Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Um personal trainer para cada objetivo

Blog > Esporte > Personal trainer > Profissionais de Educação Física: como escolher o treinador ideal?

Você começou a fazer atividade física e gostaria de alcançar seus objetivos de forma rápida e eficaz? Ter o auxílio de um profissional de Educação Física experiente pode ser muito vantajoso, principalmente se você está começando a treinar e ainda não transformou isso em um hábito.

Sob a supervisão de um personal trainer, as chances de se machucar são muito menores, pois ele é fundamental na correção, proteção e execução dos movimentos. Além disso, ele lhe ajudará a obter resultados e a transformar seu corpo e sua mentalidade.

A principal vantagem de treinar com o acompanhamento de um coach está no fato de você ter um treino totalmente personalizado, pois o profissional levará em consideração as características individuais de cada aluno, suas necessidades e objetivos específicos.

Nós preparamos este artigo com o intuito de mostrá-los um pouco do universo dos profissionais de Educação Física, em que área eles atuam e como eles podem lhe ajudar.

Veja nosso guia completo para escolher um treinador físico!

Perda de peso: emagreça com a ajuda de um coach esportivo

O profissional de Educação Física tem a capacidade e as habilidades necessárias para cuidar de diferentes casos e preparar treinos voltados para diferentes objetivos.

Se fizer bacharelado, o profissional da Educação Física poderá orientar a prática de exercícios de uma pessoa ou grupo e trabalhar na preparação física de atletas profissionais. Se fizer licenciatura, poderá dar aulas pra alunos do ensino Fundamental e Médio.

perder peso com ajuda com treino personalizado Além de ajudar a perder os quilos indesejados, o coach lhe ensinará a cuidar e amar seu corpo.

Ele conhece perfeitamente o corpo humano, cada um de seus músculos, tecidos, tendões, etc. Entretanto, um coach esportivo não é especialista em todas as disciplinas. Dificilmente você encontrará um profissional de Educação Física que seja especialista em yoga, fisiculturismo e zumba!

Cada disciplina dentro da área do esporte exige uma especialização diferente. Na maior parte dos casos os coachs esportivos têm conhecimentos aprofundados em 2 ou 3 disciplinas diferentes.

Entenda como como o coach esportivo pode transformar seu corpo e sua mente!

Para quem deseja perder peso, o ideal é combinar exercício físico com uma dieta saudável, equilibrada e especialmente adaptada às  suas necessidades energéticas. Mas, porque mesmo sabendo de todos os benefícios de um estilo de vida saudável, a maioria das pessoas ainda tem dificuldades em traçar metas de emagrecimento e alcançar seus objetivos?

A resposta é muito simples: porque para fazer uma reeducação alimentar, ou seja, aprender a fazer melhores escolhas alimentares no cotidiano, e se manter motivado para praticar atividades físicas você precisa da ajuda de um profissional. Você certamente já ouviu falar em coach de emagrecimento, uma carreira muito em voga ultimamente. Mas, o que exatamente faz este profissional?

O coach de emagrecimento é responsável por mudar comportamentos e hábitos negativos relacionados à alimentação e à prática de exercícios físicos. Sua função é auxiliar o aluno, motivando-o e mostrando-o que essas atividades, assim como a reeducação alimentar são positivas a longo prazo. Desta forma, o aluno é capaz de levar seu plano de emagrecimento a diante e mesmo tomar gosto pelo estilo de vida mais saudável.

O ideal é encontrar um profissional de Educação Física que tenha uma especialização em coaching de emagrecimento. A junção dessas duas áreas é benéfica tanto para o aluno quanto para o personal trainer pois ele poderá acompanhar mais de perto o desenvolvimento do seu cliente e vai conseguir ver os resultados de forma mais precisa, podendo assim fazer alguns ajustes de forma a adequar a rotina de treinos à realidade do cotidiano do seu aluno.

Ganhar definição muscular graças às aulas com personal trainer

As disciplinas mais procuradas hoje em dia são aulas de exercícios funcionais e musculação. Ambas são esportes excelentes para quem deseja transformar o corpo, ganhar força e ter músculos definidos.

Infelizmente, definição muscular e ganho de massa magra não são assim tão simples de conseguir. Não basta levantar um pesinho aqui e outro ali e achar que conseguirá bons resultados. Inclusive, talvez seja este o motivo pelo qual tantas pessoas desistem da academia depois de alguns meses.

Precisando de motivação? Veja nossa lista com os melhores filmes sobre esporte para se inspirar.

aulas com coach esportivo para definir os músculos Um treino de musculação personalizado pode fazê-lo chegar aos resultados desejados rapidamente.

Por isso, buscar a ajuda de um personal trainer capacitado com uma formação específica vai garantir que você realize os movimentos da maneira certa e obtenha melhores resultados. Nos exercícios de musculação, parte do resultado está na execução dos movimentos, pois cada músculo deve ser trabalhado da forma correta. Esse monitoramento resulta, no fim das contas, na maximização dos benefícios para o seu corpo.

O personal trainer também pode mudar os exercícios do seu treino com uma certa frequência, e assim evitar que ele se torne entediante ou que seus músculos se habituem a um só tipo de estímulo. Além disso, se um exercício específico não funciona para você, o profissional pode alterá-lo, para que se adapte melhor e ofereça os mesmos benefícios.

