Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os melhores livros para aprender matemática

De Marcia, publicado dia 19/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Estude nas férias por impressos ou e-books

Livros para leitura nas férias nunca caem de moda. E não estamos falando apenas daquelas leituras infantis presentes em todas as livrarias e feiras relacionadas ao tema: há escolas que oferecem cursos de férias e atividades de reforço para que os alunos se mantenham em contato com os estudos mesmo nos meses de recesso.

Dentre os assuntos mais buscados para essa modalidade, está a matemática, considerada uma das matérias mais difíceis por grande parte dos estudantes de hoje. Na hora de aderir a um desses cursos de férias, contratar um professor particular para acompanhá-lo ou mesmo estudar sozinho durante uma viagem, vale a pena escolher um bom livro de matemática.

Como são os livros de atividades matemáticas?

Álgebra, geometria, multiplicações… existem opções para todos os assuntos. Há alunos que, durante as férias, esquecem parte da matéria aprendida. Daí a importância de adotar um livro para manter-se em contato com os números.

Por que não deixar um espacinho entre os trajes de banho e os óculos escuros e encaixar na mala um bom livro de estudos? Garanto que ele será um grande companheiro na viagem de férias. Naquela manhã de sol ao lado da piscina ou mesmo em um final de tarde que a brisa parece convidar a uma boa leitura, é possível estudar um pouco, sem precisar sentir-se pressionado a isso.

Estude na praia O estudo em um ambiente prazeroso pode parecer muito mais leve que na escola.

O objetivo desses livros, na verdade, não é necessariamente aprender matemática, mas sim rever e praticar conteúdos já vistos em sala de aula ou mesmo com professores particulares. As atividades costumam ser leves e descontraídas apenas para manter a matéria do ano anterior na cabeça dos alunos e, algumas vezes, introduzir alguns conceitos que serão úteis no próximo ano letivo.

No que diz respeito à matemática, os estudos a partir do computador também costumam ser úteis, ainda na modalidade de férias. Entretanto, é importante manter os livros à mão, para que, em um momento ou outro, você sinta vontade de abrí-los.

Aliado a isso, criar uma pasta no computador ou mesmo em seu dispositivo móvel dedicada apenas aos estudos da matemática permitem maior interação com o tema e evitam que o foco seja perdido. E a boa notícia é que alunos do ensino fundamental ou médio e até mesmo aqueles que já estão em nível universitário podem obter as vantagens trazidas por esse canal de estudos.

Bons livros podem ser encontrados em livrarias ou mesmo supermercados e bancas de jornais. Basta que você saiba escolhê-los e que seu filho também aprove a escolha, já que é ele quem deverá se interessar pelos estudos. Deve haver equilíbrio entre as atividades propostas e a complexidade de cada tema.

Os preços podem variar de acordo com o nível e a quantidade de páginas. Na hora de analisar esses aspectos, o bom senso também se faz necessário: de nada adianta escolher o livro mais grosso que tiver disponível se o seu filho não conseguirá terminá-lo antes de retornar ao período escolar.

O uso desses materiais pode ser aliado ainda aos aplicativos de smartphone que permitem jogar e resolver exercícios.

Edições especiais para os estudos natalinos

Quem disse que estudar no Natal não pode ser divertido? É claro que a época de festas de final de ano é vista como uma oportunidade de confraternizar com a família e relaxar um pouco da correria do ano letivo. Porém, as edições especiais de férias sugerem que parte desse período também seja aproveitado a partir da dedicação aos estudos.

Especialmente para alunos que encontram algumas dificuldades com os números, é importantíssimo estudar um pouco mais para obter melhor desempenho no ano seguinte. E você pode procurar livros que contenham especialmente os assuntos que ainda causam dúvidas, independente de serem eles frações, logaritmos ou equações.

Nos livros de férias, há resumos da matéria aprendida, exercícios de fixação, atividades divertidas, músicas e correções detalhadas. Dessa forma, dúvidas podem ser sanadas e é assim que o aluno se prepara para a próxima etapa.

É claro que sabemos que nem sempre a matemática é a única dificuldade escolar: pode ser que seu filho também precise estudar outras matérias no período das férias. É por isso que a escolha do livro deve permitir conciliar o tempo disponível entre todos os tópicos de interesse.

Coleção “O meu livro de férias matemática”

Lançada em 2015, a coleção promete chamar a atenção dos estudantes. Trata-se de uma forma descontraída de relembrar tudo o que foi aprendido no ano letivo e preparar-se para o próximo. Com caráter lúdico, a coleção foi pensada de acordo com a grade curricular oficial do ensino fundamental e se divide em 4 volumes.

Aprenda sem cessar Crianças do ensino fundamental contam com opções específicas para estudar matemática nas férias.

