Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Dicas de lugares para praticar esporte na maior metrópole do Brasil

De Joseane, publicado em 15/05/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Treinar acompanhado de um coach esportivo em São Paulo

Ah São Paulo! Quando pensamos nessa grande metrópole a primeira coisa que nos vem a mente é a correria do dia-a-dia, a multidão apressada tentando chegar nos seus respectivos locais de compromissos, a rotina, o trânsito, a falta de tempo. O estresse parece fazer parte da rotina diária do paulistano que acabou ganhando o título de povo mais estressado do Brasil, segundo pesquisa exclusiva realizada para a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

A pesquisa aponta que para 88% dos moradores da cidade de São Paulo, o estresse é uma companhia frequente.  Entre os entrevistados, 31,6% afirmam estar estressados o tempo todo, 56,3%  diz se sentir dessa forma às vezes. O sentimento de estresse é intenso para 23% e aparece de forma moderada para 62,3%.

Um resultado alarmante e que interfere negativamente na qualidade de vida do paulistano. Várias são as razões que colocam o paulistano nessa situação de estresse, dentre elas as já citadas: trânsito, rotina sobrecarregada, falta de tempo, e também a falta de tempo para se dedicar a saúde e a prática de atividades físicas.

Quando são investigadas a razão de tanta irritação, lá está ele, o trânsito (…). Há também outra causa correlata: a falta de atividades físicas entre os paulistanos. Metade da população da cidade simplesmente não pratica nenhum tipo de exercício. A falta de tempo e de dinheiro são citados como os principais obstáculos. (Veja, Junho 2016)

Está explicado! O estresse é uma característica comum nas grandes cidades como São Paulo. Mas o que faz com que o paulistano sinta diretamente o estresse causado pela pressão de se viver em uma das cidades mais movimentadas do Brasil é certamente o descuidado com a saúde física e emocional.

Nesse artigo, tentaremos dar uma mãozinha aos paulistanos, trazendo dicas de como se livrar do estresse praticando esportes e atividades físicas em locais estratégicos da cidade.

Por que praticar atividade física é importante quando se vive em São Paulo?

Talvez não esteja em seu poder melhorar o trânsito e outras condições externas em São Paulo para evitar ser tomado pelo estresse típico da grande metrópole. Mas certamente você pode fazer com que o estresse não atrapalhe o seu bem estar e interfira na sua qualidade de vida, como? praticando atividades físicas.

Mantenha uma atividade física regular e seja mais feliz Caminhadas ao ar livre alivia o estresse e melhora a qualidade de vida

Por incrível que possa parecer, praticar atividades físicas é um santo remédio contra o estresse e suas derivadas: ansiedade e depressão. A prática regular de esporte e atividades físicas aumenta a produção de endorfinas no cérebro, substância responsável pela sensação de bem estar, e que provoca um certo estado de plenitude no indivíduo que possui uma prática regular de atividade física.

Desse feito, praticar esporte com regularidade é super benéfico para a saúde do praticante, pois:

Melhora o condicionamento físico e aumenta a disposição

Pra viver em São Paulo tem que está bem de saúde não é mesmo? O ritmo frenético da cidade não dá espaço para corpo mole, então meio que você não tem escolha! Tem que está em forma e, para tanto, nada melhor do que praticar esporte. A prática regular de atividade física vai  melhorar o seu condicionamento físico e você se sentirá mais disposto para realizar as suas tarefas cotidianas.

Previne doenças como a ansiedade e a depressão

Como dito, praticar esporte nos deixa mais feliz! Graças a a liberação de substâncias e hormônios responsáveis pela nossa sensação de bem estar. Uma mente feliz não tem espaço para estresse, depressão e ansiedade. Além disso, a prática regular de atividades físicas ajuda a regular o intestino, baixa o colesterol, ajuda a diminuir dores crônicas, queima as calorias- evita a obesidade,  ajuda a controlar a pressão sanguínea, diminui o risco de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial. Precisa falar mais alguma coisa?

Deixa o corpo bonito, inclusive quero

E claro, praticar atividade física deixa o corpo mais saudável e bonito, ajudando a perder gordura localizada, melhorando a flexibilidade, a elasticidade, a postura. De quebra os músculos se alongam, o peitoral cresce, o bumbum empina, as coxas engrossam, o abdômen seca e, consequentemente, melhora-se a autoestima e ficamos felizes. Um círculo repetitivo positivo que vale muito a pena.