Uma das principais funções do coach é a segurança do aluno. A prescrição e correção de níveis de intensidade, intervalos, volume e outras variáveis dentro das capacidades individuais reduz o risco de lesões, trazendo sensações de conforto e segurança na hora de executar os exercícios.

Um programa personalizado de musculação também tem a vantagem de oferecer horários e dias de aulas exclusivos para cada aluno. Seja à domicílio ou na academia, seu coach saberá se adaptar à sua rotina e horários.

Se em um dia você dispõe de apenas 1 hora, o profissional pode mudar os exercícios, fazendo você queimar o mesmo número de calorias e proporcionar os mesmos benefícios físicos, em metade do tempo que regularmente você faria.

Com a supervisão adequada, você vai realizar o movimento certo no tempo correto e com o intervalo ideal.

Coaching esportivo à domicílio ou academia? Veja as vantagens de cada modalidade.

Um treinador físico para recuperar a boa forma

Quando os objetivos de um aluno são bem precisos e direcionados, o coach é capaz de estabelecer uma estratégia com mais facilidade, como nos dois casos que citamos acima: perda de peso e definição muscular.

Entretanto, algumas pessoas são totalmente alheias sobre tudo que se refere à atividades físicas e saúde, e neste caso necessitam mudar completamente o estilo de vida para recuperar a forma e viver com mais qualidade.

condicionamento e forma física com ajuda de um coach Recupere a boa forma treinando com um coach.

Perder a forma física pode acontecer com qualquer pessoa, mesmo com um atleta de alto nível. Basta que a pessoa comece a exagerar nas comidas muito gordas ou cheias de açúcar, deixar de ir a academia e se tornar sedentária.

Quando falamos em forma física, não estamos nos referindo especificamente à estética, mas ao condicionamento que é um aspecto muito importante para que possamos realizar as tarefas cotidianas com facilidade. O sedentarismo toca uma grande parcela da população mundial e pode trazer inúmeras complicações, além de ser apontado como a causa de muitas doenças.

Com o trabalho e a correria do dia a dia, as vezes é muito difícil se manter motivado para praticar esportes. É difícil se animar quando você se exercita por conta própria, por isso é essencial ter o acompanhamento de um coach esportivo.

Um profissional da área sabe como lidar com alunos reticentes e desmotivados, e consegue impulsioná-los a não desistir e dar o melhor de si . Outro problema comum é a falta de compromisso com um programa de exercício regular. Quando você se exercita por conta própria, é mais fácil não ir à academia ou até mesmo abandonar a prática de exercícios, uma vez que não existe ninguém para responsabilizá-lo por isso.

Quando você se exercita com um personal trainer, você mantém um compromisso com ele, e por isso dificilmente irá faltar ou abandonar o treino. Muitos treinadores esportivos são especialistas em recuperação da boa forma e condicionamento físicos. Eles sabem exatamente como proceder com pessoas que são sedentárias e que não gostam de atividades físicas.

Outra vantagem de contratar um coach esportivo para ajudá-lo a recuperar a boa forma é que ele poderá oferecer um leque de opções de atividades variadas. Você poderá se exercitar em casa, na academia ou ao ar livre. Esta última opção é muito interessante, pois ela pode ser muito mais estimulante para o aluno.

Descubra como encontrar um coach esportivo pela internet!

Como o profissional de Educação Física pode ajudar em casos de obesidade?

Não podíamos deixar de falar sobre uma questão tão séria como a obesidade. Muito além de uma simples perda de peso para se sentir mais confortável com seu corpo, tratar a obesidade é uma questão de saúde pública.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 49% dos brasileiros sofrem de excesso de peso. A obesidade é uma doença crônica e se manifesta quando há um aumento excessivo na reserva natural de gordura no corpo, chegando ao ponto de causar problemas de saúde e aumento da taxa de mortalidade.

excesso de peso e saúde Má alimentação e sedentarismo são as principais causas da obesidade.

Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, a obesidade é vista como um sério problema de saúde pública, pois vem acompanhada de doenças cardiovasculares, diabete de tipo 2, câncer, hepatite, apneia do sono, entre outras complicações.

O educador físico é o profissional formado em Educação Física e que pode atuar em diversos segmentos, por isso ele está apto a trabalhar com pessoas que sofrem com problemas de excesso de peso. Aqui, o principal objetivo é recuperar a saúde do cliente, não apenas a forma física ou um corpo sarado.

Perder peso quando se sofre de obesidade é um verdadeiro desafio, tanto para o coach quanto para o aluno, pois quando você tem que perder várias dezenas de quilos, é preciso muita força de vontade e motivação. Com a ajuda do profissional adequado, a tarefa com certeza será menos difícil.

Veja também nossas dicas para encontrar o coach ideal.

O educador físico é um profissional capacitado para esta tarefa. Ele leva em conta o seu nível de condicionamento físico atual, seu estilo de vida, sua rotina e define através disso como você pode alcançar seus objetivos: seja emagrecer por questões de saúde, perder alguns quilinhos indesejáveis ou obter um corpo com mais definição muscular.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar