Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Encontrar seu futuro profissional via web: ótima ou péssima ideia?

De Fernanda, publicado em 22/03/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Orientação Vocacional > Orientação vocacional online: prós e contras

Quase todos os serviços estão disponíveis de forma remota hoje em dia, pela Internet.

Com o advento do e-learning, aprender um novo idioma via Skype, fazer uma especialização a distância ou ter uma consulta online se tornou algo comum em educação. E com orientação vocacional não é diferente.

Do mesmo jeito que com os encontros presencias para falar sobre carreira, os portais voltados para orientação vocacional e os consultores virtuais são recursos profissionais, que oferecem conhecimento de qualidade.

Se alguns alunos sabem o que querem fazer quando entram ou terminam o ensino médio, ainda existem muitos que precisam de mais suporte. Na era digital, que tal experimentar fazer uma consulta online? Muitos consultórios ou institutos de psicologia já oferecem a modalidade a distância.

Mas e aí: podemos ou não confiar nesse tipo de orientação? Será que esses encontros a distância e esse conteúdo online são suficientes para orientar jovens e adolescentes que estão passando por um dos momentos mais importantes de suas vidas?

Antes de usar esses serviços, leia este artigo: o Superprof faz uma reflexão sobre a modalidade. Como orientação vocacional é assunto sério, que tem consequências a longo prazo, é importante dominar o assunto e sobretudo compreender as vantagens e desvantagens de utilizar os recursos da web.

As principais vantagens

Quais são os benefícios de ter um consultor online? Participar de fóruns e feiras também permite que você descubra as profissões.

Passar por uma orientação on-line tem muitos benefícios.

E o primeiro benefício que destacamos é a disponibilidade dos profissionais. Por exemplo, algumas clínicas ou institutos de psicologia de universidades fornecem atendimento de psicólogos ou especialistas em orientação em horários alternativos, como à noite.

Também destacamos que existem vários canais disponíveis para entrar em contato com os consultores: seja por email, telefone, chat ao vivo ou ainda mais diretamente pela webcam.

A orientação psicológica online já é uma ferramenta reconhecida e aceita pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), sobretudo por ser uma alternativa eficiente para situações pontuais nas quais a pessoa necessite de aconselhamento ou avaliação de uma determinada questão e obtenha posterior devolutiva por parte de um profissional de psicologia.

Os estudantes universitários que já nasceram com a internet e a webcam muitas vezes privilegiam este meio virtual de contato com o psicólogo consultor de aconselhamento.

É um recurso contemporâneo que pode ser usado em seu benefício e traz muitas vantagens como a facilidade de manuseio, a proximidade (não há necessidade de deslocamento), a flexibilidade nos horários e até mesmo a questão financeira.

Aliás, os serviços de aconselhamento online são, em muitos casos, gratuitos, ou pelo menos mais acessíveis do que com um especialista em orientação presencial. Assim, se o seu orçamento está curto, saiba é sempre possível encontrar o seu caminho através destes serviços online. Não há mais desculpas para não fazer sua orientação!

Podemos acrescentar a todos esses argumentos o fato de você não ter de se deslocar para encontrar um orientador e receber informações sobre carreiras ou formações disponíveis para garantir seu futuro profissional.

De fato, se você mora em uma cidade grande, como São Paulo, economizar suas horas valiosas evitando o trânsito pode ser um ótimo negócio.

Com os serviços de aconselhamento on-line, você não precisa sair do sofá para obter ajuda com as decisões sobre seu futuro.

Por fim, fazer uma orientação on-line é algo de fácil acesso: o único pré-requisito é ter uma boa conexão de Internet, seja em sua casa, no local de formação ou em uma biblioteca ou café.

Algumas desvantagens que é importante ter em mente

Como escolher um conselheiro de orientação online? Se informar sobre todas as possibilidades é o primeiro passo para evitar escolhas equivocadas.

Como o contato não presencial difere do contato real com um interlocutor presente diante de nós?

A grande maioria das pessoas prefere realmente ter a pessoa à sua frente quando precisa abordar assuntos de suma importância; e encontrar uma orientação profissional ou vocacional é uma delas. O contato virtual, para alguns adolescentes, pode provocar dispersão  e até interferir na espontaneidade necessária às primeiras entrevistas.

Neste ponto, obter orientação vocacional on-line pode ser sinônimo de constrangimento ou incômodo para essas pessoas.

Durante uma entrevista por telefone ou webcam, nossa atenção pode não ser tão grande quanto a presença de um interlocutor cara a cara. Isto acontece ainda mais se você estiver fazendo a sua ligação ou videoconferência de um ambiente familiar como sua casa, seu quarto…

Então, por que não optar por uma biblioteca para pensar sobre a matrícula na universidade de seus sonhos com um conselheiro on-line, sobretudo para não ser incomodado pelos elementos externos (como irmãos, pais, cachorro, papagaio!)?

Entrevistas regulares também podem ser problemáticas com um conselheiro de orientação on-line. De fato, como o elo é completamente virtual, é bem fácil dar menos importância e não levar muito a sério o acompanhamento e a regularidade das entrevistas. Este é um erro que muitos estudantes cometem. Fixar encontros regulares com antecedência (do mesmo jeito que são fixados os encontros presenciais com um conselheiro de orientação) pode evitar esse problema. Afinal, virtualmente ou fisicamente, as informações recebidas e as trocas são sempre importantes. Não ignore este fato!

Por fim, nós demos destaque aos benefícios da simplicidade de uso e do acesso ao conselheiro on-line, argumentando com o fato de que ele exige apenas uma conexão com a Internet. Mas saiba que ela precisa ser de alta velocidade. Na verdade, durante uma entrevista em vídeo, é fácil perder a coesão das ideias com problemas ou lentidão de conexão. Imagine você: bem na hora em que conseguiu resumir finalmente todas as suas aspirações, a conversa é interrompida. Nada legal, certo? Por outro lado, conversas via e-mail ou chat são muito menos afetadas por esse problema.

O risco de testes de orientação

Ao lado dos especialistas em orientação vocacional que podem propor respostas mais personalizadas para o seu caso, existem os testes de orientação que, graças a questionários mais ou menos extensos, têm a proposta de traçar o perfil de sua personalidade, dos seus centros de interesse e, assim, apresentam quais seriam as profissões ou formações mais indicadas. Em outras palavras, uma sábia mistura de teste de personalidade e avaliação de habilidades.

Esses testes são muito populares por seu caráter lúdico e cada vez mais procurados pelo público jovem, que sofre a pressão de ter escolher sua carreira ou formação mesmo se ainda não tem elementos suficientes para tal.

Embora algumas vezes sejam muito úteis (recomendamos particularmente o teste de orientação proposto pelo Guia do Estudante, um dos mais abrangentes), os resultados não podem expressar totalmente a complexidade da questão da orientação. Este assunto, de fato, requer longas perguntas, informações regulares e motivação que só podem ser efetivas a longo prazo.

Em vez de interpretar os resultados como uma realidade absoluta, esses testes devem ser considerados como ferramentas adicionais de reflexão para encontrar o caminho. Os resultados desses testes também podem ser analisados ​​pelo orientador on-line e, assim, ser um verdadeiro ponto de partida para uma discussão mais aprofundada sobre a orientação do aluno.

Em alguns casos, as perguntas provocam reflexões sobre assuntos ainda inexplorados pela pessoa que busca e / ou traz novos conteúdos e informações que são frequentemente muito úteis.

Como encontrar o caminho para florescer? Falar cara a cara com uma pessoa é sempre a melhor alternativa.

Em síntese:

  • Como acontece com qualquer serviço de orientação, é importante conhecer os benefícios, bem como as limitações e armadilhas a serem evitadas. Cada estudante só tem a capacidade de fazer a sua escolha com elementos suficientes para tal. E dependendo do perfil da pessoa, a modalidade pode ser mais ou menos atraente. Enquanto algumas pessoas vêem restrições, outras podem ver um benefício. Tomemos o exemplo da videoconferência via webcam. Enquanto algumas pessoas vêem isso como uma boa maneira de superar sua timidez pelo fato de estar em um ambiente familiar (em casa, por exemplo), outras pessoas vêem alguns limites, argumentando que nada pode substituir o contato humano face a face ou que uma conexão de internet ruim é um verdadeiro obstáculo para uma discussão mais aprofundada.
  • Em geral, consideramos que utilizar os serviços de um orientador on-line é um dos muitos recursos disponíveis no processo de orientação vocacional. É impossível afirmar que a modalidade é mais ou menos eficiente do que encontrar fisicamente um orientador. Cabe a cada um colocar na balança as vantagens e as desvantagens de ambos os métodos e julgar em conformidade. A combinação de vários métodos se apresenta, em qualquer caso, como a melhor solução. Por que não começar com um teste de orientação on-line e, em seguida, entrar em contato com um orientador de orientação on-line e acabar encontrando alguém fisicamente?
  • Uma coisa é certa: antes de qualquer entrevista com um conselheiro de orientação que encontramos fisicamente ou com um especialista em orientação on-line, é importante ter feito alguma pesquisa e ter pelo menos algumas informações de base. Feiras de estudantes, eventos como Universidade portas abertas ou workshops promovidos em escolas podem ajudar bastante.
  • De fato, se você não tiver nenhum conteúdo, se não tiver pensado ainda sobre suas aspirações, suas paixões, será extremamente complicado para o seu interlocutor trazer elementos que possam ser úteis para você mesmo.
Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar