Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estudar a partir de aplicativos pode ajudar a melhorar as notas

Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Programas para smartphone permitem reforço escolar sem sair de casa

Com o passar do tempo, novas ações foram inseridas nos smartphones. Hoje em dia, o aparelho já se tornou quase uma necessidade, afinal podemos usá-lo para comprar, vender, conversar, chegar a um lugar desconhecido, dentre outras coisas.

Segundo um estudo do Google Consumer Barometer (Barômetro do Consumidor), em 2016, 62% dos brasileiros já utilizavam smartphones. Há 4 anos, os aparelhos estavam nas mãos de apenas 14% da população.

Muitas pessoas passam praticamente o dia todo com seu smartphone nas mãos. Ele é usado como despertador, para navegar na internet, ouvir música no ônibus dentre outras ações cotidianas. Por que não usá-lo também para melhorar suas notas?

Você sabia que já existem aplicativos desenvolvidos especialmente para auxiliar estudantes com as matérias escolares?

Há algum tempo atrás, ninguém imagina que poderia aprender através do celular. Hoje, isso é uma realidade. Já é possível fazer muitas coisas a partir de um smartphone: estudar é uma delas!

Além de aulas de reforço em casa, instituições que oferecem cursos de apoio escolar e grupos de estudo, já é possível fazer algo para melhorar suas notas sem sair de casa, através do próprio celular.

Português, matemática, história, geografia, idiomas… tudo pode ser encontrado de forma gratuita através dessa poderosa ferramenta tecnológica: a internet.

Esses aplicativos realmente ajudam aos estudantes?

Antes de iniciarmos uma lista de aplicativos para smartphone relacionados a reforço escolar, vale esclarecer se eles realmente podem ajudar aos alunos que estão com dificuldades nos estudos (de graça).

A resposta é que, assim como as aulas particulares (em casa ou em instituições), os estudos em grupo e outras formas de apoio, eles também têm sua parcela de atuação quando o assunto é reforço escolar.

Seja em história, geografia, matemática, português ou outros idiomas, essas aplicações se tornam uma atração para os estudantes, pois fogem às aulas convencionais. Eles têm a vantagem de apresentar até mesmo os conteúdos mais densos através de jogos e questionários.

Os conhecimentos são disseminados de forma descontraída, como se fosse uma mistura de estudo e entretenimento.

Mesmo os alunos que não estão com dificuldades ou notas baixas, o uso regular desse tipo de ferramenta tende a melhorar o desempenho acadêmico. Isso pode ajudar a abrir portas para o ingresso em melhores escolas e cursos específicos.

O objetivo desses jogos é passar a impressão de que o estudante está apenas se divertindo, enquanto na verdade, está estudando. Isso estimula o desejo de aprender e buscar novos conhecimentos, um elemento essencial para o sucesso na vida acadêmica.

Uma outra vantagem é que eles podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar, basta que haja uma conexão com a internet que possa ser acessada.

Além disso, alguns desses aplicativos oferecem ferramentas de rastreamento. Dessa forma, os pais podem acompanhar as ações e desempenho dos seus filhos. Para isso, basta que verifiquem o smartphone utilizado periodicamente.

Embora ouçamos sempre que o ideal é que crianças sejam assistidas pelo responsável quando acessam a rede, a existência dessas ferramentas de estudo pode convencer alguns pais a comprar um aparelho para seus filhos.

Mas qual o preço desses aplicativos?

Algumas dessas ferramentas são totalmente gratuitas (como o EDU.App, que ajuda principalmente a estudantes que farão ENEM), enquanto outras exigem taxas para instalação (como o Math X Math, um jogo relacionado à matemática) que podem variar.

Entretanto, após o pagamento da taxa, o estudante tem direito a usar todas as ferramentas disponíveis do aplicativo. E há também aqueles que oferecem uma versão gratuita para (reforço escolar) experiência, e o restante do conteúdo é liberado mediante pagamento.

E a vantagem é que é como se coubessem vários livros dentro de um único aplicativo. Pense no quanto você gastaria se tivesse que comprá-los.

É necessário lembrar, entretanto, que esses aplicativos não substituem o professor “de carne e ossos” ou os livros de estudos, apenas auxiliam alunos com dificuldades.

Um smartphone pode ser equivalente a muitos livros. Tudo depende de você. Dezenas de livros “cabem” dentro do seu celular através dos aplicativos.

Avanço de nível através de aplicativos de apoio

Muitas vezes, uma ajuda externa é útil, ou até mesmo necessária para ajudar o aluno a recuperar suas notas na escola. Os aplicativos são uma boa opção nesse caso. E existem ferramentas específicas de acordo com o nível do aluno. Existem opções para crianças em fase de alfabetização, ensino médio, preparação para provas e vestibulares…

Math X Math

Como o próprio nome já sugere, trata-se de um jogo baseado em questões matemáticas. Ele pode ser utilizado por alunos de todas as idades e níveis escolares.

Na hora de começar a jogar, é possível escolher níveis progressivos de dificuldade, que vão de fácil a mestre. Dessa forma, o aluno vai avançando no aprendizado.

Seu objetivo é tornar os estudos de matemática mais divertidos e agradáveis. Ele também conta com mecanismos que salvam o progresso do aluno no jogo. Ou seja, quando for jogar novamente, ele pode continuar de onde parou.

O raciocínio matemático e até mesmo o QI do seu filho só tendem a melhorar. E até você mesmo pode jogar, já que não há limite de idade para aprender.

Coursera

Se você deseja fazer um curso, mas a “grana está curta” ou não sobra tempo para ir à uma escola, esse aplicativo pode ser a solução.

Ele oferece mais de 800 cursos, divididos em 25 categorias. Além do português, alguns cursos podem ser encontrados também em outros idiomas.

O diferencial de estudar assim é que você define seus horários e seu próprio ritmo de estudos. As videoaulas podem ser acessadas através do próprio aplicativo ou baixadas para assistir offline mais tarde.

TED

O aplicativo conta com mais de 2.000 palestras de assuntos variados, que estão classificadas por categoria. Para estudantes universitários, trata-se de uma grande oportunidade para explorar determinados assuntos de interesse a aprofundar-se em temas abordados em sala de aula.

Você pode assistir os conteúdos online ou baixá-los para assistir offline, mais tarde. Além disso, existe a opção de marcar determinadas palestras para ver depois ou criar listas personalizadas de reprodução.

Se você é curioso e gosta de estar sempre informado sobre o mundo ao seu redor, esse aplicativo irá permitir explorá-lo sem sair de casa, a partir da tela do seu smartphone.

Professor de Bolso

Sabe aquela dúvida que surge bem no final de semana, quando o seu filho está fazendo a lição de casa? Para desespero de pais e filhos, nem sempre algum familiar ou vizinho pode ajudá-lo.

Através do aplicativo Professor de Bolso, o aluno pode tirar suas dúvidas a qualquer hora ou dia da semana. As perguntas podem ser enviadas por texto, foto ou áudio e são respondidas por professores de plantão, todos bem qualificados.

Física, português e outros idiomas: é possível aprendê-los!

Alguns alunos acreditam que determinadas matérias são “chatas” e não deveriam existir. Isso acontece normalmente quando encontram alguma dificuldade no aprendizado.

Ninguém é “bom” em tudo. Todos nós temos maior facilidade em assimilar alguns assuntos e dificuldades em outros. E isso não deve ser motivo para desistir.

O grande problema é que, uma vez que está difícil de aprender determinada matéria, o aluno cria uma espécie de bloqueio, que faz a condição se agravar.

Se o seu filho se encontra nessa situação, também existem aplicativos voltados a assuntos específicos. Basta baixá-los e utilizá-los para vencer essas barreiras.

Formulando

O aplicativo Formulando permite que o aluno escolha entre física e matemática ou um apanhado com ambas para jogar. Através de um quiz que tem tempo cronometrado para cada resposta, é possível memorizar as fórmulas através da repetição.

Existem algumas técnicas que ajudam a manter equações gravadas na memória. As temidas fórmulas podem ser decoradas de forma descontraída.

Ele estimula o raciocínio do estudante de forma divertida e interativa. E ainda incentiva a disseminação dessa forma de estudo: embora todas as questões sejam gratuitas (faça reforço escolar sem pagar), algumas somente são desbloqueadas depois que o estudante compartilha o aplicativo com seus amigos.

Duolingo

Aprender um novo idioma pode parecer difícil e cansativo. Alguns alunos já iniciam o curso pensando no quanto demorará para que se tornem fluentes.

Entretanto, a melhor forma de aprender é deixar a pressa de lado: simplesmente entregar-se aos estudos, sem pensar no tempo permite que você avance sem que sequer perceba.

E como nem sempre é possível frequentar um curso convencional, o Duolingo poderá ajudá-lo na emocionante missão de aprender a falar em outra língua.

Trata-se de uma verdadeira referência no aprendizado de idiomas através da internet. Disponível em português, ele permite o aprendizado de inglês ou espanhol de forma descontraída e intuitiva. Para iniciar, você pode fazer um teste de nível através do próprio aplicativo.

Á medida que avança no aprendizado, o aluno pode ir desbloqueando conquistas, o que torna o processo ainda mais interessante.

Conjugador Português

Se o seu filho treme só de pensar em conjugar verbos, o Conjugador Português poderá ajudá-lo a vencer essa dificuldade.

Á medida que se avança nos estudos, novos tempos verbais vão sendo introduzidos e é aí que alguns estudantes se sentem perdidos ou confusos. As dúvidas acabam surgindo na hora de fazer a lição de casa ou estudar para uma prova.

Através desse aplicativo, é possível consultar a conjugação de qualquer verbo, em qualquer tempo ou pessoa. A versão gratuita (e independente para fazer reforço escolar) permite 5 consultas. Depois, é possível fazer até 100 consultas mensais mediante pagamento de uma taxa.

Show do Milhão

Baseado no programa homônimo do SBT, o aplicativo apresenta um quiz que traz questões de diversas matérias e conhecimentos gerais.

Ao iniciar o jogo, é possível escolher com quais assuntos deseja seguir e, à medida que você avança, o nível de dificuldade das perguntas aumenta.

Trata-se de uma ótima opção para testar seus conhecimentos e ainda ter a chance de aprender muitas coisas novas. Você se diverte jogando ao mesmo tempo que exercita o seu cérebro.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar