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Conselhos que um personal trainer pode dar aos seus alunos

De Fernando, publicado dia 26/05/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Um tipo de treinador para cada atleta e suas especialidades

O papel de um bom treinador de esportes é acompanhar seu aluno em sua rotina esportiva: explicar os bons hábitos e os movimentos certos para progredir e, muito importante, dizer-lhe tudo o que ele não deve fazer para não se machucar!

Imagine se um cliente se machuca durante uma das suas sessões particulares…

Se o objetivo é perder peso (seja emagrecer, queimar calorias), esculpir o corpo ( ganhar massa muscular, proteger bem as articulações) ou fazer uma grande tonificação muscular, qualquer treino esportivo também deve ser acompanhado por bons hábitos alimentares! Nada ´w por acaso!

Você precisará estar preparado para criar todo o universo em torno do seu aluno para que o bem estar seja parte da rotina dele. E é aqui que vamos trazer alguns dos melhores conselhos que você deve dar para que seus alunos evitem agora que estão investindo em um personal trainer em busca de saúde!

foco no seu objetivo na academia Pratique prancha corretamente com o auxílio de um coach

Os movimentos para eliminar de suas sessões de treinamento esportivo focada em abdominais

Os abdominais são parte das aulas de fitness clássicas ,sejam elas individuais ou coletivas, e devem ser bem praticados para evitar lesões, especialmente nas costas.

Para ter uma barriga bem trabalhada, uma linha fina e musculosa em torno do seu core e tonificar o seu abdômen, é importante ser regular na prática dos vários exercícios possíveis para os abs! Pode colocar essa atividade na sua agenda por, pelo menos, dois dias na semana.

Uma lesão no pescoço ou nas costas pode desmotivar você e fazer com que você abandone permanentemente qualquer atividade de treinamento esportivo.

Quando você pratica os abdominais clássicos, um dos exercícios mais simples e eficazes para trabalhar seu abdômen, lembre-se de colocar os dedos atrás de suas orelhas de modo que sua cabeça esteja apoiada pelas mãos, quando você mover seu tronco. Durante a sessão na musculação ou aula de fitness, considere usar uma toalha que irá apoiar a sua cabeça durante a subida!

E sim, você tem que pensar nisso! Abdominal não é o tipo de exercício que você pode fazer de qualquer jeito.

Para obter uma cintura bem forte, não devemos esquecer os oblíquos, que podem ser trabalhados com posições de torção em máquinas  ou na rotação do tronco nos bancos. Tenha cuidado para não colocar muito peso, especialmente para iniciantes, você pode se machucar (por isso é tão importante ser acompanhado por um profissional especializado!)!

E a temida prancha, exercício que trabalha de maneira isométrica os músculos abdominais, para tonificar bem a região não pode ser deixada de lado. Tenha especial cuidado para não relaxar as costas ao fazer o exercício e mantenha a respiração bem controlada.

Lembre-se também de contrair os abdominais e os glúteos para apoiar o corpo nos braços e dedos dos pés, sempre com o pescoço também no foco da sua atenção.

Durante qualquer programa esportivo e de ginástica em casa, não deixe de respirar bem. Aqui está a técnica para memorizar e que todo bom treinador esportivo pessoal deve saber para fazer os clássicos exercícios abdominais: expire pela boca e contraia o abdômen quando levantar o tronco. Então inspire pelo nariz enquanto desce ao chão.

seu professor particular pode dar as melhores dicas Que tal pedalar fora da academia como cardio?

Musculação: situações e posições a serem evitadas no seu treinamento esportivo

O ombro é uma das articulações mais instáveis ​​do corpo humano e, infelizmente, é também aquele que está mais estressado pelo peso da parte superior do corpo quando você trabalha seus bíceps, deltoides ou ao fazer o supino para a musculatura do peitoral.

Na sessão de  musculação, certifique-se de parar o movimento quando o ponto do ombro aumenta e ultrapassa os 90° de amplitude. Tenha cuidado para não ir mais longe!

Isso faz parte dos erros que você não pode fazer na musculação!

O exagero na hora de tracionar e puxar pesos também deve ser evitada se você não controlar completamente o movimento, pois isso pode danificar sua articulação escapular. Um personal trainer em casa ou na academia  irá mostrar-lhe os movimentos certos e, especialmente, o que você não deve exceder em termos de amplitude de movimento!

O agachamento, exercício bem completo para a região inferior do corpo, também deve ser bem controlado para não machucar suas costas. Lembre-se de manter as costas retas e as coxas bem posicionadas, assim você pode trabalhar bem e conquistar a silhueta dos seus sonhos!

O supino, um exercício essencial para fortalecer os músculos da região peitoral, também tem sua parcela de erros para não cometer. O supino requer uma técnica muito boa para fazer os peitorais funcionarem corretamente. Também não se esqueça de cercar-se de um companheiro de treino para segurança extra.

Em geral, nas máquinas de musculação, lembre-se de aquecer todas as áreas em que você trabalhará durante o exercício e não hesite em consultar um coach de esportes para determinar em conjunto as cargas a serem usadas de acordo com o seu objetivo.

Pense a longo prazo, você nunca poderá levantar 200 kg em uma primeira sessão, seria completamente descabido!

Se você treinar pessoas de certa idade, saiba que a musculação não é uma opção que deve ser descartada. Estudos têm demonstrado que o fortalecimento muscular pode lutar contra a sarcopenia (diminuição da massa muscular) e fortalecer estruturas ósseas e dos tendões.

Com o envelhecimento da população, por que não desenvolver cursos específicos para a academia sênior? Esse pode ser um bom modelo de negócios para o personal trainer ou professor de educação física que quer entrar nesse mercado promissor.

Treinador de esportes: dicas para não dar pensando na perda de peso

Não prometa perda de peso super rápida para seus clientes porque esse tipo de promessa não é realista e ainda pode colocar a saúde deles em risco.

A principal desvantagem da dieta expressa é o efeito ioiô ou sanfona: para perder peso rapidamente, você precisa criar um trauma no corpo. O problema é que este último é condicionado e tem o mau hábito de armazenar todas as gorduras quando você retoma uma dieta normal. Este é um dos maiores erros na sessão de perda de peso!

Outra consequência desagradável da rápida perda de peso : o grande estado de fadiga em que você vai cair, além de um mau hálito (devido à falta de saliva em particular), ideal para ser sociável no trabalho ou na sua vida pessoal!

Finalmente, perder peso rapidamente resulta em uma memorização do corpo. Este último se acostuma com privações e, portanto, quanto mais você fizer uma dieta, mais difícil será para você perder peso.

Para ter certeza de perder peso de forma sustentável, considere os exercícios cardiovasculares que favorecem o sistema circulatório e o fortalecimento do coração e pulmão,tais como:

  • correr,
  • pedalar,
  • nadar.

Essas aulas de esportes “cardio” terão que ser associadas às práticas de construção muscular, para que os resultados sejam mais efetivos. Pode escolher treinos como :

  • Musculação,
  • Agachamentos,
  • Aula de ginástica, pilates ou ioga.

Alguns acreditam que a ioga é uma atividade “confortável”, mas não é bem assim! Você vai suar em grandes quantidades e fazer seu corpo trabalhar bastante!

Tudo isso, na presença de um treinador de esportes ou um personal trainer especializado (lembre-se sempre que para dar aulas de educação física, o profissional precisa ser graduado e certificado pelo conselho da categoria!).

Se você está acima do peso, não pense que a corrida deve ser evitada. Você só tem que seguir algumas dicas muito ricas para não se machucar!

como conquistar o corpo dos sonhos Lutas precisam de muito suporte do professor para os movimentos corretos

Coisas que não se devem ser feitas no treinamento cardiovascular!

O cardio é claramente a solução para a queima da celulite e outras gorduras indesejadas, mas tenha cuidado para não fazer nada de errado na sessão!

Como treinador de esportes , você precisa orientar seus alunos e impedi-los de seguir as más ideias que estão circulando em algumas academias.

Pode parecer óbvio, mas treinar enquanto se está lesionado é absurdo e perigoso. Quanto você sabe de corredores em sua academia que ainda continuam a perseguir quilômetros apesar de lesões e tendinites, por exemplo?

Em caso de ferimentos leves, interrompa a atividade ou você poderá tornar tudo mais grave (distensões, fratura) e escolha esportes não tão traumáticos como:

  • natação
  • a bicicleta (a menos que você tenha contra indicações médicas),
  • ioga (cuidado com algumas posições delicadas)..

Correr é uma fonte infinita de treinamento: longas distâncias, tiros, fartlek, trotes, caminhadas, você não ficará entediado!

Os exercícios que envolvem estímulos pesados e sucessivos podem ter uma recompensa com a perda de peso.  Porque estes exercícios muito intensos aumentam o seu metabolismo e promovem a queima de gordura, mesmo após o exercício. Você vai perder peso até no trabalho depois de uma sessão difícil!

Seja qual for o seu nível de esporte, seja um atleta de fim de semana ou um atleta de ponta, lembre-se desta dica básica: seu programa de treinamento deve ser progressivo!

É respeitando as cargas graduais de treinamento que você pode progredir. Não negligencie a recuperação que é essencial para o seu corpo digerir as sessões anteriores e tornar-se mais forte!

Corrida, ciclismo, triatlo, não importa a modalidade: desistir imediatamente da ideia de continuar a fumar deve ser uma prioridade para os fumantes. O cigarro é o inimigo do atleta de resistência  e diminui em particular a capacidade pulmonar, bem como a troca gasosa com o sangue.

Considere que, ao economizar o valor de dois pacotes de cigarros por semana, você pode comprar uma bela bicicleta de carbono que tanto sonha! Então, não vale a pena parar e investir em sua saúde?

Pular, correr, nadar... qual a sua atividade? Sua sessão não precisa ser cheia de pesos e seu personal trainer ajuda nessa definição

Treinador de esportes nutricionista? Preste atenção aos conselhos que você dá!

Se você quiser otimizar seu treinamento esportivo, também é necessário discutir os hábitos alimentares de seus alunos. Mas cuidado com os maus conselhos em dietética esportiva!

Em geral, é normal recomendar uma dieta variada, com foco em frutas e legumes, reforçada com proteína para ajudar a construir músculos. Mas lembre-se que, no Brasil, é preciso separar as duas especialidades!

Os nutricionistas devem ser graduados em Nutrição e devidamente reconhecidos pela entidade de classe da categoria, o mesmo que vale para os educadores físicos. Portanto, assim como o profissional de nutrição não pode prescrever ou acompanhar os treinos de seus pacientes, os personal trainers não podem escolher a melhor dieta para seus alunos.

Esses profissionais devem trabalhar em conjunto, mas nunca ocupando o espaço do outro. Seja honesto e entregue o melhor da sua especialidade para seus alunos.

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