Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Professor particular de língua russa: dicas para achar primeiros clientes

De Camila, publicado dia 26/04/2019 Blog > Idiomas > Russo > Como encontrar alunos para aula de russo particular

“Ser professor não é uma escolha de carreira, é uma escolha de estilo de vida.”
François Mitterrand

Você também escolheu viver a vida de professor, optando por dar curso de russo online e presencial?

Muitos amantes do idioma da Rússia escolhem ensinar russo para terem a oportunidade de compartilhar sua paixão pela língua russa enquanto estudam. Sem contar que tal empreitada educacional ainda ajuda a ganhar uma grana extra no fim do mês, fato que não pode ser deixado de lado para quem ainda vive uma vida de estudante.

No entanto, para conseguir das aulas de russo, é preciso ter alunos que queiram aprender russo!

Se só lhe faltam seus primeiros alunos para você começar a dar seu curso russo, então Superprof te dá dicas de como encontrá-los!

Aqui mesmo na nossa plataforma, milhões de professores particulares compartilham a paixão pelo ensino de idiomas e muitos outros assuntos.

Ficou curioso? Então confira nossos conselhos para conseguir seus primeiros clientes para as aulas de russo.

Veja também nosso guia para ajudar o professor particular de russo a ter sucesso.

Curso russo: fazer contato para encontrar estudantes interessados

Você já deve ter escutado várias pessoas te falando que a melhor maneira de encontrar alunos para dar aulas de russo é “fazendo sua rede de conexões funcionar“.

Mas enquanto professor, fica a grande pergunta: como desenvolver essa rede, ou seja, esses contatos?

E se você é daqueles que acha que não possui uma rede, então pense novamente, pois todo mundo tem uma, até mesmo sua sobrinha de 6 anos.

Para ficar bem claro: nossa rede de conexões é formada por todas as pessoas que conhecemos.

Família

Agora que você decidiu ensinar russo, precisa falar sobre isso com todo mundo que encontrar! O primeiro passo é espalhar a novidade para toda a sua família. Quem sabe alguém dentre eles estava pensando exatamente em começar a fazer aulas de russo e acaba decidindo optar por ter você como professor após ficar sabendo da sua nova atividade?

Mesmo que ninguém na sua família queira fazer aulas de russo, pode ser que eles conheçam alguém  que esteja interessado.

Que tal colocar a boca no trombone e sair falando com todo mundo que você é professor de língua russa? Espalhar a informação aos quatro ventos de que você dá aulas de russo é uma das boas maneiras de chamar a atenção das pessoas para as suas atividades.

Amigos

Depois da família, converse com todos os seus amigos. Não pense duas vezes antes de mencionar que você está ativamente procurando por alunos que queiram aprender gramática russa, alfabeto cirílico ou que precisem de ajuda com a língua para se preparar para uma viagem às várias cidades da Rússia.

É um pouco como procurar um emprego: você vai gastar um certo tempo falando sobre o assunto, mas quanto mais você falar sobre isso, mais provável será que você encontre pessoas que queiram aprender a língua dos czares.

Redes sociais

Sinta-se livre para usar o “boca a boca moderno” para encontrar estudantes russos, ou seja, as famosas redes sociais.

Além de postar uma mensagem no seu perfil indicando seu novo status como professor russo online ou presencial, você ainda pode usar grupos do Facebook para fazer essa divulgação.

Fique ligado em grupos como a comunidade de pessoas da sua cidade ou em outros grupos especializados em cursos particulares ou serviços pessoais.

Proponha seus serviços e responda a mensagens de pessoas que desejam aprender mais sobre a cultura russa e o vocabulário russo.

Descubra plataformas online para encontrar alunos de russo motivados.

Seus alunos

Se você já deu aulas particulares em domicílio, mesmo que não tenham sido de russo, então seus ex-alunos são sua melhor rede de conexões.

A parte mais difícil do professor que está começando é sempre encontrar um primeiro aluno que confie em você. No entanto, a partir do momento que você tiver o número 1 e ele gostar das suas aulas, então a sua reputação vai se espalhar aos quatro ventos!

Para dar um “empurrãozinho” nesse processo, recolha depoimentos do(s) seu(s) aluno(s) e acrescente-os a seu perfil do anúncio de aulas de russo. Mencione ainda o progresso dos seus pupilos e como eles melhoraram o nível de domínio do idioma ao longo das sessões de ensino. Todo relato de experiência é válido!

Você pode ainda mostrar dados concretos sobre as notas de alunos antes do início das aulas e após um determinado tempo de acompanhamento por sessões particulares de russo.

Melhorar as notas de um aluno é uma ótima maneira de demonstrar a competência das suas habilidades pedagógicas.

Aulas de russo: fazer divulgação no seu bairro

Que tal fazer um cartão postal com as principais informações sobre suas aulas de russo? Espalhar cartões e anúncios sobre suas aulas de russo em escolas e comércios do seu bairro também é um método de divulgação efetivo.

Independente de você morar em uma capital, uma cidade grande ou uma cidadezinha do interior, você sempre terá pessoas ao seu redor, sejam elas amigos, vizinhos ou (ex) colegas. Sendo assim, nada melhor do que se tornar conhecido enquanto professor de russo para conseguir atrair mais alunos para alimentar sua nova atividade!

No bairro

Existem várias maneiras de entrar em contato com sua vizinhança. Dentre elas, as mais eficazes são espalhar a notícia através do famoso “de boca em boca” ou através de anúncios na caixa de correio.

Boca em boca

Para muitos pode parecer difícil se comunicar espontaneamente com os vizinhos para falar sobre suas aulas de conversação em russo. Uma alternativa é falar com eles em uma festa, no final das aulas na escola de seus filhos ou na feira.

O contato com seus vizinhos permite que você desenvolva sua rede de conhecidos e faça a notícia sobre suas prestações de ensino de russo se espalharem. Isso porque cada pessoa com quem você fala conhece várias outras. Elas podem acabar pensando em você durante uma conversa relacionada ao assunto e, terminando por indicar seus serviços.

Confira nossas dicas para desenvolver uma boa aula de russo.

Anúncios na caixa de correio

Menos invasivo do que o método de boca em boca é a prática de se deixar um anúncio na caixa de correio. Sinta-se à vontade para ser original, mas é muito importante que sua mensagem seja concisa e precisa. Sendo assim, mencione:

  • A natureza dos cursos: cursos intensivos, aulas noturnas, cursos de verão, aulas em grupo, aulas particulares…
  • O nível de alunos com quem você trabalha: faculdade, ensino médio, estudante, preparação para exames, adultos…
  • Sua carreira: diplomas e experiências,
  • Seu método de aprendizado e sua pedagogia.

Você pode colocar uma foto e seu endereço para que seus vizinhos saibam onde ir, permitindo-os em te abordar para fazer perguntas quando cruzarem com você na rua.

No comércio

Mesmo que o russo não seja sua primeira língua, você pode oferecer aulas individuais ou em grupo para alunos iniciantes ou intermediários.

Sendo assim, continue a divulgar seu trabalho pelo bairro, mas agora  passando também pelo comércio presente nas redondezas.

Pergunte às pessoas que trabalham nas lojas, restaurantes, salões, de beleza, etc. se é possível deixar um anúncio no estabelecimento (panfletos, por exemplo) e, claro, se eles podem mencionar que você está dando aulas de russo para os possíveis interessados. Essa é uma atitude que te permitirá vincular e expandir sua rede de contatos.

Padaria, açougue, farmácia, mercearia… Faça todo o tour do seu bairro para oferecer os seus serviços.

Para esse tipo de divulgação, o seu anúncio deve ser ainda mais conciso do que o entregue na caixa de correio. Para tal, tente encaixar as informações em uma metade da folha A4 (uma folha A5). Isso porque os comerciantes, na maioria das vezes, não têm muito espaço para oferecer.

Indique a natureza dos seus cursos e o nível dos alunos. Você pode especificar o seu status: “Estudante em mestrado dá ensino de russo para estudantes do ensino fundamental e médio“.

Escreva o número do seu telefone de contato em destaque na parte inferior da folha, acompanhado do seu primeiro nome e dos dizeres “professor russo“. Isso torna mais fácil para os alunos em potencial se lembrarem das informações lidas.

Você com certeza encontraria muitos alunos interessados em aprender o idioma de Tolstoi. Já pensou se 50% das pessoas que forem diariamente ao um restaurante levarem um cartão de visita sobre suas aulas de russo para a casa?

Curso russo: ir onde seus futuros alunos vão

Os estudantes que desejam aprender a língua russa podem ser encontrados em diversos lugares.

Para encontrar futuros alunos interessados em fazer aulas para aprender a língua da Rússia, não hesite em colocar seu anúncio (sempre de maneira resumida e direta) acompanhado de um cartão de visitas nos lugares onde eles possam frequentar.

Mas onde são esses lugares?

  • Bibliotecas;
  • Escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • Centros Universitários;
  • Faculdades;
  • Universidades;
  • Escola de Idiomas e Associações ligadas à Rússia,
  • Lugares de lazer, como:
    – Cinema (talvez em salas que exibam filmes russos);
    – Clubes;
    – Escolas de dança;
    – Escolas de música;
    – E assim por diante.

À procura de ajuda para melhorar a fonética, aprofundar os conhecimentos sobre literatura russa ou melhorar a expressão oral, seus futuros alunos de russo podem acabar sendo encontrados em qualquer lugar! Sendo assim, aproveite as oportunidades de divulgar seu trabalho sempre que puder, onde quer que seja!

Espie ainda algumas dicas definir os preços dos cursos de russo.

Através da internet, encontrar  pessoas que queiram aprender russo

A internet também é uma oportunidade real para encontrar estudantes interessados no alfabeto russo.

Você poderia simplesmente confiar nos anúncios de boca em boca ou nos deixados no comércio perto da sua casa para conseguir aumentar seu círculo de alunos.

Mas para que se contentar com pouco se você pode ir ainda mais longe?

Criar anúncios virtuais em qualquer lugar na web é um excelente maneira de angariar alunos nos dias de hoje. Afinal de contas, quando as pessoas precisam de algo e não sabem onde encontrar, elas sempre fazem buscas na internet.

Vários sites e plataformas online fornecem uma conexão entre o professor e os alunos.

Enquanto seu anúncio na padaria perto da sua casa alcança seus alunos geograficamente próximos, a internet permite que você expanda sua rede para todo o Brasil. Já imaginou morar no Sul do país e ter a oportunidade de dar aulas para um aluno da região Norte através de cursos por Skype?!

Hoje em dia, com o auxílio da internet, tudo é possível!

Superprof é uma dessas ferramentas presentes na web que facilitam e impulsionam a sua carreira de professor. Nossa plataforma permite que você disponibilize aulas particulares online ou presenciais para uma grande comunidade de alunos interessados em todo o tipo de aprendizado, inclusive do russo.

Como funciona o Superprof?

Nossa plataforma é totalmente gratuita para professores. Além disso, eles ainda têm a oportunidade de pagar uma assinatura para aumentar a visibilidade dos seus anúncios, fazendo com que eles apareçam no topo dos resultados de pesquisas geolocalizadas. Ou seja, tal investimento ainda aumenta suas chances de encontrar alunos.

O que você está esperando para fazer um perfil para as suas aulas de russo? Através de plataformas comoo Superprof, professores de russo e alunos interessados na matéria podem facilmente se encontrar!

É o professor quem define a sua taxa e quem escolhe oferecer – ou não – o primeiro curso gratuito.

Um anúncio no Superprof deve ser mais detalhado do que aqueles deixados no comécio do seu bairro ou na caixa de correio do vizinho.

É necessário informar sua metodologia, seu curso, suas taxas, sua meta e seu currículo. Seus alunos podem deixar um comentário para melhorar seu referenciamento SEO.

A pesquisa que o aluno faz ao procurar por profissionais em nossa plataforma é realizada por curso e por área geográfica. Desta maneira, seus futuros alunos poderão te encontrar de uma maneira ainda mais rápica e eficaz

Pronto para aumentar ainda mais as chances de encontrar estudantes de russo o mais rápido possível?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar