"Entre a mente humana e a tecnologia, a primeira deve sempre prevalecer".

(Albert Einstein)

A nossa nova realidade é virtual. O ano de 2020 trouxe muitas mudanças e os avanços da tecnologia nunca foram tão úteis para nos informar, nos proteger, e sobretudo nos aproximar. A educação sofreu um forte impacto e a mudança de data do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) causou preocupação em milhares de jovens brasileiros que almejam a entrada na universidade. As crianças em idade escolar também sofreram do isolamento social, do fechamento das escolas, e tiveram de se adaptar à uma rotina de telas. Tudo isso vem causando consequências preocupantes no ensino brasileiro, e a UNICEF estima que em 2020 o fracasso escolar pode ter afetado cerca de 4 milhões de brasileiros.

aulas de reforço para crianças em idade escolar durante a pandemia
O ano de 2020 trouxe consequências preocupantes na educação dos mais jovens. O fracasso escolar é uma delas.

Uma das soluções para esse problema é buscar um professor de reforço que possa acompanhar o aluno à distância. O atendimento personalizado e o enfoque nas dificuldades do aluno pode trazer melhorias na auto-confiança do aluno, além de possibilitar uma interação social importante em tempos de pandemia. Como encontrar o professor ideal?

Os sites especializados em reforço escolar

Caso você esteja buscando por serviços especializados em reforço escolar, existem dispositivos online onde você pode assistir aulas e acessar arquivos que facilitem a rotina de estudos. Além disso, muitos sites propõem uma agenda ou um cronograma de aulas, o que facilita o estudo individual. Através de vídeo-aulas que podem ser assistidas quando você quiser, exercícios de revisão e correção de provas, será muito mais fácil memorizar os conteúdos e seguir confiante para os próximos desafios escolares. Além disso, seguindo um programa de reforço escolar online você não perde tempo de deslocamento até um local físico, e também pode se organizar como preferir, criando a sua própria rotina de estudos.

Algumas opções de reforço online foram selecionadas por nós:

  • Para reforço de matemática, o Professor Dieguera propõe conteúdos de matemática para alunos de todas as idades. O site é pago, no entanto, o acesso dá direito à vídeo-aulas preparatórias para o ENEM e concursos, além de resolução de exercícios. Professor formado pela UFRGS, ele propõe aulas de diversos conteúdos de matemática (de álgebra ao cálculo para cursos superiores).
  • O Khan Academy é um site que oferece aulas de reforço para diversas disciplinas. O site é gratuito e existem mais de 100 mil exercícios interativos.
  • O Portal Educa é uma plataforma existente desde 2011 que propõe cursos online em diversas áreas, inclusive de reforço escolar. Existe uma taxa única que dá ao aluno o acesso a mais de dois mil cursos.
  • O site Zero Dúvida oferece reforço escolar para alunos de diferentes idades. As vídeo-aulas são organizadas por temas e os alunos acessam na ordem que preferirem. Além disso, eles também possuem um plantão de dúvidas para alunos que precisem de ajuda imediata.

É importante lembrar que todos esses serviços têm um custo e que grande parte deles solicita uma assinatura cobrada mensalmente. Além disso, não se trata de um atendimento individualizado, mas de conteúdos disponíveis online. Ainda assim, é preciso que o aluno esteja motivado e organize a sua própria rotina de estudos, para que o investimento valha a pena.

Solicitar aulas de reforço em uma plataforma da internet

Se você prefere ter um professor particular apenas para você, que se adapte aos seus horários e que prepare conteúdos personalizados para as aulas, é melhor utilizar plataformas de estabelecimento de contato com professores. A maior do Brasil é a Superprof, ela propõe o estabelecimento de contato com professores de mais de mil disciplinas e conta com mais de 13 milhões de professores em todo o mundo.

mulher buscando por aulas de reforço online
De simples utilização, o Superprof diminui as distâncias e facilita o encontro com um professor particular.

Para encontrar um professor nas suas proximidades, basta inserir a disciplina que você deseja aprender e a cidade onde está. O motor de buscas irá te direcionar para os profissionais que se encontram perto de você. Atualmente, o site trabalha unicamente com aulas à distância, o que significa que você pode ter aulas via webcam com professores de outras cidades do país. O site não garante a disponibilidade do professor, no entanto, ao se cadastrar o aluno deve adquirir o Passe Aluno, no valor de 69 reais. Esse passe dá o acesso ilimitado aos pedidos de aula, o que significa que o aluno pode continuar solicitando aulas para quantos professores desejar até encontrar o ideal.

Todos os professores têm perfis verificados na plataforma, garantindo a segurança dos membros. Além disso, o perfil de cada professor é composto de foto, metodologia, apresentação, currículo e diplomas (validados pela plataforma). Além disso, os professores possuem recomendações e avaliações de outros alunos. Alguns professores oferecem a primeira aula gratuita, o que permite ao aluno conhecer o profissional e combinar todos os detalhes de realização das aulas. Caso ele não se adapte, uma equipe de atendimento pode ajudá-lo a encontrar um novo professor, afinal, o acesso é ilimitado!

Iniciativas como a Superprof possibilitam que os alunos encontrem excelentes professores que possam atendê-los de forma individualizada. Além disso, se você mora em uma cidade pequena, é muito simples encontrar um professor de uma das grandes capitais do Brasil que possa te atender online. Ótimo, não?

Encontrar um professor particular de reforço por meio de pequenos anúncios

Uma outra forma de encontrar um professor particular que possa te dar aulas de reforço é através dos antigos métodos de divulgação. Você pode por exemplo pedir indicação de professores em uma escola grande da sua cidade, ou conversar com pais de alunos que já tiveram aulas de reforço. Se você utiliza as redes sociais, você pode até mesmo fazer uma publicação pedindo que os seus amigos e familiares te indiquem um professor de reforço escolar.

mulher procurando aulas online por webcam
Selecione perfis, envie mensagens e realize aulas experimentais até encontrar o professor ideal.

Além disso, na internet existem sites específicos para a divulgação de serviços, como a OLX ou ou GetNinjas e os professores de reforço escolar costumam ter anúncios ativos nessas plataformas. Lembre-se de sempre solicitar referências ou recomendações dos professores que você contatar. Prefira professores conhecidos na sua cidade e verifique se eles possuem páginas no Facebook ou Instagram. Muitos professores utilizam-se das redes sociais para divulgar aulas e lá você pode se certificar que o profissional escolhido seja de confiança.

Comunique o seu círculo de amigos sobre a sua busca por aulas de reforço

O reforço escolar é uma das disciplinas mais demandadas durante todo o percurso de estudos de um aluno, em diferentes momentos da vida escolar. Quase todo mundo já precisou de um professor de reforço aos 10 anos, para conseguir ser salvo da recuperação, ou ainda no período que antecede os vestibulares e a prova do ENEM. Dito isso, é muito provável que um dos seus amigos ou familiares tenha uma boa indicação de um professor que possa o ter ajudado no passado.

Sugerimos, então que você peça indicações aos seus conhecidos. Que tal entrar em contato com aquele primo que foi aprovado recentemente no vestibular e perguntar sobre a sua rotina de estudos? Ou com aquele um sobrinho que precisou de reforço para passar de ano? Você também pode simplesmente enviar uma mensagem no WhatsApp ou um e-mail aos seus contatos, informando sobre a sua necessidade de um professor de reforço. O boca-a-boca é sempre um bom caminho para encontrar profissionais de confiança e bem recomendados.

Como selecionar o professor ideal de reforço escolar?

Existem várias estratégias para encontrar um professor de reforço. No entanto, encontrar o professor ideal, que corresponda aos seus critérios, pode ser um pouco mais difícil. Para que você tenha a certeza de estar escolhendo o bom profissional é importante que você tenha objetivos definidos. Você deseja ter uma rotina de estudos acompanhada pelo professor ou precisa da ajuda dele em situações pontuais, para corrigir provas ou realizar exercícios com você? Você prefere que as aulas sejam presenciais ou online? O seu professor deve ter uma ampla experiência na disciplina estudada ou você se contentaria com um jovem estudante disposto a ensinar? Quanto tempo por semana você está disposto a dedicar às aulas de reforço? Quanto você pode investir nas aulas e no material?

professora de acompanhamento escolar
Definindo os critérios de busca fica mais fácil encontrar um professor que se adapte às suas necessidades.

Todas essas questões devem ser respondidas por você para que você consiga selecionar um profissional que corresponda às suas expectativas. Além disso, é importante lembrar que cada professor possui a própria metodologia e mesmo que um professor seja bem recomendado, pode acontecer do contato entre vocês não funcionar como o esperado. Uma vez que os seus objetivos forem definidos você pode buscar o seu professor. Caso você tenha dificuldades em se adaptar à metodologia ou à disponibilidade de algum professor, saiba que você sempre pode solicitar aulas experimentais à outros professores, até que você se acorde com um deles.

Saiba que os preços de aulas de reforço escolar podem variar. Tudo depende da ferramenta utilizada por você para realizar a sua busca, da cidade, modalidade de aula (se online, ou presencial), do tipo de material utilizado e até mesmo da disciplina. As tarifas para aulas de matemática e de geografia podem ser diferentes, por exemplo. Uma boa estratégia é escolher um professor versátil e experiente, que possa te ajudar em diversas disciplinas. Muitos professores de reforço escolar têm ampla experiência de sala de aula e podem te ajudar tanto em exatas quanto em humanas, ou biológicas!

Esperamos que os frutos do ano que virá sejam melhores que o ano passado, e que apesar das dificuldades do ano de 2020, você tenha conseguido aprender e avançar em seus projetos.

De todo modo, estamos certos que com todas essas dicas você encontrará em breve o seu professor particular de reforço, que te ajudará a encarar os desafios escolares com leveza e tranquilidade.

Bons estudos em 2021!

Precisando de um professor de Reforço escolar ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Paula

Psicóloga, mestra em Psicanálise pela universidade Paris 8 (França), fã de fotografia, livros, cinema e de dormir ao som da televisão. Apaixonada por flores, vegetariana e eterna aprendiz de yoga.