Sim, ainda estamos em São Paulo e certamente não é fácil se desprender da rotina e da correria do dia-a-dia para se dedicar a um esporte. No entanto, adotar um estilo de vida mais saudável é essencial para a manutenção da sua saúde. Então, continue lendo e descubra onde praticar esporte na capital paulista por uma vida mais plena e feliz…

Vai passar o fim de semana no Rio? Dá pra treinar lá também!

Onde praticar esporte em são Paulo?

Embora seja conhecida como a terra da garoa, em São Paulo não chove todo dia como o apelido sugere e, por isso, o melhor local para praticar esporte na cidade continua sendo ao ar livre! É provado que praticar esporte e atividades físicas ao ar livre possui efeito terapêutico, ideal para quem vive o caos urbano de uma cidade que nunca para.

Correr alivia o estresse e melhora a saúde Lembrando que correr para pegar o metrô não conta como atividade esportiva…

Porém, compreendemos que nem sempre dá pra dar aquela ida ao parque todos os dias, e foi pensando em todo mundo que o superprof preparou uma lista de locais onde é possível praticar esporte na capital paulistana.

  • O parque Ibirapuera, claro!

O mais importante parque público da cidade não poderia ficar de fora. Dá para fazer de um tudo no Ibirapuera. Andar de bicicleta, correr, caminhar, praticar esportes como o basquete, por exemplo, ter uma aula de fitness com personal trainer, fazer crossfit, entre outras. Além do Ibirapuera, a cidade possui 63 parques, cuja maioria também incentiva a prática de atividade física. Então a desculpa de que não faz esporte por que não tem dinheiro, não cola mais hein!

  • Academias

Talvez o ambiente da academia não seja o mais relaxante que existe, mas uma vez que o treino começa é como se você tivesse em mundo só seu, então é só relaxar e curtir. O ponto positivo de malhar em uma academia é que você pode fazê-lo a qualquer hora do dia e da noite, graças as várias unidades de academia de serviço contínuo (non-stop) que existe em São Paulo. As redes “Academia 24 Horas”, “Corpo e Mente Fitness Center” e “Academia Gaviões” entenderam que o paulistano tem um dia muito cheio e que nem sempre dá pra fazer esporte nos horários convencionais. Então, falta de tempo também já não é mais desculpa para viver no sedentarismo, você tem opção!

  • Na sua casa

O parque fica longe, não tenho grana pra ir na academia…faça esporte na sua casa! Chega de desculpas, o superprof que ver os seus leitores cheios de saúde e de bem com a vida e é por isso que te damos esse “bidu”. Sim, é possível ter uma vida esportiva sem sair de casa.

Graças a internet você pode ter acesso a uma variedade de treinos esportivos e de musculação que dá pra você reproduzir em casa, mesmo se você vive em um apartamento. Yoga, dança, exercícios de musculação… é possível fazer tudo isso na sua sala. Um tapete de yoga e que comecem os jogos!

Melhore a sua saúde e faça esportes regularmente Um tapete de yoga diminui os ruídos e evita a visita indesejada do vizinho do andar de baixo!

Como achar um personal trainer em São Paulo

Se empolgou com o texto e deseja se dedicar à fundo na construção do seu novo estilo de vida com mais saúde e bem estar? Você tomou a decisão certa e para te ajudar a chegar lá, a ajuda de um profissional pode ser uma boa. Um treinador pessoal vai te ajudar a se manter motivado e a seguir o seu treino a risca e sem deslizes. Além disso, o profissional do esporte vai te orientar no seu projeto de vida saudável te dando dicas de treino, alimentação e comportamentos que contribuirão para o seu bem estar físico e emocional.

Mas, como achar um personal trainer em São paulo? “Tá me tirando?” Achar um personal trainer em São Paulo não será uma tarefa difícil. Graças a nossa plataforma você poderá ter acesso ao perfil de vários profissionais e então escolher um que esteja de acordo com as suas expectativas e, sobretudo, que esteja perto de você.

Treinar todo dia melhora o desempenho físico Treinar com um profissional será ainda mais efetivo!

Embora não seja prioritário, escolher um personal que mora perto de você pode ser bastante positivo já que vocês podem dinamizar o treino alternando entre sessões ao ar livre e treinos a domicílio. Quando o uso de maquinário for necessário é só dar aquele pulinho na academia do bairro, embora o personal sempre tem algumas cartas na manga para otimizar o treino sem fazer uso de aparelhos de musculação.

Quanto custa um personal trainer?

Se um dia o treino com personal trainer era superfaturado impossibilitando a prática pela galera da massa, atualmente e felizmente essa realidade mudou. É possível treinar acompanhado de um coach esportivo fazendo um investimento moderado e mesmo baixo.

Então, não perca mais tempo e comece desde já a sua busca por um personal trainer em São paulo.

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar