Não importa se você é iniciante ou se já trabalha no ramo de vestuário, mas saber como operar uma máquina de costura faz toda a diferença.

Há pessoas que têm habilidades com as mãos na hora de costurar e tudo bem quanto a isso. Acontece que, com a popularização da moda em todo o mundo, saber trabalhar com máquinas de costura acaba sendo algo imprescindível para quem quer fazer disso uma fonte de renda vantajosa.

Se você também pensa assim, aconselho a acompanhar neste artigo algumas considerações acerca de como fazer com que essa ferramenta seja uma aliada no seu crescimento profissional e, quem sabe, conseguir gerir seu próprio negócio costurando para fora...

E por que isso? Pelo simples fato de que trabalhar com costura utilizando máquinas atuais é garantia de um bom destaque no mercado.

Em cada tópico deste texto, é possível se certificar sobre a importância de um curso de máquina de costura. Ou seja, como são as aulas com máquina de costura para iniciantes, quais os diferentes tipos de máquina, se vale a pena fazer um curso de manutenção de máquina costura, como aprender a usar a máquina de costura sozinho e, para finalizar, como é empreender a partir de uma máquina de costura.

Como são as aulas com máquina de costura para iniciantes?

Um curso completo de costura, para quem não sabe nada desse ramo da moda e vestuário, pode ser algo que valha a pena, pois é por meio dele que você vai dar os primeiros passos sobre as habilidades essenciais da costura à máquina.

Além disso, você vai ter uma noção sobre como organizar as ferramentas adequadas para os trabalhos, bem como os macetes de como escolher tecidos ou, então, fazer uma bainha, pregar um zíper e costurar uma capa de almofada utilizando sua máquina de costura.

Há muitos cursos de costura no Brasil com preços razoáveis e até gratuitos, sendo que muitos deles proporcionam aos alunos métodos inovadores e dinâmicos capazes de fazer com que, em pouco tempo, esses estudantes saibam utilizar todo tipo de máquina.

Quais os diferentes tipos de máquina de costura?

Conhecimento amplo!
Quem sabe como operar uma máquina industrial, por exemplo, sabe todos os processos de costura!

Como foi dito no tópico anterior, existem muitos cursos de corte e costura que trabalham com todo tipo de máquina, nesta parte vamos falar das mais usadas, principalmente para quem está planejando trabalhar em casa.

Antes de trazer a respectiva lista, vale destacar que, no curso, o aluno também fica por dentro de como funciona uma máquina de costura industrial, capaz de realizar diversos processos relacionados às costuras decorativas, aplicação de viés, malharia, confecção de bainhas e outros processos de costura.

Ao longo das aulas, além de ficar por dentro dos diferentes tipos de máquina de costura, você também vai entendendo qual a máquina ideal para o tipo de produção que planeja começar a trabalhar.

Muitas pessoas, por exemplo, gostam de trabalhar com a Overloque. Mas isso porque elas realizam decoração em malha e acabamento em geral.

Além da Overloque - que pode ser usada para a produção de vários tipos de roupas, confira outras máquinas de costura para trabalhar em casa:

  • Ziguezague - muito utilizada para acabamentos em tecidos de malha e lingeries, além de ser excelente para colocar elásticos;
  • Botoneira - essa é ideal para quem tem um grande aumento na demanda, afinal, com ela você pode colocar aviamentos, lacinhos, botões e outros adereços de forma rápida, sem atrapalhar a produção;
  • Interloque - assim como a Overloque, com essa máquina você faz acabamento e, ao mesmo tempo, trabalha linha reta. No entanto, trata-se de um tipo de equipamento muito utilizado na produção de roupas sem elasticidade;
  • Máquina reta - essa é uma máquina que traz praticidade e seu modelo varia do tipo de trabalho que se pretende implantar;
  • Caseadeira - essa máquina é ideal para fazer casas nas roupas e pregar botões, além de outros adereços;
  • Travete - utilizada para fazer o reforço da costura de calça e paletó, essa máquina é muito usada em alfaiataria;
  • Máquina de braço - usada para costuras tubulares, essa máquina é indicada para fazer barra de calça ou trabalhar algum detalhe em espaços mais difíceis de achar;
  • Galoneira - além de ser ideal para trabalhos com tecidos mais frágeis e delicados, a galoneira também pode ser usada para malhas, bainhas e viés;
  • Coluna - muito utilizada para a costura de couros, a Coluna é uma máquina industrial muito aproveitada no setor de calçados - mais especificamente na costura de sapatos.

O curso de manutenção de máquina de costura

Agora chegamos na parte em que, para muitos, pode ser algo dispensável, mas que na verdade é tão importante quanto conhecer cada estilo de costura.

Saber como é o funcionamento de uma máquina de costura é o que vai garantir a otimização de seu tempo, caso aconteça algum imprevisto. Por isso, além de conhecer cada tipo de maquinário, é importante saber como fazer a manutenção de cada uma.

Prevenir sempre!
Fazer um curso de manutenção em máquina de costura é garantir a prevenção do próprio negócio!

Mas isso não se aprende lendo o manual ou vendo algum tutorial na internet. É importante também fazer um curso de manutenção de máquina de costura para que, de fato, você seja capaz de efetuar diversas manutenções corretivas e preventivas dessa importante ferramenta de trabalho. E não importa se as aulas são onlines ou presenciais, o importante é que todo o conteúdo apresentado ofereça uma linguagem clara e objetiva que seja capaz de facilitar o processo de aprendizagem desse aluno.

E sabendo como consertar e ajustar a sua máquina, você pode prestar tal assistência não apenas para si mesmo, como também para outras pessoas que, eventualmente, venham precisar de um profissional que saiba como desmontar, montar e regular os mecanismos de uma máquina de costura.

Aprender a usar a máquina de costura sozinho

O simples ato de aprender a usar a máquina de costura sozinho não significa que você vai ficar fuçando aleatoriamente, sem ter nenhuma noção de como operá-la.

Na verdade, desenvolver suas habilidades de costura, utilizando a máquina, é colocar em prática tudo que você aprendeu (ou vem aprendendo) em seu curso com máquina de costura.

Significa que você precisa tirar todas as dúvidas nas aulas e anotar as explicações para, de fato, tentar colocar em prática o que viu nas lições e, assim, tentar aprender a usar a máquina de costura sozinho.

Será um estudo feito na prática, onde é possível aprender recursos essenciais como o regulador de tensão de linha e comprimento do ponto, caseador automático, ponto reto e ziguezague, além de outros acessórios essenciais.

Tutorial e empreendimento!
Na internet, há tutoriais sobre como mexer na máquina de costura sozinha e empreender no setor!

Para facilitar, você também pode pesquisar na internet tutoriais sobre como mexer na máquina de costura, lembrando que um curso completo nessa área não pode ficar em segundo plano, ok.

Nesse tutoriais, no entanto, você vai aprender sozinho como trabalhar a costura reta, costura em ângulo reto e curva.

A máquina de costura como uma fonte de renda

Empreender é a palavra-chave do momento. E como está na moda usá-la, muitos podem dizer por aí que basta ter um desejo e um dinheirinho guardado que já é possível começar um negócio.

Esse dois requisitos são válidos, mas é importante ter muito mais que isso como aliado. É necessário saber fazer uma provisão de como será esse novo negócio, como é o mercado, quais são os riscos e o funcionamento na prática.

Ao fazer um curso de costura, você pode ter acesso a essas informações, pois seu tutor provavelmente será uma pessoa experiente no setor que pode te dar dicas importante sobre como empreender no ramo de vestuário.

As possibilidades para abrir um negócio com o auxílio de uma máquina de costura são diversas e, se você se empolga com isso, continue assim, o único alerta é: procure ter o pé no chão e tente começar de forma mais simples, pois pouco a pouco os resultados chegarão.

Empreendimento!
Muitas pessoas começam um novo negócio costurando para fora!

Muitas pessoas que se deram bem nessa área começaram fazendo costuras sob encomenda ou, então, costurando para lojas. Com o tempo elas ampliaram as opções e passaram a produzir uniformes para escolas e empresas. Vale destacar que esse crescimento foi possível porque essas pessoas contavam com excelentes máquinas de costura.

Por isso, se você não tem a máquina ideal para seu empreendimento, não deixe de pesquisar aquela que se encaixa ao tipo de demanda que planeja produzir nesse início de empreitada. Ah, e não deixe de aproveitar para determinar o local que irá trabalhar - se será em casa ou em outro lugar.

De qualquer forma, vale a pena encerrar este artigo dizendo que, independentemente, se você está planejando a empreender com sua máquina para o próximo mes ou daqui um ano, não deixe de investir em sua preparação profissional antes de começar a trabalhar com costura, pois será essa bagagem que vai fazer a diferença em seus negócios.

Boa sorte nessa nova empreitada!

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Erico

Professor, roteirista, redator e CEO da ecKOa Conteúdos, além de músico nas horas vagas.