O primeiro é dedicado a crianças que estão passando do primeiro para o segundo ano na escola. O segundo, dedica-se àqueles que estão a caminho do terceiro ano. E assim segue sucessivamente, sendo indicados, portanto, para crianças que estão até a transição entre o quarto e o quinto ano escolar.

Ainda na mesma coleção, da Editora Gailivro, estão versões para outras matérias, como Português e preparação pré-escolar. Se as dificuldades do aluno abrangerem mais de uma disciplina, é possível buscar nessa gama as ferramentas necessárias para vencê-las de uma vez por todas.

Coleção “Vamos de férias! Matemática”

Na mesma linha da coleção anterior, está essa, que pode acompanhar seu filho até o fim do ensino fundamental. Os livros são baseados em atividades divertidas, que permitem fixar melhor os conceitos que acabaram de ser aprendidos no ano letivo que se encerrou. Também existe a versão para estudar português.

Lançados pela Raiz Editora, os livros trazem ainda curiosidades e metodologias lúdicas de aprendizado. Eles também ajudam o aluno a se preparar para iniciar o próximo ano letivo com maior base de conhecimentos e segurança de que será possível obter um bom desempenho.

Desafios e Enigmas

Destinado a alunos de todas as idades, trata-se de uma forma descontraída de estimular o raciocínio lógico, o que certamente ajudará a ter melhor desempenho no próximo ano letivo. A partir de charadas e testes, você poderá pôr a prova a sua capacidade de encontrar soluções e aprimorá-la para os próximos passos.

Muito mais que aumentar as notas no próximo ano do ensino médio, trata-se de uma ferramenta que poderá ajudar o aluno até mesmo em desafios futuros, como concursos públicos e vestibulares. De autoria de Juliano Niederauer e Marla Fernanda Caumo de Aguiar, a ferramenta é usada até mesmo por professores, que se inspiram em suas atividades para compor o repertório utilizado em sala de aula.

Seu uso nas férias não se torna maçante devido ao teor e descontração dos exercícios propostos. E o melhor é que pode ser usado mesmo por quem já passou da fase escolar. Quem sabe, mesmo depois de adulto, você ainda não acaba tomando gosto pelos números?

E-book “Incríveis passatempos matemáticos”

Lançado pela Editora Zahar, trata-se de uma espécie de acervo dos exercícios criados pelo professor Ian Stewart. Os passatempos se baseiam em números e fatos sobre a matemática. Nas férias, você pode trocar as tradicionais palavras cruzadas por essas verdadeiras oportunidades de desenvolver um raciocínio lógico.

Redução de custos e sustentabilidade Para quem ama computadores, baixar um e-book é uma ótima forma de estudar.

Entre charadas e enigmas, o estudante (seja ele um mero iniciante no assunto ou alguém mais experiente) terá a oportunidade de aprender novos conceitos e descobrir os segredos dessa ciência, que causa tantas reações, boas ou ruins, desde os primeiros anos escolares.

Para aqueles que acreditam que, hoje em dia, tudo é possível a partir da tela do computador, aí vai a boa notícia: trata-se de um e-book. Para baixá-lo, basta acessar a loja Amazon.com e pagar a taxa de download. Em instantes, o material estará todo disponível em sua tela.

Matemática do Enem

Á medida que o aluno se aproxima do terceiro ano do Ensino Médio, surge uma nova preocupação, que vai além da escolha de um curso universitário ou a preparação para passar no vestibular. Na verdade, ela está ligada a tudo isso, mas de maneira mais indireta.

Trata-se do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado para todos os alunos do terceiro ano. A prova reúne questões de todas as matérias e conta pontos para vestibulares em algumas universidades públicas, uma verdadeira oportunidade para alguns, que não conseguiriam arcar com as mensalidades de estabelecimentos particulares.

Esse livro, de Christiane Mazur Lauricella conta com uma coletânea de questões de provas anteriores (que vão de 1998 até 2010 mais ou menos). Entretanto, não se trata de um mero caderno de testes onde o aluno simplesmente responde e confirma suas alternativas em um gabarito. Trata-se de um verdadeiro bate-papo com o leitor, que traz detalhes sobre a solução de cada questão.

Aprendendo a raciocinar Cadernos de questões resolvidas e comentadas são uma ótima opção para preparar-se para o Enem.

Dessa forma, você pode aproveitar as férias para começar a estudar para prestar o exame no próximo ano. Estudar a partir de exercícios resolvidos permite entender os mecanismos que costumam ser aplicados na prova e desenvolver meios para encontrar rapidamente a solução.

E o melhor é que, começando com antecedência, você ainda poderá levar o livro para escola para tirar dúvidas e pedir dicas ao seu professor de matemática.

Percebeu como é possível aprender a partir de livros, mesmo em época de férias? Entendeu a importância dos estudos em qualquer período do ano? Conhece algum livro que ajudou você ou seus filhos a aprender matemática? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar