cultural e artística. Você pode participar de ateliês de pintura, música, oficinas de teatro, entre outras coisas super bacanas. Esta é uma dica válida tanto para os estrangeiros que querem conhecer melhor a identidade brasileira, como para os falantes nativos, que gostariam de aprofundar seus conhecimentos em cultura e arte.

Não importa o tipo de aulas que você irá escolher, desde que elas sejam adaptadas aos seus objetivos. Todos os meios que citamos neste artigo são bons para aprender ou aperfeiçoar suas habilidades em português. O importante é que as aulas sejam frequentes, desta forma você notará uma rápida progressão. Seu vocabulário ficará mais rico e suas competências em expressão oral e escrita, assim como em gramática, melhorarão consideravelmente.

Saiba como encontrar um bom professor para suas aulas de portugues para concurso!

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar