Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais cursos disponíveis para se tornar professor de português para estrangeiros?

De Fernanda, publicado dia 08/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > PLE: Formações de curta duração

O Ensino do Português para Estrangeiros no Brasil cresce a cada ano. Seja em universidades, escolas de idiomas, associações e projetos sociais, ou aulas particulares. O fato é que, com o aumento importante da migração nos últimos anos – entre 2010 e 2015, a população de migrantes que vive no Brasil cresceu 20% segundo o relatório World Migration Report, publicado em 2018 pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Se você já possui um nível de graduação – seja bacharelado ou licenciatura – e deseja complementar seus estudos do português para se tornar um professor de PLE, é interessante frequentar algumas escolas ou instituições que fornecem essa disciplina.

Caso você não tenha formação superior nem tampouco tempo ou disponibilidade para uma formação de longa duração, você também pode recorrer a cursos intensivos ou temáticos para complementar seus estudos.

Confira nossas dicas!

Ipebras

Onde estudar português para estrangeiros? Aulas em grupo, individuais, online ou personalizadas: hoje você encontra muitas opções para se especializar em PLE.

O Instituto para a Promoção e o Ensino da Língua, Literatura e Cultura Brasileiras- faz parte do Grupo Ipebrás Paraguay S.A. e nasceu de um projeto idealizado em 2008 pelo sócio fundador, José Maria Rodrigues – primeiro Professor Leitor enviado ao Paraguai pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil –, sendo consolidado em 2014 a partir da iniciativa dos demais sócios fundadores.

Atualmente, o IPEBRAS conta com uma equipe de especialistas em PLE (Português Língua Estrangeira), PL2 (Português Segunda Língua) e PLH (Português Língua de Herança) e um seleto grupo de docentes que ministram cursos nas modalidades de ensino presencial, online, semipresencial e on demand. O Instituto investiu, também, no desenvolvimento de uma plataforma virtual que permite:

  1. A interação e o intercâmbio de informações e conhecimentos entre professores e pesquisadores do Brasil, Europa e Estados Unidos;
  2. A formação de uma comunidade de profissionais que se dedicam ao ensino da língua, literatura e cultura brasileiras;
  3. O acesso a cursos, palestras, treinamentos e consultorias.

Entre as diversas opções de cursos de português, há o Curso de Capacitação de Professores em PLE. Com duração de 20 horas em uma semana, o conteúdo inclui conhecimentos sobre abordagem e metodologia de ensino de português como língua estrangeira e segunda língua, a produção de material didático adequado a diferentes perfis de alunos, os procedimentos metodológicos adotados pelos professores em sala de aula e vários outros aspectos, como a interação entre professores e alunos e a interculturalidade no ensino de línguas.

O curso inclui aulas expositivas, seminários apresentados pelos formandos, observação de aulas reais de português para alunos de várias nacionalidades, vídeo-aulas e outros recursos tecnológicos.

Núcleo Tadem – UFPR

Com metodologia inovadora, este projeto é conduzido pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná.

Partindo da ideia de integração entre pessoas de diferentes culturas, o objetivo do programa é juntar dois estudantes que queiram aprimorar seus conhecimentos em duas línguas estrangeiras distintas. Por exemplo: é necessário encontrar um falante nativo de alemão e um de português que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos nestas línguas e combinar um encontro para troca de ideias e experiências. Um poderá ajudar o outro em relação a sua própria cultura e língua materna.

Os encontros devem ocorrer no mínimo duas vezes por semana e que as horas sejam divididas igualmente entre os dois idiomas praticados. Deve ser um encontro que atenda as necessidades individuais de cada participante do programa. Mas o TANDEM não deve ter como objetivo o interesse econômico ou a expectativa de que o seu parceiro tenha uma formação como professor. É importante ressaltar que este programa não substitui os cursos regulares de língua, embora se apoie neles ou os complemente.

A parceria TANDEM tem como princípio a reciprocidade e a autonomia. Cada um dos parceiros e responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem e determina quando, como e o que pretende aprender.

Os participantes do Programa Tandem podem receber certificados mediante apresentação de relatórios de horas de atividade realizadas.

Tandem é um programa totalmente gratuito no qual brasileiros e estrangeiros podem se inscrever, sendo que os brasileiros inscritos em cursos do Celin-UFPR e/ou da UFPR têm prioridade no estabelecimento de novas parcerias.

Para se inscrever no Programa Tandem é necessário ter um conhecimento (no mínimo) básico da língua alvo.

Instituto de Língua e Cultura Brasileira

O Instituto foi fundado em 2014 não apenas como um curso dedicado ao ensino do Português como Língua Estrangeira, mas para ser um centro de pesquisa e inovação no ensino de idiomas. Aliando a pesquisa acadêmica, novas tecnologias e técnicas de ensino, e a vasta experiência de ensino de idiomas, a equipe do ILC Brasil oferece hoje ótima experiência para quem deseja aprender português no Brasil e no mundo.

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto de Língua e Cultura Brasileira é uma instituição privada que tem como objetivo o ensino de português como língua estrangeira e a divulgação da cultura brasileira pelo mundo. Utilizando as melhores ferramentas de ensino a distância existentes no mercado, e as melhores práticas pedagógicas para o ensino de línguas estrangeiras, o ILC Brasil oferece o ensino do português a qualquer pessoa no mundo que queira aprender ou aperfeiçoar suas habilidades de comunicação em português como falado no Brasil, não importa onde ela esteja.

O Instituto oferece os seguintes cursos:

No Rio de Janeiro:

  • Aulas Intensivas
  • Aulas Particulares
  • Experiência Carioca – Imersão
  • Celpe-Bras – Curso Preparatório Semi-Intensivo
    • Aulas In-Company
    • Programa “Aterrizagem”
    • Português para Expatriados

Aliança Francesa

Sim, isso mesmo! A Aliança Francesa de algumas cidades (como a de Belo Horizonte), além de oferecer cursos de francês, possui um curso de português para estrangeiros.

Com o mesmo padrão de qualidade dos 130 anos de tradição de ensino, a instituição oferece o curso de língua portuguesa do Brasil, com método e material didático exclusivo, para alunos em contexto de imersão.

Segundo a Aliança Francesa, você decide os objetivos do seu curso, seu ritmo de estudo e ainda aprende muito sobre cultura e civilização brasileira.

Há cursos regulares (do básico ao avançado) e cursos para objetivos específicos:

Instituto Cultural de Ensino de Português para Estrangeiros

Localizado em um bairro central de Brasília, o ICEPE é especializado no ensino do Português Brasileiro para estrangeiros. Faz parte de sua missão o ensino e a divulgação da língua e da cultura brasileira.

Busca proporcionar aos alunos, além de uma imersão linguística, uma imersão cultural, considerando as diferentes representações culturais e linguísticas existentes no país.

São aliados ao ensino da Língua Portuguesa, projetos musicais, literários, históricos, culturais e turísticos, além de mais atividades que proporcionem ao aluno uma maior integração ao país.

Há diversas modalidades de cursos:

  • Aulas nos níveis Básico ao Avançado em grupos ou individuais
  • Habilidades específicas: Curso Preparatório para o Celpe-Bras e o curso de Conversação ou Produção de Textos;
  • Curso temáticos: Obras do Brasil, Música Brasileira, Cinema Brasileiro, Culinária do Brasil, História do Brasil, Português básico para turistas e Panorama da Literatura Brasileira;
  • Estrangeirinhos: individuais ou em grupo para crianças.

Onde ensinar PLE? O objetivo principal do ensino do Português como Segunda Língua é de atender a comunidades que, no Brasil, não têm o português como primeira língua.

Viva Brasil

A Viva Brasil em Porto Alegre é uma escola voltada especificamente para o ensino de Português para estrangeiros. Tem como objetivo oferecer ao aluno recursos linguísticos e culturais necessários para a sua vivência no Brasil.

Os cursos visam auxiliar o aluno a adquirir competência comunicativa, não somente por meio do estudo gramatical, mas também da criação de situações de comunicação reais em diversas circunstâncias da vida, as quais são indispensáveis à interação social.

Com aulas personalizadas, o aluno pode estabelecer o tempo de duração de suas aulas e a sua carga horária, de acordo com seus propósitos e sua disponibilidade. Sem datas fixas para início dos cursos regulares, atende na escola, na empresa ou em casa.

Confira as opções de cursos existentes:

  • Cursos para níveis Básico, Intermediário e Avançado
  • Técnicas de Escrita
  • Leitura e Estudo do Texto
  • Técnicas de Conversação
  • Cultura do Brasil
  • Literatura Brasileira
  • Português Corporativo
  • Português para falantes de espanhol
  • Português para crianças e Português para adolescentes
  • Preparatório para o Celpe-Bras
  • Além de oficinas temáticas como música, gramática, escrita, conversação etc.

Bem Brasil

Também em POA desde 2009, oferece um Programa de Imersão à Língua Portuguesa e à Cultura Brasileira, preparando os estudantes para interagirem em diferentes situações da vida cotidiana, acadêmica e coorporativa.

Além do Programa de Imersão, a Escola também oferece cursos de Português Básico, Intermediário e Avançado, Português para Falantes de Espanhol, Português para Japoneses, Chineses e Coreanos, Português para Crianças, Português para Expatriados, Português para Negócios e o curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras.

Ainda promove aulas temáticas (Cultura Brasileira, História e Arte, Brasil em Foco, Brasil na Atualidade, Brasil na Literatura, Cinema e Música), cursos online e uma série de ações de auxílio a estudantes estrangeiros (mordia, visto etc.)

Onde ensinar PLE? O professor de PLE tem que ter bagagem cultural grande, pois não vai apenas ensinar o idioma, mas ambientar os estrangeiros na cultura brasileira considerando as diferenças culturais.

Vila Brasil

A Vila Brasil em Brasília é uma escola especializada no ensino de Português para estrangeiros, que oferece cursos personalizados para diplomatas, executivos e suas famílias.

Oferecem cursos de imersão cultural, intercâmbio cultural em inglês, português para estrangeiros, curso preparatório para o Celpe-Bras, português para estrangeiros online, português para solicitantes de refúgio e curso de inglês.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar