Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Atestados oficiais de fluência do idioma da Alemanha

De Camila, publicado dia 30/10/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Testes e certificados depois de se aprender alemão

A nação da Primeira Ministra Angela Merkel é a quarta maior economia do mundo por PIB nominal e a quinta maior em paridade de poder de compra!

Você sabia também que a Alemanha é o país mais populoso da União Europeia?

Tais características da terra germânica podem acabar motivando muitos jovens e adultos a estudarem a língua.

Durante o aprendizado ou já depois de se tornar bilíngue, muitos dos que escolheram o alemão como idioma estrangeiro desejam obter um diploma para comprovar o nível de domínio da língua de Goethe.

É muito fácil se ver perdido em meio a tantas opções de certificados de proficiência de idiomas. Com o alemão não poderia ser diferente.

Existem várias atestações para cada um dos níveis em que o aluno se encontra (A1-2, B1-2, C1-2). Provenientes de várias instituições e utilizados para diversos fins, a prova ideal para cada candidato pode, muitas vezes, não ser uma escolha assim tão óbvia.

As gamas “Goethe-Zertifikat“, “Start Deutsch” e “Fit in Deutsch” são bem conhecidas daqueles que já fizeram uma primeira pesquisa sobre as opções no mercado. Existe ainda o “Goethe-Test PRO“ para quem procura por um certificado voltado para o mundo dos negócios. Sem falar nos amantes do idioma que anseiam seguir uma especialização em língua alemã dentro de uma faculdade de Letras.

Seja qual for seu objetivo, existe um teste certo para você!

Faculdade na Alemanha: provas DAF e DSH

Certificados de proficiência da língua precisam ser apresentados como parte do processo de seleção e nada melhor do que ter um Test Deutsch als Fremdsprache ou um Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang para aumentar as chances de conseguir uma vaga.

Por que estudar em terras alemãs?

Na maioria das vezes, quem parte para estudar na Alemanha está à procura de, antes de mais nada, conseguir dominar com maestria a língua de Goethe. A chegada em terras germânicas pode ser marcada por conversas gaguejadas e muitos mal entendimentos. Já a saída é laureada com um estudante nada mais, nada menos que bilíngue!

A imersão na cultura e na língua locais é a melhor maneira para o sucesso no aprimoramento das habilidades linguísticas. Para comprovar o avanço no controle do idioma, nada mais aconselhado do que possuir um certificado de proficiência que ateste seu nível.

O exame de proficiência em alemão é necessário para quem quer estudar na Alemanha. Estudar na Alemanha pode ser um dos objetivos para se fazer um teste da língua.

DAF: Deutsch als Fremdsprache

Criado para atender aqueles que desejam comprovar o nível da língua com propósitos universitários e estudantis, o Test Deutsch als Fremdsprache pode ser feito por candidatos que possuem mais de 16 anos. Com nível de dificuldade elevado, ele avalia a proficiência do aluno a partir da competência B2 e C1(classificação de acordo com a escala europeia de referência à línguas).

Para chegar preparado no dia da prova e ter sucesso na primeira tentativa, estudar utilizando as dicas disponibilizadas gratuitamente no site do Goethe-Institut, assim como ficar de olho nos materiais didáticos que eles indicam é a melhor tática.

DSH: Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang

Vimos anteriormente que o DAF pode ser feito no Brasil, antes mesmo do futuro aluno universitário chegar em terras alemãs. No entanto, muitos dos candidatos já estão em solo alemão quando se dão conta que precisam fazer um exame de proficiência da língua estrangeira.

Se esse é o seu caso, não se desespere, pois o DSH existe para isso!

A maior diferença entre o DAF e o DSH é que este último só pode ser feito um única vez. Caso o candidato não consiga uma boa pontuação para ser aprovado ou atingir o nível desejado, ele corre grande risco de não conseguir segurar sua vaga na universidade se estiver executando os trâmites de inscrição.

Existem outras possibilidades de estudar na Alemanha?

Se você ainda não teve a oportunidade de aprender alemao tão bem, mas sonha em estudar na terra de Angela Merkel, não perca as esperanças, pois existem outros caminhos que podem ser trilhados para atingir seus objetivos.

Se você fala inglês, então uma boa opção é tentar se inscrever em instituições que ensinam em inglês. Existem várias delas que, graças ao programa de intercâmbio Erasmus difundido por toda a Europa, oferecem várias formações na língua de Shakespeare.

Teste de proficiência para negócios

BULATS: o que é isso?

BULATS é a abreviação de “Business Language Testing Service” ou “Serviço de Teste de Língua Profissional”. Como o próprio nome especifica, este certificado atesta a capacidade do candidato de utilizar o idioma estrangeiro em um contexto profissional.

A má notícia é que desde o início de 2017, este teste de proficiência vem sendo reformulado. Seu futuro ainda é incerto, mas o mais provável é que ele se fragmente e a prova intitulada BULATS abranja apenas o inglês. As outras línguas continuarão a ter um exame equivalente, mas eles não terão mais nenhuma ligação com o departamento de línguas de Cambridge, responsável pelo BULATS.

Para o alívio daqueles que não têm tempo de esperar pela reestruturação do BULATS, o Goethe-Institut decidiu continuar a valorizar seu certificado de cunho profissional.

Empresários também podem usufruir dos certificados de proficiência de alemão. Existe um certificado de alemão focado no mundo dos negócios.

Para que fazer um Test für den Beruf ?

Goethe-Test PRO é o nome da nova prova que equivale ao BULATS. Ela é expedida, como o próprio nome indica, pelo Goethe-Institut e é destinada especialmente àqueles que buscam por trabalho em países estrangeiros ou se candidatam a uma vaga para a qual precisem comprovar múltiplas competências linguísticas.

Business Language Testing Service é referência mundial no universo empreendedor internacional e é muito bem visto por empresas de recrutamento e headhunters.

Como estudar para as provas

A habilidade de compreensão, tanto oral quanto escrita, é o principal elemento avaliado.

Para os interessados, simulados com testes antigos estão disponíveis na internet, nas quatro línguas que o exame oferece.

A partir daí, é só praticar para pegar o ritmo e o jeito de se fazer a prova.

Existem outros diplomas mais adaptados ao seu perfil?

Se seu objetivo ao fazer um exame de proficiência é apresentar um certificado para a empresa onde trabalha ou utilizá-lo em um processo seletivo de emprego, então o BULATS é, definitivamente, a escolha certa.

Por outro lado, se sua intenção ao tentar um diploma de avaliação do nível de domínio da língua alemã é entrar em uma escola ou universidade, então outras opções podem ser melhores. São elas:

  • Fit in Deutsch
  • Großes Deutsches Sprachdiplom (GBS)
  • Goethe-Zertifikat
  • Test-DaF e DSH

Como atingir o nível necessário?

A melhor maneira de se aprender rapidamente a falar alemão é fazendo uma imersão total não só na língua, mas também na cultura e na história germânica.

Outra boa alternativa é se afogar em filmes, séries e programas de televisão em alemão.

Tentar encontrar nativos germanófonos que morem na sua cidade e que estejam disposto a trocar algumas horas de conversação em alemão por outras em português por ser também uma boa opção.

Uma imersão cultural é o mais indicado. Como alcançar o nível de domínio desejado de alemão?

Certificados do Goethe-Institut

Seja para dar aulas particulares, ingressar em uma instituição de ensino germanófona ou comprovar suas capacidades face a uma empresa, os diplomas oferecidos pelo instituto alemão são os mais fiáveis e reputados.

Outra vantagem dos diplomas do Goethe-Institut é que eles são igualmente reconhecidos pelo governo alemão, caso seus portadores precisem passar por processos de pedido de visto, naturalização, etc.

A1 – Alemão para iniciantes

Um bom método para incentivar os estudos e avaliar o progresso no aprendizado é fazendo as provas do grupo “Goethe-Zertifikat A1“, disponibilizadas pelo Goethe-Institut.

A primeira delas que pode ser feita é a “Start Deutsch 1“. Como o próprio nome indica, esta é a primeira de todas as avaliações para quem acabou de começar a fazer aulas e ainda está “engatinhando”. No entanto, é preciso ter idade mínima de 16 anos para ser considerado apto à inscrição.

Ele testa os conhecimentos linguísticos elementares do aluno, como a compreensão de perguntas e de indicações, ou ainda pequenos diálogos que turistas poderiam colocar em prática ao visitar um país de língua alemã.

A2 – Rumo ao melhor conhecimento da língua

A segunda etapa a ser alcançada no mundo das avaliações de proficiência da língua alemã é a “Goethe-Zertifikat A2“.

O certificado “Start Deutsch 2“, assim como seu predecessor, demanda idade mínima de 16 anos para a inscrição. As habilidades linguísticas avaliadas também são basicamente as mesmas, porém, com um enfoque mais aprofundado, já que os alunos aqui estão mais capacitados.

B1 – Idioma assimilado com mais facilidade

Para aqueles desejosos em obter um certificado que comprove o nível intermediário, o “Goethe-Zertifikat B1” é a boa escolha.

O sucesso nesta avaliação depende da desenvoltura do candidato na hora de se comunicar em todos os tipos de situações do dia a dia. Ele também precisa ser apto a dialogar com um – ou vários – interlocutores, fazendo uso de um discurso coerente e gramaticalmente correto.

B2 – O domíno do alemão é real

O Goethe-Institut disponibiliza o diploma “Goethe-Zertifikat B2” para os maiores de 16 anos que desejam uma comprovação do nível intermediário-avançado no idioma.

Para os menores de 16 anos que desejam uma comprovação do nível B2 ou C1, o “TestDaF” (Test Deutsch als Fremdsprache) é o recomendado.

C1 – Aperfeiçoamento do aluno bilíngue

O nível C1 conta com alunos bilíngues que dominam a língua quase como um nativo.

Os menores de 16 anos têm a opção de fazer o “TestDaF “. A partir desta idade, os níveis C1 que desejam um certificado podem tentar o “Goethe-Zertifikat C1“.

Para conseguir o diploma, o candidato precisa precisa falar e entender perfeitamente o idioma alemão, sem maiores dificuldades. Ele precisa ser capaz de compreender longas emissões de rádio e televisão, assim como textos sobre assuntos complexos.

C2 – Um verdadeiro especialista da língua

Para aqueles capazes de fazer o “Goethe-Zertifikat C2 Großes Deutsches Sprachdiplom“, o céu é o limite!

Criado em 2012, ele substituiu três outros diplomas até então oferecidos igualmente pelo Goethe-Institut: ZOP, KDS et GDS.

A língua alemã faz parte das especializações dos cursos universitários de Letras. A maioria dos cursos de Letras possuem especialização em alemão.

Especializações universitárias

Para os interessados em se inscrever em uma especialização em língua alemã em uma faculdade de Letras, separamos algumas informações que podem ser úteis na hora de consolidar a decisão.

Faculdade de Letras

O curso oferece habilitações em diferentes línguas. Em geral, a escolha é feita na hora de se inscrever no processo seletivo. As opções mais frequentes são em idiomas modernos: português, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, etc. Alguns cursos abrangem mais de uma língua, como português e alemão em uma mesma habilitação.

Especialização em Alemão

O próprio Ministério da Educação estipula que a grade curricular do curso pode ser bem flexível, portanto, ela varia de faculdade para faculdade.

Bacharelado

Com a preocupação de oferecer ao aluno um leque de opções que atendam aos seus interesses específicos, a área de alemão estrutura as disciplinas livres e eletivas em torno dos três eixos: linguística, literatura e tradução, de modo a permitir que o futuro profissional se aprofunde em um deles.

O bacharel com enfoque em língua alemã deve ser capaz de lidar com textos – no sentido mais amplo do termo – de forma a poder atuar concretamente em atividades profissionais que têm a palavra escrita como objeto central.

Licenciatura

O programa de licenciatura em Letras da área de alemão oferece disciplinas voltadas para questões relacionadas com a aquisição, a aprendizagem e o ensino do alemão como língua estrangeira.

As 10 melhores Faculdades de Letras do Brasil

A sequência abaixo segue em ordem alfabética de acordo com o estado onde cada instituição se encontra.

  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
  • Universidade de São Paulo (USP)

Encontre aulas de alemão online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar