Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os números em prol da vida Nerd!

De Joseane, publicado dia 26/12/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Usar a matemática para descobrir o personagem principal de GOT

Só sendo muito nerd mesmo pra gostar de matemática né ? Pode até ser que sim. Mas gente, depois que eu descobri que a matemática pode ser útil até para decifrar o meu seriado preferido de todos os tempos, comecei a me interessar mais pela dita cuja.

Primeiramente falemos de Games of Thrones….

Você conhece GOT né? pelo amor de todos os reis e rainha que já passaram pelo trono de ferro, se você não conhece esse seriado pede para sair do mundo que você está certamente fora da realidade. Basta, deixa eu te atualizar ao mesmo tempo que te explico como decifrar a série graças a nem tão legal assim… matemática.

Não é raro ouvir por aí (e também por aqui, pois eu sou uma dessas que já disseram) que “sim matemática é um saco, só serve pra atrapalhar a vida da gente e nunca me servirá de nada …”. Matemática e sua amigas geometria, aritmética, cálculo, tabelas de multiplicação, tudo isso é uma grande caixa de inutilidade …

Lamento de dizer mas você- e eu né- estávamos errado, erradíssimos infelizmente, ou seria felizmente?!

Bom, voltando a GOT: A menos que você tenha morado em uma caverna por 5 anos, você certamente já ouviu falar e conhece o enorme sucesso da saga Games of Thrones, ou “GOT” para íntimos como eu, se é que você não percebeu hehe.

Adaptado do livro de George R.R Martin, a série de televisão é um sucesso mundial e reúne no mínimo 8 milhões de espectadores todas as semanas nos Estados Unidos no canal HBO. Elogiado pelo seu realismo e intriga, fortemente criticado por suas cenas de violência e sexo, o Trono de Ferro é marcado por muita guerra e sangue … ai que meda!

Em poucos anos, a série ganhou uma legião de fãs (“fãs de GOT”) em todo o mundo, às vezes com debates bastantes acalorados, alô facebook rsrs. Dentre os assuntos mais polêmicos está o questionamento sobre quem é o personagem principal da série.

É verdade que a saga tem muitos personagens interessantes e, dependendo da temporada, nós realmente não sabemos quem é o verdadeiro herói! Os diretores parecem ter prazer em fazer você idolatrar alguns protagonistas antes de matá-los violentamente alguns episódios mais tarde (gostaria de deixar registrado aqui a minha raivinha ) …

É para nos ajudar com esse enigma e poupar o nosso sofrimento que recorremos a nossa pouco querida matemática. Sim, você leu corretamente: matemática!

Para a nossa  alegria, neste artigo não discutiremos as famosas fórmulas matemáticas. Não precisaremos recorrer a Pitágoras e seu teorema louco rs. Na verdade, nós vamos decifrar juntos uma nova ciência baseada na fórmula matemática dos gráficos!

Dois grandes professores de matemática , A. Beveridge e J. Shan se perguntaram como é possível conhecer o personagem principal de GOT usando uma fórmula matemática?

Eles finalmente resolveram o problema com uma conclusão que pode nos surpreender, porque, como nós sabemos, a guerra pelo trono de ferro é o motor que faz viver a saga e a resposta a este problema matemático pode revelar muito sobre o desenrolar da série …

TEASER: a resposta virá um pouco mais em baixo! (suspense! finalmente chegou a minha vez de fazer isso)

Utilizando o “Network Science” para descobrir o personagem principal de Game of Thrones

Agora que você está mais situado no contexto geral da coisa, voltemos ao seguinte problema: Como encontrar o personagem principal do Game of Thrones usando a matemática?

Esta é a questão que os professores de matemática Beveridge e Shan da Macalaster College buscaram resolver.

Estudo matemático das relações entre os personagens

Para embasar a pesquisa, eles não usaram a geometria, nem álgebra, nem equações matemáticas mirabolantes, tampouco usaram a fórmula de Báskara. Eles usaram uma área de pesquisa que está se desenvolvendo: a ciência das redes ou network science, termo em Inglês.

Será mesmo que matemática pode ser mais fácil?

O que é a ciência das redes, professor?

A Network Science é uma disciplina científica, relacionada geralmente à matemática cujo objeto de estudo são as relações, conexões e interconexões entre as coisas. Fundada em 2007 nos Estados Unidos, a ciência da rede é uma nova área de pesquisa que também pode ser aplicada em:

  • Física (ciências físicas),
  • Biologia ( Ciência e vida da Terra)
  • Ciência da informação e cognitiva,
  • Redes sociais.

Com base no livro de George R.R Martin e, entre duas aulas de matematica, os dois matemáticos transformaram o mundo de GOT em uma gigantesca rede tomando como exemplo a teoria dos gráficos.

Não estamos nos referindo aos gráficos tais quais os conhecemos na escola. Beveridge e Shan estudaram a maneira pela qual a informação circula de um personagem para outro, em uma relação complexa!

O processo utilizado pelos dois professores de matemática

Para enfatizar o resultado (que todos esperam!), os matemáticos começaram por listar todas as interações entre os personagens na terceiro livro da saga e contam o número de vezes que os nomes dos personagens apareceram.

Eles usaram em seguida um algoritmo para distribuir os resultados em 7 comunidades distintas e então fez a atribuição de uma cor para cada um deles, aqui está o resultado:

Através deste gráfico modelo, os pesquisadores enumeraram 107 protagonistas diferentes (aos quais eles chamaram de “vértices”) conectados por 353 conexões (estas são referidas como “bordas”). 

A pesquisa matemática não pára por aí: os pesquisadores tiveram também que se servir de várias escalas de medida …

Entre elas, 6 graus de centralidade e o algoritmo PageRank do Google.

Qual o objetivo de tudo isso?

Classificar os personagens com base em suas interações com outros personagens mais importantes.

Os professores de matemática usaram o conceito de centralidade para entender a importância dos personagens, como disse Beveridge:

“Um personagem pode desempenhar um papel central de várias maneiras distintas.

Para modelar o gráfico, várias medidas de centralidade tiveram que ser estudadas:

  • O número de conexões do personagem em relação a outros protagonistas;
  • O número de interações;
  • As conexões do personagem com os protagonistas mais importantes (o algoritmo PageRank do Google foi usado para definir quem eram os personagens mais importantes da série);
  • Os valores médios de distância, entre os personagens;
  • A frequência de presença de um personagem;

E O GANHADOR FOI….

Deixa eu enrolar mais um pouco antes de dizer…. Estou brincando, aqui vai:

Matematicamente falando, Tyrion Lannister seria o personagem principal de Games of Thrones!!!

Eu estou satisfeita com essa descoberta, e você?

Embora o experimento matemático também mostre que os nomes de Jon Snow e Sansa Stark sejam muito presentes na série, o personagem de Tyrion é o primeiro resultado das primeiras 4 centralidades, sendo apenas destronado por Jon Snow no última casa central.

Tyrion, Jon, Sansa? Quem emergirá vitorioso desta guerra e se sentará no Trono de Ferro?

Um exercício que prova mais uma vez o poder desta disciplina complexa chamada matemática e propõe um novo campo de pesquisa em pleno andamento, a ciência das relações.

Jon Snow é o herói da série? Pode até ser que sim mas  Tyrion Lannister é, matematicamente, o personagem principal do GOT!

Descubra também os paradoxos matemáticos

A ciência das redes no centro do mundo?

Estabelecido desde pouco tempo, cerca de dez anos, a ciência das redes apareceu graças ao advento dos sistemas informáticos no mundo. Se olharmos mais de perto, a noção de rede está em todo o planeta:

  • Redes de transporte (marítimo, aéreo, terrestre);
  • Redes naturais (hidráulicas, biológicas …);
  • Redes de infra-estrutura (circuitos de água, gás e eletricidade, etc.);
  • Redes sociais, entre outras.

O estudo dessas redes é uma questão-chave em várias áreas: marketing, segurança, comércio, política, etc. Uma nova ciência modelada como gráficos matemáticos clássicos com vértices e bordas que retoma ao estudo de Euler, um famoso matemático do século 18.

E se o estudo das redes pudesse conciliar a ciência?

É o que o historiador M. Gribaudi e o físico J.P Nadal querem provar.

Eles querem convidar pesquisadores de todas as esferas da vida: matemáticos, físicos, historiadores, linguistas, sociólogos, etc… para trabalhar juntos e dialogar para avançar a pesquisa.

Com base na observação de que cada pesquisador está restrito à seu campo de especialização, o estudo da ciência das redes poderia, segundo eles, permitir grandes descobertas. A matemática é mesmo um grande mistério!

Todas as ciências unidas rumo a um conhecimento mais amplo e unificado

Com este método, o processo de pesquisa poderia ser muito mais eficiente. Eles tomam como exemplos matemáticos e sociólogos. Por sua vez, os cientistas sociais forneceriam dados qualitativos que seriam disponibilizados aos matemáticos para desenvolver modelos específicos.

A matemática continua sendo uma disciplina cheia de recursos e riqueza a explorar!

Enquanto isso, você já sabe como surpreender os seus amigos e colegas dizendo  como, graças à matemática, você descobriu quem é o personagem principal do Game of Thrones e talvez o futuro governador do reino de Westeros!

Talvez se o sistema de educação implementasse no currículo das escolas uma maneira tão divertida quanto essa de aprender matemática, abordando temas divertidos como esse, os alunos do ensino fundamental e do ensino médio poderiam com mais facilidade:

  • aprender matemática e seus aliados;
  • Fazer exercícios de cálculo mental (adição, subtração, divisão, multiplicação);
  • Entender figuras geométricas (quadrado, triângulo direito, triângulo isósceles, hipotenusa …),
  • Lidar com frações, probabilidades e equações de segundo grau …

Viu como a matemática pode ser emocionante? Especialmente se você der a sorte de encontrar um professor com a mente criativa desses dois que retratamos aqui.

Matemática não é só o número Pi não!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar