Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estude português na capital pernambucana

De Glicia, publicado dia 17/01/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Onde aprender o idioma de Camões em Recife

O fato de ser brasileiro não significa saber tudo sobre a língua portuguesa. Também não significa que você não possa fazer aulas e aperfeiçoar seus conhecimentos caso tenha necessidade. Melhorar seu desempenho em português quando você é um falante nativo não é motivo para se envergonhar. Pelo contrário! Saber se expressar corretamente, de forma oral ou escrita, é muito importante na vida de qualquer pessoa, independente da área na qual ela trabalha ou estuda.

Apesar de sabermos naturalmente nos expressar em português por se tratar da nossa língua materna, saber as regras de gramática, ortografia e conjugação não é um conhecimento inato. Fazer aulas de português te permitirá descobrir, ou redescobrir, a cultura brasileira, assim como a literatura e outras expressões artísticas, por exemplo.

Se você vive em Recife, você terá a oportunidade de melhorar seu nível em língua portuguesa, além de aproveitar a localização e o clima privilegiados desta cidade incrível. Recife é uma metrópole cheia de luz, moderna e dinâmica, onde a cultura e a história estão presentes em cada canto da cidade.

Fundada em 1537, Recife foi a primeira capital do Brasil. Ela representa hoje a quinta maior aglomeração urbana do país, com 3,7 milhões de habitantes. A cidade também é o principal centro econômico e turístico da região Nordeste. Além de suas belas praias e paisagens naturais, Recife conta com um patrimônio arquitetônico com forte influência portuguesa e holandesa, herança da época da colonização.

O Nordeste é o berço de muitas manifestações culturais. Chico Science, precursor do movimento mangue beat, estilo musical que mistura rock e ritmos regionais do Nordeste.

A cultura de Recife é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, seja na gastronomia, na música ou na literatura.

Gilberto Freyre, nascido em Recife, é um dos mais importantes sociólogos do século XX. Sua obra Casa-Grande & Senzala representa um marco na história do Brasil e demonstra o papel da escravidão na formação do país.

Um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial, Paulo Freire, também era recifense. O educador foi o brasileiro mais aclamado de todos os tempos, ganhando 41 títulos de Doutor Honoris Causa de Universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Outro recifense de destaque é Nelson Rodrigues, uma das personalidades mais marcantes da cultura nacional e considerado o maior dramaturgo do país.

No que diz respeito à música, a cidade foi, e ainda é, palco de muitas das manifestações musicais e artísticas ocorridas ao longo da história do Brasil. Ritmos como o maracatu, o frevo ou o mangue beat nasceram na capital pernambucana.

Você é recifense ou estudante estrangeiro e gostaria de saber onde estudar o idioma de Camões? Você precisa melhorar a expressão escrita e oral, adquirir conhecimento em cultura ou literatura brasileira? Continue lendo nosso artigo e descubra como.

Saiba também onde estudar português nas grandes capitais brasileiras.

Anúncios de aulas particulares em Recife

Hoje em dia há cada vez menos anúncios nos classificados ou mesmo nos comércios de bairro. No entanto, ainda encontram-se alguns nas universidades, nos quadros destinados a este fim que costumam ficar na entrada ou nos corredores, próximos às salas de aula. Você também pode encontrar anúncios ou panfletos em centros educativos ou culturais. Alguns professores ainda usam este tipo de recurso para propor seus serviços.

No entanto, a forma mais rápida e prática de achar um professor particular é pela Internet. Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Recife é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas e cursos de língua portuguesa. Existe hoje em dia uma infinidade de sites onde os professores podem se cadastrar e oferecer seus serviços. Pouco importa onde você mora, basta indicar sua zona geográfica e em apenas um clique você tem acesso a todos os professores de português próximos de você.

Conheça as melhores opções de aulas de português em Brasília!

Graças à internet você pode encontrar aulas de português em qualquer região do Brasil. O Superprof te permite encontrar seu professor ideal em qualquer cidade.

No portal Profes você encontra aulas particulares sobre todos os assuntos, inclusive aulas de português. Além do mais, a plataforma oferece uma metodologia personalizada e busca orientar o aluno e sanar as dúvidas mais frequentes em todas as matérias. Na aba “exercícios”, disponível apenas para quem é cadastrado, o aluno tem acesso a um acervo de exercícios para praticar em casa.

Um dos inconvenientes dos anúncios de aulas particulares é que dificilmente podemos verificar as competências e a experiência dos professores. Mas, não se desespere! Se o que você busca é uma plataforma segura, onde você possa encontrar um professor qualificado o quanto antes, o Superprof é ideal para você. Um dos diferenciais do Superprof em relação aos outros sites, é que apenas os anúncios de professores qualificados são publicados.

Nesta plataforma você encontrará todos os tipos de perfis, desde professores com muitos anos de experiência, até estudantes universitários que buscam transmitir seus conhecimentos através de aulas particulares em todas as disciplinas. Além disso, para achar um professor é muito simples. Basta você digitar na barra de pesquisa as aulas que deseja fazer e a localização (endereço exato, cidade ou bairro) e você encontrará muitos professores perto de você.

Encontre aulas de português em Porto Alegre.

Estudar Português na UFPE

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) oferece diversas opções de cursos para quem deseja aprender ou aperfeiçoar o português. O campus universitário de Recife propõe aos alunos aulas gratuitas de português língua estrangeira, através do Núcleo de Línguas e Cultura da UFPE. Para poder se inscrever é necessário ser aluno ou funcionário da universidade.

O Núcleo de Línguas e Culturas é um projeto de extensão voltado para o ensino de línguas estrangeiras e suas respectivas culturas e o intercâmbio entre professores/alunos de instituições nacionais e estrangeiras. A idéia é proporcionar uma experiência profissional pedagógica e cultural aos alunos de graduação e pós-graduação, e fomentar o intercâmbio entre alunos/professores dos países cujas línguas e culturas estão sendo estudadas. O núcleo oferece aulas de inglês, francês, alemão e espanhol, além do português língua estrangeira.

Estude português em uma universidade. A universidade é o lugar ideal para aprender o português, pois proporciona uma integração rápida ao aluno e permite o contato constante com a língua.

Se o que você deseja é se profissionalizar na área de Letras e ter conhecimentos aprofundados em todos os aspectos da língua portuguesa, a UFPE oferece licenciaturas em línguas portuguesa, francesa, espanhola, inglesa e libras, e Bacharelados com ênfase em estudos linguísticos e estudos literários. O profissional formado nesses cursos deverá ter um domínio da língua materna e da língua estrangeira escolhida, assim como competência linguística e textual que o permita um domínio de leitura dos mais variados tipos de textos. O interessado deve, ainda, ter uma visão interdisciplinar na área das Ciências Humanas e Sociais que o possibilite um melhor desempenho como professor, pesquisador e tradutor.

Os cursos da área de Letras são destinados tanto para os falantes nativos do português, quanto para os estudantes estrangeiros. Mas atenção! Se você é estudante estrangeiro, saiba que é necessário ter um diploma de proficiência em língua portuguesa para poder ter acesso aos cursos de graduação e pós-graduação.

Há também muitas opções de aulas de português em Belo Horizonte.

Você deve estar se perguntando onde você pode obter esse diploma. Não se preocupe, nós vamos te explicar tudo!

O CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) é um certificado de competência em português para estrangeiros estabelecido e outorgado pelo Ministério da Educação, com o apóio do Ministério das Relações Exteriores. Este certificado é exigido no Brasil para o processo de admissão de estudantes estrangeiros nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação de universidades e outros estabelecimentos de ensino superior.

O exame destina-se a avaliar as habilidades de comunicação oral e escrita necessárias para a vida cotidiana e universitária – bem como para uma atividade profissional – no Brasil e em outros países, em situações nas quais o uso da língua portuguesa é obrigatório. O exame possui quatro níveis de certificação: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Avançado.

Todos os quatro níveis são concedidos por este mesmo exame. O candidato que queira fazer a prova tem que ter pelo menos 16 anos para se inscrever. As inscrições podem ser feitas em qualquer instituição  credenciada no Brasil e no exterior. No entanto, é necessário também se registrar no site oficial do exame. Em Recife a prova pode ser feita na UFPE e é aplicada duas vezes por ano, uma em abril e outra em outubro, mas fique atento às datas e confira sempre o site do INEP, pois as datas podem ser alteradas.

É possível também fazer aulas de português no Rio de Janeiro e obter seu certificado de proficiência.

O exame de proficiência é obrigatório para os estudantes estrangeiros. Informe-se em sua universidade sobre as datas para o exame de proficiência em língua portuguesa.

Todos os meios que citamos neste artigo são bons para aprender ou aperfeiçoar suas habilidades em português. O importante é que as aulas sejam frequentes, desta forma você notará uma rápida progressão. Seu vocabulário ficará mais rico e suas competências em expressão oral e escrita, assim como em gramática melhorarão consideravelmente.

Você pode também se inscrever em uma associação, ou centro cultural. Este tipo de instituição costuma oferecer muitas atividades. Você pode participar de ateliês de pintura, música, oficinas de teatro, entre outras coisas super bacanas. Esta é uma dica válida tanto para os estrangeiros que querem conhecer melhor a identidade brasileira, como para os falantes nativos, que gostariam de aprofundar seus conhecimentos em cultura e arte.

Há muitos centros culturais e uma infinidade de cursos de português em São Paulo também!

Tenha em mente que aprender uma nova língua não se resume somente a conhecer a gramática, saber conjugar verbos e saber todas as regras ortográficas de cór. Quando nós aprendemos um idioma novo, estamos automaticamente incorporando uma parte da cultura, dos costumes e da forma de pensar daquele país. Aproveite nossas dicas e viva plenamente essa experiência incrível.

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar